segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Imagem de N. S. Aparecida será entronizada na Eslováquia




Nesta sexta-feira, 20, Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis e o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci José Nicioli participam da celebração para entronização da imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida na igreja de Nossa Senhora das Dores em Bratislava, capital da Eslováquia.
O convite para a entronização foi feito a Dom Damasceno pelo Arcebispo de Bratislava, Dom Stanislav Zvolensky e pela embaixadora do Brasil na Eslováquia, Marilia Sardemberg.
Nossa Senhora das Dores é a padroeira da Eslováquia. Bratislava é a capital e principal cidade da Eslováquia, situada a sudoeste do país, perto da fronteira com a Áustria. Com 427 mil habitantes, é a maior cidade do país e é a sede da presidência, do parlamento e do governo eslovacos.


Fonte: canção nova

Católicos e judeus se unem em defesa da vida



Nesta terça-feira, 17, se celebra o dia de aprofundamento e desenvolvimento do diálogo entre católicos e judeus. Este ano, o tema do evento, nascido por iniciativa da Conferência Episcopal Italiana, é “não matarás”.
Para o presidente da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo inter-religioso da Itália, Dom Mansueto Bianchi, o tema é de extrema atualidade e vai ao encontro da luta pela defesa da vida.
“É uma temática na qual as duas religiões filhas de Abraão, o judaísmo e o cristianismo, em particular o catolicismo, são chamadas a grandes desafios. E não são somente desafios religiosos, mas desafios éticos que interessam a consciência das pessoas”, salienta o bispo italiano.
“Não matarás”, segundo o presidente da Comissão, é o empenho pelo respeito à vida e o empenho à promoção da vida que comporta desafios culturais para que a vida seja vista como dom. Ele destaca que o catolicismo e o judaísmo possuem muitos pontos em comum neste sentido e o desenvolvimento deste diálogo inter-religioso é extremamente útil e necessário.
“É também um diálogo que requer empenho de ambas as partes. É um diálogo que enfrenta alguns problemas e que merece também empenho para que sejam superaradas, digamos, as distonias que, momentaneamente, possam aparecer”, afirma.
São comuns, em alguns momentos, certos episódios que parecem encobrir o céu e o horizonte do diálogo judeu-cristão, destaca o presidente da Comissão, mas certamente é um diálogo que avança.
Dom Bianchi salienta que o importante é não perder essa proximidade conquistada ao longo de um grande percurso e não se deixar levar por acontecimento que possam eventualmente afetar esse diálogo.


Fonte: Canção nova

Missa Votiva de Nossa Senhora Mãe dos Homens

DSC00834

Foi realizado neste domingo, dia 15 de Janeiro a missa votiva de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

A Santa missa foi celebrada pelo Padre Antonio Carlos Fernandes que contou com o auxílio do diácono Paulo, ministros da eucaristia e coroinhas.

Com a igreja lotada Padre Toninho começou a santa missa com muita alegria agradecendo a todos os fiéis presentes.

Entrada da Imagem de Nossa Senhora

Após o ato penitencial um dos festeiros de Nossa Senhora levou uma réplica da imagem de Nossa Senhora até o altar, momento de muita emoção ao som do hino de Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde também as crianças ofertaram rosas para Nossa Senhora.

Já em sua homilia Padre Toninho comentou um pouco sobre as leituras e o Evangelho do dia. Também citou a importância de irmos a Santa Missa todo final de semana para sempre renovarmos nossa fé e também entendermos todos os tempos litúrgicos que é muito importante para todos nós cristãos católicos.

Após o momento da comunhão o Pe. Toninho chamou todos os casais festeiros a frente do altar e juntamente com toda a assembléia fez um momento de oração olhando para a imagem de Nossa Senhora, sempre animados pelos cânticos do coral da RCC.

Depois da missa o Pe. Toninho fez uma reunião mensal com os ministros, sobre escala e algumas dúvidas sobre a festa de São Benedito.

2012-01-15 20.58.332012-01-15 20.58.462012-01-15 20.59.022012-01-15 21.01.17

15/01/2012

Fotos e texto: André Hope/Pastoral da Comunicação

Vídeo: Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação

Governo reconhece a importância das ações da Pastoral da Juventude

 

10enpj

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, enviou uma carta aos participantes do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), na qual reconhece a importância das ações desenvolvidas pela Pastoral da Juventude (PJ). De acordo com o ministro, “têm especial relevância as ações da PJ, em conjunto com outras pastorais, contra a violência de que são vítimas os jovens negros em nosso país”.

Em sua carta, o ministro destaca o trabalho da PJ realizado há três décadas, bem como a luta em favor da juventude brasileira. O ministro parabenizou a Pastoral da Juventude pela participação na articulação da 2ª Conferência Nacional de Juventude realizada em dezembro do ano passado, em Brasília.

“Envio os meus votos de que esse Encontro Nacional da PJ seja espaço profícuo, onde se fortaleçam as vossas convicções em defesa da vida da juventude e de um Brasil livre das injustiças e das misérias”, concluiu o ministro.

Marcha contra a violência

O 10º ENPJ teve início no último domingo, 8, em Maringá (PR), e conta com a presença de mais de 600 jovens representando as dioceses brasileiras. A programação segue até o dia 15 com palestras, trabalhos em grupo e celebrações.

No sábado, 14, após a celebração de encerramento, os participantes do encontro farão uma marcha da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A concentração será a partir das 17:30h no estacionamento do estádio Willie Davis, no centro de Maringá.

CNBB

Presidente da CNBB participará de ato a favor do CNJ

 

Os presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), jornalista Maurício Azedo, confirmaram as presenças no ato público que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoverá, no próximo dia 31 de janeiro, contra o esvaziamento dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para processar e julgar questões ético-disciplinares envolvendo magistrados.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, considera muito importante a participação dessas entidades parceiras, por meio de seus principais dirigentes, de suma importância para o objetivo do ato público.

"OAB, CNBB e ABI, historicamente, sempre empreenderam lutas em favor da redemocratização do país e continuam juntas na afirmação da democracia no Brasil", salientou Ophir. "A presença dessas entidades nesse ato, para além do simbolismo, é também uma reafirmação da importância da unidade de sentimentos e de propósitos que envolvem a sociedade civil brasileira organizada", acrescentou.

Tramita no Supremo Tribunal Federal ação ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que questiona os poderes do CNJ para investigar e punir juízes por desvios ético-disciplinares. A expectativa é de que a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) pode ser julgada, no mérito, na volta do recesso, a partir de 1º de fevereiro. No fim do ano passado, o ministro Marco Aurélio Mello, relator da Adin, concedeu liminar à AMB.

3,9% dos universitários de Pequim se declaram cristãos

 

3,9% dos universitários de Pequim se declara cristão, 17,6% diz estar interessado no Cristianismo. Além disso, entre aqueles que ainda não encontraram uma resposta satisfatória para o sentido da vida, a maior parte está convencida de poder encontrá-la no Cristianismo.
Esses são alguns números, publicados por Faith, contidos na tese intitulada "Chinese Traditional Culture Study Fever, Scarcity of Meaning and the Trend of University Students' Attitude toward Religions" do prof. SUN Shangyang, da Faculdade de Filosofia e Religião da Beijing University, e de LI Ding, professor da The People University de Pequim.
A tese foi publicada no "International Journal of Sino-Western Studies" de dezembro de 2011, revista acadêmica semestral publicada na Finlândia em chinês e inglês.
Segundo uma pesquisa realizada entre 629.561 estudantes universitários de 55 universidades ou institutos universitários que se encontram na capital chinesa (entre eles cerca de 2.000 frequentam 13 universidade de relevo da China continental), 3,9% dos estudantes se declara cristão, 7% budista, 4% confucianista, 2,7% daoísta, 2,1% muçulmano. 4,5% dos universitários nunca pensa ou pensa pouco no sentido da vida. 42,4% considera ter encontrado a resposta justa às perguntas fundamentais, 31,1% ainda não, 26,5% se encontra no estado de busca e de perplexidade. Mais de 78% diz estar interessado na religião e 17,6% declara estar interessado no Cristianismo.
A maior parte dos que ainda não encontraram a resposta satisfatória ao sentido da vida, 31,1% dos entrevistados pensa encontrá-la no Cristianismo. Além disso, os universitários observaram que na China existem muitas religiões, mas somente a Sagrada Escritura explica "de onde vem o homem"; "para onde vai"; "por que vive"; "qual o verdadeiro sentido e o valor da vida", que são as quatro perguntas principais sobre as quais os universitários se interrogam.

Fonte, Canção Nova

Bento XVI dá consentimento para eleição na Igreja Maronita

 

Papa Bento XVI e Patriarca maronita Nasrallah Sfeir. A Igreja maronita é uma Igreja católica, de rito oriental, em plena comunhão com a Santa Sé

O Papa Bento XVI, em conformidade com o direito canônico (can. 185 § 1 do CCEO), deu seu consentimento à eleião feita no Sínodo dos Bispso da Igreja Patriarcal Maronita.
O Reverendo Corepiscopo Michel Aoun foi eleito bispo de Jbeil-Byblos dos Maronita, no Líbano. Também para o Líbano, foi eleito bispo de Batrun, o Reverendo Corepiscopo Mounir Khairallah.
E o Reverendo Elias Slaiman Slaiman foi eleito Bispo de Lattaquié, na Síria.
Leia mais
.: Papa destaca unidade entre a Igreja de Roma e a Igreja Maronita

Formação, Como se estrutura a Liturgia Eucarística na Missa?

 

'A liturgia com seu universo celebrativo se torna a grande educadora no primato da fé e da graça' (Bento XVI)

No rito romano, o rito que celebramos em grande parte do Ocidente, a missa é dividida em duas partes: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. São Justino, mártir, em sua primeira apologia, descreve a Eucaristia celebrada em Roma já no ano 150 d.C. Mesmo com a liberdade litúrgica que o bispo tinha nos primeiros tempos, já aparecem, então, duas partes fixas: Pregação (Liturgia da Palavra) e Adoração (Liturgia Eucarística).
Após uma reportagem especial sobre a
Liturgia da Palavra, vamos adentrar na Liturgia Eucarística, a qual é dividida em três grandes momentos que expressam a ação de Jesus durante a última ceia: ofertório, oração eucarística e comunhão.
Apresentação das ofertas
O momento do ofertório, de acordo com definição do Catecismo da Igreja Católica (1350), é o primeiro grande gesto de Jesus durante a última ceia, quando ele tomou em suas mãos o pão e o cálice.
“A apresentação das ofertas no altar assume o gesto também de Melquisedeque e coloca os dons do Criador nas mãos de Cristo. É ele, que, no próprio sacrifício, leva à perfeição todas as tentativas humanas de oferecer sacrifícios”. (CIC 1350)

Oração Eucarística

A oração Eucarística é dividida em várias partes. Começa pelo prefácio, que é um agradecimento que se eleva a Deus Pai pela ação salvífica realizada pelo Filho, a qual se conclui no canto do “Santo”. A epiclese, ou invocação ao Espirito Santo 'para que o pão e o vinho se tornem o corpo e o sangue de Jesus Cristo, nosso Senhor' (Oração Eucarística II); o momento da recordação da instituição no qual acontece a transubstanciação, momento em que se repetem as palavras de Jesus durante a ultima ceia e a partir dessa invocação, o próprio Jesus se faz presente no pão e no vinho, segundo a fé da Igreja Católica. A aclamação da assembléia em resposta ao “Mistério da fé”, através da qual o povo logo em seguida responde com a aclamação da recordação da morte e ressurreição de Jesus. O memorial, que é a oração na qual se sublinha que está se fazendo memória de tudo o que Jesus fez. A segunda epiclese, ou segunda invocação do Espírito Santo sobre os fiéis, a recordação da igreja terrena e da igreja celeste, em particular os fiéis defuntos, e por fim, a solene doxologia (Por Cristo, com Cristo e em Cristo..)
Rito de comunhão
O rito de comunhão começa com a oração do Pai Nosso e termina com a distribuição da eucaristia entre os fiéis.

Fonte, Canção Nova

Angelus de Bento XVI - 15/01/2012

 

Angelus
Praça de São Pedro - Vaticano
Domingo, 15 de janeiro de 2012

Queridos irmãos e irmãs!
Nas Leituras bíblicas deste domingo – segundo do Tempo Comum – emerge o tema da vocação: no Evangelho é o chamado dos primeiros discípulos por parte de Jesus, na primeira Leitura é o chamado do profeta Samuel. Em ambas as histórias, se destaca a importância da figura que desenvolve um papel de mediador, ajudando as pessoas chamadas a reconhecer a voz de Deus e segui-la.
No caso de Samuel, se trata de Eli, sacerdote do templo de Shiloh, onde ficava antigamente a arca da aliança, antes de ser transportada para Jerusalém. Uma noite, Samuel, que era ainda um garoto e desde pequeno vivia a serviço do templo, por três vezes seguidas sentiu ser chamado em seu sono e foi a Eli. Mas não era ele a chamá-lo. Na terceira vez, Eli entendeu e disse a Samuel: Se te chamarem ainda, responda: “Fala-me, Senhor, porque o teu servo te escuta”(1 Sam 3,9).
Assim foi, e desde então Samuel aprendeu a reconhecer as palavras de Deus e se torna seu fiel profeta.
No caso dos discípulos de Jesus, a figura mediadora é aquela de João Batista. Na verdade, João havia um vasto círculo de discípulos, e entre estes, existia também dois pares de irmãos: Simão e André, Tiago e João, pescadores da Galiléia
Justamente a dois desses, Batista indicou Jesus, no dia depois de seu batismo no rio Jordão. Indicou-o a eles dizendo: “Eis o cordeiro de Deus!” (Jo 1,36), que equivale a dizer: Eis o Messias. E aqueles dois seguiram Jesus, permaneceram por um longo tempo com Ele e se convenceram que era realmente o Cristo. Logo, disseram aos outros, e assim se formou o primeiro núcleo daquele que se tornaria o colégio dos Apóstolos.
Sob a luz desses dois textos, gostaria de destacar o papel decisivo do guia espiritual no caminho de fé e, em particular, na resposta à vocação de especial consagração para o serviço de Deus e do seu povo.
esta mesma fé cristã, por si, pressupõe o anúncio e o testemunho: de fato essa consiste na adesão à boa nova que é Jesus de Nazaré, que morreu e ressuscitou, e que é Deus. E assim, também o chamado a seguir Jesus, mais de perto, renunciando a formar uma própria família para dedicar-se à grande família da Igreja, passa normalmente através do testemunho e da proposta de um “irmão maior”, normalmente um sacerdote.
Isso sem esquecer o papel fundamental dos pais, que com sua fé genuína e alegre e seu amor conjugal mostram aos filhos que é lindo e é possível construir toda a vida sobre o amor de Deus.
Queridos amigos, rezamos a Virgem Maria para todos os educadores, especialmente os sacerdotes e pais, para que tenham plena consciência da importância de seu papel espiritual, para favorecer nos jovens, além do crescimento humano, a resposta ao chamado de Deus, a dizer: “Fala, Senhor, o teu servo te escuta”.