segunda-feira, 12 de março de 2012


No dia internacional da mulher, trazemos aqui uma grande mulher do século XX.  Personalidade polifacética e inspiradora, tem sido o ícone e o símbolo da vida de muitos.  Lamentavelmente na América Latina é praticamente desconhecida, não tendo quase nenhuma de suas obras traduzidas ao espanhol e português.
Trata-se de Dorothy Day, jornalista norte-americana de grande idealismo que a certa altura teve um encontro profundo com o Deus de Jesus Cristo e tornou-se uma grande líder católica.  Sua pessoa é referência obrigatória quando se trata de pensar a doutrina social da Igreja pois ela a viveu e pôs em prática de maneira gigantesca e impressionante.
Dorothy Day nasceu em Nova York em 1887.  Passou a maior parte de sua infância em Chicago, onde foi aluna da Universidade de Illinois em Urbana Champaign durante dois anos antes de retornar a Nova York com sua família em 1916.
Ao se mudar para Nova York, Dorothy encontrou um trabalho como repórter do jornal The Call, o único jornal socialista da cidade.  Depois disto trabalhou para a revista  The Masses, que fazia oposição ao envolvimento dos EUA na guerra que acontecia na Europa e foi fechado em setembro de 1917.  Em Novembro deste mesmo ano, Dorothy Day foi para a prisão pelo fato de ser uma das quarenta mulheres diante da Casa Branca a protestar contra a exclusão das mulheres do direito de votar.  Chegando a casa de detenção , as mulheres foram tratadas com brutalidade, respondendo com uma greve de fome. Foram finalmente libertadas por ordem presidencial.
Em Nova York, Dorothy levou uma vida muito agitada e boemia.  Teve um caso com um jornalista, engravidou e fez um aborto.  Depois, teve uma união civil com outro homem, um botânico, com quem teve uma filha.  Sua conversão ao Catolicismo seguiu-se ao nascimento de sua filha.  E seu próprio Batismo foi seguido pela ruptura da relação com seu parceiro, que não aceitava sua opção religiosa.
Logo após, encontrou Peter Maurin, filósofo e pedagogo francês, discípulo do personalismo de Emmanuel Mounier, com quem aprendeu a teologia e a doutrina que seguia apenas por intuição. .  Nele, Dorothy Day encontrou um cristão  e um reformador com quem experimentava comunhão de mente e de sentir. Em 1933, em plena Grande Depressão norte-americana,  ambos deram inicio ao movimento Catholic Worker, que não apenas publicou um jornal influente, mas fundou uma quantidade de casas de acolhida para servir aos desabrigados e desempregados que o “crack”da Bolsa de Nova York em 1929 havia multiplicado exponencialmente. Dorothy Day fez-se pobre para servir os pobres e todo infeliz e necessitado passou a encontrar uma maternidade em seu generoso coração.
.  Se tentarmos definir o perfil dessa mulher, podemos dizer que  era certamente uma revolucionaria, mas desejando sempre fazer uma  “ revolução do coração” . Ela é também certamente uma mística, mas uma mística fora do comum.  Nos anos 60 foi apreciada e louvada pelos lideres da contra-cultura, como Abbie Hoffman, que a caracterizou como a primeira “ hippie” , uma descrição que ela aprovou e da qual gostou.  Escreveu apaixonadamente sobre os direitos da mulher nos anos 10, mas não estava de acordo com a revolução sexual dos anos 60, tendo observado como observou em sua própria pessoa e ao redor de si os efeitos devastadores da mesma nos anos 20.
Era alguém que conseguia combinar uma atitude progressista na direção dos direitos sociais e econômicos com um sentido muito ortodoxo e tradicional da fé e da piedade católicas.  No entanto, sua devoção e obediência a Igreja não eram cegas ou acríticas. Por exemplo, ela condenou publicamente o líder falangista espanhol Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola, o que lhe valeu a oposição de muitos católicos norte-americanos, clérigos ou leigos.  E teve que mudar o nome de seu jornal (Catholic Worker), “ “ostensivamente porque a palavra “católico” implica uma conexão eclesial oficial, quando este não era o caso. “ Suas principais lutas foram por justiça e paz.  Por isso viveu e morreu.  Sua peregrinação terrestre terminou em Maryhouse, em New York City, em 29 de  novembro de 1980, onde ela morreu no meio dos pobres. 
Dorothy Day dizia sempre: “ O maior desafio de hoje e: como fazer acontecer a revolução do coração, uma revolução que tem que começar com cada um de nos” ? Que no Dia Internacional da Mulher ela possa inspirar-nos – sobretudo a nós, mulheres -  essa revolução sempre necessária e hoje talvez mais que nunca.  No dia em que a mulher se “esquecer”do coração, a humanidade certamente estará em maus lençóis.

Autor: Maria Clara Bingemer

SUPERLIGA MASCULINA 11/12: CBV divulga tabela oficial das quartas-de-final



RIO DE JANEIRO, 12.03.2012 – A Unidade Técnica do Vôlei de Quadra da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, nesta SEGUNDA-FEIRA (12.03), a tabela oficial das quartas-de-final da Superliga masculina de vôlei 11/12. A fase decisiva terá início na próxima SEXTA-FEIRA (16.03) e todos os confrontos do play-off terão transmissão ao vivo do canal Sportv.
A sexta-feira terá apenas uma partida, às 21h, entre Sada Cruzeiro (MG), primeiro colocado na fase classificatória, e BMG/São Bernardo (SP), oitavo. O confronto será no ginásio do Riacho, em Contagem (MG). O segundo jogo entre as equipes mineira e paulista será no dia 23 de março, às 18h45, no ginásio Poliesportivo, em São Bernardo do Campo (SP). Se necessário, a terceira partida será realizada novamente em Minas Gerais, no dia 31 de março, às 10h30.
No cruzamento do segundo com o sétimo, duelarão Sesi-SP e RJX (RJ). O primeiro encontro será no domingo (18.03), às 12h, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). Depois, o atual campeão da Superliga irá ao Rio de Janeiro encarar o RJX no dia 24 de março, às 12h. Se a série empatar, o terceiro e decisivo jogo será no dia 31 de março, às 21h, em São Paulo.
O Vôlei Futuro (SP), terceiro colocado na fase de classificação, terá a Medley/Campinas (SP), que terminou em sexto, como adversário. Os confrontos irão acontecer no domingo (18.03), às 21h30, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP), casa do Vôlei Futuro, e no dia 24 de março, às 21h30, no Taquaral, em Campinas (SP). Se preciso, a terceira partida será novamente em Araçatuba, no dia 31 de março, às 13h15.
E no confronto entre quarto e quinto lugares, Cimed/SKY (SC) e Vivo/Minas (MG) começam a definir a vaga nas semifinais no sábado (17.03), às 21h30, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC). Na segunda rodada, as equipes jogarão na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), no dia 23 de março, às 21h. E o terceiro confronto, se necessário, acontecerá no dia 30 de março, às 21h, de novo na casa da Cimed/SKY.

SUPERLIGA MASCULINA 11/12 – QUARTAS-DE-FINAL
PRIMEIRA RODADA
16.03 (SEXTA-FEIRA) – Sada Cruzeiro x BMG/São Bernardo, às 21h, no Riacho, em Contagem (MG) SPORTV
17.03 (SÁBADO) – Cimed/SKY x Vivo/Minas, às 21h30, no Capoeirão, em Florianópolis (SC) SPORTV
18.03 (DOMINGO) – Sesi-SP x RJX, às 12h, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) SPORTV
18.03 (DOMINGO) – Vôlei Futuro x Medley/Campinas, às 21h30, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP) SPORTV
SEGUNDA RODADA
23.03 (SEXTA-FEIRA) – BMG/São Bernardo x Sada Cruzeiro, às 18h45, no Poliesportivo, em São Bernardo (SP) SPORTV
23.03 (SEXTA-FEIRA) – Vivo/Minas x Cimed/SKY, às 21h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) SPORTV
24.03 (SÁBADO) – RJX x Sesi-SP, às 12h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ) SPORTV
24.03 (SÁBADO) – Medley/Campinas x Vôlei Futuro, às 21h30, no Taquaral, em Campinas (SP) SPORTV
TERCEIRA RODADA (SE NECESSÁRIO)
30.03 (SEXTA-FEIRA) – Cimed/SKY x Vivo/Minas, às 21h, no Capoeirão, em Florianópolis (SC) SPORTV
31.03 (SÁBADO) – Sada Cruzeiro x BMG/São Bernardo, às 10h30, no Riacho, em Contagem (MG) SPORTV
31.03 (SÁBADO) – Vôlei Futuro x Medley/Campinas, às 13h15, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP) SPORTV
31.03 (SÁBADO) – Sesi-SP x RJX, às 21h, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) SPORTV


Fonte: CBV

"A violência não serve a humanidade, mas a desumaniza", diz Papa



Como de costume, o Papa Bento XVI fez o discurso que antecede a oração mariana do Angelus fazendo uma meditação da liturgia deste domingo, 11, a qual foi extraída do Evangelho de São João 2,13-25. O Papa interpretou o gesto realizado por Jesus, que em determinado momento, expulsa pessoalmente os comerciantes e mercadores do tempo.
O Santo Padre explicou todos os aspectos referentes à ação de Jesus, que segundo ele, não foi violenta, mas tratou-se de um gesto profético.
"A violência é contrária ao Reino de Deus, é um instrumento do anticristo. A violência não serve nunca a humanidade, mas a desumaniza", enfatizou.
O Pontífice explicou ainda que o zelo de Jesus foi o que o levou à cruz.
"O seu zelo é o zelo de amor que é pago pessoalmente, não aquele que gostaria de servir a Deus mediante a violência. De fato, o "sinal" que Jesus dará como prova da sua autoridade será exatamente aquele da sua morte e ressurreição", disse.
Solidariedade às vítimas da catástrofe em Madagascar
Ao final do Angelus, Bento XVI se dirigiu ao povo do páis de Madagascar que recentemente soufreu com tempestade tropical "Irina", a qual causou a morte de 72 pessoas no final de fevereiro.
"O meu pensamento vai às caras populações de Madagascar que foram atingidas pelas violentas calamidades naturais, com graves danos às pessoas, às estruturas e às plantações. Asseguro a minha oração pelas vitimas e pelas famílias provadas. Desejo e encorajo o generoso soccoro da comunidade internacional", destacou.

 
 
Canção Nova.com

Tire suas dúvidas sobre o trabalho vonluntário na JMJ


Há uma função fundamental para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e, de modo especial, para a JMJ RIO2013: a do voluntário. Neste domingo, 11, o terceiro da Quaresma, foi lançada a Campanha do Voluntariado para a JMJ Rio2013. Para saber mais sobre a atuação dos voluntários e como acontecerá a campanha, entrevistamos o responsável pelo Setor de Voluntariado, Padre Ramon Nascimento.
Setor de Comunicação da JMJ - Quem pode ser voluntário da JMJ? O que é preciso?
Padre Ramon - Qualquer pessoa pode ser voluntária desde que tenha 18 anos no período da JMJ. “Ah, mas eu vou fazer aniversário no finalzinho da JMJ.” Não pode. Tem que fazer 18 anos até o primeiro dia da JMJ. Então, você tendo 18 anos, pode ser voluntário.

JMJ - O que os voluntários significam para a Jornada?
Padre Ramon - Eu diria que os voluntários são a alma da Jornada, porque os voluntários são aqueles que fazem a Jornada acontecer, que realizam os trabalhos, que acolhem os peregrinos e preparam todas as coisas. O voluntário é o braço da Jornada que se estende até os peregrinos para acolher, para ajudar e para dar toda a orientação para que eles possam, de fato, viver a Jornada Mundial da Juventude.

JMJ - Qual a mensagem da campanha para o voluntariado?
Padre Ramon - O nosso slogan é entender que não importa quem você seja; há dentro de cada pessoa uma juventude. É preciso exercitá-la. Vocês vão ver que a grande questão é que exerça a sua juventude. “Curta, compartilhe, exerça a sua juventude”.

JMJ - Quais serão as funções dos voluntários? Em que eles poderão atuar?
Padre Ramon - Nas mais diversas funções, desde o acolhimento no aeroporto e na rodoviária, a preparação do palco, a segurança, a entrega de água. Ou seja, tudo o que acontece dentro de uma Jornada.
JMJ - Para ser voluntário, precisarei estar disponível 24 horas por dia para a JMJ?
Padre Ramon - Não precisa estar 24 horas. Mas, no período da Jornada a gente espera que a pessoa tenha disponibilidade porque esses dias são vividos intensamente. Cada um dá o pouco que tem, sabendo que no período da Jornada vamos precisar que esse pouco se torne um pouquinho maior.
JMJ - Hoje, já são 9 mil voluntários. Em que número vocês pretendem chegar?
Padre Ramon – No total serão de 60 mil. Mas temos que entender e respeitar as quantificações desses voluntários. Porque desses 60 mil, 45 mil são voluntários diocesanos, não só da Arquidiocese do Rio de Janeiro, mas de parte da Arquidiocese de Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, e os outros 15 mil serão divididos em dois grupos: 7,5 mil de voluntários internacionais e 7,5 mil de voluntários nacionais.
JMJ - Por que é necessário esse número de voluntários?
Padre Ramon - Porque há uma expectativa. Na verdade, isso ainda é uma estimativa. Só teremos esse número fechado quando tivermos organizado todas as funções. Por enquanto, 60 mil é um número estimado, é como uma base para trabalho.
JMJ - Eu quero ser voluntário, mas ainda não sou um profissional. Vai haver alguma capacitação?
Padre Ramon - Sim. Mesmo quem é profissional passará por um treinamento. Dependendo do trabalho a ser realizado, ele poderá ser feito não só com a sua formação, mas dentro de uma maneira, dentro de uma metodologia que vai estar estipulada.
JMJ - Qual a importância do trabalho dos coordenadores dos voluntários paroquiais da JMJ RIO2013?
Padre Ramon - Os coordenadores paroquiais são a nossa presença em cada paróquia, eles são os nossos animadores. São eles os grandes captadores, nossos maiores divulgadores. Sem eles, nós não chegamos às paróquias. Cada coordenador de voluntário nas paróquias é a nossa presença, é a nossa voz, é o nosso olhar, é a nossa mão.
JMJ - Para os voluntários que moram longe, será oferecida alimentação e serão cobertos os custos com o transporte?
Padre Ramon - Vamos entender o seguinte: quando falamos de voluntários que moram longe, estamos falando dos que não são da Arquidiocese do Rio ou das subsedes, que são Niterói, Nova Iguaçu e Caxias. Quando uma pessoa se oferece como voluntária, não nos responsabilizamos pelo deslocamento de onde a pessoa mora para o Rio e vice-versa. Quanto ao deslocamento dentro da cidade, nós vamos nos responsabilizar. Ou seja, o deslocamento que ela vai ter de onde ela mora para chegar ao Rio de Janeiro é por conta dela. O deslocamento que ela vai ter do Rio de Janeiro para voltar para casa é por conta dela. Mas, enquanto ela estiver aqui servindo, exercitando o seu ministério de voluntário como membro da JMJ, vamos cuidar que tenha como se deslocar e, é claro, vamos cuidar para que ela seja bem alimentada. E vamos buscar junto às paróquias um local para que ela fique hospedada.

Fonte: Canção Nova

Goleadas na Copa Ouro



Pela quarta rodada da Copa Ouro, o Desportivo Brasil recebeu as equipes do Votorantim na Academia Traffic, nesse último sábado dia 10/03. Com duas grandes atuações, o Desportivo venceu pelos surpreendentes placares de 9 x 1 (sub-15) e 12 x 1 (sub-17).
 Na partida entre as equipes sub-15 o jogo começou equilibrado. O Desportivo abriu o placar e, logo em seguida sofreu o empate. Após isso, a equipe acertou o jogo e dominou completamente as ações da partida. As jogadas foram se encaixando e os gols saindo naturalmente. Resultado final: Desportivo Brasil 9 x 1 ADS Votorantim. Com essa vitória, a equipe ficou na segunda colocação do grupo e deu um passo importante para a classificação à próxima fase da Copa Ouro.
O Desportivo foi para o jogo com: 01. Gabriel – 02. Diego – 03. Robson –
04. Douglas – 05. Ramon – 06. Caliman – 07. Robert – 08. Jean – 09. Patrick Carvalho –
10. Eduardo – 11. David
 12. Guilherme – 13. Carlos – 14. Kevin – 15. Matheus Sávio – 16. Adriel –
17. Matheus Silva – 18. Rafael
Gols: Robert; Jean; David; Patrick Carvalho (2); Matheus Sávio; Kevin; Caliman; Rafael

 Assim como na primeira partida, o jogo entre as equipes sub-17 começou bem disputado. O Desportivo Brasil também saiu na frente, mas sofreu o empate. Então a equipe encontrou o jogo, encurralou o adversário em seu campo e conseguiu emplacar uma goleada de 12 x 1. Foi mais uma grande apresentação do Desportivo Brasil que continua com 100% de aproveitamento na competição. Com 12 pontos ganhos em 4 partidas disputadas, 21 gols marcados e apenas 2 sofridos, a equipe praticamente garantiu a classificação para a próxima fase da competição em primeiro lugar no grupo.

O Desportivo foi para o jogo com: 01. Renan – 02. Kauê – 03. Lucas Costa – 04. Wellerson – 05. Arthur – 06. Matheus Muller – 07. Bruno Campos – 08. Matheus Brasília – 09. Bruno Gomes – 10.Wellington – 11. Renatinho
 12. Rhenan – 13. Léo Mococa – 14. Luís Felipe – 15. Welder – 16. Luís Gustavo – 17. Lucas França
 Gols: Renatinho (3); Wellerson; Bruno Gomes (4); Wellington; Matheus Muller; Welder; Arthur
 Na próxima rodada as equipes do Desportivo Brasil enfrentam o Atibaia, dia 14/03 na Academia Traffic, pela última rodada da primeira fase da competição.

Fonte: Desportivo Brasil

Noticias da Igreja


Livro reflete sobre a Nova Evangelização na América Latina




A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), com sede no Vaticano, acaba de publicar um livro intitulado “Reflexões sobre a Nova Evangelização na América Latina: Desafios e Prioridades”. O livro é fruto da 1ª Jornada de estudo realizada em 11 de novembro de 2011 nesse organismo, e atualmente está disponível em espanhol.

No texto de 130 páginas encontram-se as reflexões desse encontro presidido pelo Presidente da Comissão, Cardeal Marc Ouellet, que contou com a participação de diversos membros da Cúria Romana que fazem parte da CAL, reitores de pontifícios colégios que acolhem sacerdotes latino-americanos, diversos superiores latino-americanos e responsáveis por movimentos eclesiásticos, entre outros.
O livro também serve de preparação para o próximo Sínodo dos Bispos que se realizará em outubro deste ano, e que tem como tema “A nova evangelização para a transmissão da fé”, no marco do Ano da Fé convocado pelo Papa Bento XVI.
O texto está dirigido, conclui a nota, a todos os fiéis envolvidos na tarefa da nova evangelização.

“DAR RAZÕES DA PRÓPRIA ESPERANÇA” (1PD 3, 15)

Queridos Jovens,

É necessário percorrer um caminho de preparação espiritual e apostólica se realmente desejamos que os frutos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 possam amadurecer e transformar as nossas vidas. Devemos trilhar num itinerário de oração e de trabalho para que as palavras do Santo Padre, o Papa, e o encontro renovador em Cristo e com os irmãos do mundo inteiro possam dar frutos de vida eterna. Se não estivermos atentos, poderemos facilmente fazer parte da multidão que gritava “Hosana” no Domingo de Ramos e “crucifica-o” na Sexta-Feira Santa.

Desejo peregrinar com vocês e, para isso, gostaria de propor uma breve reflexão sobre o tema da primeira Jornada Mundial da Juventude: "Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês" (1Pd 3, 15).

Ele foi escolhido pelo Beato João Paulo II em 1986. Quando no dia 23 de março, no Domingo de Ramos, as dioceses do mundo inteiro realizaram a I Jornada Mundial da Juventude.

Lendo o convite de São Pedro a dar razões de nossa fé, a primeira coisa em que pensamos é como defender nossa fé contra aqueles que a denigrem. Pensamos em uma apologética da fé, que consiste apenas em embates e discussões para demonstrar a verdade. Este tipo de missão é necessário e importante, sem dúvida, mas deve ser executada por amor às pessoas a quem Deus ama.

Porém, muitas vezes nos esquecemos de que a primeira e fundamental missão e apologética que podemos e devemos realizar é a do testemunho de nossa fé através do exemplo. Um jovem de verdadeira identidade católica é aquele que transmite nas pequenas tarefas do dia a dia o sopro da graça Divina. Um jovem católico é alegre e entusiasta, é capaz de escutar a todos e falar com vivacidade de Cristo. É aquele que em casa apoia a família, e na escola se esforça por estudar, respeita os seus professores e é cordial com todos os funcionários da Escola em que estuda. E se o adolescente pratica algum esporte, é sinal de caridade e harmonia. Com a namorada ou o namorado coloca todos os meios necessários para viver com santidade esta etapa importante da vida. É também aquele que consegue ver com os olhos da fé os problemas sociais, familiares, psicológicos e dificuldades várias que passa na vida.

Não deixemos nos enganar pelo inimigo, porque o demônio nos ronda e nos tenta. Apologética deve supor a vivência pessoal da fé, senão fica completamente vazia. Verdade sem caridade transforma-se numa mentira, pois não respeita o outro enquanto criatura amada e querida por Deus. Cristo nos deu diversas lições sobre isto. É completamente evangélica a frase: “Rejeitar o pecado, mas não o pecador”. Querendo arrancar a erva daninha, muitas vezes poderemos arrancar a boa semente.

A caridade sem verdade é falsa. Pois só na verdade existe a real caridade em sentido evangélico e cristão. Por isso, é importante sair da infantilidade da fé. Isso ocorre quando cometemos a injustiça de querer enfrentar os questionamentos do mundo tendo a formação infantil. Daí a importância do Ano da Fé pedido pelo Papa Bento XVI.

É triste perceber que existem excelentes profissionais católicos, com um alto padrão de formação e especialização que exige seu campo de atuação, mas que possuem um conteúdo catequético raquítico, desnutrido. É uma tremenda injustiça com a Igreja e com Cristo.

Então, o que fazer? Não podemos ficar com os braços cruzados. É necessário levar a boa nova de Cristo a todas as criaturas. E não há melhor modo de fazer isto do que através de gestos de amor, entrega, trabalho e doação.

É necessária a inteligência da fé. A Igreja possui dois mil anos de história e tradição. Carrega um patrimônio humanístico, cultural, filosófico e teológico únicos. Temos o Catecismo da Igreja Católica e o Compêndio do Catecismo. Temos os Santos Padres da Igreja. As encíclicas papais, os documentos dos concílios. É necessário saber dar razões de nossa fé, mas para isto é necessário estudá-la e aprofundá-la sempre e cada vez mais.

Nossa fé não é puro sentimento ou apenas a invenção de um grupo de homens piedosos. Existe a racionalidade da fé. E no Catolicismo esta inteligência da fé possui uma densidade tal, que seria um pecado de omissão não conhecer e estudar.

Peguemos as primeiras palavras do evangelho de São João. O que encontramos lá? “No princípio era o Verbo” (Jo 1,1). Uma das grandes questões que movia a mente dos filósofos gregos era a que versava sobre o princípio e fundamento de todas as coisas. Por que as coisas existem? Qual é o fundamento delas? João apresenta Cristo como o Verbo, o fundamento de todas as coisas que os gregos durantes séculos buscavam. Cristo é o verdadeiro logos, a razão. No cristianismo, Cristo é a razão encarnada.

São palavras belíssimas do evangelista, que devem encher nosso coração de alegria e entusiasmo por nossa fé. Ela não é irracional ou puro sentimento. Ela é sentido e razão de ser de todas as coisas. Não carreguemos em nossas almas algum sentimento de inferioridade. Não se deixem seduzir por intelectualismos vazios. Conheçam a fé que professam.

Preparem-se bem para a Jornada Rio 2013 através de uma vida verdadeiramente cristã, que seja sal e luz e possa atrair a todos pela beleza de seus gestos e palavras. Preparem-se conhecendo mais profundamente a doutrina e a tradição da Igreja. Sempre há um motivo e uma razão para a Igreja defender certa posição. Antes de criticá-la, busque conhecer as razões. Devemos viver nossa fé com todo nosso ser, com nossa alma, com nossa inteligência e com o nosso coração.  A Igreja ofereceu aos jovens o catecismo adaptado à sua linguagem e, em Madri, entregou a todos os inscritos para a Jornada um exemplar em sua própria língua.

Dar razões de nossa fé é, sobretudo, viver integralmente o cristianismo. Muito me alegram os inúmeros grupos de jovens que utilizam as redes para a formação cristã. Parabéns pela iniciativa! E felicito todos os jovens que estão levando a sério a preparação para a Jornada Mundial, através de encontros de oração, reflexão, partilha e missão. Motivo todos a continuarem por esse caminho, que só tem a enriquecer a vida de vocês.

Que Cristo, o Logos encarnado, nos ilumine para que possamos no dia a dia de nossa vida dar razões de nossa esperança.

† Orani João Tempesta, O. Cist.

  Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Fonte: JMJ Rio 2013

Feira Vocacional da JMJ Rio2013: um local de encontro com Deus

Junto a um dos cartões postais da cidade, o Pão de Açúcar, os jovens do mundo inteiro terão a oportunidade descobrir novos caminhos para ir ao encontro da vontade de Deus em suas vidas. A Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 reunirá congregações, movimentos e novas comunidades, entre outros, que poderão expor ali o seu carisma.

A Feira acontecerá durante os dias da Jornada em 2013, no bairro da Urca, na Praça General Tibúrcio, em espaço cedido pela prefeitura. “Quando os jovens entrarem no bairro já poderão ver banners falando da Feira Vocacional, com mensagens de santos, para que comecem ali as interrogações, o questionar-se vocacionalmente. No espaço teremos palco para shows, pregações, momentos de oração e praça de alimentação”, explicou o diácono Arnaldo Rodrigues, um dos responsáveis pelo Setor de Preparação Pastoral da JMJ Rio2013.

Haverá ainda tendas para Adoração ao Santíssimo Sacramento. Também serão montadas tendas onde poderão acontecer missas, além de confessionários. “Os padres que por algum motivo não puderem celebrar com seus grupos de peregrinos terão ali um lugar para celebrar a Eucaristia”, lembrou Arnaldo.

Para ele é importante que a visita à Feira não seja para o jovem apenas uma curiosidade, um evento na jornada, mas que seja um momento pensar a sua vocação: “As congregações, os seminários diocesanos, novas comunidades, vão rezar com os jovens. Eles não vão apenas demonstrar seu carisma, mas irão proporcionar aos jovens um momento de encontro com o Senhor”.

O Setor de Preparação Pastoral montou uma equipe só para organizar a Feira Vocacional, composta, neste início de trabalho, por um sacerdote, uma religiosa e duas leigas consagradas.

A comissão da feira já começou a entrar em contato com as congregações, comunidades, movimentos e diocese que queiram expor. Para isso também foi disponibilizado um e-mail: feiravocacional@rio2013.com.

Fonte: JMJ Rio 2013

Missa da Pastoral do Dizimo


Neste domingo foi realizado as 19h na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens a Missa da Pastoral do Dizimo.
A Santa Missa foi celebrada pelo Padre Antonio Carlos Fernandes que contou com o auxilio do diácono Silvio, os ministros da eucaristia e dos coroinhas.
Em sua homilia Padre Toninho destacou bastante a primeira leitura que fala sobre os mandamentos e o quanto é importante todos nós cristãos seguir os mandamentos.
Os fiéis como de costume lotaram as dependências da paróquia, no qual os cantos da Santa Missa de hoje ficaram por conta do coral FAMA (Filhos Amados de Maria).

Confira abaixo as fotos da Santa Missa:














Fotos: Mauricio Toledo/ Pastoral da Comunicação
Texto: André Hope/ Pastoral da Comunicação












A grande contradição brasileira


Mais e mais cresce a convicção, inclusive entre os economistas seja do stablisment seja da linha neokeynesiana, de que nos acercamos perigosamente dos limites físicos da Terra. Mesmo utilizando novas tecnologias, dificilmente poderemos levar avante o projeto do crescimento sem  limites. A Terra  não aguenta mais e somos forçados a trocar de rumo.

Economistas como Ladislau Dowbor entre nós, Ignace Sachs, Joan Alier, Herman Daly, Tim Jack e Peter Victor e bem antes Georgescu-Roegen incorporam organicamente o momento ecológico no processo produtivo. Especialmente o inglês T. Jack se celebrizou pelo livro “Prosperidade sem crescimento”(2009) e o canadense P. Victor pelo “Managing sem crescimento”(2008). Ambos mostraram que o aumento da dívida para financiar o consumo privado e público (é o caso atual nos paises ricos), exigindo mais energia e uso maior de bens e serviços naturais não é de modo algum sustentável.

Os Prêmios Nobel como P. Krugman e J. Stiglitz, porque não incluem explicitamente em suas análises os limites da Terra, caem na armadilha de propor como saída para a crise atual um maior gasto público no pressuposto de que este produzirá crescimento econômico e maior consumo com os quais se pagarão mais à frente as astronômicas dívidas privadas e públicas. Já dissemos à saciedade, que um planeta finito não suporta um projeto desta natureza que pressupõe a infinitude dos bens e serviços. Esse dado já é assegurado.

O que Jack e Victor propõem é uma “prosperidade sem crescimento”. Nos paises desenvolvidos o crescimento atingido já é suficiente para permitir o desabrochar das potencialidades humanas, nos limites possíveis do planeta. Então chega de crescimento. O que se pode pretender é a “prosperidade” que significa mais qualidade de vida, de educação, de saúde, de cultura ecológica, de espiritualidade etc. Essa solução é racional mas pode provocar grande desemprego, problema que eles resolvem mal, apelando para uma renda universal básica e  uma diminuição de horas de trabalho. Não haverá nenhuma solução sem um prévio acerto de como vamos nos relacionar com a Terra, amigavelmente, e definir os padrões de consumo para que todos tenham o suficiente e o  decente.

Para os países pobres e emergentes se inverte a equação. Precisa-se de “crescimento com prosperidade”. O crescimento é necessário para atender as demandas mínimas dos que estão na pobreza, na miséria e na exclusão social. É uma questão de justiça: assegurar a quantidade de bens e serviços indispensáveis. Mas simultaneamente deve-se visar a prosperidade que tem a ver com a qualidade do crescimento. Há o risco real de que sejam vítimas da lógica do sistema que incita a consumir mais e mais, especialmente bens supérfluos. Então acabam agravando os limites da Terra,  coisa que se quer exatamente evitar.  Estamos face a um angustiante círculo vicioso que não sabemos como faze-lo virtuoso sem prejudicar a sustentabilidade da Terra viva.

A contradição vivida pelo Brasil é esta: urge crescer para realizar o que o governo petista fez: garantir os mínimos para que milhões pudessem comer e, por políticas sociais, serem inseridos na sociedade.  Para as classes já atendidas, precisa-se cobrar menos crescimento e mais prosperidade: melhorar a qualidade do bem viver, da educação, das relações sociais menos desiguais e mais solidariedade a partir dos últimos. Mas quem vai convecê-los se são violentamente cooptados pela propaganda que os incita ao consumo?  Ocorre que até agora os governos apenas fizeram políticas distributivas: repartiram desigualmente os recursos públicos. Primeiro garantem-se 140 bilhões de reais para o sistema financeiro a fim de pagar a dívida pública, depois para os grandes projetos e somente cerca de 60 bilhões para as imensas maiorias que só agora estão ascendendo. Todos ganham mas de forma desigual. Tratar de forma desigual a iguais é grande injustiça. Nunca houve políticas redistributivas: tirar dos ricos (por meios legais) e repassar aos que mais precisam. Haveria equidade.

O mais grave é que com a obsessão do crescimento estamos minando a vitalidade da Terra. Precisamos de um crescimento mas com uma nova consciência ecológica que nos liberte da escravidão do prudutivismo e do consumismo. Esse é o grande desafio para  enfrentar a  incômoda contradição brasileira.

Autor: Leonardo Boff

Programação da Semana

Programação da Semana_thumb[4]

HOJE: Missa Votiva à Nossa Senhora Aparecida

clip_image002[4]

Acontece nesta segunda-feira a partir das 20h Missa Votiva a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil e da terceira Paróquia de Porto Feliz que leva o seu nome. A partir das 19h começam o terço e as orações votivas, em seguida Missa.

A Matriz Nossa Senhora Aparecida fica no bairro Cidade Jardim, rua Octávio de Moraes. Maiores informações na secretaria paroquial: 3262 1728.

Santo Inocêncio

Santo InocêncioO santo recordado hoje foi Papa da nossa Igreja nos anos de 401 a 417; nasceu perto de Roma. Pertencia ao Clero até chegar à Cátedra de Pedro. Trabalhou na construção de muitas igrejas, no culto aos mártires, elaborou e definiu os livros consagrados e inspirados da Bíblia.
Dentre tantos acontecimentos, que marcaram o pontificado de Santo Inocêncio, foram três os que se destacaram: a luta contra o Pelagianismo; corrigiu um temível imperador; protegeu como pôde Roma dos invasores. Pelágio foi um monge que semeava a mentira doutrinal sobre o pecado original e outras mentiras que invalidavam a necessidade da graça e da redenção do Cristo. Santo Inocêncio, com a ajuda do Doutor da Graça – Santo Agostinho – e de outros mais condenou a heresia pelagiana.
Quanto ao imperador, denunciou a traição deste para com São João Crisóstomo, e com relação aos invasores, que assaltaram Roma, Santo Inocêncio fez de tudo para afastar esses bárbaros da Cidade Eterna. Este grande santo, empenhado pela paz e conversão dos pagãos, é considerado um dos maiores Santos Padres do Cristianismo.
Santo Inocêncio, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 12/03/2012

Jesus em Nazaré

Leitura Orante
Lc 4,24-30
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra.Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado.Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.

Pastoral da Saúde realiza encontro do Setor Castelo em Tietê

DSCF7123 DSCF7133 DSCF7159

Em Tietê a  paróquia da Santíssima Trindade com o seu pároco Padre Santo Cândido acolheu na sede do ASAS(Associação de Assistência Social), o encontro da Pastoral da Saúde do Setor Castelo. Padre Carlos Magno Ramiro, CR ( Padre Daguinho) dirigiu a reunião falando o trabalho da Pastoral da Saúde, de estar caminhando em unidade com os párocos, visitando os enfermos e levando a mensagem de evangelização da Igreja. O Sacerdote enfatizou que os agentes da Pastoral, devem se preocupar com o bem estar dos doentes, seja na dimensão física, mental e espiritual.

DSCF7120

DSCF7174 DSCF7182 DSCF7184 DSCF7188

Dirce Del Rio, encerrando sua coordenação à frente do Setor Castelo, refletiu sobre as reuniões feitas nas cidades do Setor Castelo: Boituva, Cerquilho, Iperó, Porto Feliz e Tietê. Fez um grande agradecimento a todos os coordenadores e agentes que ajudaram a manter a unidade no serviço pastoral, elogiou o empenho de todos que se dedicaram e participaram de retiros, congresso e reuniões de setores. Destacou a Campanha da Fraternidade que este ano foca a temática da Saúde. Dirce ao se despedir da coordenação deixou a sua mensagem: quando comecei a minha missão tinha esse lema: Não foste vós que me escolheste, fui eu que vos escolhi". Acredito muito que Deus capacita quem ele escolhe, termino deixando um trecho de Oseías "Por aque eu quero o amor mais que os sacrifícios. E o conhecimento de Deus mais que os holocaustos".

Assumiu a Pastoral da Saúde no Setor Castelo, a portofelicense Benedita Baptista.

DSCF7197 DSCF7198 DSCF7199 DSCF7200 DSCF7201

Estiveram participando da reunião o A.A. (Alcoólico Anônimos), Al-Anon (ajuda para familiares e amigos de Associação de Alcoólicos e NA (Narcóticos anônimos). Também esteve representado o Distrito 54 do Al-Anon ( Associação de auto ajuda para familiares e amigos de alcoólicos) formado por 12 cidades e com pretensões de instalar um grupo na cidade de Iperó.

Presenças de agentes:
Paróquia Santíssima Trindade/Tietê;
Paróquia Nossa Senhora Apaercida/Tietê;
Paróquia São Roque/Boituva;
Paróquia Santo Antônio/Iperó;
Paróquia São José/Cerquilho;
Paróquia N. Senhora Aparecida/Porto Feliz;

Paróquia São João Batista/Porto Feliz;
Paróquia N. S. Mãe dos Homens/Porto Feliz

 

Fotos: Lucas Araujo/Pastoral da Comunicação
Texto: Dirce Del Rio/Pastoral da Saúde
e Felipe MIranda/Pastoral da Comunicação