quarta-feira, 25 de abril de 2012

Coordenador Arquidiocesano da Pascom opina sobre a 2ª Copa Católica

 

Reproduzimos um artigo redigido pelo coordenador arquidiocesano de Sorocaba para a Pastoral da Comunicação. Ele em seu texto enxerga além das opiniões pessoais e possíveis falhas, vê além, foca o potencial de evangelização, declara seu apoio e disponibiliza o Jornal Terceiro Milênio para parcerias maiores.

A Pascom Porto Feliz também foca este lado nobre do evento: a evangelização. Ainda há muito que amadurecer e fazer crescer este campeonato, mas todo apoio é necessário e bem vindo, da parte daqueles que entendem que a evangelização deve estar acima!

Felipe Miranda/Pascom Porto Feliz

 

Veja o texto na íntegra:

2ª Copa Católica em Porto Feliz: competição saudável e evangelizadora

Todo e qualquer método de evangelização que seja convincente nos dias de hoje é muito bem vindo e com certeza a 2ª Copa Católica realizada pelos Jovens Católicos de Porto Feliz, tem esse objetivo: evangelizar. Talvez um ou outro cristão mais ortodoxo possa se questionar se a prática de uma modalidade esportiva de caráter competitivo possa realmente evangelizar e a resposta é positiva.... Como isso é possível?

Por duas razões muito consistentes: primeiro que na abertura do evento ficou muito claro que o anúncio de Jesus Cristo está em primeiro lugar, levar Jesus Sacramentado em uma quadra de esportes é um modo de se dizer, que não há mais nada de profano no ser humano, a partir da encarnação de Jesus, e tudo que o Ser humano faz, direcionado para o Bem, torna-se sagrado e nesse caso particular muito me alegro com o querido irmão Diácono Silvio, também esportista, e que empunhou nas mãos o precioso Troféu que todo coração do jovem cristão, anseia e quer: Jesus Cristo, para viver com ele uma vida plena de comunhão.

Em segundo, porque esses jovens cristãos católicos mostram e provam que é possível fazer do esporte uma inteiração sadia que gera um espírito de comunhão, quebrando o espírito de revanchismo, violência, rancor e radicalismo que se vê por aí entre algumas torcidas.  O mundo anda precisando de Cristo que dê testemunho dentro de uma quadra, em uma competição sadia, onde também possa se esbanjar habilidade com a bola nos pés. O mundo precisa de Cristo que saindo do ambiente meramente eclesial, leve seu testemunho em todas as atividades humanas, quer seja de trabalho ou de lazer.

Precisamos urgente viver no dia a dia tudo aquilo em que celebramos a Vida, a Alegria e a Esperança, gerada pela Santa Palavra de Deus e a Eucaristia. Chega de imaginarmos que a prática cristã se dá somente entre quatro paredes, as da igreja templo, sendo que fora dali, o cristão é igual a qualquer outra pessoa. Não! O Cristão tem que fazer a  diferença, caso contrário Jesus não teria dito aos seus discípulos e a todos nós “Vocês são o Sal da terra e a Luz do mundo.... se o sal perder o seu sabor, com que se há de salgar?”.

O Sal da nossa Fé e do nosso testemunho perde o sabor, quando nos fechamos em nossas comunidades, pastoral ou movimentos, fazendo da nossa Fé e do nosso Cristianismo apenas uma atividade domingueira, o Sal perde o seu sabor quando celebramos a  Fé mas não a vivemos de segunda a sábado, guardando o nosso cristianismo a sete chaves, para que perante a sociedade a gente não se comprometa com aqueles valores éticos morais do cristianismo.

Nesse sentido mais uma vez parabenizamos essa moçada de Porto Feliz porque, organizando uma Copa de Futsal, faz questão de divulgar que é uma Copa Católica. E que ninguém imagine que esses jovens fazem de conta que gostam de Futsal, ao contrário, a Copa é Católica porque reúne jovens esportistas que vibram com cada jogada bem feita, cada drible, cada defesa, tudo na alta velocidade com que se caracteriza o Futsal, é motivo de alegria, nossos jovens católicos são craques também, e a diferença é que eles também se entregam a oração, ao Grupo, vão a missa e desenvolvem toda uma espiritualidade, com o mesmo ânimo contagiante com que atuam nos jogos previstos nessa Copa.

Quem perdeu a abertura, que teve duas partidaças vencidas por goleadas, ainda dá tempo de dar total incentivo e apoio a esse evento, que deveria tornar-se exemplo para todos os grupos de jovens das nossas paróquias e comunidades, pois a evangelização começa lá fora, onde está a nossa missão de evangelizadores e não nos esqueçamos do apelo do Papa João Paulo II na abertura do ano Jubilar “Avancem para águas mais profundas”. Organizar uma Copa Católica e iniciar o evento com uma oração diante de Jesus Sacramentado é atitude de quem ouviu esse apelo e está avançando pelas águas turbulentas da sociedade, porque deseja pegar “peixes” bem mais graúdos do que os que normalmente se pega na “beirada” do rio.

Finalizando parabenizo a Paróquia São João Batista onde estão os organizadores desse ótimo evento que ano a ano só tenderá a crescer e deixamos no ar um desafio....Por que não organizá-lo em um campeonato mais amplo, participado por equipes de outras paróquias e cidades da arquidiocese? O Jornal Terceiro Milênio dará o maior apoio....

                                                                 Diácono José da Cruz
Coordenador da Pascom Arquidiocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz