quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Com polêmica, chega ao fim o programa de rádio Questão de Opinião

 

Nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, o Programa de rádio Questão de Opinião chegou ao fim por determinação dos gestores da rádio FM Conquista. Segundo o apresentador Gianpaulo, a primeira reunião para comunicar a decisão aconteceu no dia 24 de outubro, na casa do Giancarlo, e posteriormente no dia 27 de outubro no escritório do apresentador Gianpaulo (que é advogado).  Da primeira para segunda reunião, a decisão de retirar o programa permaneceu, porém, um último pedido foi atendido: cumprir a agenda do programa que agendou entrevistas até o dia 29 de novembro, e no dia 30 entrevista coletiva com os diretores da rádio: Levi Rodrigues e Ronaldo Castilho.

Entrevista coletiva
A entrevista foi ao ar ao vivo
, como sempre o programa foi transmitido, com tensão no ar entre as duas partes referente ao assunto. Ronaldo Castilho afirmou que não sabia exatamente qual o acordo feito entre a equipe e o Levi Rodrigues. Já Levi Rodrigues apresentou sua preocupação em  ter um programa apresentado por um político em evidência e com pretensões eleitorais a frente de um programa noticioso, destacou o engajamento do advogado Gianpaulo na Associação Cidade Porto Melhor Cidade, além assessorar voluntariamente Associações de Bairros. Levi apresentou a preocupação com fiscalização e aproximação do calendário eleitoral, possa acarretar problemas para a rádio comunitária. Os diretores só aceitariam a permanencia do programa na grade da rádio, se o apresentador Gianpaulo se afastasse, proposta recusada pela equipe.

Os dois diretores elogiaram o programa e o seu conteúdo. Gianpaulo leu uma carta de uma pessoa chamada Nei, que expressou ataques diretos aos “donos da rádio”, classificando como “falta de inteligência, falta de equilibrio” a suspensão do programa, considerando “um tiro no pé e falta de interesse público…”.

Programa questão de opinião
Ficou no ar por quase dez meses, além de reportagens e entradas ao vivo de notícias, O quadro de maior audiência do programa era o Conversa Franca, momento de entevista em que os apresentadores faziam perguntas passaram pelo quadro educadores, políticos, religiosos, entre outros.

 

Rádio Comunitária – não tem donos, somente gestores. Seu alcance de transmissão é local (na cidade), a rádio comunitária não tem finalidade de gerar lucros, sua programação conta com os trabalhos voluntários de pessoas que se unem para esforços conjuntos na comunicação. A rádio é do povo! O governo federal é quem concede a outorga para o funcionamento das rádios.

Entrevistas
A Pascom também teve espaço no programa Questão de opinião, algumas vezes nossas notícias foram lá reproduzidas, além do coordenador Felipe Miranda e o agente André Hope concederam uma entrevista para falar sobre a Pascom. Esta entrevista é a mais acessada do site, e ocupa a liderança.

Os padres Toninho e Washington foram entrevistados na rádio, para falar da Pastoral da Educação em Porto Feliz, graças a divulgação da Pascom tem feito em apoio a Pastoral. Esta entrevista é segunda mais ouvida no site do programa.

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Vereador participa de debate sobre a Consciência Negra

No dia 28 de novembro ocorreu audiência pública organizada pelo vereador Izídio de Brito Correa (PT) sobre o tema "40 anos do Dia da Consciência Negra no Brasil" com a participação dos movimentos sociais e autoridades, na Câmara Municipal de Sorocaba.

Compuseram a mesa de abertura e participaram do debate o vereadro Izídio Correa (PT), presidente da Câmara Municipal de Porto Feliz Roberto Brandão (PT), presidente da Associação Avante Zumbi Carlos Penha, representante da Secretaria de Cidadania da Prefeitura de Sorocaba Mazé Lima, Secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP Rosana Aparecida da Silva, Padre João de Campos Junior, presidenta da CUFA Sorocaba Fátima Pires Santos, presidente da Associação Remanescente Quilombos José Joaquim de Camargo do município de Votorantim SP, presidente do Sindicato dos Psicólogos e do e do Fórum de Luta Anti-Manicomial de Sorocaba Lúcio Costa, dentre outros.

     Desenvolvimento, ações e leis que promovam a igualdade racial, o combate ao racismo por meio da democratização do poder e dos meios de comunicação social e da distribuição de renda e os movimentos sociais foram alguns dos temas debatidos.

     "Todas as iniciativas voltadas à discução sobre os direitos da população negra são importantes e acreditamos que o diálogo e a participação são os melhores caminhos", disse o vereador Robertinho.

Fonte: assessoria do vereador Robertinho

Tentativa de sequestro em Porto Feliz


Reproduzimos a seguir, matéria publicada no jornal impresso Tribuna das Monções da cidade de Porto Feliz, que abordou a tentativa do sequestro de uma criança. O sequestro é um crime bárbaro, e quem souber qualquer informação a respeito, procure a polícia e denuncie!
Polícias de Porto Feliz e região estão trabalhando intensamente nas pistas deixadas pelos homens que tentaram sequestrar, no início da tarde da terça-feira 22, uma criança em pleno centro da cidade. A principal pista pesa mais de uma tonelada: é o Volkswagen Polo branco, placa DGO 7056 (Itapetininga). Ele foi deixado para trás por três criminosos em fuga.
A tentativa de sequestro ocorreu por volta das 13h. A comerciante, como costumava fazer, levava a pé a filha para a escola infantil. Elas caminhavam pela rua José Martins Bastos quando um desconhecido — um homem moreno — bateu nos ombros da comerciante e disse: “A sua loja está sendo assaltada. Entre dentro do carro, isso é um sequestro!”.

Fuga
A vítima reagiu, entrando em luta corporal com o sequestrador. Ele conseguiu se livrar da mulher, agarrar a menina e colocá-la no Polo, onde estavam os outros dois criminosos. A comerciante agarrou-se ao veículo e foi arrastada, ferindo-se.
Um analista residente em Campinas, de 28 anos de idade, estava na cidade a trabalho. No momento em que o Polo tentava sair da José Martins Bastos para entrar na rua Bandeirantes, o analista virou a esquina no sentido contrário, percebendo a intenção criminosa ficando na frente do Polo. O motorista do carro em fuga desviou à sua direita para evitar a colisão e passou por cima do poste de proibido estacionar, na esquina.
Atrás do Volkswagen Gol do analista vinha o Fiat Palio dirigido pelo diretor da TRIBUNA, Roberto Prestes de Souza, que estava levando a filha para a mesma escola da vítima. Não conseguindo fazer a curva e seguir pela rua Bandeirantes, os bandidos abandonaram o carro e fugiram.

Correria
Sem ter como prosseguir a fuga de carro, os criminosos desceram do veículo. Neste momento a comerciante enfrentou novamente a quadrilha e arrancou sua filha do interior do Polo, das mãos de um dos sequestradores. A correria e os gritos chamaram a atenção das pessoas que passavam pelo centro naquele horário de muito movimento. O trânsito na Bandeirantes ficou parado.
Os três sequestradores subiram correndo em direção à praça coronel Esmédio (Chapéu da Madre). Ali, outros integrantes da quadrilha estavam à espera e deram fuga aos comparsas. A placa do segundo veículo, porém, foi anotada por várias testemunhas e constitui outra pista importante neste caso.
Mãe e filha foram levadas à Santa Casa, enquanto a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal saíram à procura dos sequestradores. Não foi possível localizá-los. Depois de ser medicada por causa dos ferimentos que sofreu ao ser arrastada pelo carro dos criminosos, a comerciante foi ouvida pela polícia.
Disse que nem ela nem a família tinham sofrido qualquer tipo de ameaça. Tampouco notaram estar sendo observados ou seguidos pelos criminosos. A quadrilha, deu provas de que conhecia a rotina da comerciante, que costumava levar e buscar a filha na escola a pé.

Votorantim
O carro usado na tentativa de sequestro e abandonado em Porto Feliz tem placa de Itapetininga, mas seu mais recente proprietário reside em Votorantim.
A placa do 2º carro também é um elemento importante nas investigações. A pedido da polícia, TRIBUNA deixa de publicar informações sobre o andamento das investigações, que prosseguem na cidade e região.

Foto: José Netto
Enviado por: Tribuna das Monções

Papa recebe presidente do Conselho do Líbano em audiência

 

O presidente do Conselho dos Ministros do Líbano, Najib Mikati, e o Papa Bento XVI durante encontro

O Papa Bento XVI recebeu em audiência o presidente do Conselho dos Ministros do Líbano, Najib Mikati, na manhã desta segunda-feira, 28.
Ressaltou-se o papel do Líbano na região e em todo o mundo, bem como a sua vocação a oferecer uma mensagem de liberdade e respeitosa convivência entre as diversas comunidades cristãs e muçulmanas que o compõem.
Além disso, desejou-se uma maior estabilidade política e uma mais profícua colaboração e diálogo entre os diversos responsáveis da vida social e institucional, também para poder afrontar eficazmente os desafios que se apresentam ao país a nível interno e internacional.
O diálogo também deteve-se sobre a situação do Oriente Médio, com referência à delicada situação na Síria. Nesse sentido, salientou-se a urgência de que todos se empenhem por uma convivência pacífica, fundada sobre a justiça, a reconciliação e o respeito da dignidade da pessoa e dos seus direitos inalienáveis.
Ressaltou-se, enfim, a contribuição fundamental que, nesse sentido, os cristãos podem oferecer, já que são chamados a serem artífices da concórdia e da paz, motivo pelo qual sua permanência é essencial para o bem da região.
Lodo depois, o presidente encontrou-se também com o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti.


Leia mais
.: Saiba mais sobre as relações diplomáticas da Santa Sé

Fonte. canção nova

Igreja prossiga empenho contra abusos, pede Papa a bispos dos EUA

 

Bento XVI recebe o grupo de bispos dos EUA

O empenho da Igreja para sarar a ferida dos abusos sexuais e o desafio da nova evangelização: esses foram os temas fortes do discurso do Papa Bento XVI a um grupo de bispos dos Estados Unidos da América recebidos no último sábado, 26, em audiência por ocasião da visita ad limina.
Trata-se do primeiro grupo do episcopado norte-americano ao qual o Papa dirige um discurso após a viagem aos EUA, em 2008. O Pontífice encorajou os bispos a defender a verdade e a oferecer uma palavra de esperança aos americanos num tempo de mudanças sociais radicais.
O Papa iniciou o seu discurso voltando ao contexto da sua viagem apostolica aos Estados Unidos. Recordou que aquela visita tinha como objetivo encorajar os católicos americanos, após o escândalo e a desorientação causada pela crise dos abusos sexuais.
“Quis dar-me conta pessoalmente dos sofrimentos causados às vitimas e dos esforços sinceros envidados tanto para assegurar a segurança das nossa crianças como para enfrentar de maneira transparente e adequada as acusações de abusos. É minha esperança que os esforços conscienciosos da Igreja para enfrentar esta realidade ajudem a todos a reconhecer as causas e as consequências devastadoras dos abusos sexuais e a responder eficazmente a este flagelo que toca todos os níveis da sociedade", afirmou.
Da mesma maneira, observou o Papa, assim como da Igreja pretende justamente que sejam respeitadas as normas de comportamento a esse respeito, todas as outras instituições, sem nenhuma exceção, deveriam ser obrigadas a respeitar as mesmas medidas.
No seu discurso, Bento XVI falou também sobre o desafio da nova evangelização, à luz de uma mudança radical do cenário social e religioso. O Papa deteve-se sobre o desafio da secularização crescente da sociedade.
"Considero significativo que se verifique uma maior atenção, sobre o futuro das nossas sociedades democráticas, da parte de tantos homens e mulheres, a prescindir da suas visões políticas e religiosas. Reconhece-se uma ruptura preocupante nos fundamentos intelectuais, culturais e morais da vida social, especialmente entre os jovens a braços com vastas mudanças sociais".
Não obstante as tentativas de fazer silenciar a voz da Igreja no espaço público, muitas pessoas de boa vontade continuam a olhar para a sua sapiência, o seu discernimento e a sua guia válida na maneira de enfrentar esta crise de amplo alcance.
"Por isso, o momento presente pode ser visto em termos positivos como uma ocasião para exercer a dimensão profética do ministério episcopal", encorajando os bispos a falar, com humildade, mas também com perseverança, em defesa da verdade moral, oferecendo uma palavra de esperança capaz de abrir os corações e as mentes à verdade que torna os homens livres.

Fonte, Canção Nova

Cresce o número de adolescentes na extrema pobreza, aponta Unicef

imagesh

 

Relatório considera 21 milhões de brasileiros de 12 a 17 anos.
17,6% vivem em família que ganha 1/4 de salário mínimo per capita.

O adolescente brasileiro está mais pobre e permanece exposto a casos de violência em nível preocupante, diz o relatório da Situação da Adolescência Brasileira do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, divulgado nesta quarta-feira (30) (veja íntegra do documento).

Dos 21 milhões de adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos, 38% - cerca de 7,9 milhões - vivem em situação de pobreza, em  famílias com renda inferior a meio salário mínimo per capita por mês (R$ 272,5 considerando o salário mínimo atual). Os casos considerados mais graves estão entre os 3,7 milhões de adolescentes dessa mesma faixa de idade, o correspondente a 17,6% da população adolescente, que vivem na extrema pobreza, em famílias com até 1/4 do salário mínimo per capita por mês (R$ 136,25).

saiba mais

Os dados do Unicef mostram que a participação de adolescentes na faixa mais pobre da população aumentou. De 2004 a 2009, o número de adolescentes na extrema pobreza passou de 16,3% para 17,6%, em descompasso com a crescente redução da pobreza no país.

O Unicef utilizou dados oficiais do governo brasileiro para a obtenção das informações. O relatório, no entanto, constatou avanços na maioria dos indicadores analisados, dentre elas redução do número de adolescentes que só trabalham e não estudam, redução do analfabetismo entre adolescentes e redução do percentual de adolescentes que não estudam e não trabalham.

Evolução dos indicadores, entre 2004 e 2009
(Fonte: Unicef, com dados oficiais)

Homicídio
As taxas de homicídio, no comparativo com 2004, mantiveram-se estáveis, mas ainda são as principais causas de morte na faixa dos 12 aos 17 anos.

Com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Unicef observa que 19,1 meninos e meninas nessa faixa de idade em cada grupo de 100 mil pessoas do mesmo grupo de idade morreram vítimas de homicídio em 2009 - o equivalente a 11 assassinatos de adolescentes por dia no país. A cada 100 mil adolescentes, 43,2 deles morrem por homicídio.

Cor da pele e gênero
As condições de vida do adolescente se agravam quando são destacadas por cor da pele. Segundo o relatório, um adolescente negro tem 3,7 vezes mais risco de ser assassinado em comparação com adolescentes brancos. A mesma lógica se aplica entre adolescentes indígenas em casos de analfabetismo: as chances são três vezes maiores do que a dos adolescentes em geral.

As distorções por gênero também merecem atenção, de acordo com o Unicef. Existem 10 casos de meninas infectadas por HIV para cada 8 de meninos. São os meninos, contudo, que apresentam a maior taxa de analfabetismo: 68,4% não sabem ler e escrever.

Regiões
Conforme o relatório, a situação de pobreza é maior na Amazônia, que concentra 38% dos adolescentes pobres no país. Já o semi-árido lidera nos índices de distorção idade-série, com 35,9%. Entre os grandes centros urbanos, o destaque é São Paulo, com média de 10,7 homicídios de adolescentes entre 10 e 19 anos para cada grupo de 100 mil adolescentes.

Fonte, G1

Para unir humanidade cristãos devem testemunhar fé, diz Papa

 

O último encontro entre Bento XVI e Bartolomeu I foi em outubro deste ano, em Assis, na Itália

O Papa Bento XVI enviou uma mensagem ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, por ocasião da festa de Santo André Apóstolo, celebrada na  quarta-feira, 30.
"O futuro da evangelização depende do testemunho de unidade dado pela Igreja e da qualidade da caridade, como nos ensinou Jesus na oração que nos deixou: Que todos sejam um para que o mundo creia. Testemunhemos uma fé capaz de unir a humanidade que passa por sérias tensões" – destaca o Papa em sua mensagem.


Delegação vaticana
Como em todos os ano nesta data, o Vaticano enviou uma delegação ao Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, em Istambul, em resposta à visita do Patriarcado a Roma na festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em 29 de junho.
Este ano, as celebrações possuem um caráter particularmente festivo, pois se celebra o 20° aniversário da eleição de Bartolomeu I como Arcebispo de Constantinopla e Patriarca Ecumênico.
O responsável da delegação vaticana é o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, que leu e entregou a mensagem de a Bartolomeu I. O documento foi lido após a liturgia presidida, na quarta-feira, por Bartolomeu I na igreja patriarcal de Fanar. A delegação vaticana participou da cerimonia, encontrou-se com o Patriarca e conversou com a comissão sinodal encarregada das relações com a Igreja Católica.


Católicos e ortodoxos
Na mensagem, o Santo Padre recorda o último encontro com o Patriarca Bartolomeu I, em Assis, na Itália, em outubro passado, na Jornada de Reflexão, Diálogo e Oração, destacando a relação profunda que une a sincera busca de Deus, da verdade, da paz e da justiça no mundo.
“As circunstâncias atuais sejam elas culturais, sociais, econômicas, políticas ou ecológicas, apresentam a católicos e ortodoxos o mesmo desafio. O anúncio do mistério da salvação através da morte e ressurreição de Jesus Cristo precisa hoje ser renovado com força nas regiões que receberam por primeiro a luz e agora sofrem os efeitos da secularização que ameaça empobrecer o homem em sua dimensão mais profunda”,  ressalta Bento XVI.
O Pontífice conclui a mensagem frisando que “diante da urgência dessa tarefa, temos o dever de oferecer à humanidade a imagem de pessoas que adquiriram uma maturidade de fé, capazes de se encontrar, não obstante as tensões humanas”.

Fonte. Canção Nova

Vereadores visitam escola Adventista

 

DSC03938 DSC03963

No dia 24 de Novembro, alunos do 4º ano da Escola Adventista de Porto Feliz, com a professora Adriana Campelo receberam as visitas dos vereadores Marquinhos Magnum (PT) e Armando Ambrozio (DEM). Vereador Armando respondeu a diversas perguntas sobre as funções de vereador e o Vereador Marquinhos, também delegado federal parlamentar, palestrou sobre educação ambiental, pedofilia e e antidrogas. Logo após, distribui cartilhas informativas para as crianças com os respectivos temas.

Fonte: assessoria do vereador Marquinhos