quarta-feira, 20 de março de 2013

Papa é argentino, mas Deus é brasileiro, brinca Dilma após encontro

 

Maurício Moraes
Enviado especial da BBC Brasil a Roma

 

Dilma cumprimenta papa após posse, na terça-feira

Dilma foi a primeira chefe de Estado a se encontrar com o papa após a cerimônia de posse

A presidente Dilma Rousseff reagiu com bom humor nesta quarta-feira a uma pergunta de um jornalista argentino que questionou a opinião dela sobre o fato de o novo papa ter nascido em Buenos Aires.

"Vocês, argentinos, têm muita sorte. A gente sempre diz: o papa é argentino, mas Deus é brasileiro", brincou a presidente, logo após se reunir no Vaticano com o papa Francisco.

Dilma foi a primeira chefe de Estado a ser recebida pelo novo pontífice após a cerimônia oficial de posse, na terça-feira. Antes de ser formalmente empossado, o papa já havia se encontrado com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Durante o encontro com Dilma, o papa Francisco confirmou que irá ao Brasil em julho para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e anunciou que também visitará Aparecida do Norte, onde está o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A viagem ao Brasil poderá ser o primeiro compromisso internacional do papa Francisco, que foi eleito há uma semana para liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo.

A participação do pontífice na Jornada Mundial da Juventude, evento internacional criado pelo papa João Paulo 2º e realizado pela Igreja em uma cidade diferente do mundo a cada dois ou três anos, já era esperada. Mas esta foi a primeira vez em que a visita a Aparecida foi mencionada.

"Ele (Francisco) espera a presença massiva dos jovens (no Rio de Janeiro)", comentou Dilma após o encontro. Segundo ela, o papa está "muito entusiasmado" com a visita ao Brasil.

Segundo a presidente, o pontífice conversou com ela em "portunhol" e demonstrou ser "um papa muito normal".

Crack e pobreza

O papa Francisco também conversou com Dilma sobre o problema do crack e das drogas no Brasil, e voltou a falar de seu compromisso com os pobres.

"Conversamos sobre a questão das drogas e do crack, o reforço de valores, princípios e símbolos para a juventude", afirmou a presidente.

"O papa é extremamente carismático e tem um compromisso com os pobres, o que torna a relação com o Brasil muito importante porque o governo brasileiro vem, nos últimos anos, focando a questão da superação da pobreza", acrescentou.

Dilma contou também que o papa se disse "muito comovido" com a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria. O incêndio na casa noturna da cidade gaúcha, em janeiro, deixou mais de 240 mortos.

Segundo o relato de Dilma, o papa disse que "a gente tem que demonstrar, na vida, força e ternura" e que, em Santa Maria, "o Brasil demonstrou força e ternura".

Após o encontro, a presidente foi direto ao aeroporto de Roma para embarcar de volta a Brasília.

Dilma diz que papa é argentino, mas Deus é brasileiro

BERNARDO MELLO FRANCO
ENVIADO ESPECIAL A ROMA

Sucessão Papal.

Depois de ser recebida pelo papa Francisco, a presidente Dilma Rousseff brincou nesta quarta-feira (20) que o novo pontífice é argentino, mas Deus é brasileiro.

Ela fez a piada ao ser provocada por um jornalista argentino na saída do Vaticano. "Eu acho que vocês têm muita sorte. É um grande papa. A Argentina está de parabéns. Agora, a gente sempre diz: o papa é argentino, mas Deus é brasileiro".

Roberto Stuckert Filho/Divulgação/PR

Dilma se encontra com o papa Francisco no Vaticano; presidente diz que encontro foi informal e que pontífice é simples

Dilma se encontra com o papa Francisco no Vaticano; presidente diz que encontro foi informal e que pontífice é simples

Dilma se reuniu com Jorge Mario Bergoglio durante cerca de meia hora. De acordo com a presidente, os dois conversaram sobre combate à pobreza e prevenção ao uso do crack. "Ele é uma pessoa extremamente carismática, e ao mesmo tempo com um grande compromisso com os pobres", disse.

"É um papa muito modesto. Ele comentou que não pode se ter orgulho nem pretensões. Deve-se lutar para fazer as coisas direito. E lembrar sempre que tem um peso nas costas."

A presidente contou que o papa se solidarizou com o Brasil pela tragédia do incêndio que matou 241 jovens na boate Kiss em Santa Maria (RS), em 27 de janeiro. "Ele disse: 'Fiquei muito comovido com o que aconteceu em Santa Maria. Em Santa Maria, o Brasil demonstrou força e ternura'. Eu fiquei muito agradecida."

Dilma disse ainda que o papa programou uma visita a Aparecida do Norte (SP) após participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio, em julho, e a presenteou com um livro sobre a conferencia episcopal que o levou à cidade em 2007.

"Ele disse assim: 'Não lê tudo, porque você vai se aborrecer. Então você pega o índice e vai lendo aos poucos."

De acordo com a presidente, os papa entende português e os dois se comunicaram em "portunhol". Francisco dispensou o uso de tradutor.

Dilma foi a segunda chefe de Estado a ser recebida pelo novo papa, que almoçou com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na segunda (18).

Ela ressaltou o fato de ter sido a primeira a encontrá-lo depois da missa inaugural do pontificado, na terça (19). "O papa falou: 'Você pode falar que é a primeira vez que eu estou recebendo alguém aqui'", disse.

Questionada se tinha sido chamada de "senhora" ou de "você", ela respondeu: "Olha, não dá nem pra lembrar direito. É um papa muito normal, viu?"

Folha

Vereador prestigia Encontro de Veículos

 

No último 17 de Março (Domingo) aconteceu grande Encontro de Veículos antigos e motos na Avenida Capitão Joaquim Floriano de Toledo, em Porto Feliz. Houve show com Marquinhos Magnum, venda de artesanato em Prol a Santa Casa de Porto Feliz e Praça de Alimentação. A festa foi coordenada pelo colecionador de veículos antigos, senhor Dober Fávaro e contou a com a colaboração de outros: como Alemão, Marquinhos Magnum, Jeferson Scalete, Rogério, Rosana, Dober, João e esposa. 

fonte: Assessoria Parlamentar do vereador

Veja mais fotos:

894475_446561062086506_1730463415_o 885255_446561052086507_1385868722_o 885590_446560672086545_427122516_o 892217_446560775419868_1912695279_o 892855_446560828753196_254274040_o 893826_446561108753168_1891580931_o

Fotos: João Pedro Correia