quarta-feira, 25 de abril de 2012

2º dia do Tríduo de Nossa Senhora da Penha

DSCF2052DSCF2004 DSCF1999 DSCF2001DSCF2009 DSCF2013 DSCF2024

Com o tema "Maria nos dá a alegria de anunciar seu Filho", aconteceu a celebração da Palavra com o Diácono permanente Valmir A. de Oliveira na comunidade de Nossa Senhora da Penha na fazenda Jupira.

Liturgia e equipe de canto foram da comunidade N. S. Aparecida do Campo Largo.

Diácono Valmir refletiu sobre cada leitura da liturgia diária, atentando-se para o dia de São Marcos e comentando sobre Nossa Senhora da Penha, primeira padroeira de Porto Feliz, incentivou a todos a recorrerem a intercessão de Nossa Senhora, agradeceu a presença de todos que foram até a capela buscar ouvir a Palavra de Deus.

DSCF2030 DSCF2035 DSCF2040 DSCF2046 DSCF2050 DSCF2003

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Espetáculo "Amadas", com Elizabeth Savala, será apresentado em Porto

 

Foto

Através de um humor histriônico e contagiante, o espetáculo coloca em discussão algumas das questões mais importantes sobre a condição da mulher moderna

O espetáculo “AMADAS - Associação das Mulheres que Acordaram Despencadas”, com a atriz Elizabeth Savala, passa por Porto Feliz no dia 27 de abril (sexta-feira). A apresentação será realizada na praça Dr. José Sacramento e Silva (Matriz), a partir das 20 horas, com entrada franca.

AMADAS faz parte de uma iniciativa já conhecida da atriz, chamada “Teatro de Graça na Praça”. Em 2009, na primeira temporada do projeto, a Prefeitura Municipal trouxe para Porto Feliz a peça “Friziléia, uma esposa à beira de um ataque de nervos”, que também foi apresentada na praça da Matriz e reuniu aproximadamente 4 mil pessoas.
O espetáculo percorreu outras 50 cidades do interior do estado de São Paulo, sempre com apresentações em palcos montados ao ar livre.

A Peça
Através de um humor histriônico e contagiante, o espetáculo coloca em discussão algumas das questões mais importantes sobre a condição da mulher moderna. O texto enfoca a via-crucis de uma mulher que chega à meia-idade pressionada pelas demandas de uma sociedade cada vez mais materialista e superficial.
A camada social onde a protagonista se movimenta vive de aparências e está sempre pronta a condenar quem não cultiva sua imagem à custa de academias, salões de estética, cirurgias, botox, silicone e etc. Savala expõe em uma reunião da “AMADAS - Associação das Mulheres que Acordaram Despencadas” suas inseguranças e angústias geradas pela impossibilidade de conservar seu visual e comportamento a essa altura da vida.
Embora refratária a essa ideologia, a protagonista introjeta completamente os valores da sociedade em que vive e se pune por não atender a essas exigências estéticas, chegando a se rebelar contra o marido que a aceita como ela é.
Assim, o espetáculo coloca o dedo na ferida das mulheres a caminho da maturidade, mas o faz de forma inteligente e, principalmente, bem humorada pela sátira hilariante aos mitos e obsessões da nossa época.
O texto é de Regiana Antonini, com direção de Luís Artur Nunes e produção de Camilo Atilla.

Elizabeth Savala
Uma das maiores estrelas da TV e dos palcos, a atriz Elizabeth Savalla possui 40 anos de carreira, notória principalmente por seus diversos trabalhos realizados na Rede Globo.
Savala iniciou sua carreira em 1972, em um especial da TV Cultura. Entre as muitas novelas em que atuou depois, já na TV Globo, estão Estúpido Cupido, O Astro, Pai Herói, Plumas e Paetês, O Homem Proibido, Pão, Pão – Beijo, Beijo, Partido Alto, De Quina Pra Lua, Hipertensão, Meu Marido, Sex Appeal, Quatro por Quatro, Quem é Você, A Padroeira, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, Sete Pecados, Caras & Bocas, Morde & Assopra, entre outras.

Coordenador Arquidiocesano da Pascom opina sobre a 2ª Copa Católica

 

Reproduzimos um artigo redigido pelo coordenador arquidiocesano de Sorocaba para a Pastoral da Comunicação. Ele em seu texto enxerga além das opiniões pessoais e possíveis falhas, vê além, foca o potencial de evangelização, declara seu apoio e disponibiliza o Jornal Terceiro Milênio para parcerias maiores.

A Pascom Porto Feliz também foca este lado nobre do evento: a evangelização. Ainda há muito que amadurecer e fazer crescer este campeonato, mas todo apoio é necessário e bem vindo, da parte daqueles que entendem que a evangelização deve estar acima!

Felipe Miranda/Pascom Porto Feliz

 

Veja o texto na íntegra:

2ª Copa Católica em Porto Feliz: competição saudável e evangelizadora

Todo e qualquer método de evangelização que seja convincente nos dias de hoje é muito bem vindo e com certeza a 2ª Copa Católica realizada pelos Jovens Católicos de Porto Feliz, tem esse objetivo: evangelizar. Talvez um ou outro cristão mais ortodoxo possa se questionar se a prática de uma modalidade esportiva de caráter competitivo possa realmente evangelizar e a resposta é positiva.... Como isso é possível?

Por duas razões muito consistentes: primeiro que na abertura do evento ficou muito claro que o anúncio de Jesus Cristo está em primeiro lugar, levar Jesus Sacramentado em uma quadra de esportes é um modo de se dizer, que não há mais nada de profano no ser humano, a partir da encarnação de Jesus, e tudo que o Ser humano faz, direcionado para o Bem, torna-se sagrado e nesse caso particular muito me alegro com o querido irmão Diácono Silvio, também esportista, e que empunhou nas mãos o precioso Troféu que todo coração do jovem cristão, anseia e quer: Jesus Cristo, para viver com ele uma vida plena de comunhão.

Em segundo, porque esses jovens cristãos católicos mostram e provam que é possível fazer do esporte uma inteiração sadia que gera um espírito de comunhão, quebrando o espírito de revanchismo, violência, rancor e radicalismo que se vê por aí entre algumas torcidas.  O mundo anda precisando de Cristo que dê testemunho dentro de uma quadra, em uma competição sadia, onde também possa se esbanjar habilidade com a bola nos pés. O mundo precisa de Cristo que saindo do ambiente meramente eclesial, leve seu testemunho em todas as atividades humanas, quer seja de trabalho ou de lazer.

Precisamos urgente viver no dia a dia tudo aquilo em que celebramos a Vida, a Alegria e a Esperança, gerada pela Santa Palavra de Deus e a Eucaristia. Chega de imaginarmos que a prática cristã se dá somente entre quatro paredes, as da igreja templo, sendo que fora dali, o cristão é igual a qualquer outra pessoa. Não! O Cristão tem que fazer a  diferença, caso contrário Jesus não teria dito aos seus discípulos e a todos nós “Vocês são o Sal da terra e a Luz do mundo.... se o sal perder o seu sabor, com que se há de salgar?”.

O Sal da nossa Fé e do nosso testemunho perde o sabor, quando nos fechamos em nossas comunidades, pastoral ou movimentos, fazendo da nossa Fé e do nosso Cristianismo apenas uma atividade domingueira, o Sal perde o seu sabor quando celebramos a  Fé mas não a vivemos de segunda a sábado, guardando o nosso cristianismo a sete chaves, para que perante a sociedade a gente não se comprometa com aqueles valores éticos morais do cristianismo.

Nesse sentido mais uma vez parabenizamos essa moçada de Porto Feliz porque, organizando uma Copa de Futsal, faz questão de divulgar que é uma Copa Católica. E que ninguém imagine que esses jovens fazem de conta que gostam de Futsal, ao contrário, a Copa é Católica porque reúne jovens esportistas que vibram com cada jogada bem feita, cada drible, cada defesa, tudo na alta velocidade com que se caracteriza o Futsal, é motivo de alegria, nossos jovens católicos são craques também, e a diferença é que eles também se entregam a oração, ao Grupo, vão a missa e desenvolvem toda uma espiritualidade, com o mesmo ânimo contagiante com que atuam nos jogos previstos nessa Copa.

Quem perdeu a abertura, que teve duas partidaças vencidas por goleadas, ainda dá tempo de dar total incentivo e apoio a esse evento, que deveria tornar-se exemplo para todos os grupos de jovens das nossas paróquias e comunidades, pois a evangelização começa lá fora, onde está a nossa missão de evangelizadores e não nos esqueçamos do apelo do Papa João Paulo II na abertura do ano Jubilar “Avancem para águas mais profundas”. Organizar uma Copa Católica e iniciar o evento com uma oração diante de Jesus Sacramentado é atitude de quem ouviu esse apelo e está avançando pelas águas turbulentas da sociedade, porque deseja pegar “peixes” bem mais graúdos do que os que normalmente se pega na “beirada” do rio.

Finalizando parabenizo a Paróquia São João Batista onde estão os organizadores desse ótimo evento que ano a ano só tenderá a crescer e deixamos no ar um desafio....Por que não organizá-lo em um campeonato mais amplo, participado por equipes de outras paróquias e cidades da arquidiocese? O Jornal Terceiro Milênio dará o maior apoio....

                                                                 Diácono José da Cruz
Coordenador da Pascom Arquidiocesana

Show de prêmios reúne quase 6 mil pessoas em Porto Feliz

 DSCF1989DSCF1974

Reunindo quase 6 mil pessoas, o CEMEX (Centro de Exposições Municipais) ficou lotado com a realização do Show de Prêmios beneficente a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Porto Feliz.

DSCF1981 DSCF1983 DSCF1985

Neste ano de 2012 a paróquia tem algumas metas a cumprir, e para isto ela está se mobilizando para arrecadar fundos, além de manter a linha de investimento nas capelas rurais, também pretender investir em melhorias em sua matriz N. S. Aparecida.

DSCF1938 DSCF1939 DSCF1941 DSCF1965 DSCF1966

O Show de prêmios tem custos por volta de 70 mil reais, retirando todas as despesas, o lucro é divido em 50% entre a organização e a parte beneficiada. Pessoas de toda a região estiveram presentes, vindas de carros, vans e ônibus. 

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Erros de português reprovam 40% dos candidatos a um estágio

 

Falhas são comuns em testes e no envio de currículos para as empresas. Para especialista, leitura é um bom caminho para escrita correta.

Do G1 Campinas e Região

Pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) aponta que 40% dos candidatos a uma vaga de estágio são reprovados em exames de seleção por não terem bons resultados em testes de português.“Falta leitura”, disse a gerente do Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), Rosângela Pereira. Especialistas alertam que ler muito ajuda na escrita correta.

O problema é facilmente encontrado nas seleções de empresas privadas. “Recebo cinco currículos ao dia. Eu acredito que 40% tenham problemas de gramática, ou construção de uma frase”, disse a coordenadora de comunicação Flávia Moreira.

“Muitas vezes confundimos uma coisa com outra”, disse a estudante de Ciências Contábeis Amanda Dias.

O estudante de Direito João Manoel de França lembra que a língua portuguesa é fundamental em sua futura profissão. “O Português é uma ferramenta importante. Tenho que ficar atento”, disse.

Candidato a uma vaga de estágio comete dois erros em uma frase (Foto: Reprodução EPTV)Candidato a uma vaga de estágio comete dois erros
em uma frase (Foto: Reprodução EPTV)

Um aluno do 2º ano de administração escreveu a seguinte frase: “O estágio é uma faze do aprendizado e nós estudantes podemos aperfeisua nossos estudos”. Foram dois erros de português. Fase é escrito com a letra s e não com z. O estudante ainda escreveu aperfeisua. O correto é aperfeiçoar.

Cavaleiros mantêm a cultura do tropeirismo no interior de SP

 

Uma vez por ano, eles percorrem cerca de 400 km. O percurso paulista é o mesmo feito há 300 anos.

Eduardo Ribeiro Jr. Do G1 Itapetininga e Região

 

Tropeada resgata a cultura (Foto: EPTV)Grupo de cavaleiros resgata a cultura da tropeada
no interior de São Paulo.(Foto: EPTV)

Um grupo de cavaleiros do interior paulista mantém viva a cultura do tropeirismo, uma atividade econômica que começou no século XVIII. O tropeirismo influenciou o desenvolvimento de várias regiões do país, incluindo o estado de São Paulo.

Nas regiões de Itapetininga (SP) e Sorocaba (SP) foi criado o projeto ‘Caminho das Tropas’. O objetivo é resgatar a história. De acordo com o vice-presidente da Tropeada, Paulo Campos Leite, em 2012 será realizada  a 7ª edição do evento, que acontece no mês de maio.

O grupo de cavaleiros de várias cidades do interior paulista se reúne na cidade de Itararé (SP), na divisa com o Estado do Paraná, e seguem em cavalos, mulas e burros até a cidade de Sorocaba (SP). “É uma tentativa de resgatar a cultura dos tropeiros, muito importante para o interior de SP. A partir da década de 1730, os tropeiros saiam do estado de São Paulo e seguiam até o sul, onde compravam as mulas, burros e cavalos, e voltavam até Sorocaba para barganhar nas feiras que ali tinham. Não havia estrada, nem pontes. O percurso era muito difícil e eles vinham pelo meio do mato, fazendo picadas (abrindo trilha) e construindo novos caminhos", explica Paulo. O organizador da Tropeada conta que as tropas traziam cerca de 1,5 mil animais para vender em Sorocaba.

Ainda de acordo com o ‘tropeiro’ Paulo Leite, compradores de várias partes do país iam até Sorocaba para adquirir os animais. A maior demanda era para o Estado de Minas Gerais, quando começou o garimpo do ouro, e não tinha como escoar a produção. Mas as tropas também foram responsáveis por transportar muitas riquezas do país, como café, arroz, feijão, algodão, entre outros produtos, durante suas viagens, o que favoreceu o desenvolvimento de muitas cidades e regiões. "Foram as mulas que transportaram as riquezas do país. Na época não existiam caminhões, muito menos estradas. As mulas eram como caminhões, e Sorocaba, como se fosse a concessionária", brinca Paulo.

Ele, que se diz um apaixonado pela cultura tropeira, comenta que muitas cidades foram criadas por causa dos tropeiros. Algumas cidades se formaram pela necessidade dos tropeiros precisarem parar e descansar. Nesses locais, foram se formando alguns vilarejos e, logo depois, viraram cidades. “As cidades que ficam na rota da tropa têm distância entre 30 e 50 km. Trecho que os tropeiros geralmente percorriam por dia", relata. O historiador diz que até a década de 1950 ainda existiam tropeadas.

Paulo afirma que a cultura tropeira ainda é cultivada, mas apenas por famílias que têm raízes nesta parte da história. Para ele, o progresso está abafando a história do país. “Não tem muito incentivo por parte do poder público, o que reflete na população, que acaba não se interessando. Hoje em dia, não dá para andar a cavalo nas ruas. As pessoas xingam, buzinam... Em uma cidade com mais de 80 mil moradores, as pessoas não aceitam os cavaleiros. Foram os tropeiros que abriram as estradas e hoje não podemos passar de cavalo por elas", lamenta.

Tropeada resgata a cultura (Foto:  E.J Manzi/ Incaper)Na região de Itapetininga, o grupo percorre aproxi-madamente 400 quilomentros entre Itararé (SP) e Sorocaba (SP).(Foto: E.J Manzi/ Incaper)

7ª Tropeada
Os cavaleiros sairão de
Itararé, no dia 18 de maio, e passarão por várias cidades, entre elas, Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Capela do Alto, Tatuí, Boituva, Iperó, Araçoiaba da Serra e finalizando em Sorocaba, com chegada prevista para o dia 26 de maio, com desfile da tropa no dia seguinte.

São cerca de 400 km percorridos. A saída deve acontecer com 150 cavaleiros de cidades da região de Itararé e, durante o percurso, outros grupos irão se juntando a eles, vindos de outras cidades do interior paulista, como Botucatu, Porangaba, Guareí e Cesário Lange, e a chegada, deve estar em torno de 400 cavaleiros.

São aguardadas mais de 3,5 mil pessoas no desfile que acontece no último dia, em Sorocaba, celebrando a semana do Tropeiro.

Tropeiros de hoje
Para muitos que participam da tropeada, o evento já faz parte da agenda pessoal. Tem gente que até programa as próprias férias para poder participar. É o caso de José Vicente Amâncio, 47 anos, que trabalha como motorista na Prefeitura de Tatuí (SP). Ele diz que este será o sexto ano em que participará da tropeada. "Só não fui na primeira edição", enfatiza. José diz que, sempre que tira férias, já deixa 10 dias reservado para poder tirar em maio, mês em que é realizado o percurso. "Não tenho problemas. Eu já deixo avisado no trabalho que quero alguns dias de férias para participar. Meu chefe concorda e até apoia", ressalta.

José é neto de tropeiro, por isso, vê a importância de manter a cultura viva. "Meu avô chegou a ir pro sul buscar animais para vender em SP. Eu fui criado no sítio, meu pai sempre teve charrete e carroça. Adoro essa vida", afirma.

O motorista conta que é um dos responsáveis em manter o grupo bem alimentado. Ele é um dos cozinheiros da tropa. "Durante o percurso, nós dormimos em algumas fazendas. Geralmente, os fazendeiros oferecem o jantar para a tropa. Mas o almoço temos que fazer. Eu cozinho para umas 30, 40 pessoas". O cozinheiro conta que leva um fogão industrial, churrasqueira, disco de arado e panelas. Tudo para manter a força do grupo, mas os utensílios são carregados em carros de apoio.

Os aventureiros passam por muitas situações, como frio, chuva, sol, mas a boa companhia entre amigos faz valer a diversão, como conta o outro cavaleiro de Tatuí, Pedro Paes de Camargo, de 43 anos. Ele também tem uma função no grupo. É ferreiro na cidade e leva o ofício para o trajeto. O ferreiro diz que já está trabalhando mais para adiantar o serviço para conseguir folgar a semana do passeio. Ele garante que é bastante solicitado durante a tropeada. "Como trabalho por conta, consigo deixar o trabalho por alguns dias, mas acabo trabalhando durante o percurso. No entanto, faço com gosto”, declara.

O homem ressalta que está indo para sua quarta participação. "É muito bom. A gente faz novas amizades, vem conversando, fazendo barganha (trocando objetos), contando piadas e histórias".
Também neto de tropeiro, relata que seu avô chegou a fazer negócios com mulas em Sorocaba. Ele conta que em Tatuí, por conta da cultura do interior, tem muitos animais, por isso, tem bastante serviço para ele. Ele comenta que existem seis ferreiros na cidade. Perguntado se gosta dessa vida, ele responde "não gosto, amo. Além de trabalhar de ferreiro, também faço negócios com animais".

Pedro também acha que a cultura está um pouco esquecida. Ele já percebeu que os jovens de hoje estão mais preocupados com seus vídeos games ou internet, do que cavalos. "Dá muito trabalho, tem que cuidar do animal, dar água, banho, cortar capim. Eles não querem isso. Meu filho, de 20 anos, nem liga. Minha filha também não, mas consegui fazer meu netinho, de seis anos, gostar de cavalos. Fico feliz em saber que alguém da nova geração vai gostar dessa cultura", diz.

Segundo os tropeiros entrevistados pelo G1, muitas crianças participam da festa. Até as mulheres estão acompanhando. Segundo os organizadores, as mulheres estão aumentando a representação. De cada 100 cavaleiros, 15 são mulheres. "Isso é bacana. A família está participando. Ficamos até triste quando chegamos em Araçoiaba da Serra, porque sabemos que já está acabando o passeio", comenta o motorista/cozinheiro José Amâncio.

Tremores no prédio da Prefeitura de Piracicaba assustam funcionários

 

Segundo eles, abalos sempre foram recorrentes e cada vez mais frequentes.
Executivo afirma que movimentação é natural e diz que fato é lenda urbana.

Suzana Amyuni Do G1 Piracicaba e Região

 

Prédio da Prefeitura de Piracicaba, SP, alvo de especulações  (Foto: Suzana Amyuni/G1)Funcionários se assustam com tremores no prédio
da Prefeitura de cidade (Foto: Suzana Amyuni/G1)

Funcionários da Prefeitura de Piracicaba (SP) estão assustados com tremores no prédio que, segundo eles, têm sido cada vez mais frequentes. Só na manhã desta terça-feira (24), o tremor foi sentido no 6º, 7º, 9º e 10º andares, por duas vezes. A reclamação já foi levada à administração, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

“Da última semana pra cá, nós sentimos o prédio tremer várias vezes e decidimos recorrer à administração, mas eles não sabem informar se vai ter alguma medida. Como a frequência aumentou muito nos últimos dias, estamos apavorados, a ponto de pegar nossas coisas e ir embora”, contou uma funcionária pública que trabalha na Prefeitura há 25 anos e pediu para não ser identificada.

Recorrente
Segundo outra funcionária pública que também não quis se identificar, o problema existe há anos. “Antes, por receio, a gente não comentava com os colegas. Mas agora todos têm falado mais sobre o assunto. Ontem, quatro pessoas do departamento sentiram o tremor ao mesmo tempo”, relatou a funcionária que tem 22 anos de Prefeitura e há 11 trabalha nesse prédio.

Segundo ela, a sensação é semelhante em todos os casos. “É como se a gente estivesse em um chão instável e alguém pulasse do lado. Dá medo, porque aqui era um brejo antes e a gente não sabe o que está acontecendo agora”, desabafou a mulher.

Registro
Segundo o geólogo especializado em cismologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro, João Carlos Dourado, um tremor de baixa magnitude tem as mesmas características descritas pelos funcionários públicos. Entretanto, Dourado afirmou que não há registro de tremores na nossa região, nas últimas semanas. “Se o relato é apenas de um prédio, dificilmente vai ser cismo. Ainda que fosse um pequeno abalo, de magnitude 1 ou 2, seria sentido por mais pessoas”, explicou o geólogo.

Conforme apurou a reportagem do G1 Piracicaba e Região, os vizinhos da Prefeitura não sentiram esse tremor. “O que pode estar havendo nesse prédio, mas aí é preciso checar com a engenharia civil, são tremores por vibrações de trânsito ou problema em fundações”, arriscou o geólogo.

Oficial
A Prefeitura de Piracicaba informou, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, que após esta demanda procurou engenheiros e arquitetos do local e teve a informação de que “nenhuma construção é estática. Se assim fosse, cairia. Toda construção, pela acomodação das próprias estruturas, do solo, pela ação do vento, apresenta certa mobilidade que, na maioria dos casos, passa despercebida pelas pessoas que as frequentam”.

A Prefeitura considera a situação uma lenda urbana. “Esses comentários de tremores do prédio acontecem há anos, como já aconteceu, tempos atrás, com o prédio da Câmara de Vereadores, que também tremia. Até parece lenda urbana”, afirmou a nota.

Brinquedo barulhento volta a fazer sucesso entre crianças e adolescentes

 

O bate-bag é facilmente encontrado à venda no comércio e nas ruas.
Empresa de Valinhos fabrica o produto e já distribuiu 500 mil unidades.

Do G1 Campinas e Região

 

Michele dos Santos mostra o brinquedo recém-comprado (Foto: Bruno Teixeira / G1 Campinas)Michele dos Santos mostra o brinquedo rescém
comprado (Foto: Bruno Teixeira / G1 Campinas)

Um brinquedo conhecido por muitos nomes e  bem barulhento voltou a fazer sucesso entre crianças e adolescentes e está à venda no comércio e nas esquinas de muitas cidades paulistas.

Em Campinas (SP)  basta se guiar pelo som das bolinhas batendo nas ruas para encontrar um vendedor de bate-bag.  Somente na área do chamado camelódromo, na rua Álvares Machado, são 12 estandes que vendem o produto. "Praticamente todos vendiam, mas com o tempo foi esgotando" conta o vendedor Lorival Silva.

Conhecido também como bate-bate, bate-bolas e bolimbolacho, o bate-bag não é novidade. A dona de casa Josefa Pereira se surpreendeu quando a filha pediu o presente, popular durante os anos 80. "Eu me lembrei de como brincava com isso na minha infância, fiquei pasma quando minha filha me pediu um" lembrou Josefa.

A brincadeira é simples: Duas bolinhas de plástico são presas por um cordão. O objetivo é sincronizar a batida das esferas e fazer isso o mais rápido possível. A estudante Michele dos Santos, de 14 anos, diz que os amigos influenciaram a compra do brinquedo. "Na minha escola, todo mundo tem", afima Michele. Treinando há três dias, a estudante já demonstra habilidade. "Eu gosto do movimento, de brincar com a cordenação. Aprendi rapidinho".

Sucesso de Vendas
O vendedor Adriano ApareO vendedor Adriano Aparecido ensina a brincar com o bate-bag (Foto: Bruno Teixeira / G1 Campinas)cido conta que o aumento nas vendas começou três semanas atrás. "Chegamos a vender 50 unidades por dia" lembra. Cada bate-bag custa R$ 4. Aparecido, atribui a popularidade aos jovens. "As crianças estão sempre importunando os pais para comprar o

O vendedor Adriano Aparecido brinca com o
bate-bag (Foto: Bruno Teixeira / G1 Campinas)

brinquedo", afirma. As vendas foram comparadas as do iô-iô em 2010. "Vendíamos bastante, mas esse bate-bate é imbatível", brinca Aparecido.

O modelo mais popular do bate-bag é fábricado por uma indústria de produtos plásticos de Valinhos (SP). Segundo a gerente da área promocional da empresa, Débora Pontes, o ítem está no mercado desde dezembro, mas o sucesso veio durante o carnaval "Temos uma parceria com uma banda de Salvador, eles lançaram uma música sobre a brincadeira e isso fez a mercadoria vender muito". Segundo ela, já foram distribuídas 500 mil unidades do "bolimbolacho" para todo o país. Só entre a última segunda-feira (16) e a quinta-feira (19) 150 mil brinquedos foram colocado à venda.

Outros modelos podem ser encontrados, custando entre R$ 2 e R$ 3, mas essa versão não possui o Selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que atesta a segurança do produto.

Machucados e Problemas

Brinquedo barulhento volta a fazer sucesso entre crianças e adolescentes (Foto: Reberson Ricci Ius/G1)

Modelos trazem pulseira de proteção para o
pulso (Foto: Reberson Ricci Ius / G1 Campinas)

"Na minha época eu me machucava muito" conta a dona de casa Josefa Pereira. As bolinhas são famosas por lesionar as mãos de quem brincava. Chegávamos a chamar de quebra-dedo" afirma. Apesar nova versão do brinquedo utilizar um material mais leve em sua fabricação, a recomendação da fisioterapeuta Mariana Fagundes é para que os jovens tomem cuidado "Essa atividade pode lesionar ossos como o metacarpo e o escafóide" explica a fisioterapeuta. Segundo ela, em situações mais extremas, os machucados podem prejudicar o desenvolvimento da ciança caso afete a cartilagem responsável pelo crescimento. Em todas as situações, a recomendação é para que os pais encaminhem a criança para um pronto socorro para que as providências sejam tomadas.

Outra reclamação é a do barulho causados pelo "bate-bate" das bolinhas.Segundo a coordenadora geral de um colégio particular de Campinas, Cida Mascaro, o uso é limitado ao período de intervalo para não atrapalhar as aulas. Segundo ela, não houve grandes problemas na escola, mas já prevê que medidas terão que ser tomadas com a popularização. A mãe da adolescente Michele, Maria dos Santos, conta que a filha nunca se machucou, mas tem motivos para reclamar. "Às vezes estou tentando descansar durante a noite e esse 'tec tec tec' fica me incomodando" diz Maria com bom humor.

O objetivo da brincadeira é sincronizar a batida das bolinhas o mais rápido possível (Foto: Bruno Teixeira / G1 Campinas)O objetivo é sincronizar a batida das bolinhas o mais rápido possível (Foto: Bruno Teixeira/ G1 Campinas)

Concursos públicos oferecem 418 vagas na região de Itapetininga, SP

 

Em Itapeva, serão preenchidas 361 vagas em diversas áreas. Já em Boituva são 24 cargos. Em Tietê, 32.

Do G1 Itapetininga e Região

 

As Prefeituras das cidades de Boituva (SP), Itapeva (SP) e Tietê (SP) estão com inscrições abertas para concursos públicos, somando 418 vagas na região de Itapetininga (SP). Só em Itapeva são 361 vagas para diversos setores em cargos de nível básico, fundamental, médio, médio técnico e superior.

Os cargos de nível superior são para fonoaudiólogo, médico, médico do trabalho, médico infectologista, médico psiquiatra, psicólogo da Casa Transitória e professor nas disciplinas de ciências, educação física, história, matemática, português, artes, geografia, língua inglesa, além de auxiliar de desenvolvimento infantil (com magistério) e professor de educação básica I.

As vagas de nível médio técnico são para auxiliar de odontologia, técnico contábil, técnico em edificações, enfermagem, enfermagem da Casa Transitória e técnico em segurança no trabalho.

As vagas do ensino médio são para Guarda Municipal (área urbana e rural), monitor de esportes, oficial de administração e técnico desportivo.

Os postos de nível básico são para trabalhados nas áreas dos distritos do Guarizinho e Areia Branca. Já as vagas para candidatos com ensino fundamental completo são para operador de máquinas motoniveladora (área urbana e rural), motorista carteira D e auxiliar de serviços escolares.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.cetroconcursos.org.br. A prova objetiva será aplicada no dias 03 de junho, data em que os candidatos devem entregar os títulos para os cargos de nível superior. A aplicação das provas práticas para motoristas e candidatos à Guarda Municipal deve acontecer no dia 15 de julho. No dia 22 de julho será aplicado o teste de capacitação física para os trabalhadores externos.

Tietê
Nesta segunda-feira (23) foi aberto o período de inscrições para o concurso público em Tietê (SP). O prazo segue até 4 de maio.

De acordo com a Prefeitura, o concurso é para o preenchimento de vagas no quadro permanente de pessoal. São 32 vagas, incluindo deficientes físicos, sendo 28 para Agentes Comunitário de Saúde, uma para Dermatologista, uma para Geriatra e duas para Pediatra.
As vagas para Agente Comunitário de Saúde serão divididas em quatro áreas geográficas (São Pedro, Cohab, Povo Feliz e Jardim da Serra), portanto, sete vagas para cada área. O candidato deve residir na área geográfica desde o dia da data de publicação do Edital do Concurso Público e possuir Ensino Fundamental Completo. O salário inicial é de R$ 835,65.

Os candidatos para os cargos médicos devem ter ensino superior completo com registro no CRM e especialização nas respectivas áreas. Os salários variam de R$ 1.540,75 a R$ 3.081,51.

As inscrições poderão ser feitas no site www.mouramelo.com.br ou pessoalmente no posto do Acessa São Paulo localizado em Tietê, na praça Dr. Júlio Prestes, s/n (antiga Rodoviária), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, exceto feriado.
As taxas de inscrição variam de R$ 22 a R$ 42, de acordo com o nível do cargo.

Boituva
A Prefeitura de Boituva(SP) divulgou a abertura de concurso público para preenchimento de 25 vagas em diversos setores. As vagas são para profissionais com formação em ensino médio e superior nas áreas de saúde e serviços.

De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e seguem até 14 de maio. Para os cargos de Médico Psiquiatra (duas vagas) e Psicólogo (duas vagas) o valor da inscrição é de 50 reais. Já os cargos de Ajudante Geral, masculino (10 vagas) e feminino (10 vagas), têm inscrição no valor de 20 reais. A taxa deve ser recolhida antes de o candidato efetuar a inscrição.

O depósito bancário identificado deve ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, em favor da Prefeitura de Boituva: Agência 6686-9 e conta Corrente 130.052-0. Para se inscrever, o candidato deve levar o recibo de depósito e RG original com uma cópia.

O salário de médico psiquiatra será equivalente a R$ 3.462,57, por 12 consultas/dia. O cargo de psicólogo tem salário de R$ 2.500,84, por 8 horas/dia. O ajudante geral tem sua referência salarial de R$ 865,42, com jornada de 44 horas semanais.

As inscrições poderão ser feitas na rua Expedicionário Boituvense, 02, das 9h às 16h. As provas acontecem em 27 de maio.

Os candidatos que estiverem desempregados ou que recebam até um salário mínimo por mês, poderão fazer sua inscrição com isenção da taxa, desde que preencham as condições previstas na Lei Municipal 1631/2004 e tragam a declaração de desemprego, que deverá ser preenchida no PAT.

Vaga para fisioterapeuta
Também de 27 de abril a 14 de maio, a Prefeitura de Boituva abre inscrição no processo seletivo para a contratação de um fisioterapeuta, com salário de R$ 2.500,84. O contrato terá validade de um ano e o participante deverá ter curso superior.

Para participar do processo seletivo, o interessado deverá efetuar depósito bancário identificado, no valor de 40 reais, em qualquer agência do Banco do Brasil, em favor da Prefeitura de Boituva: Agência 6686-9 e conta Corrente 130.052-0. Para se inscrever, o candidato deve levar o recibo de depósito e RG original com uma cópia.