quarta-feira, 7 de março de 2012

Celebração da RCC–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Celebração da RCC - Março (9)

Ontem, 06, aconteceu a Celebração e Comunhão da RCC, que acontece todo mês na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Em sua homilia, Diácono Silvio, falou bastante sobre a importância de sermos humildes, nunca se exaltar, por exemplo, pelo cargo que ocupamos no trabalho ou sobre alguma autoridade que nos foi concedida.

Celebração da RCC - Março (1)Celebração da RCC - Março (2)Celebração da RCC - Março (3)Celebração da RCC - Março (4)Celebração da RCC - Março (5)Celebração da RCC - Março (6)Celebração da RCC - Março (7)Celebração da RCC - Março (10)Celebração da RCC - Março (11)Celebração da RCC - Março (12)Celebração da RCC - Março (13)Celebração da RCC - Março (14)Celebração da RCC - Março (15)Celebração da RCC - Março (17)Celebração da RCC - Março (18)Celebração da RCC - Março (19)Celebração da RCC - Março (20)Celebração da RCC - Março (21)Celebração da RCC - Março (22)Celebração da RCC - Março (23)Celebração da RCC - Março (24)Celebração da RCC - Março (25)Celebração da RCC - Março (26)Celebração da RCC - Março (27)Celebração da RCC - Março (28)Celebração da RCC - Março (29)Celebração da RCC - Março (30)Celebração da RCC - Março (31)Celebração da RCC - Março (32)Celebração da RCC - Março (33)Celebração da RCC - Março (34)

Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação

Terra enfrenta maior tempestade solar em cinco anos

AE - Agência Estado

image

Explosões na superfície do Sol nos últimos dias estão provocando as maiores tempestades geomagnéticas e de radiação solar enviadas em direção à Terra em cinco anos, disseram nesta quarta-feira especialistas em meteorologia espacial.

O auge da tempestade deve atingir a Terra no início da madrugada desta quinta-feira e durar até sexta-feira, com potencial para afetar redes de energia e sistemas de navegação por satélite e forçar aeronaves a alterar suas rotas em torno das regiões polares.

"O tempo no espaço ficou bastante interessante nas últimas 24 horas", disse Joseph Kunches, um cientista espacial da Agência de Pesquisa Oceânica e Atmosférica (Nooa, na sigla em inglês). O fenômeno começou no fim de domingo em uma ativa região do Sol conhecida como 1429, com uma grande explosão solar simultânea a uma rajada solar e plasma, chamada pelos cientistas como massa de ejeção coronal, que se deslocou em direção à Terra.

Satélites, redes de energia e até astronautas na Estação Espacial Internacional podem ser afetados pela tempestade de radiação solar, o que pode fazer com que eles tenham de procurar abrigo em partes mais protegidas do laboratório orbital, como fizeram no passado.

"Falamos com companhias aéreas comerciais e sabemos que algumas já tomaram ações para mudar suas rotas, afastando-se dos polos", disse Kunches, acrescentando que mais tempestades podem ocorrer nos próximos dias porque a região 1429 deve permanecer ativa. As informações são da Dow Jones.

Formação para agentes de Pastorais e Movimentos da Pq. N. S. Aparecida

DSCF2078

Em unidade e obediência, a paróquia Nossa Senhora Aparecida, promove um encontro no Centro Catequético Paroquial da Mãe dos Homens, no centro de Porto Feliz (em frente ao cemitério Velho), um importante encontro de formação para líderes/coordenadores e agentes de Pastorais e Movimentos.

O Encontro se pautará pelas Diretrizes de Evangelização da CNBB, formandos os agentes para o trabalho evangelístico. O evento começa as 9h as 16h da tarde. Almoço incluso.

A participação é gratuita! Aos participantes é orientado que deve levar material para anotação. Para as refeições: pratos, talheres, guardanapos. Maiores informações com o secretário Paroquial Henrique no telefone 3262 1728.

CF: Saúde e Salvação


E chegou a Quarta Feira de cinzas e parece que finalmente o ano vai começar.  No Brasil, o Carnaval é o marco que finaliza a série de festas e férias e viagens iniciadas no Natal.  O Carnaval é o selo que diz: “Ao trabalho” Mas para nós que vivemos a fé em Jesus Cristo, diz algo mais: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.


Ao receber a cruz feita de cinzas sobre a testa, milhares, milhões de católicos no mundo inteiro estão comprometendo-se a entrar num caminho de conversão, na penitência, na prática mais intensa da ascese e das virtudes, no deixar para trás os velhos hábitos e revestir-se dos novos em Cristo.


A Conferência dos bispos do Brasil (CNBB)a cada ano procura marcar esse tempo qualificado de viver a conversão ao Evangelho com a Campanha da Fraternidade (CF).  Com um tema central e materiais diversos disponíveis para os fiéis refletirem e se aprofundarem é um serviço inestimável ao povo de Deus para viver melhor e mais qualificadamente os quarenta dias que o separam da Páscoa, mistério maior da sua fé.


Este ano o tema é a saúde. E pode-se pensar: o que tem a Igreja a ver com o tema da saúde?  É algo que compete ao governo e à iniciativa privada.  Com todo respeito, saúde é um dos temas mais teológicos que existem.  E isso radica em sua própria etimologia.  A palavra latina para dizer saúde é “salus”’que se traduz por “salvação, conservação da vida”. 


O tema da saúde nos conduz de maneira bela e profunda para entender o coração da nossa fé.  Aprendemos no Catecismo que Jesus Cristo é nosso salvador, que veio nos trazer a salvação.  Mas quantas vezes nossa compreensão do que seja salvação é algo meio curto e mecânico.  Parece que Deus criou tudo bem, nós estragamos e o Verbo se encarnou para “remendar”nosso estrago.


Não é isso, não é só isso e graças a Deus é muito mais que isso! A Encarnação, centro indiscutível de nossa fé, é mistério de vida e vida em plenitude.  Não foi apenas para reparar estragos ou lacunas que Deus enviou seu filho na plenitude dos tempos nascido de mulher.  Foi para revelar-nos que o desejo mais profundo desse Deus que Ele nos ensinou a chamar de Pai é conduzir-nos à vida e vida em abundancia.


E essa vida abundante que jorra generosamente do coração de Deus toca e integra todas as dimensões do ser: corporeidade, psiquismo, sensibilidade, espiritualidade.  Não se trata, pois de que cuidar da saúde física é algo material que não interfere nada com a saúde espiritual.  Pelo contrário, todas as dimensões essas devem ser cultivadas com igual carinho, dedicação, para que não sejamos pessoas hipertrofiadas em um dos pólos do ser e atrofiadas em outro.


Isso é mais importante ainda quando vivemos uma época que tem como que obsessão por certa concepção de saúde. O culto ao corpo, a malhação incessante nas academias e ginásios, a busca exaustiva pela forma perfeita na verdade não conduz à saúde plena. Pelo contrário, leva à atrofia de outras partes do ser que ficam reduzidas e diminuídas.  Não leva, pois à saúde plena, por mais que pareça o contrário.


Da mesma forma, o não cuidado do corpo, às vezes por negligencia própria, mas às vezes por não encontrar no atendimento público de saúde condições dignas e mesmo mínimas de manter a saúde, é desastroso.  A Campanha da Fraternidade enfoca todos estes aspectos.  Não apenas deseja “disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prá¬tica de hábitos de vida saudável”como também “despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da e. saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento”.


Buscando uma saúde que se entenda não apenas nem somente nem principalmente como ausência de doenças ou como padrão estético se chega mais perto da salvação. Não é a toa que o Evangelho nos mostra por muitas vezes Jesus muito próximo dos doentes, dando-lhes conforto e curando-os de suas enfermidades.  Mas sua prática não se detinha aí.


A partir da cura, ensinava-lhes que Deus além de curar doenças perdoa pecados; além de restaurar a saúde corporal restaura também a totalidade da pessoa, reintegrando-a na comunidade para que possa louvá-Lo e servi-Lo plenamente.
Saúde e salvação são, portanto duas irmãs inseparáveis.  Não se busca a uma sem buscar a outra e não se alcança verdadeiramente uma sem ao mesmo tempo e inseparavelmente, ser alcançado pela outra.

Autor: Maria Clara Bingemer

Santas Perpétua e Felicidade

Santas Perpétua e Felicidade Numa perseguição que se desencadeou em Cartago, foram presos nesta cidade cinco catecúmenos, entre os quais uma escrava chamada Felicidade e uma mulher, ainda nova e de posição, chamada Perpétua. A primeira estava grávida de oito meses e a segunda tinha uma criança de peito. Receberam o batismo enquanto estavam presas.
Permitiram a Perpétua que levasse consigo o filho para o cárcere. Chegado o interrogatório, ambas confessaram abertamente a fé e foram condenadas a ser lançadas às feras no aniversário do imperador Geta. A mãe foi então separada do seu filhinho. "Deus permitiu que ele não voltasse a pedir o peito e que ela não fosse mais atormentada com o leite", escreveu Perpétua no diário que foi fazendo até o dia da sua morte. Narra em seguida uma visão em que lhe apareceu seu irmão Dinócrates, ao sair do Purgatório graças às suas orações, e outra em que lhe foi prometida a assistência divina no último combate.
Felicidade receava que, devido ao seu estado, não lhe permitissem morrer com a companheira, mas, três dias antes dos espetáculos públicos, deu à luz. Como as dores do parto lhe arrancassem gritos, um dos carcereiros observou-lhe: "Se tu te lamentas já dessa maneira, que será quando fores lançada às feras?". "Hoje sou eu que sofro, respondeu a escrava; nesse dia, sofrerá por mim Aquele por quem eu sofro". Deu à luz uma menina que foi adotada por uma mulher cristã.
Perpétua e Felicidade entraram alegremente no anfiteatro com os três companheiros. Envolveram-nas numa rede e entregaram-nas às arremetidas duma vaca furiosa. O povo cansou-se depressa de ver torturar as duas jovens mães, uma das quais ia perdendo o leite, e pediu que se acabasse com aquele espetáculo. Abraçaram-se então pela última vez. Felicidade recebeu o golpe de misericórdia impavidamente. Perpétua caiu nas mãos dum gladiador desastrado que falhou o golpe, "tendo-se visto ela própria na necessidade de dirigir contra o pescoço a mão trêmula do gladiador inexperiente". Estes martírios deram-se na era de 203.
Santas Perpétua e Felicidade, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 07/03/2012

O Filho de Deus veio para dar a vida

Leitura Orante
Mt 20,17-28
Quando Jesus estava subindo para Jerusalém, chamou os discípulos para um lado e falou com eles em particular, enquanto caminhavam. Ele disse: Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, bater nele e crucificá-lo; mas no terceiro dia ele será ressuscitado.Então a mãe dos filhos de Zebedeu chegou com os seus filhos perto de Jesus, curvou-se e pediu a ele um favor. O que é que você quer?Perguntou Jesus. Ela respondeu: Prometa que, quando o senhor se tornar Rei, estes meus dois filhos sentarão à sua direita e à sua esquerda. Jesus disse aos dois filhos dela: Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? Podemos! - responderam eles. Então Jesus disse: De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber, mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi o meu Pai quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse:
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles, e os poderosos mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.

G.O. Mensageiro da Paz reflete sobre Jesus na Cruz

DSCF5985 DSCF5978 DSCF5980 DSCF5982 DSCF5983 DSCF5984

Neste sábado (o3), o grupo de oração jovem da RCC (Renovação Carismática Católica) recebe o pregador da Comunidade Dei Verbum de Porto Feliz, Wilians Melaré, que fez uma pregação voltando os jovens sobre a reflexão do preço pago por Jesus para nós resgatar.

O grupo registra grande frequência de novos jovens, frutos do Retiro de Carnaval. A coordenação do grupo jovem é de Jupiara Aparecida dos Santos, coordenador local do ministério jovem é do Vinicius Ribeiro Bagattine. No final do grupo, servos (jovens que colaboram na organização do Grupo de Oração) estavam distribuindo aos jovens, o endereço eletrônico da Pascom.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação