segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Torneio de Futsal chega ao fim com Juca e N. S. da Ponte campeões

DSCF1599

Foram dois finais de semana, em que o Torneio de Futsal reuniu times composto por Católicos das três paróquia de Porto Feliz. Teve até time da área rural, muitos formados por jovens, alguns com jogadores que disputam outros torneios. A novidade ficou por conta da categoria feminina que revelou alguns talentos que surpreenderam. O vereador Urias de Oliveira (PT), esteve presente acompanhando os dois primeiros jogos do dia, elogiou os organizadores pela iniciativa da prática de esportes, que é sempre saudável.

DSCF1442Vereador Urias com Valdir e Ana Paula, organizadores do torneio de Futsal

 

Neste domingo, dia 13, os times femininos Nossa Senhora da Ponte e Coral Renascer, fizeram um jogo com ritmo que se manteve no 0X0, até que, antes de encerrar o jogo, por deslize da defesa e goleira Stefanie, deixar Larissa marcar o único gol, assim classificando para final o time Coral Renascer. Destaques para a jogadora Jéssica do N. S. Aparecida que atacava com facilidade, porém, encontrava a "muralha" que a goleira Andreza fez, fechando o gol, e com reflexo pegando todas as bolas. Coral Renascer 1 x 0 N. S. Aparecida.

 DSCF1460 DSCF1466
Lance do único gol

DSCF1467

Renascer

DSCF1470

Nossa Senhora Aparecida

 

 

Na final, Coral Renascer enfrentou o time Nossa Senhora da Ponte, que veio com um ataque agressivo, roubava as bolas com um contra ataque muito rápido, com Francine, Patrícia, Regiane e Rosângela cada uma marcando 1 gol. A jogadora Francine marcou o ritmo forte em jogo, fazendo diversos ataques no primeiro tempo que não deram certo. Em resposta, a goleira Andreza do Coral Renascer, começou a dar chutes a gol, cobrou muito a equipe para marcar melhor as jogadoras do N. S. da Ponte. Por fim a goleira conseguiu marcar o único gol. Coral Renascer 1 x 4 N. S. da Ponte campeã.

 DSCF1529 DSCF1534 DSCF1547 DSCF1559 DSCF1581 DSCF1582 DSCF1590

DSCF1594

Apesar do resultado, o clima entre as jogadoras estava amistoso, e ambos os times festejaram a premiação e tiraram fotos juntas. Além da taça de campeã, o time N. S. Aparecida teve a jogadora Francine de artilheira da categoria feminina com 3 gols.

 

Na categoria masculina, os dois jogos foram marcados pelo alto nível e grande quantidade de gols.

 DSCF1471

São Francisco de Assis

DSCF1473

Santa Clara

DSCF1481

DSCF1496

Os times Santa Clara e São Francisco, realizaram o jogo com maior número de gols, foram 10 gols no total, num ritmo acelerado marcado pela velocidade dos jogadores do São Francisco. Tentando segurar, o time Santa Clara com o jogador Rogério marcou 4 faltas. Santa Clara com Jair marcando 3 gols e Alanio 1 gol. São Francisco Vinícius marcou 1 gol, Emerson 3 gols e Leo 2 gols. Santa Clara 4 X 6 São Francisco.

 

 DSCF1595

Juca

DSCF1598

São Francisco

DSCF1603 DSCF1618

Parece, mas não foi frango, o goleiro Jesus do São Francisco conseguiu segurar esta bola

DSCF1637

To comemora mais um de seus gols

DSCF1648

Cadu comemora seu gol

DSCF1667

Emerson artilheiro com 7 gols, acompanhado também por To do Juca, que também marcou 7 gols.

DSCF1684

DSCF1688

Classificado, São Francisco foi pra final com o time Juca, ganhador do último torneio de Futsal, os favoritos para levar a taça de campeão. O jogo começou com anulação de um gol, já polemizando o jogo, outros dois também seriam anulados para reclamação do time Juca. Com um ataque forte e uma defesa que cortava todas as jogadas, o time São Francisco apostou no contra ataque e na agilidade do seu time. Porém, seu goleiro Jesus não conseguiu agarrar todas as bolas. Marcou pelo Juca Valmir 2 gol, Cadu 1 gol e To 3 gols. Com um jogo de final, além das faltas, dois cartões foram marcados, um para o jogador Vinícius do São Francisco e Eric do Juca. Juca 5 x 0 São Francisco.

Além das belas jogadas em campo, o torneio também registou uma goleada com 600kg de alimentos coletados para serem entregues às Conferências Vicentinas de Porto Feliz. A organização também agradece ao apoio da Diretoria de Esportes, à Emef Domingos de Marco que cedeu a quadra poliesportiva, além da Gráfica Rápida Porto Jet. Esteve na final, entregando os troféus, o presidente das Conferências em Porto Feliz, Alison Souto Carbonari.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

A visita do Papa será uma bênção para a américa latina

 

Satisfação entre os funcionários do Vaticano e os bispos do novo continente

ROMA, segunda-feira, 14 de novembro, 2011 (ZENIT.org) - A notícia de que o Papa está preparando uma viagem para a América Latina tem despertado grande entusiasmo em muitos círculos católicos no mundo. Em Roma, o anúncio foi recebido com júbilo pela Comissão Pontifícia para a América Latina, que na sexta-feira tinha organizado um dia de reflexão sobre a Nova Evangelização no continente americano.
"É uma notícia emocionante. Hoje, a primeira coisa que fez o cardeal Marc Ouellet no início do encontro foi entoar um aleluia pela grande notícia que recebemos ontem pelo Padre Federico Lombardi, da Sala de imprensa do Vaticano ", disse sexta-feira o subsecretário do Conselho Pontifício para os Leigos, Guzmán Carriquiry.
"É uma história que nos enche de alegria, porque todas as igrejas da América Latina estão desejosas de ver o Papa", disse o líder uruguaio.
O leigo mais importante do Vaticano quis esclarecer que "a Bento XVI não se pode pedir mais do que ele está fazendo, na sua dedicação impressionante à Igreja e às viagens apostólicas”.
"João Paulo II começou a viajar com a idade de 59 anos. Bento XVI com 79 anos. Então todo mundo está ciente de que o Papa dá o melhor de si, o máximo de si, nas viagens que tem feito ultimamente. Por exemplo, as duas visitas à Inglaterra e Alemanha têm sido uma grande bênção de Deus, que fará florescer não só estas igrejas, mas toda a Igreja”.
"Na América Latina houve a sensação – continuou Carriquiry – de que o Papa, depois de São Paulo, possa fazer uma viagem à Rio de Janeiro, se Deus quiser, em julho de 2013, ou seja, duas vezes seguidas no Brasil, o país líder".
A estas últimas visitas pastorais, se acrescentará a viagem apenas anunciada. "Entre as duas viagens, ele teve a generosidade de visitar a América Latina e de fazer uma viagem tão significativa como aquela do México. Sabemos o que significa o México para a Igreja da América Latina e ainda passará primeiro por Cuba. Esta viagem foi recebida com enorme alegria pelos latino-americanos. Será uma benção para a América Latina, para a missão no continente e, certamente, terá muito impacto ", disse o subsecretário do Pontifício Conselho para os Leigos.
Além disso, no dia 12 de Dezembro, se terá no Vaticano uma missa em honra da Virgem de Guadalupe, padroeira da América Latina.
"Estamos muito felizes - disse Carriquiry –pelo Papa ter acolhido esta iniciativa, porque representa um passo em direção ao futuro e para a visita papal à América Latina".
Ele lembrou de que é a primeira vez que uma Missa pela festa de Guadalupe será celebrada na Basílica de São Pedro. "Esperamos um arranjo floral com uma imagem da Virgem perto do altar. Nos entusiasma vê-la no altar da Cátedra do Santo Padre".
E concluiu, expressando sua alegria: "Ficamos felizes de saber que os bispos da América Latina tenham respondido a esta iniciativa com tanto entusiasmo; muitos episcopados já nos estão enviando pedidos para os bispos que estarão presentes. Esperamos também que figuras públicas da América Latina participem".

Convite



A Pastoral Vocacional convida a todos em especial a Juventude de Porto Feliz e região para participar do Encontro Com a Juventude que será realizado na Escola São José no próximo sábado dia 19 a partir das 14h .
 Todos estão convidados a participar.

São Serapião

14 de novembro
São Serapião

Procedente de família cristã da nobreza inglesa, Serapião nasceu em Londres no ano 1179. Seu pai era Rotlando Scoth, capitão da esquadra do rei Henrique III. Muito jovem, já estava atuando ao lado do pai na cruzada comandada pelo lendário Ricardo Coração de Leão. Porém, no retorno, o navio naufragou próximo de Veneza e a viagem continuou por terra. Nesse percurso, acabaram prisioneiros do duque da Áustria, Leopoldo, "o Glorioso", que libertou o rei e seu pai. Mas Serapião e os demais tiveram de ficar.
Logo o duque percebeu que o jovem militar, além de bom militar, era bom cristão, muito bondoso e caridoso. Por isso o manteve na Corte. Mais tarde, quando recebeu a notícia da morte dos pais, Serapião decidiu ficar na Áustria. Com os soldados do duque, seguiu para a Espanha, para auxiliar o exército cristão do rei Afonso III, que lutava contra os invasores muçulmanos. Quando chegaram, eles já tinham sido expulsos.
Serapião decidiu ficar e servir ao exército do rei Afonso III, para continuar defendendo os cristãos. Participou de algumas cruzadas bem sucedidas, até que, em 1214, o rei Afonso III morreu em combate. Serapião, então, voltou para a Áustria e alistou-se na quinta cruzada do duque Leopoldo, que partiu em 1217 com destino a Jerusalém e depois ao Egito.
O vai-e-vem da vida militar em defesa dos cristãos levou, novamente, Serapião para a Corte espanhola, em 1220. Dessa feita, acompanhando Beatriz da Suécia, que ia casar-se com Fernando, rei de Castela. Foi quando conheceu o sacerdote Pedro Nolasco, santo fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, os chamados frades mercedários, os quais se dedicavam em defesa da mesma fé, mas não guerreando contra os muçulmanos, e sim buscando libertar do seu poder os cristãos cativos, mesmo que para isso tivessem de empenhar suas próprias vidas.
Serapião ingressou na Ordem e recebeu o hábito mercedário em 1222. Junto com Pedro Nolasco e Raimundo Nonato, santo co-fundador, realizou várias redenções. Na última, que ocorreu em Argel, na África, teve de ficar refém para libertar os cristãos que estavam quase renegando a fé, enquanto o outro padre mercedário viajou rapidamente para Barcelona para buscar o dinheiro. Mas o superior, Pedro Nolasco, estava na França. Quando foi informado, escreveu uma carta ao seu substituto na direção para arrecadar esmolas em todos os conventos da Ordem e enviar o dinheiro para libertar Serapião o mais rápido possível.
Como o resgate não chegou na data marcada, os muçulmanos disseram a Serapião que poderia ser libertado se renegasse a fé cristã. Ele recusou. Enlouquecidos, deram-lhe uma morte terrível. Colocado numa cruz em forma de X, como o apóstolo André, teve todas as juntas dos seus ossos quebradas, e assim foi deixado até morrer. Tudo aconteceu no dia 14 de novembro de 1240, em Argel, atual capital da Argélia.
O culto que sempre foi atribuído a são Serapião, protetor contra as dores de artrose, foi confirmado em 1625 pelo papa Urbano VIII. A festa religiosa ao santo mártir mercedário ocorre no dia de sua morte.

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 14/11/2011

Filho de Davi, tem compaixão de mim
Lc 18,35-43
Quando Jesus se aproximou de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. Ouvindo a multidão passar, perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: "Jesus Nazareno está passando". O cego então gritou: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem compaixão de mim!" Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: "Que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Senhor, que eu veja". Jesus disse:" Vê! A tua fé te salvou". No mesmo instante, o cego começou a enxergar de novo e foi seguindo Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu glória a Deus.

Para o seu dia!

Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.
Benjamin Franklin