sábado, 30 de junho de 2012

Menina com suspeita de doença infecto-contagiosa recebe alta

 

Criança estava internada no Hospital Regional, em Sorocaba, SP. Outras duas pessoas da mesma família continuam hospitalizadas.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Recebeu alta neste sábado (30) a menina de um ano que estava internada no Hospital Regional, em Sorocaba (SP), com suspeita de doença infecto-contagiosa.

Ela faz parte da família de Porto Feliz (SP) que contraiu uma doença ainda não identificada. A menina foi encaminhada para a Santa Casa da cidade, onde vai continuar o tratamento.

saiba mais

Um garoto de quatro anos que é primo da menina também está internado na Santa Casa. Outras duas pessoas da família, um trabalhador rural, de 37 anos, e o filho dele, de cinco, permanecem na UTI do Hospital Regional.

As autoridades de Saúde estão preocupadas porque a mulher do trabalhador rural, mãe das crianças, morreu no início da semana com os mesmos sintomas. O laudo que vai apontar o diagnóstico da doença deve sair na terça-feira. Há suspeita de febre maculosa, causada pelo carrapato estrela, e leptospirose, transmitida por ratos.

Sarau na Casa, teve como tema mensal o Amor!

DSCF9067 DSCF8935 DSCF8952 DSCF8955 DSCF8965 DSCF8977 DSCF8979 DSCF8995 DSCF9002 DSCF9003 DSCF9015 DSCF9019 DSCF9024 DSCF9031 DSCF9037 DSCF9050 DSCF9058

Vinícius de Moraes, Chiquinha Gonzaga, poemas, cartas, cantos... Amor de mãe, de pai, filho, amores que ficaram e que partiram. Foram eles os responsáveis pelas apresentações no 4º Sarau na Casa, promovido no dia 28 de junho. Mais de 40 pessoas estavam reunidas, entre elas os escritores Antonio Yamamoto, Samanta Holtz, o vereador Urias de Oliveira (PT), professores, músicos e simpatizantes.

Para a professora Sônia Jaqueline Oliveira, o Sarau é um espaço transformador. Ela explica: “lá é onde encontro energias boas e venho renovada para a casa. É uma entrega, onde faço o que gosto: transmitir a paz para as pessoas.”

Elineu Tomé é um dos idealizadores. Ele conta que não esperava encontrar a participação de tantas pessoas que gostam de escrever e que no 4º evento mais de 100 pessoas estavam no espaço. “Todos com vontade de expressar sua arte, sua maneira de ver o mundo e que também está disposta a ouvir o outro, acolher a arte do outro. Isso é lindo”, diz.

Já para Alisson Souto, que acompanha e participa desde sua primeira edição, conta que já apresentou textos de sua própria autoria. Para ele, o amor é um sentimento que mexe com cada um de nós. “Cada ser humano tem dentro de si e é uma essência deixada por Deus”, diz.

Agenda

O próximo Sarau na Casa será na última quarta-feira do mês de julho, dia 25, às 20h, e o tema será Vento. A entrada é franca.

Texto: Marcela Cortez
Fotos: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Secretária da Saúde emite comunicado para esclarecer ações contra doença misteriosa!

 

Comunicado publicado no facebook da Secretária municipal de Saúde de Porto Feliz, Claudia Meirelles:

Esta semana estamos enfrentando uma difícil situação de saúde pública : 5 pessoas de uma mesma família adoeceram quase que simultaneamente de causas ainda não conhecidas. Desde o primeiro caso, estamos em comunicação constante com médicos e especialistas de 3 hospitais; vigilâncias em saúde de Porto Feliz e da Secretaria de Saúde do Estado foram acionadas, num esforço conjunto de proteção à Saúde de todos envolvidos, assim como esclarecimentos à população.
Não se trata de uma situação comum e simples .
As hipóteses levantadas pelos médicos que assistiram à família são prontamente acatadas pelas equipes de saúde e medidas de bloqueio são tomadas em tempo real.
A Santa Casa cuidou do atendimento emergencial e providenciou as transferências hospitalares necessárias. Infelizmente, uma mulher foi à óbito no inicio da semana e até esse momento, permanecem internados seu marido e filho no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, seu sobrinho em Porto Feliz ( pois tem menos gravidade) e sua filha menor, teve alta hospitalar hoje.
As pessoas cujo contato era íntimo e prolongado receberam medicação preventiva para a primeira hipótese levantada ( meningococcemia ) , hipótese já praticamente descartada frente aos resultados parciais dos exames realizados até o momento.
A equipe da Vigilância Sanitária realizou investigação no local da residência da família para busca de focos de possíveis transmissores das outras hipóteses: mosquitos (Dengue), ratos (Leptospirose ) e carrapatos ( Febre Maculosa) para interrupção do ciclo transmissor .
Toda equipe da rede básica de saúde e pronto socorro foi orientada conforme os protocolos do Centro de Vigilância Epidemiológica (
http://www.cve.saude.sp.gov.br/) e estão a postos para esclarecimentos.
Não há nenhuma evidência de que haja mais casos na cidade atualmente e nossos esforços se concentram na proteção efetiva desta família e esclarecimento do diagnostico, que até o momento ainda não foi possível pois alguns exames demoram para apresentar reatividade (sorologia) , apesar de já realizados.
O objetivo dessa mensagem é tranquilizar a todos por que não existe a menor hipótese de não realizarmos TODAS as medidas necessárias.
Entendo que esse delicado momento provoca todos os tipos de reações, mas temos a serenidade de estarmos fazendo nosso melhor e em parceria com médicos e profissionais de vigilância epidemiológica e sanitária igualmente envolvidos e capacitados para esclarecer a todos.

 

Veja nota do Hospital Regional!

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba esclarece que os pacientes Anderson Bernardo Dias e André Bernardo Dias estão internados nesta unidade, desde quarta-feira, com suspeita de doenças infectocontagiosas.
Eles estão sendo medicados e permanecem em estado grave em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram realizados diversos exames clínicos e laboratoriais, mas os resultados ainda não foram conclusivos. No entanto, diante das análises clínicas e epidemiológicas, as principais suspeitas são de leptospirose e febre maculosa.
Agentes do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba estiveram na casa da família, junto com a vigilância municipal, e já adotaram todas as medidas de bloqueio necessárias, inclusive com a interdição provisória do imóvel.
As equipes médicas estão atendendo aos pacientes da forma mais adequada possível, dentro do quadro clínico atual.
Quanto a paciente Heloísa Dias, o CHS esclarece que ela deu entrada na unidade no final da tarde de ontem, sexta-feira, e seu estado de saúde é bom, com alta provável neste final de semana. Também foram colhidas amostras para diversos exames e os resultados são aguardados.
Já o paciente Leandro Bernardo Fermino Colombo, internado na unidade na última quarta-feira, apresentou melhora em seu quadro de saúde e recebeu alta hoje pela manhã. Também estão sendo aguardados os resultados dos exames colhidos neste paciente.
Em relação a paciente Andréia Colombo, o CHS lamenta seu falecimento e informa que vai abrir uma sindicância interna para apurar as medidas tomadas em seu atendimento. As causas da morte estão sendo apuradas pelo Serviço de Verificação de Óbito do município de Sorocaba.
Vale ressaltar que todos os demais exames dos pacientes internados no CHS foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, reconhecido internacionalmente por sua competência para responder às ocorrências em sua área de atuação, tendo sido credenciado pelo Ministério da Saúde como Laboratório Nacional em Saúde Pública e Laboratório de Referência Macrorregional.

Nordeste e Sul são últimos 'bastiões' católicos do Brasil

 

Júlia Dias Carneiro

Da BBC Brasil no Rio de Janeiro

 

Papa Bento 16 | Crédito da foto: Getty images

Mais de 70% da população das regiões Nordeste e Sul professam o catolicismo, diz IBGE.

O Nordeste e o Sul do Brasil são as únicas regiões onde a parcela da população católica ainda não caiu para um patamar inferior a 70%, registrando uma redução mais lenta do que no resto do país na última década.

O Censo 2010, divulgado pelo IBGE, confirmou a tendência de queda do contingente católico no Brasil, que baixou para 64,6% da população, e o aumento dos evangélicos, que hoje representam 22,2%.

 

Os resultados da pesquisa sobre o perfil religioso brasileiro, divulgados nesta sexta-feira, revelam que as regiões com a menor proporção de católicos no Brasil são o Sudeste e o Centro-Oeste, ambos com 59,5% de sua população autodeclarada católica.

Já no Nordeste e no Sul, a proporção de católicos é de 72,2% e 70,1%, respectivamente, a maior taxa do país, como ocorria no censo de 2000.

Por trás desses números estão não só questões da fé, como também fatores sociais, econômicos e históricos da sociedade brasileira.

O aumento da população evangélica, por exemplo, acompanha a expansão da fronteira agrícola, evidenciando a influência de deslocamentos populacionais no fenômeno.

"A mudança se dá no processo migratório", afirma o cientista político Cesar Romero Jacob, professor da PUC-Rio. "O crescimento das igrejas evangélicas se dá basicamente na fronteira agrícola e mineral do país e nas favelas e municípios de regiões metropolitanas. O que há em comum entre esses dois elementos? Os migrantes", ressalta ele.

Jacob desenvolveu a pesquisa "Atlas da Filiação Religiosa" com base nos dados do censo de 2000.

Ele considera que a chegada de migrantes a periferias metropolitanas geram uma concentração de população em regiões onde há ausência tanto do estado quanto da Igreja Católica, " que não tem agilidade para deslocar padres e paróquias".

"Mas há as necessidades espirituais dos imigrantes e a presença dos evangélicos, que são mais ágeis. Essa combinação abre espaço para as pessoas aderirem a novas propostas religiosas", afirma Jacob.

Culto evangélico | Foto: Júlia Dias Carneiro/BBC Brasil

Segundo Censo 2010, ramo evangélico é o que mais cresce no Brasil.

Para o pesquisador, as rupturas que ocorrem no processo migratório, onde pessoas se desenraízam de suas comunidades, geram uma abertura para mudar de religião.

O mesmo não ocorre em populações mais estabelecidas, seja nos grandes centros urbanos ou no interior rural.

"A tendência é as pessoas continuarem seguindo a mesma religião com a qual cresceram", diz.

Assim, o catolicismo continua mais solidamente implantado nas regiões de origem, e não de destino, de migrantes - como o interior do Nordeste e de Minas Gerais - e também em uma área extensa no Sul colonizada por comunidades católicas italianas.

De uma maneira geral, o contingente católico continua mais forte em áreas rurais, com 78% da população; outros 15% são evangélicos.

Já em áreas urbanas, 62% dos brasileiros são adeptos do catolicismo, enquanto 23,5% são evangélicos.

Os dados do censo mostram a evolução dos fiéis brasileiros desde 1872, quando a filiação à religião católica apostólica romana ainda era oficial no país, algo que perdurou até a Constituição da República de 1891.

No primeiro século de estado laico brasileiro, a mudança não foi grande: a proporção de católicos, que era de quase 100% nos tempos de Dom Pedro II, caiu para 91,8% em 1970.

Foi a partir de 1980 que a queda se acentuou, com o número de católicos baixando quase 10 pontos percentuais por década até o patamar atual de 64,6%.

"Acho que esse movimento ainda vai continuar por algum tempo", considera o jornalista Luiz Paulo Horta.

"Mas depois deve se estabilizar e pode até gerar alguma reação católica", acredita ele, autor de "A Bíblia: um diário de leitura" (Editora Zahar) e imortal da Academia Brasileira de Letras.

Assim como Jacob, Horta considera os aspectos sociológicos associados a essa mudança.

Destaques do Censo 2010 sobre o perfil religioso no Brasil

Católicos: Continuam sendo a maioria da população, mas baixaram de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010, ou 123 milhões de pessoas.
Evangélicos: A população evangélica foi a que mais cresceu. Os fiéis passaram de 15,4% em 2000 para 22,2%, ganhando 16 milhões de adeptos. O Brasil tem hoje 42,3 milhões de evangélicos.
Espíritas: O grupo aumentou de 1,3% para 2% na década, passando a abranger 3,8 milhões de brasileiros.
Sem religião: O número dos que se declararam sem religião cresceu de 7,4% para 8%, um aumento inferior ao registrado nas décadas anteriores. Em 1980, apenas 1,9% dos brasileiros se diziam sem religião.
Ascensão e queda: A igreja que mais ganhou adeptos entre 2000 e 2010 foi a Assembleia de Deus, que passou de 8,4 milhões para 12,3 milhões de fiéis. Já a Igreja Universal do Reino de Deus perdeu quase 300 mil adeptos, passando de 2,1 milhões para 1,8 milhões.
Escolaridade: O ensino fundamental incompleto é mais comum entre os católicos (40%), os sem religião (39%) e os evangélicos pentecostais (42%). A menor proporção está entre os espíritas (15%), entre o nível superior completo é mais frequente (31,5%).
Dados do Censo 2010 do IBGE

Ele aponta para fatores como a movimentação demográfica e a criação de "bolsões de pessoas socialmente deslocadas" em cidades grandes ou médias, deslocadas de seus ambientes originais. E carentes de um senso de comunidade que os evangélicos foram mais ágeis em proporcionar.

"A Igreja Católica já sentiu o golpe. Está levando essa pancada e acho que pode ter efeitos positivos, porque pode passar a trabalhar com coisas mais autênticas e deixar de ser uma afiliação tão tradicional", diz.

Esta "sacudida" pode contribuir para tornar a igreja menos formal com o tempo, como já se vê com os padres carismáticos que, aponta Horta, fazem parte do processo de buscar uma linguagem nova.

Mas o declínio do peso do catolicismo na sociedade brasileira é de certa forma uma consequência de sua hegemonia no passado e está relacionado ao maior secularismo da sociedade atual, onde a religião ocupa um espaço menor do que no passado.

"Uma palavra-chave hoje é o pluralismo", diz Horta. Você tem mil ideias novas, cultos religiosos orientais, e as pessoas se sentem mais abertas para escolher de um cardápio variado."

Os resultados do censo também refletem essa pluralidade, com mais adeptos do espiritismo (hoje 2% da população brasileira); mais pessoas que afirmaram seguir "outras religiosidades" (2,7%); e um maior número de pessoas sem religião (8%). Dentre estes, pela primeira vez, o censo especificou o número de ateus no país, que chega hoje a 615 mil.