segunda-feira, 31 de agosto de 2009

EAC - Porto Feliz 2009

visão que se tem da Igreja Mãe dos Homens, quando se está no Centro Comunitário


Aconteceu neste sábado e domingo, dia 29 e 30 de Agosto, mais uma Encontro de Adolescentes com Cristo.

EAC, como é conhecido, é uma Pastoral que é dirigido por Casais:
Jane e Anderson, Eder e Valéria, Joana e Sebastião, Sueli e Fábio.
E mais uma casal Jovem, Tiago e Alessandra.

Esta Pastoral, tem a força de traçar alianças dentro da Igreja em Porto Feliz, aonde ela mobiliza as mais diversas Pastorais, Movimentos, Catequese e Comunidades.

O EAC, já faz parte do Calendário da Igreja em Porto Feliz, aonde as Paróquias com os Padres Toninho, Pe Carlos e Frei Eugênio dão apoio e incentivo a este evento de Evangelização Jovem.


Jovens
Para os jovens, o EAC é um encontro enigmático, aonde aqueles que querem saber algo, tem que ir e fazer para sentir o que todos tem a oportunidade de viver.
O trabalho de evangelização é feito com o jovem e o ambiente externo a sua volta.

Casais são escalados para bucar e trazer de volta os jovens em suas casas no dois dias de encontro.

Neste evento, vicentinos, catequistas, coral, ministérios de músicas, RCC, Legião de Maria, Ministros, Cursilhistas, entre outros contribuiram para este grande evento.

O Movimento de Assis, também esteve presente, aonde foi distruibo aos 72 jovens participantes, o endereço eletrônico de nosso Blog. Também um Franciscano esteve presente no encontro, o jovem Felipe Miranda.

Parabéns aos jovens!
Parabéns às equipes!



No proximo final de semana os Jovens irão se reunir após a missa, para um reencontro, aonde receberão outras abordagens e orientações.

Paz e Bem



Blog do Lula

http://blogmais.files.wordpress.com/2008/07/lula.jpg


O diário eletrônico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, batizado de Blog do Planalto , entrou no ar nesta segunda-feira. Porém, nem todos os internautas conseguiram acessar a página pela manhã. De acordo com a Secretaria de Imprensa da presidência, o número de acessos superou a expectativa inicial, de 6 mil usuários simultaneamente, chegando a dez mil usuários ao mesmo tempo. A secretaria informou ainda que providenciou a ampliação da banda de acesso ao site, o que permitiria um número maior de visitas simultâneas à tarde.

O ESPÍRITO SANTO E MEU PENTECOSTES .

Oração:

Senhor, se algum dia eu tiver a desgraça de destruir com uma falta grave, a graça na minha alma – as surpresas são sempre possíveis, não obstante dever contar com grande confiança no auxílio de Deus para ser constantemente fiel – recorrerei logo ao Sacramento do perdão. A confissão, que costuma certamente agir em mim como sacramento de vivos, se tenho a felicidade de viver habitualmente em estado de graça, atuaria então segundo a sua força constitutiva original e como sacramento que tem por fim primordial fazer passar a alma da morte à vida. Não me preserveis somente das quedas graves; fazei que não haja nada em mim que Vos desgoste e siga à risca o conselho de São Paulo: "Não constristeis o Espírito Santo". Fazeis mais ainda! Fazei que, segundo outra palavra de São Paulo, eu viva "conforme o Espírito"que, penetrado cada vez mais da Vossa presença em mim, eu cresça todos os dias em intimidade convosco"(Pe. Raul Plus – Em União com o Espirito Santo – Quadrante)

Vem Espírito Santo, toma-me!



Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte e o(s) autor(es).

Para citar este artigo:

CUNHA, Ana Maria Bueno. Apostolado Veritatis Splendor: O ESPÍRITO SANTO E MEU PENTECOSTES .

Família Cristã

Dom Eugenio de Araujo Sales
Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro
familia.jpg (298×448)

A Família se apresenta à sociedade civil e religiosa em ricos e variados aspectos. Sua extraordinária importância exige, do Governo civil e da Igreja, especial atenção. Difícil encontrar um problema que não tenha suas raízes – ora mais, ora menos – penetrando nesse solo onde se assenta o alicerce de toda estrutura individual e social.

O Senhor nos criou não só como indivíduos isolados mas também como seres humanos, voltados para o relacionamento homem-mulher, à sua semelhança: “Deus criou o homem à sua imagem (...) ele os criou homem e mulher” (Gn 1,27).

Cristo restaura a imagem de Deus, ferida pelo pecado: “Somos transformados de glória em glória, nessa mesma imagem (Cristo)” (2Cor 3,18).

Ora Deus, em sua revelação, não é como alguém que apenas dá informações, permanecendo distante. Ele se autotransmite e de forma plena. A Santíssima Trindade é a entrega do Eu divino ao Tu divino: o Pai comunica ao Filho toda a sua essência divina e ambos o fazem ao Espírito. Por isso, rezamos na liturgia: “Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado”.

No lar, de modo mais completo, se concretiza a semelhança desse dom divino. A pessoa comunicadora se preocupa com o destinatário; isto redunda em algo muito íntimo para quem dá e quem recebe. Homem e mulher, na família cristã, entregam-se mutuamente e se sentem acolhidos um pelo outro.

Essas considerações sobre os esposos se aplicam aos filhos e entre os pais e a prole.

Tal semelhança da Família com a vida de Deus Trino é fundamento de uma Teologia da Família. Mostra o grave dever de preservarmos essa doação evangélica, tanto internamente, cada um assumindo o outro, dando o melhor do que tem em si, de mais valioso e divino, como conservando essa comunhão, protegendo-a dos ataques de fora e perigos que lhes advêm dos meios de comunicação social.

Esse recíproco intercâmbio de um amor estável é sujeito constantemente a dificuldades de toda espécie. Ocorrem de maneira especial em nossos dias, pela rapidez e multiplicidade na transmissão de antivalores. Tal situação exige dos cristãos uma atividade eficaz e permanente em variados setores. Vai desde o fortalecimento dos laços matrimoniais da preparação para a recepção do sacramento, da educação dos filhos, até uma ação organizada junto aos meios técnicos que propagam uma anticultura nociva ao bem-estar de um lar.

Ao lado da riqueza existente em muitos ambientes domésticos, surgem carências que nos preocupam, fragilidades que põem em risco o Matrimônio e seu papel fundamental na vida coletiva e pessoal.

sagrada-familia.JPG (350×440)


Umas dessas deficiências é uma dependência dos meios de comunicação social que a envolvem com uma atmosfera às vezes favorável, mas comumente malsã. Não se pode tratar de solução de problemas dessa instituição, de direito natural e divino, sem abordar a atuação da “mídia”, que influi na opinião pública, transmitindo conceitos e formando mentalidades. Entre os principais direitos da Família está uma reta utilização de todos esses extraordinários recursos que Deus concedeu ao homem: a televisão, o rádio, a imprensa escrita, o teatro, etc. A estrutura familiar é frágil diante dessa pressão.

Primeiro, as mensagens positivas e negativas penetram com grande facilidade no recesso do lar. A diversidade de camadas etárias, inclusive entre os irmãos, dificulta a seleção do que é útil ou prejudicial à saúde espiritual, moral e à educação. O programa televisivo ou radiofônico, os filmes, o jornal atingem pessoas com variados graus de formação e de diferentes idades. Pensemos numa criança, num adolescente em plena crise, adultos ... todos na mesma residência, tendo diante de si uma torrente de conceitos e imagens e notícias totalmente inadequadas a um clima salutar, sob o ponto de vista religioso, moral e mesmo social.

Em segundo lugar, o ambiente que se respira hoje, nas ruas e nas escolas, é fruto de uma opinião pública formada à margem da ética cristã. Por isso, no Brasil - que é quase um continente – o modo de trajar e comportamentos vários nascem e se difundem de norte a sul, em distâncias de milhares de quilômetros, ao sabor de novelas televisivas. Hoje, a conservação dos valores culturais das diversas regiões do País questiona certos procedimentos massificadores.

Uma terceira observação nos mostra a fragilidade da estrutura familiar em nossos dias, independentemente da “mídia”. As causas são múltiplas.

O egoísmo coloca o bem-estar pessoal acima dos deveres conjugais e da felicidade dos filhos. Certamente, muitas separações seriam sustadas, divergências superadas, reconciliações obtidas se o traumatismo da prole – desfeito o lar – fosse tomado na devida consideração.

A exacerbação do sexo e o desprezo das leis morais conduzem a comportamentos que levam à destruição da convivência digna entre os esposos.

O afastamento da prática religiosa estanca uma preciosa fonte do bem-estar doméstico.

Essas reflexões nos conduzem ao âmago de um dos mais graves problemas da sociedade civil e religiosa. A desagregação da família, que merece firme condenação, pede também a compreensão caridosa com suas vítimas, sem entretanto, justificar-se o erro.

O grande clamor é em favor da revitalização dos princípios da família cristã. Remar contra a corrente. Pôr em primeiro lugar a lei de Deus, o direito da prole e, só em segundo, a felicidade pessoal.
2007_familia_family.jpg (500×601)

Índices de Criminalidade na Região

Porto Feliz

2009
Mês
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículos
Roubo de Veículos
1
0
42
13
6
2
2
0
20
15
3
8
3
1
40
13
3
6
4
0
33
9
2
7
5
0
45
7
2
5
6
0
30
4
2
5
Comparação entre 2008 e 2009 - Período de Janeiro a Junho
Ano
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículo
Roubo de Veículo
2008
3
355
60
28
14
2009
1
210
61
18
33


Tiete
2009
Mês
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículos
Roubo de Veículos
1
0
27
2
13
1
2
0
39
2
15
1
3
0
32
4
13
0
4
0
43
6
11
1
5
0
39
7
16
1
6
0
34
5
10
0
Comparação entre 2008 e 2009 - Período de Janeiro a Junho
Ano
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículo
Roubo de Veículo
2008
2
254
43
38
4
2009
0
214
26
78
4


Capivari

2009
Mês
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículos
Roubo de Veículos
1
0
48
10
14
6
2
1
41
5
10
2
3
0
45
7
10
2
4
1
29
9
16
2
5
0
33
6
5
5
6
0
26
3
9
3
Comparação entre 2008 e 2009 - Período de Janeiro a Junho
Ano
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículo
Roubo de Veículo
2008
1
166
31
54
9
2009
2
222
40
64
20




Rafard
2009
Mês
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículos
Roubo de Veículos
1
0
7
0
0
2
2
0
5
2
1
0
3
0
5
0
0
0
4
0
10
0
2
1
5
0
8
0
0
0
6
0
5
0
0
0
Comparação entre 2008 e 2009 - Período de Janeiro a Junho
Ano
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículo
Roubo de Veículo
2008
1
27
4
3
5
2009
0
40
2
3
3


Mombuca

2009
Mês
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículos
Roubo de Veículos
1
0
1
1
0
0
2
0
1
0
1
0
3
0
1
0
1
0
4
0
1
0
0
0
5
0
2
0
1
0
6
0
3
0
0
0
Comparação entre 2008 e 2009 - Período de Janeiro a Junho
Ano
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículo
Roubo de Veículo
2008
0
10
0
0
2
2009
0
9
1
3
0



Elias Fausto

2009
Mês
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículos
Roubo de Veículos
1
1
9
3
1
4
2
0
6
4
1
3
3
0
10
9
1
4
4
0
5
6
1
3
5
0
2
8
0
1
6
1
8
8
0
5
Comparação entre 2008 e 2009 - Período de Janeiro a Junho
Ano
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículo
Roubo de Veículo
2008
0
71
20
13
11
2009
2
40
38
4
20


Monte Mor

2009
Mês
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículos
Roubo de Veículos
1
0
34
8
8
12
2
0
24
14
3
5
3
1
27
15
3
13
4
0
20
16
6
7
5
1
27
10
4
6
6
2
19
15
3
9
Comparação entre 2008 e 2009 - Período de Janeiro a Junho
Ano
Homicídio Doloso
Furto
Roubo
Furto de Veículo
Roubo de Veículo
2008
9
273
78
59
24
2009
4
151
78
27
52

Colômbia em crise




Os deslocados de Bogotá

"(…) o que o Estado está fazendo é esconder o lixo embaixo do tapete para ninguém ver realidade. Não dá para continuar escondendo o drama dos deslocados" (1).

Há quatro meses aproximadamente, em Bogotá, capital da Colômbia, há 1.985 pessoas em situação de deslocamento, protestando pacificamente no Parque Terceiro Milênio, localizado numa antiga zona de violência e insegurança crítica no centro de Bogotá, e que se transformou em ícone de políticas distritais de geração de espaços públicos e zonas seguras para os cidadãos, o objetivo destas pessoas visa receber uma resposta efetiva do governo, com soluções definitivas e dignas para superar esta situação.

Destas 1.985 pessoas, 400 são meninos e meninas, é claro que não deveriam ter sido levados para participar deste protesto, no entanto, o Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar (ICBF), a instituição pública colombiana encarregada de velar pelo bem-estar e pelos direitos destas crianças em situação de deslocamento, não tomou medidas no assunto. O discurso manejado por esta instituição e por outros setores do governo esta orientado para a ocupação do espaço público da cidade por estas pessoas, sem dar maior importância às dificuldades que estão enfrentando em saúde e segurança para a integridade física e psicológica de todos eles, especialmente para as crianças que estão vivendo esta situação.

O governo colombiano quer manter os habitantes das grandes cidades em uma total cegueira, controlados pelos meios de comunicação, em sua maioria pertencentes às elites e manipulados por este governo, mostrando só os fatores positivos que interessam a seus votantes, em grande parte localizados nas cidades.

Os habitantes das cidades têm certeza de que a política de Segurança Democrática da qual eles desfrutam, por exemplo, ao poder sair "tranquilamente" de viagem com suas famílias pelas rodovias do país, viajar para suas chácaras de férias ou o acesso aos direitos fundamentais, como educação, saúde, moradia e serviços públicos, são iguais para todos os colombianos.

As pessoas das cidades não estão acostumadas a ver manifestações com este número de pessoas durante tanto tempo, embora tenham havido muitas por todo o país e mesmo assim não foram consideradas importantes, já que para o governo não é conveniente que elas sejam vistas, pois mostram de forma direta a realidade oculta, a realidade do camponês, das pessoas que habitavam as àreas rurais do país e que diariamente devem fugir para salvar suas vidas, devido não só à pressão dos grupos armados ilegais e à violação de seus direitos por parte de todos os atores armados, senão pelo abandono social ao qual foram submetidas, escolas sem professores e sem livros, a falta de médicos e medicamentos nos hospitais, políticas agrárias injustas e insustentáveis para o camponês. Além disso, seus gritos de auxílio não encontram eco e vemos como levam quatro meses na capital do país e ainda não receberam resposta nem apoio ao seu protesto.

(1) Palavras do Secretário Distrital de Saúde de Bogotá Héctor Zambrano a www.eltiempo.com, 27 julho, 2009.

Autor: Incidência e Comunicação do Serviço Jesuita a Refugiados para América Latina e Caribe.

EAC Porto Feliz


Em breve notícias!!!

Paz e Bem!!!

Verba para escola Técnica Estadual



O prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei, protocolou nesta semana um ofício no gabinete do Secretário Estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, solicitando parte da verba para as adaptações necessárias no prédio da Casa da Criança para a instalação da Etec (Escola Técnica). Esta escola foi uma conquista da Deputada Estadual Rita Passos, que atualmente ocupa o cargo de Secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, após ser convidada pelo governador José Serra.

Juntamente com o documento, o prefeito anexou a planta da localização da Etec e as planilhas orçamentárias que estimam o valor da reforma em R$ 600 mil. Até a tarde desta quinta-feira, 27, o município ainda não havia obtido resposta ao ofício.

Em junho deste ano, técnicos do Centro Paula Souza visitaram a Casa da Criança para a implantação de uma Etec (Escola Técnica). Aprovaram o local e encaminharam ao município as adaptações que deveriam se feitas para o funcionamento da escola.

Desde seu primeiro ano de mandato, em 2005, o prefeito solicita a vinda de uma Etec para Porto Feliz. Em janeiro deste ano, após um trabalho desenvolvido pela deputada Rita Passos, obteve audiência com a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Pauta anda na Câmara de Vereadores de Porto Feliz



Os vereadores voltaram a discutir muito o projeto de lei que trata sobre transferência de recursos financeiros à autarquia municipal do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) no valor de R$ 1,155 milhão. O Prefeito Municipal, através de ofício retirou o projeto de nº 75 que foi arquivado. Um novo projeto, o de nº 104/2009 foi apresentado. Este com todos os detalhes sobre esses recursos financeiros ao SAAE, conforme solicitado pela bancada da oposição.




A pedido do vereador Roberto Brandão Rodrigues foi votado o destaque para o artigo 2º do novo projeto, o 104/2009. Excluído o artigo 2º, a discussão continuou.


O vereador Claudio dos Santos (Marola) ocupou a tribuna e defendeu sua posição na sessão do dia 17/08: "Não votei a favor do antigo projeto porque ele era ilegal. Não constava o impacto orçamentário-financeiro e infringia a Lei de Responsabilidade Fiscal. Tanto que o Prefeito o retirou e enviou o novo. Ele consertou, mas mesmo assim não está 100%, tanto que destacamos o artigo 2º. O Prefeito precisa enviar projetos com maiores informações. Hoje vou votar a favor do SAAE que cuida muito bem da nossa água e esgoto".


José Antonio Queiroz da Rocha (Coquinho) relembrou que em seus três mandatos nunca soube de um repasse desse da Administração para o SAAE: "Sempre aconteceu ao contrário, a Autarquia socorria o caixa da Administração. Agora, o SAAE quer R$ 1,155 milhão. O novo projeto diz em seu artigo 3º que Administração utilizará recursos de excesso de arrecadação provenientes de uma outorga onerosa, isto é, recursos extra orçamentários. Na sessão passada votamos contra o 075 por sua ilegalidade. O Prefeito disse no jornal Tribuna das Monções que o projeto era legal. Por que retirou então?

Em aparte, vereador Roberto lembrou da reunião de vereadores com o Prefeito, inclusive com a presença do assessor contábil da Câmara, Cláudio Vieira: estamos dentro da lei e a administração é transparente. Se o Prefeito tivesse enviado só um ofício com as explicações já seria suficiente. Coquinho finalizou elogiando a Autarquia por sua competência que é de dar inveja a alguns setores da administração pública e declarou seu voto a favor do novo projeto.


José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão) elogiou o presidente da Casa, Odélio Leite dos Santos, por seu comando firme e por sua legalidade. "O projeto anterior estava errado e agora consertou-se. Odélio tinha razão quando lutou para que o projeto não fosse aprovado. O Prefeito deveria deixar o SAAE encaminhar projeto, pois sempre vem correto", declarou Gerão.


Odélio esclareceu mais uma vez a sua saída do Plenário na sessão do dia 17/08: "O projeto 075/2009 estava ilegal. Feria a Lei de Responsabilidade Fiscal em seus artigos 16 e 17. Fico contente que a cidade tenha tratamento de esgoto, mas a população precisa saber que do custo de R$ 16 milhões, R$ 12 milhões são de empréstimo junto a Caixa Econômica. Ainda não amortizamos nada desse empréstimo. Estamos pagando R$ 90 mil por mês só de juros. Começaremos a amortização em janeiro de 2010. Agora vamos votar o novo projeto, mas naquela ocasião eu não poderia colocar a Câmara e seus vereadores em situação de votar uma ilegalidade. Como presidente,sempre farei tudo para zelar pela Câmara. Cumpri minha obrigação", encerrou Odélio.


Miraci Tuani lembrou que o 075 foi protocolado na Câmara em junho passado e que os vereadores deveriam ter pedido explicações ao Prefeito e evitar toda essa discussão. Gerão lembrou que o presidente Odélio enviou ofício ao Prefeito solicitando essas explicações, mas que até agora não recebeu resposta.

Odélio agradeceu aos profissionais do SAAE que estiveram na Câmara e tiraram algumas dúvidas que ainda restavam. Colocado em votação, o projeto 104/2009 foi aprovado por unanimidade.



Tribuna Livre

Cláudio dos Santos ocupou a tribuna e elogiou as obras da gestão de Erval Steiner: "Os Prefeitos anteriores não atentaram para infra-estrutura e saneamento básico. Erval fez muito e sem deixar dívidas: água, esgoto, distrito industrial, 10 alqueires para casas no Jardim Vante. Ele nunca pegou empréstimo. Adquiriu um imenso terreno para o distrito industrial na Mário Covas. Infelizmente a licença caducou por falta de interesse da atual administração", disse o vereador.


Coquinho aproveitou para retrucar o vereador Ednilson que na última sessão havia dito que os vereadores não devem fazer pré-julgamento. "Não fiz pré-julgamento, colega Ednilson. O TCE julga. No caso específico do SAAE o tribunal julgou as justificativas desfavoráveis. O SAAE se defendeu, mas o TCE não acatou. Tenho respeito por você, Ednilson. Lembro-me muito bem que você ajudou minha mãe quando enferma levando-a até São Paulo. Não faço pré-julgamento e respeito sua compreensão".


Miraci Tuani falou sobre a retirada de uma ponte em frente ao ex restaurante do Oscar. "Meus pais sempre lutaram por Porto Feliz e todos vocês freqüentavam o restaurante. Gostaria que a ponte voltasse para seu lugar. Registro aqui meu pedido para isso".


Andrea Matos lembrou do Dia do Voluntário e convocou a todos para que participem.

"Será comemorado o Dia do Voluntário na próxima sexta, 28/08.

Aproveito para agradecer a participação do meu amigo Antonio Yamamoto por seu trabalho. Vamos todos ajudar e participar. A Promoção Social também está engajada e apronta para ajudar".


Gerão discorreu sobre os cuidados que todos devem ter com o meio ambiente. "Meu projeto para o reaproveitamento do óleo de cozinha não foi aprovado. Muitas cidades já reciclam esse tipo de óleo. Lembro que pequenos cuidados dos cidadãos prejudicam o meio ambiente. É preciso mudar a rotina e preservar. Se cada um fizer sua parte tudo poderá melhorar. Aproveito para informar que eu, Coquinho e o Prefeito estivemos em São Paulo com o Secretário Lourival Gomes tratando de uma nova área para o presídio. A interferência do deputado Panunzzio foi de extrema valia para esse encontro. O secretário acatou a nova área que ficará mais distante da cidade".


Ednilson de Jesus Macedo salientou que o Prefeito não ficou satisfeito com nova área para o presídio. "Vamos continuar lutando para que esse presídio não venha para nossa cidade.

Quero aproveitar para parabenizar a amada Igreja Quadrangular.

Em resposta a Coquinho, quero deixar claro que não citei-o nominalmente na última sessão. Disse que somos juízes. Me recordo que estive em São Paulo com o vereador e sua mãe. Obrigado pelos elogios, colega. Podemos ter divergências , mas isso não deve impedir que tenhamos respeito uns com os outros. O bom-senso deve sempre prevalecer".


Marco Antonio Campos Vieira parabenizou a rádio Nova Porto que já está com instalações novas. "A Nova Porto irá engrandecer Porto Feliz. Aproveito para agradecer a empresa Polaz, na pessoa da Malu, pela cobertura executada no ponto de ônibus no Jardim Excelsior. A população também agradece".


Odélio informou que também esteve na Nova Porto e desejou sucesso à Rádio e pediu que todos ajudem aquela instituição de mais de 50 anos.

Reciclagem

RECICLAGEM DO PAPEL

Este Biombo é feito de Papel Reciclado

TENHA UM BOM DIA



http://fotosfr.blogs.sapo.pt/arquivo/por-do-sol-bl.JPG

Nunca é tarde demais pra começar tudo de novo...


Raul Seixas

Ecumenismo - a Igreja de Martinho Lutero

istockphoto_2327526_homosexual_icon.jpg (380×285)

Luteranos nos EUA provam ter homossexuais ativos como clérigos

WASHINGTON DC, 26 Ago. 09 (ACI) .-

A igreja evangélica luterana dos Estados Unidos anunciou que aceitará que homossexuais ativos exerçam postos de clérigos nesta comunidade.

A convenção luterana reunida em Minneapolis aprovou sob uma forte polêmica contar com estas pessoas como pastores para os 4,6 milhões de luteranos que vivem no país.

A medida se aprovou com 559 votos a favor e 451 em contra. O texto autoriza o exercício de pastores que "vivem uma relação homossexual duradoura e monógama" no seio da igreja.

Evangelho

Ano B - Dia: 31/08/2009



Jesus em Nazaré

Lc 4,16-30

Jesus foi para a cidade de Nazaré, onde havia crescido. No sábado, conforme o seu costume, foi até a sinagoga. Ali ele se levantou para ler as Escrituras Sagradas, e lhe deram o livro do profeta Isaías. Ele abriu o livro e encontrou o lugar onde está escrito assim:

"O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo
em que o Senhor salvará o seu povo."

Jesus fechou o livro, entregou-o para o ajudante da sinagoga e sentou-se. Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos. Então ele começou a falar.

Ele disse:

- Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir.
Todos começaram a elogiar Jesus, admirados com a sua maneira agradável e simpática de falar, e diziam:
- Ele não é o filho de José?

Então Jesus disse:
- Sem dúvida vocês vão repetir para mim o ditado: "Médico, cure-se a você mesmo." E também vão dizer: "Nós sabemos de tudo o que você fez em Cafarnaum; faça as mesmas coisas aqui, na sua própria cidade."

E continuou:

- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra. Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado.

Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.


Água



Uso racional da água, essencial para o futuro


Consumo de água cresce duas vezes mais rápido do que a população mundial no século 20: uso racional é questão de sobrevivência

O uso racional e responsável da água é fundamental para o futuro da humanidade, já que o crescimento demográfico, a mudança na intensidade de consumo e o desenvolvimento das atividades humanas implicam maior pressão sobre os mananciais existentes.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no século 20, o uso da água cresceu duas vezes mais rapidamente do que a população.

A água torna-se cada vez mais escassa, até mesmo no Brasil, que detém de 12% a 16% do total de água doce do planeta.

Isso porque a questão muitas vezes não se resume à existência, mas às condições de acesso à água.

O Nordeste, com 29% da população, conta com apenas 3% dos recursos hídricos do país, enquanto o Norte, com 7% dos habitantes, tem 68%.

Até na Amazônia, pela precária infra-estrutura, há pessoas não atendidas pela rede de distribuição.As condições de saneamento básico também continuam muito precárias.

Mais da metade do esgoto produzido no país não recebe tratamento e é despejado diretamente nos rios, mares, lagos e mananciais.

Além disso, o desperdício de água tratada é muito grande. Só na distribuição, as perdas podem chegar a 65% do que é captado nos mananciais.

A média de consumo do brasileiro é de 150 litros por dia, quase o dobro do que a Organização Mundial da Saúde considera suficiente para uma pessoa.