terça-feira, 16 de outubro de 2012

É preciso usar a metodologia do Espírito

Terça-Feira, 16 de outubro 2012

Alguns homens ousados e fervorosos (cf. Atos, 11, 19-25) foram os primeiros a ter a ousadia de levar o Evangelho do Senhor Jesus aos judeus e a outros povos; e como o levaram! Levaram-no por meio dos dons, dos carismas. É preciso usar a metodologia do Espírito. Era mais fácil levar o Evangelho para os pagãos do que para os judeus, mas eles entraram no coração destes [judeus] pelo poder do Espírito Santo.
É preciso começar a pedir o derramamento do Espírito de Deus como o grande apóstolo Paulo o fez, para evangelizar o mundo pagão em que estamos. É só com a metodologia de Paulo e Barnabé que conseguiremos ter êxito, ou seja, na metodologia do Espírito Santo. Eles conseguiram discípulos de raça e assim se tornaram grandes missionários, evangelizando muitas pessoas.
E do que a Igreja mais precisa hoje é de um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, do medo, da falta de fé e do comodismo.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Bombeiros resgatam cadela e nove filhotes de incêndio em Americana

 

Fogo em terreno baldio de distrito baldio ocorreu na tarde de segunda-feira. Animais foram resgatados das chamas com queimaduras, mas sobreviveram.

Do G1 Campinas e Região

 

Filhotes foram resgatados de incêndio em Americana, SP (Foto: Antonio Carlos Brustolin Jr / Bombeiros)Filhotes foram resgatados de incêndio
(Foto: Antonio Brustolin Jr / Bombeiros)

Uma cadela vira-lata e nove filhotes foram resgatados com vida de um incêndio na noite de segunda-feira (15), em Americana (SP). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 17h30 em um terreno baldio do distrito industrial Machadinho. Os bombeiros foram acionados por moradores e, ao chegarem ao local, viram a cadela tentando fugir do mato alto atingido pelas chamas. O choro dos filhotes foi ouvido pelos socorristas, que concentraram os esforços de combate ao fogo no local. Ao todo, dez animais foram resgatados. Eles sofreram queimaduras, foram tratados e passam bem.

De acordo com os bombeiros, o incêndio foi controlado às 18h. Os cães foram recolhidos pelo Núcleo de Controle de Zoonoses de Americana e encaminhados para tratamento veterinário. Nenhum morador do bairro ficou ferido e as causas das chamas ainda são investigadas.

Após milhões investidos, novo supermercado inaugura em Porto Feliz

DSC_0829
Prefeito Claudio Maffei e diácono Paulo Moreau

 

DSC_0914 
Diácono Paulo, a dir.. Wadih Hiar e sua esposa
ele é o proprietário do futuro Shopping

 

 DSC_0899
Vereador Urias, Sr Alexandre (proprietário do Delta), presidente da Câmara vereador Robertinho, Claudio Maffei, Tania (esposa e proprietária do Delta) e o diácono Paulo

 

Após um ano em obras no local onde por muitas décadas setores da fábrica de tecidos Nossa Senhora Mãe dos Homens funcionou e empregou a muitos porto-felicenses, inaugurou (11/10)  o supermercado Delta.

Esta é a sexta loja da rede, que escolheu Porto Feliz para instalar e pretende atender a clientela local, assim como a regional, pois a meta é ambiciosa pela futura inauguração do Shopping que ficará nas proximidades e atrairá muitas pessoas de Porto Feliz e região.

Representando a Igreja Católica de Porto Feliz, em especial a paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, o diácono permanente Paulo Moreau conduziu um momento de oração e abençoou o local.

Fotos: A. I. P. F.
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Padre ferido a faca em Piracicaba retoma ação pastoral após 55 dias

 

Jamil Nassif Abib, da Catedral de Santo Antônio, participou de celebração.
O religioso foi esfaqueado em 19 de agosto enquanto conduzia uma missa.

Do G1 Piracicaba e Região

 

Padre é esfaqueado na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba (Foto: Câmara de Vereadores/Divulgação)Monsenhor retomou suas atividades
pastorais (Foto: Câmara/Divulgação)

O monsenhor Jamil Nassif Abib, pároco da Catedral de Santo Antônio e vigário-geral da Diocese de Piracicaba (SP), retomou as atividades pastorais durante o fim de semana, 55 dias depois de ser esfaqueado enquanto celebrava uma missa na catedral. Ele participou de uma missa no sábado (13) à noite. A informação foi divulgada apenas nesta segunda-feira (15) pela assessoria de comunicação da Diocese.

“Agradeço a solidariedade manifestada das mais variadas formas, sobretudo nas orações que, por certo, foram fundamentais para o pleno restabelecimento da minha saúde”, disse o monsenhor, via assessoria. Com 72 anos, o religioso foi ferido no tórax e na cabeça e ficou cinco dias internado na Santa Casa de Piracicaba em recuperação. Desde então, ele se manteve em repouso domiciliar.

Logo após o ataque na igreja, no dia 19 de agosto, a Guarda Municipal prendeu Luiz Fernando Gonçalves, de 24 anos, pelo atentado. O rapaz entrou pela porta lateral da igreja e, sem motivo aparente, correu pela capela e esfaqueou o padre no momento em que o religioso estava na parte de baixo do altar conduzindo o sermão.

Preso em flagrante, o rapaz está preso e responde por tentativa de homicídio. Aos guardas, Gonçalves disse que esfaqueou o padre "por ordem de Deus". Em entrevista ao G1, a mãe do rapaz, a faxineira Maria dos Anjos Gonçalves, de 65 anos, disse que o agressor sofre de problemas psicológicos desde 2010 e que, inclusive, a ameaçava de morte. Ela relatou que dormia com a porta do quarto trancada para se prevenir de um ataque do próprio filho.

Mulher de 300 kg não sai de casa há cinco anos em Itapetininga, SP

 

Por causa da obesidade mórbida, ela precisa respirar por aparelho. Família está tentando vaga para fazer cirurgia bariátrica.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Uma moradora de Itapetininga (SP), de 64 anos, está com dificuldades para sair do quarto e levar uma vida normal. O problema de Neusa Maria Cardoso Marques é que ela está com quase 300 quilos e sofre com a obesidade mórbida. A mulher não consegue sair de casa há cinco anos. Além da dificuldade de mobilidade, Neusa precisa da ajuda de um aparelho para conseguir respirar.

Com o excesso de peso, a dona de casa começou a apresentar outros problemas de saúde, como pressão alta e dores de cabeça. A idosa conta que se sente mal em não conseguir sair da cama. “Eu sinto, às vezes, que não sou nada. Tem horas que a gente pensa até ser um bicho, porque fica aqui, trancada no quarto, sentada. Não posso fazer nada”, revela.

Alan Roberto da Luz, filho de Neusa, conta que é ele e o pai que ajudam com as tarefas rotineiras. Ele explica que mãe foi engordando aos poucos, e que até chegou a fazer dietas e passou por acompanhamento médico. “Os médicos dizem que ela precisa fazer um tratamento para perder, pelo menos, 40% da massa do corpo dela. Ela precisa eliminar um pouco do peso para, depois, pensar em fazer uma cirurgia, como a bariátrica”, ressalta Alan.

Neusa diz que a maior dificuldade é encontrar um lugar ideal para fazer o tratamento. “Eu queria fazer um tratamento aqui em casa, até arrumar um lugar adequado para ir”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Neusa já fez uma reunião com o grupo do Programa da Saúde da Família (PSF). A família conversou com médicos que confirmaram o problema respiratório dela, sendo necessário o uso de oxigênio 24 horas por dia.

A secretaria informou que está aguardando o relatório dos médicos para que possa dar sequência no atendimento de Neusa, sendo transferida para uma cirurgia de redução de estômago.

Mulher precisa de aparelho para respirar. (Foto: Reprodução/TV Tem)Mulher precisa de aparelho para respirar.
(Foto: Reprodução/TV Tem)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade mórbida atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

A obesidade mórbida está relacionada a diversos fatores, como predisposição genética, problemas nas glândulas, no intestino e no estômago. Alterações nervosas e psicológicas, além de alimentação irregular e falta de exercícios físicos, também podem desencadear a doença.

A médica endocrinologista Lilian Ciryneu explica que mulheres no período pós-parto ou na menopausa também podem ter problemas com a obesidade. Segundo Lilian, essa é uma fase que existem muitas alterações hormonais.

“A pessoa passa a ter um descontrole na alimentação, uma distorção, às vezes, visual do seu corpo. Isso favorece engordar”. Ela comenta que uma pessoa que fazia bastante atividade física e para, o corpo pode sentir, facilitando o ganho de peso.

Mas a médica argumenta que “não é só a cirurgia bariátrica que resolve. A obesidade mórbida pode tentar reverter sem cirurgia. Para isso, é feito um tratamento médico, com equipamentos, atividade física e reeducação alimentar, além de apoio psicológico”.

Lilian conta que alguns trabalhos feitos no Rio de Janeiro, algumas pessoas que estavam na fila para conseguir a cirurgia, acabaram emagrecendo antes, sem precisar de intervenção cirúrgica.

Santa Edwiges


Santa Edwiges
1174-1243

16 de outubro
Santa Edwiges

"[...] e quanto mais alta for a posição social, tanto mais obrigação se tem de edificar o próximo com o bom exemplo." São palavras de uma duquesa cuja única riqueza, maior que suas posses, era o espírito religioso e solidário, Edwiges, soberana da Silésia e da Polônia.
Virtude foi o que ela mais exibiu e vivenciou em todas as fases da sua existência, primeiro como donzela, depois como esposa e, finalmente, como viúva. Nobre, Edwiges nasceu em 1174, na Bavária, Alemanha. Ainda criança, já mostrava mais apego às coisas espirituais do que às materiais, apesar de dispor de tudo o que quisesse comprar ou possuir. Em vez de divertir-se em festas da Corte, preferia manter-se recolhida para rezar.
Aos doze anos, como era convencionado nas casas reais, foi dada em casamento a Henrique I, duque da Silésia e da Polônia. Ela obedeceu aos pais e teve com o marido sete filhos. Quando completou vinte anos, e ele trinta e quatro, sentiu o chamado definitivo ao seguimento de Jesus. Então, conversou com o marido e decidiram manter dentro do casamento o voto de abstinência sexual.
Edwiges entregou-se, então, à piedade e caridade. Guardava uma pequena parte de seus ganhos para si e o resto empregava em auxílio ao próximo. Quando descobriu que muitas pessoas eram presas porque não tinham como saldar suas dívidas, passou a ir pessoalmente aos presídios para libertar tais encarcerados, pagando-lhes as dívidas com seu próprio dinheiro. Depois, ela também lhes conseguia um emprego, de modo que pudessem manter-se com dignidade.
Construiu o Mosteiro de Trebnitz, na Polônia, ajudou a restaurar os outros e mandou erguer inúmeras igrejas. Desse modo, organizou uma grande rede de obras de caridade e assistência aos pobres. Além disso, visitava os hospitais constantemente, para, pessoalmente, cuidar e limpar as feridas dos mais contaminados e leprosos. Mas Edwiges tinha um especial carinho pelas viúvas e órfãos.
Veio, então, um período de sucessivas desventuras familiares. Num curto espaço de tempo, assistiu à morte, um a um, dos seus seis filhos, ficando viva apenas a filha Gertrudes. Em seguida, foi a vez do marido. Henrique I fora preso pelos inimigos num combate de guerra e, mesmo depois de libertado, acabou morrendo, vitimado por uma doença contraída na prisão.
Agora viúva, e apesar da dura provação, Edwiges continuou a viver na virtude. Retirou-se do mundo, ingressou no convento que ela própria construíra, do qual a filha Gertrudes se tornara abadessa. Fez os votos de castidade e pobreza, a ponto de andar descalça sobre a neve quando atendia suas obras de caridade. Foi nessa época que recebeu o dom da cura, e operou muitos milagres, em cegos e outros enfermos, com o toque da mão e o sinal da cruz.
Com fama de santidade, Edwiges morreu no dia 15 de outubro de 1243, no Mosteiro de Trebnitz, Polônia. Logo passou a ser cultuada como santa e o local de sua sepultura tornou-se centro de peregrinação para os fiéis cristãos. Em 1266, o papa Clemente IV canonizou-a oficialmente. A Igreja designou o dia 16 de outubro para a celebração da sua festa litúrgica. O culto a santa Edwiges, padroeira dos pobres e endividados, é muito expressivo ainda hoje em todo o mundo católico e um dos mais difundidos do Brasil.