quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pela 1ª vez, Sudeste encabeça ranking de libertações de 'escravos'

Em 2009, regiões Norte e Nordeste foram superadas, diz ministério.
Rio de Janeiro é o estado onde houve mais resgates no país: 521.


A Região Sudeste lidera a lista de trabalhadores resgatados em condições semelhantes à escravidão, segundo dados do Ministério do Trabalho obtidos com exclusividade pelo G1. O levantamento, concluído no dia 18 deste mês, mostra o número de trabalhadores resgatados em vários estados do país.

Pela primeira vez desde a criação dos grupos móveis de fiscalização do ministério, em 1995, o Sudeste superou todas as outras regiões (incluindo a Norte e a Nordeste, onde tradicionalmente o trabalho escravo é mais combatido) e chegou à marca de 1.068 resgates. É o equivalente a 30% de todas as libertações realizadas em 2009 (3.628). Nos anos anteriores do levantamento, os índices do Sudeste sempre ficavam abaixo dos 10%.

No último dia 6, o Ministério do Trabalho divulgou a “Lista Suja” dos empregadores flagrados explorando mão de obra escrava no país. Essa lista é atualizada semestralmente após as empresas e pessoas físicas terem direito a defesa e o processo ser concluído no ministério.

O Rio de Janeiro foi o estado em que mais foram efetuados resgates: 521. O estado deixou para trás Pará (326) e Mato Grosso (308), que costumam figurar nas primeiras posições nas estatísticas. Minas Gerais também conseguiu o feito, com 410 resgates. Já São Paulo contabilizou 38 libertações e o Espírito Santo, 99.

O aumento pode ser explicado, em parte, pelo trabalho de aprimoramento dos grupos rurais de fiscalização, das superintendências regionais.

Segundo o Ministério do Trabalho, no entanto, o número de libertações é “aleatório” e varia de acordo com a atividade fiscalizada. Por isso, o órgão diz que o importante é avaliar o número de operações realizadas. Neste caso, houve até uma diminuição: de 22 para 16, de 2008 para 2009, na região.

Foto: Lucio Piton/Arquivo/Futura Press

Fiscais realizam operação em lavoura de cana-de-açúcar em Taquaritinga, no interior de São Paulo. (Foto: Lucio Piton/Arquivo/Futura Press)

Subnotificação

O frei Xavier Plassat, coordenador do programa de combate ao trabalho escravo da Comissão Pastoral da Terra (CPT), concorda. Segundo ele, muitos dos trabalhadores resgatados estavam trabalhando em lavouras de cana-de-açúcar. Uma blitz, nestes casos, pode resultar em várias rescisões trabalhistas.

Apesar disso, afirma, o aumento também pode ser atribuído a ações em uma região que não é submetida muitas vezes a uma avaliação rigorosa.

Para Plassat, um outro fator que faz a região Sudeste ocupar uma posição à frente da Norte é a subnotificação. “O número de libertados na região Norte do país é muito pequeno, foge da normalidade. E isso claramente não é sinal de sumiço do problema”, diz.

Foto: Arte/G1

Região Sudeste encabeça número de libertações (Arte/G1)


Megaoperação
No Rio de Janeiro, em apenas uma operação, em junho do ano passado, em Campos dos Goytacazes, foram libertadas quase 300 pessoas, incluindo mulheres e adolescentes.

A ação se deu em uma lavoura de cana-de-açúcar. Os trabalhadores não tinham carteira de trabalho assinada. Além disso, as condições de higiene eram precárias. O alojamento fornecido pelo "gato" (termo usado para designar o arregimentador de mão de obra escrava) estava em péssimo estado.

Outras operações em usinas de cana foram realizadas no norte do Rio, onde trabalhadores foram localizados em condições degradantes e atuando sem equipamentos de proteção.

Grupos móveis
Atualmente, há oito grupos móveis de fiscalização atuando pelo país. As operações são feitas por uma equipe formada por auditores fiscais do trabalho, por um procurador do Ministério Público do Trabalho e por agentes da Polícia Federal, que tentam verificar in loco a denúncia da prática de trabalho análogo à escravidão.

O trabalhador é resgatado quando é encontrado em condições aventadas no artigo 149 do Código Penal (trabalho forçado, servidão por dívida, jornada exaustiva ou trabalho degradante).

Uma boa mensagem

Salto ajuda cidade de Capivari


Um caminhão de mantimentos e roupas foi encaminhado, na tarde desta sexta-feira, para os desabrigados do município de Capivari, decorrentes das fortes chuvas na cidade nas últimas semanas. Foram arrecadados cerca de 18 toneladas de produtos, entre alimentos, roupas, sapatos, cobertores, travesseiros, lençóis, materiais para higiene pessoal, limpeza e brinquedo.

A campanha aconteceu entre os dias 4 e 15 de janeiro, tendo como pontos de doação a Faculdade Ceunsp, a Igreja Adventista 7° Dia e a Defesa Civil de Salto.

O Prefeito Geraldo Garcia, ao lado do vice-prefeito Juvenil Cirelli e do Presidente da Câmara Lafaiete Pinheiro dos Santos, esteve na sede da Defesa Civil, conferindo a arrecadação, e afirmou estar feliz com a solidariedade do povo saltense. “É bom ver como a população está pronta para ajudar num momento tão difícil como este”, comentou o Prefeito.

Igreja em Votorantim

Igreja Matriz Nossa Senhora Consolata
A Padroeira - Devoção veio de Turim


Instalada oficialmente em 02 de Fevereiro de 1997, a Paróquia Nossa Senhora Consolata,localizada no Bairro do Rio Acima - Votorantim, que é a segunda na história da igreja local, completa em 02 de Fevereiro o seu 12o. Ano de Instalação, sendo empossado

o primeiro Pároco Padre Paulo Severino Malzone, com o Diácono Permanente José da Cruz.

A Paróquia iniciou a sua história com as comunidades: Nossa Senhora Anunciação (Pro-Morar), Cristo Rei (Vila Nova) Divino (Vila Garcia) São Paulo Apóstolo (Jd Archila) Nossa Senhora Consolata (Rio Acima) Sagrado Coração (Cubatão) e mais São Pedro (Fornazari,

Desatadora (Santo Antonio II) São José (Centro) e Nossa Senhora da Conceição (Karafá)

sendo que estas últimas foram reintegradas á São João e recentemente, passaram a pertencer a Nova Paróquia São José.

O Conselho Pastoral Paroquial, com a orentação do Pároco atual Padre Carlos Ferreira Borges Meira, houve por bem dar uma ~enfase maior a essa data, programando uma semnana de celebrações e intensificando a espiritualidade e os devocionais.

Celebrações nas Comunidades

A grande novidade é que as celebrações serão cada dia em uma comunidade, iniciando-se no dia 31 de Janeiro Domingo as 19h00 na Igreja Matriz com o Pe Marcos Alexandre dos Santos - da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Votorantim eencerrando-no dia 07 de Fevereiro as 19h00 na Igreja Matriz, com o Pe Carlos Ferreira Borges Meira. No primeiro dia haverá uma bênção para os jovens e pede-se a doação de óleo. no último dia have~rá bênção de todos os objetos e a doação será de fubá.

A programação nas comunidades é a seguinte :

Dia 01/02 19h30 - Anunciação - Padre William de Almeida Benção do sal doação Feijão

Dia 02/02 19h30 Cristo Rei - D. Eduardo B. de Sales Rodrigues e Padre Carlos Ferreira

Borges Meira bênção das velas Doação de arroz

Dia 03/02 19h30 Divino - Pe Carlos F. Borges Meira bênção óleo Doação macarrão

Dia 04/02 19h30 S.Paulo - Pe Dirceu Sudário bênção das gestantes doação leite

Dia 05/02 19h30 Sagrado - Pe Páulo Malzone - bênção de água doação de Nescau

Dia 06/02 19h30 Cristo Rei - Pe João Carlos Alampe bênção dos idosos doação de

farinha de trigo ou milho

Sobre a Devoção a Nossa Senhora Consolata

A devoção a Nossa Senhora Consolata, cujo santuário mais famoso situa-se em Turim, na Itália, teve início de acordo com a seguinte tradição: Santo Eusébio trouxe o ícone do Egito para a Itália no século IV e o deixou em Turim.


São Máximo, bispo de Turim de 380 a 420, o colocou num pequeno santuário mariano da cidade. São Máximo promoveu a devoção até que os iconoclastas começaram a destruir crucificos, imagens e relíquias dos santos. O ícone da Consolata, entretanto, não foi destruído. Alguém o escondeu numa cripta da Capela de Santo André, em Turim, até o século XI. Em 1014, Arduíno, Marquês de Ivrea, estava seriamente enfermo. Teve uma visão da Virgem Santíssima que pediu-lhe a construção de uma capela sob o título de Nossa Senhora da Consolata, na igreja de Santo André, prometendo-lhe a recuperação da saúde.


Tocado profundamente pelos favores da Virgem Maria, Arduíno empreendeu seriamente a construção da capela. Durante os trabalhos da escavação, o ícone da Consolata foi reencontrado para a alegria da população. O santuário transformou-se um lugar de muitas graças e bênçãos. No século seguinte, uma terrível guerra civil quase destruiu completamente a cidade de Turim, e a capela que o Marquês tinha construído para o ícone da Consolata ficou esquecida no meio das ruínas. Em 1104, John Ravais, um homem cego de Briançon, França, teve um estranho sonho: enterrado sob as ruínas de uma velha igreja velha, viu uma pintura de Nossa Senhora. A Virgem revelou-lhe que aquela capela localizava-se em Turim, na Itália.


Maria queria ser honrada novamente naquele lugar. Se fizesse alguma coisa para recuperar aquela igreja, ele seria curado da cegueira. O homem dirigiu-se a Turim. Iniciados os trabalhos de escavação, foram encontrados os restos da igreja e o ícone intacto no dia 20 de junho de 1104. Comovidos pelo milagre ocorrido, os cidadãos de Turim transformaram a pequena capela em um grande Santuário onde vem sendo venerada pelos séculos a Virgem Santíssima sobre o título "Consolata". Encarregou-se de espalhar a devoção a Nossa Senhora Consolata o Pe. José Allamano, que foi reitor do Santuário de Nossa Senhora Consolata em Turim, por 46 longos anos e o transformou num centro de Espiritualidade Mariana e de irradiação missionária. Fundou duas congregações religiosas, a dos Missionários da Consolata e das Missionárias da Consolata. "Consolata" quer dizer "Consoladora".


A missão destes religiosos é anunciar ao mundo todo a Verdadeira Consolação: JESUS CRISTO. Eles têm como lema que lhes deixou o Fundador: "Anunciarão a minha glória aos povos" ( Is 66,19). Contemplando a imagem da Consolata, vemos Nossa Senhora que reclina docemente a cabeça para Jesus. Símbolo desse gesto: ela dirige seu pensamento à fonte e causa de todas as suas grandezas: seu divino filho. Parece-nos ouvir ainda de seus lábios o "Magnificat"- solene cântico de gratidão - que há vinte séculos ecoa pelas montanhas da Judéia e pelas encostas do mundo: "O Poderoso fez em mim maravilhas... Sua misericórdia se estende de geração em geração"(Lucas 1, 49-50). Ao mesmo tempo, Nossa Senhora volve para nós seu olhar, como para infundir-nos os mesmos pensamentos e afetos.

A fonte das misericórdias e das consolações é Jesus Cristo. Maria recebe dele as graças que derrama sobre os homens. Em sua missão materna, ela quer conduzir a Jesus as almas consoladas por seu amor. Suas consolações não visam tornar a vida menos triste, mas purificar mais a mais a consciência; não tendem apenas a livrar o coração das preocupações, mas enriquecê-lo de virtudes; não a subtrair o cristão, mas enriquecê-lo de virtudes; não a subtrair o cristão da dor, e sim aproximá-lo de Jesus Cristo.
Nossa Senhora Consolata estreita ao coração o Menino Jesus... Símbolo do mais belo amor que une o Coração de Deus a um coração de criatura. Jesus e Maria estão indissoluvelmente unidos pelo amor. Nossa Senhora é a criatura que Deus mais amou; é a criatura que mais amou a Deus! Em força do amor de Jesus, ela é Imaculada, a virgem Mãe do Redentor, a Rainha do céu, perfeitíssimo exemplar da santidade, poderosa Medianeira entre o céu e a terra, a Consoladora dos aflitos.

Em suma: o amor de Jesus é a razão de toda a sua felicidade, a chama divina que ela quer atear na ala dos seus devotos. Se Nossa Senhora usa tão generosamente do seu poder para consolar, é para que nós, libertos da dor, nos elevemos com mais generosidade e presteza ao amor de Jesus. Contemplando a imagem de Nossa Senhora Consolata, vemos Jesus com a mão direita elevada, em atitude de abençoar. Simboliza o admirável desígnio realizado em Maria: como por intermédio de Eva se abateu sobre a terra uma torrente de sofrimento, assim, por intermédio de Maria, a divina misericórdia fez jorrar a fonte de todos os bens. Jesus salva o mundo, passando através das entranhas imaculadas da maternidade de Maria. Ele nutre e dessedenta as almas com o corpo e o sangue que recebeu de Maria. Vemos, por fim, duas coroas cingindo a fronte de Jesus e de Maria: símbolo glorioso dum império celeste que abrange o céu e a terra. Nos dois diademas, os católicos reconhecem e proclamam a régia majestade de Jesus Cristo e de Maria.

(Texto retirado do site da Paróquia Nossa Senhora Consolata - Brasília/DF)

Lei a favor da vida e da família


Agora, a defesa da vida e a promoção da família são garantidas por lei em São Bento do Sapucaí.

O município do interior paulista é pioneiro no Brasil em propor mecanismos legislativos neste sentido. Dessa forma, torna-se a primeira cidade pró-vida do país.

"Isso é importante porque damos o primeiro passo para motivar outros municípios a assumir o compromisso com a vida humana. É um trabalho que deve começar nas bases", enfatiza o presidente da Câmara de Vereadores de São Bbento, Hermes Rodrigues Nery.

Durante os trabalhos de reforma da Lei Orgânica da cidade, uma espécie de constituição local, os vereadores tiveram formação, encontros e debates para analisar os 129 artigos do texto.

Nesse período, os legisladores buscaram deixar explícita uma afirmação que não é clara na Constituição Federal, como explica Hermes.

"Na Constituição do Brasil, quando se fala sobre a defesa da vida, falta dizer quando a vida começa e termina. É essa omissão que buscamos suprimir, ao deixar claro que é 'compromisso assegurar o direito à vida, desde a concepção até a morte natural, o primeiro e principal de todos os direitos humanos'", esclarece, citando o preâmbulo da nova Lei.


Objetivo fundamental

Além disso, o texto também aponta que garantir o direito à vida humana é objetivo fundamental do município.

Na prática, a Câmara deve trabalhar para estabelecer e implementar políticas públicas que promovam, valorizem e protejam a vida e a família. Em um primeiro momento, o foco é na formação. Logo após, o trabalho será na captação de recursos para instituições e espaços que atuem na defesa da vida.

Devem ser criadas estratégias em inúmeros campos: amparo à maternidade; cuidados com os idosos; implementação de um Conselho de Desenvolvimento Social e Promoção da família.

Também deve ser construída uma unidade focada em pediatria e acompanhamento de gestantes. Na área da educação, os profissionais de saúde e os professores de educação básica devem receber formação específica.

A revisão da Lei iniciou em janeiro do ano passado e foi aprovada por unanimidade, em segundo turno, em dezembro do mesmo ano.

"Temos a esperança de que o Brasil ainda seja o primeiro país a defender constitucionalmente o primeiro e fundamental direito de todo o ser humano, que é a vida, desde a concepção até a morte natural", finaliza o vereador Hermes.

.: Leia o texto da nova Lei Orgânica da cidade na íntegra


Reivindicação histórica

A vitória pró-vida em São Bento do Sapucaí não é isolada. Em 2005, começou o Movimento Legislação e Vida, na Diocese de Taubaté (SP), que tem foco em sugerir leis que promovam a família e a vida humana.

O vereador Hermes Nery também é coordenador da Comissão Diocesana em Defesa da Vida na Diocese. Ele conta que há diversos movimentos similares espalhados pelo Brasil. Hoje, todas estas iniciativas mantém contato entre si e formam uma espécie de rede no trabalho de evangelização do campo político.

"As decisões tomadas na política influenciam muito e podem tornar legal o que é condenável moralmente. O trabalho desses movimentos é propor uma perspectiva moral para a compreensão das problemáticas sociais", declara Hermes.

Sorocaba: chuvas

A chuva intensa que caiu em Sorocaba na madrugada de hoje (19) causou dezenas de alagamentos e provocou a interdição da linha férrea que corta a cidade. A força das águas arrancou dormentes que sustentavam os trilhos no bairro Inhaíba. A linha cedeu e o tráfego de trens foi interrompido.

Em outra parte da linha férrea, a passagem de trens ficou interrompida durante toda a manhã. No km 91,5 mais um desmoronamento de terra prejudicou o tráfego. Técnicos da ALL trabalharam durante toda a manhã para liberar o trecho.

De acordo com a ALL, a circulação de trens não foi prejudicada porque a ferrovia dispõe de uma segunda linha no trecho. No mesmo bairro, duas casas foram alagadas pela enxurrada e uma delas ruiu parcialmente. Devido às chuvas, muros desabaram em Brigadeiro Tobias e uma casa, em risco de ruir, foi interditada na Vila Astúrias. (AE)

Fábio Rogério


A região de Brigadeiro Tobias foi a que mais sofreu com os estragos causados pela forte tempestade que voltou a atingir Sorocaba na noite de segunda-feira (18). No total, foram 15 milímetros de chuva registrados e, nos últimos três dias, o índice pluviométrico acumulado já chega a 65 milímetros. O caso mais grave aconteceu no bairro Inhaíba, onde a queda de uma barreira na lateral da linha férrea provocou o represamento de água e, com a força, a derrubada do muro de uma residência. A América Latina Logística (ALL) diz que a causa foi uma área desmatada próxima.

Na mesma região, casas foram alagadas e durante todo o dia de ontem os moradores não conseguiram limpar a sujeira, pois o rompimento de uma tubulação da rede de água suspendeu o fornecimento. Na Vila Astúrias, um barranco desmoronou e interrompeu o acesso a uma creche, cujo prédio foi interditado, pela Defesa Civil, por conta do risco de novos desmoronamentos. Ninguém ficou ferido, porém, os prejuízos financeiros foram grandes.

O aposentado Francisco Vieira Luz contou que nunca havia visto de perto tanta destruição. Ele mora há 50 anos no bairro Inhaíba e, há pelo menos 20 anos, havia levantado o muro que foi destruído pelas águas. O acidente aconteceu por volta das 22h30, quando toda a família - o casal, um filho solteiro, uma filha casada, seu marido e uma criança - estava na residência localizada na rua Rita Maria Rosa, 804. “De repente a água começou a entrar e a parede, que tinha uma janela, estourou”, relembra o dono da casa. O desepero foi grande, pois havia muita água, que subiu rapidamente.

Para escoá-la foi necessário abrir buracos nos outros muros. “Essa água ficou represada. Se estivesse tudo em ordem, poderia ter sido um simples acidente. Mas sei que tem coisa errada lá em cima”, falou, referindo-se ao topo de pequeno barranco, por onde passa a linha férrea administrada pela América Latina Logística (ALL), na altura do km 89. Mesmo correndo riscos, Francisco enfrentou a água para salvar seus documentos, um dos poucos pertences que não foram destruídos.

“Para mim, os documentos valem mais que dinheiro. Temos que agradecer a Deus por ninguém ter morrido”, falou o aposentado. Até a tarde de ontem, a família não havia recebido nenhuma informação da ALL sobre o ressarcimento dos danos materiais. “Eles só disseram que têm uma tábuas novas para fazermos armários. A gente tenta não se desesperar, mas a hora vai passando. Infelizmente, a gente se sente abandonado pelo Poder Público”, falou Orlando Juca da Silva, genro de Francisco. Às 16h30 de ontem, eles ainda estavam com a casa toda revirada. “Tiramos o barro mais grosso, mas precisamos de água. A Defesa Civil disse que mandará um caminhão-pipa, mas, até agora, nada”, completou.

Mais prejuízo

Em outra parte da linha férrea, também no Inhaíba, a passagem de trens ficou interrompida durante toda a manhã. No km 91,5 mais um desmoronamento de terra prejudicou o tráfego. Técnicos da ALL trabalharam durante toda a manhã para liberar o trecho. Na estrada de terra que dá acesso ao bairro era fácil perceber, em vários pontos, pequenos deslizamentos de terra. Na chácara da família Edamatsu, localizada ao lado da conhecida “represinha” do Inhaíba, o estrago também foi grande.

A força da água, que subiu até quase um metro de altura, destruiu alambrados e levou muita terra para toda a área de lazer do terreno. A piscina ficou cheia de lama e, por pouco, a parte interna da casa não foi atingida. “Moro por aqui há muitos anos e nunca havia visto uma destruição como esta”, contou o caseiro Jaime Nunes da Silva, que logo chamou os patrões, que moram em São Paulo, para ver de perto os estragos.

Numa área próxima, na Vila Astúrias, o desmoronamento de um barranco assustou os voluntários da Creche Jardim Ecológico. A terra cedeu durante a madrugada e os funcionários só perceberam o acidente quando chegaram pela manhã. Felizmente, as 40 crianças atendidas, com idade entre 2 e 5 anos, ainda estão em férias. Nenhuma construção foi afetada, porém, o acesso ao local foi interrompido e a Defesa Civil interditou o prédio principal, pois constatou que ainda há risco de desmoronamento de terra.

“Depois do que vimos em Angra dos Reis ficamos com medo do que pode acontecer. Nosso trabalho é essencial pois recebemos crianças que não são atendidas pela Prefeitura”, falou Adriana Sapiras, diretora da creche. Em Brigadeiro Tobias, um muro de arrimo de aproximadamente sete metros caiu na rua Joaquim Roque Oliveira, 259. No bairro Genebra, uma ponte cedeu com a força da água que também atingiu uma casa, na altura do número 880 da estrada da Querência. Em outro ponto da cidade, na região de Aparecidinha, chácaras ficaram ilhadas devido ao alagamento registrado na rua Leônidas Amaral.

Problema de desmatamento

Por meio de uma nota, a empresa América Latina Logística (ALL) informou que “o bueiro e a canaleta de escoamento da ferrovia ficaram intactos. O que causou essa enxurrada foi um desmatamento próximo a malha que não pertence a ALL, nesse caso, a empresa, assim como os moradores foram prejudicados”.

A nota diz ainda: “Vale lembrar que a malha recebe vistorias diárias dos rondantes e dos autos de linha, justamente para avaliar os pontos criticos e realizar a manutenção imediatamente. Aliás, a ALL já estava com trabalhos de infraestrutura em toda a região de Sorocaba até Mairinque. Mesmo não sendo de sua responsabilidade a ALL utilizará seus equipamentos para auxiliar na limpeza da área que inclui a casa do morador”.

E finaliza: “Mais de 30 homens trabalham ao longo do trecho de Sorocaba para corrigir a malha afetada pela chuva. O fluxo de trens não foi comprometido por haver na cidade duas linhas. A linha que foi atingida pela água da chuva foi liberada por volta das 13h”.

Capivari: férias


Prefeitura apresenta “Férias no Teatro”: Espetáculos teatrais na Casa da Cultura

A primeira peça a ser apresentada é o clássico musical infantil A Bela Adormecida, da Companhia de Teatro Sia Santa

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inicia neste mês de janeiro a programação das “Férias no Teatro”. São espetáculos teatrais levados à população de grandes clássicos nacionais e internacionais, adultos e infantis, produzidos pela Companhia de Teatro Sia Santa.
A Sia Santa é considerada um dos mais importantes grupos de Teatro Profissional Itinerante do Brasil. Fundada em Capinas – SP, tem infra-estrutura própria, incluindo teatro, uma escola e todo o aparato logístico de viagem, visando oferecer cultura, educação e lazer em forma de espetáculo e garantindo entretenimento de grande qualidade para a plateia.
Em 30 anos de trabalho, o grupo Sia Santa já produziu mais de 50 espetáculos que foram vistos por um público superior a 5 milhões de pessoas em mais de 10 mil apresentações no Brasil e no Exterior.
Em Capivari, o Grupo Sia Santa apresentará ao público o total de 9 espetáculos durante os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, com destaque para as peças dos meses de janeiro e fevereiro que fazem parte do projeto “Férias no Teatro”.
O primeiro espetáculo acontece no próximo domingo (17) na Casa da Cultura a partir das 15h com a apresentação da peça “A Bela Adormecida”, com trilha sonora original e fiel ao espetáculo francês, reunindo um elenco afinado de 6 atores que se revezam em 20 personagens com 5 ambientes cenográficos e 50 minutos de muita ação, música, aventura e emoção.
O ingresso é R$ 2,00 (dois reais) e pode ser comprado na bilheteria da Casa da Cultura, que fica na rua Saldanha Marinho, 188, centro.
Não perca! É domingo, dia 17, A Bela Adormecida a partir das 15h na Casa da Cultura.

Bombeiros-mirins iniciam suas atividades em Boituva


Teve início na manhã desta segunda-feira (18) em Boituva as atividades dos Bombeiros-mirins, a partir das 8 horas os 35 alunos puderam conhecer o quartel do Corpo de Bombeiros de Boituva, acompanhado de seus pais.
Esta semana os alunos aprenderão noções de ordem unida na segunda-feira, aula prática de meio ambiente na Fazenda Ipanema, terça-feira. Na quarta-feira as aulas serão sobre prevenção e combate a incêndios, diferentes tipos e prática de uso de extintores. Na quinta-feira, aulas teóricas e práticas sobre salvamento aquático no Clube Planalto. Para finalizar a primeira semana de aulas, na sexta-feira as aulas são sobre educação no trânsito.
Essa iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Boituva, por meio da Secretaria de Cooperação de Assuntos de Segurança e tem por objetivo tornar a infância boituvense consciente dos riscos presentes no dia-a dia, e ser apta para lidar com sabedoria em situações adversas mas acima de tudo, disciplinadas e com senso de cidadania.

FONTE:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boituva

Tietê: municipalização

Na manhã da última quinta-feira, dia 07, no auditório da Secretaria da Educação em São Paulo, foi firmado convênio entre governo estadual e a Prefeitura de Tietê que liberou verba para a municipalização das escolas da cidade.
Além do prefeito José Carlos e do secretário da educação, Sulleiman Schiavi Nicolosi, a cerimônia contou com a presença do secretário Paulo Renato Souza e de prefeitos de outros 63 municípios paulistas beneficiados.
O convênio faz parte de um programa que atende diversas prefeituras as quais, a partir da assinatura dos documentos, ficaram responsáveis pelos estudantes matriculados, de acordo com a antiga denominação, de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental de suas unidades educacionais.
Os municípios passam a receber recursos financeiros do Estado para a gestão das escolas, o que permitirá aproximar a educação das comunidades, melhorando a qualidade do ensino oferecido.
“Tietê com certeza terá mudanças significativas em seu perfil de Educação tanto no aspecto logístico – os alunos estão sendo remanejados de modo a freqüentar a escola localizada no bairro onde moram ou próximo a ela - quanto no aspecto pedagógico, pois a estrutura educacional municipalizada será dotada de recursos tecnológicos como: lousa digital e LAPTOPs” – afirmou Sulleiman
Os alunos serão adequados por faixa etária, ficando assim estabelecido:
Escola Eleutério de 1ª a 4ª e 5ª a 8ª
Escola Marcos Marcuz a partir de 2010 atenderá em período integral
Escola Zezé Giovanetti ( Bairro Bertola) de 5ª a 8ª
Escola Luis Antunes de 5ª a 8ª
Escola Nelson Vianna de 5ª a 8ª
Escola Carlina de 1ª a 4ª
Escola Lyria Pasquali de 5ª a 8ª
Escola Milton Soares de Camargo de 1ª a 4ªséries
Escola Aglassi de 1ª a 4ª e de 5ª a 8ª sendo que esta escola será dotada de um novo bloco com mais quatro salas de aula e será o embrião para a implantação do ensino integral em 2011.

Tietê

Na manhã desta segunda-feira, dia 11, o prefeito José Carlos Melaré, juntamente com o vice, Válter Consorti, e o secretário de Planejamento e Comunicação, Marcos Paulo da Silva, visitaram o Parque Ecológico “Cornélio Pires”.
O objetivo da visita foi soltar cerca de 5mil alevinos do peixe da espécie conhecida como matrinxã (bastante parecida com o lambari) em um dos lagos do Parque, onde, segundo explicou o prefeito, os peixes deverão permanecer até alcançarem tamanho suficiente para serem transferidos para os lagos maiores.
Espécimes do mesmo também estão em exposição nos aquários do Parque, junto com exemplares de cascudos e tilápias.
O prefeito Zé Carlos afirmou que além da pesca esportiva para a qual os alevinos foram providenciados, em breve, “o Parque contará com um lago de aproximadamente um alqueire de extensão”.
Também há projetos que prevêem a construção de pista de motocross e de um estacionamento, próximo a entrada do Parque, para abrigar os veículos dos visitantes. Desta forma Melaré afirmou ainda que novos investimentos no local o tornarão não apenas um espaço para o passeio de famílias tieteenses como também se constituirá em um atrativo turístico da região.


Manutenção da cidade prossegue na Estação das Artes

Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



A equipe de limpeza da Diretoria de Obras e da Sanepav, empresa terceirizada pelo município para ampliar a manutenção da cidade, realiza desde a manhã desta quarta-feira, 20, o corte de mato e poda de árvores e arbustos nos arredores da Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado”. A partir desta quinta-feira, 21, a equipe fará a manutenção do canteiro da avenida Silvio Brand Correa (Jardim Vante).


Universidade Aberta do Brasil -

Pólo Porto Feliz terá mais quatro cursos de pós

Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



A Diretoria de Educação e Cultura recebeu nesta semana a confirmação de mais quatro cursos de pós-graduação para o pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Porto Feliz.

De acordo com a coordenadora da UAB no município, Simone Mota Almeida, os cursos são: Gestão Pública Municipal; Gestão em Saúde; Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância e Educação Ambiental.

Os novos cursos serão realizados pela Universidade Aberta do Brasil através das universidades do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal Fluminense -UFF e Universidade Federal do Estado de São Paulo - UNIFESP.

A data para as inscrições ainda não foi definida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelas Universidades. Mais informações com a Diretoria de Educação e Cultura no telefone 3262-4901 ou pelo e-mail
uab.polo.portofeliz@gmail.com

O pólo da UAB fica na escola municipal Vereador Carlos Roberto de Oliveira, no bairro da Água Branca, e é resultado de parceria entre a Prefeitura de Porto Feliz e Governo Federal.

Universidade Aberta
A Universidade Aberta do Brasil tem como objetivo levar ensino superior público aos municípios que não possuem ou não tem vagas suficientes nos cursos de formação. Foi criada em 2005 pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para levar ensino superior e especialização.

O Governo Municipal enviou projeto ao Ministério da Educação em 2006 para obter um pólo da UAB. Em março de 2008, recebeu a visita de representante da Universidade Federal de São Paulo para avaliação. Em maio de 2008 veio a confirmação de que Porto Feliz estava entre as 21 cidades contempladas em todo o estado.

O pólo de Porto Feliz oferece atualmente três cursos de pós-graduação: Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Educação Especial e Educação para Diversidade e Cidadania.

Capivari contra enchente: ação da PM

A Policia Militar de Capivari informa a toda população, que a arrecadação de donativos para as vítimas que ficaram desabrigadas por causa da enchente, está sendo realizada com sucesso, pois além de adquirir diversas doações das cidades no âmbito dessa Companhia, foram recebidas doações das regiões de São João da Boa Vista e de Piracicaba, totalizando a quantia de 46146 (quarenta e seis mil cento e quarenta e seis) produtos, sendo “1356 litros de água”, “1924 Kg de alimentos não perecíveis”, “39374 peças de roupas”, “3696 produtos de higiene pessoal (colchões, cremes dentais, sabonetes, etc)”.

MAURÍCIO TAVARES COSTACURTA
Cap PM - Cmt da 2ª Cia PM

Capivari: novas inundações



As chuvas desta noite de terça feira, 19, elevaram o nível do Rio Capivari para 2,98 m, 2,18 acima do nível normal e voltou a desabrigar famílias em Capivari e Rafard.


A Prefeitura de Rafard não emitiu nota oficial, mas a informação que se tem é que

houve alagamentos em vários bairros e também no centro da cidade. Uma família foi levada para um abrigo da prefeitura.


Veja a nota oficial da Secretaria de Comunicação de Capivari que atualiza as informações das enchentes nesta quarta feira, 20.

A Prefeitura Municipal de Capivari informa que está trabalhando na remoção das famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente com caminhões da Secretaria de Obras, devido à nova cheia do Rio Capivari. Nos abrigos da Prefeitura há um total de 362 pessoas, somando as famílias que já estavam alojadas desde a enchente do final do mês de dezembro de 2009. Desde a madrugada de ontem (19) foram retiradas 34 famílias de suas residências.

Nível do Rio (9h30) – 2,98m (2 metros e 18 centímetros acima do nível normal)

Chuvas: O nível do rio havia baixado cerca de 30cm até a tarde de ontem, mas com as chuvas desta noite voltou a subir.

Pontos de alagamento: MORETO, VILA BALAN, JUVENTUS, CENTRO, NOVA APARECIDA, RIBEIRÃO, SÃO JOÃO, BOSQUE DOS PINHEIROS.

Área Rural:
USINA BOM RETIRO, SP 308

As famílias foram encaminhadas aos abrigos nas escolas Aldo Silveira, Laura Quagliato e Rosa Lembo.

A exemplo das últimas ocorrências, neste momento a Defesa Civil, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria de Obras e demais departamentos da Prefeitura trabalham no atendimento às vítimas das enchentes.

Abastecimento de água – SAAE
A Estação Elevartória do Caraça foi novamente atingida pelas águas na noite de hoje (20). O processo de blindagem e proteção ainda não estava concluído e o abastecimento de água nos bairros Centro e Rossi voltou a ficar comprometido.
Houve rompimento da adutora da Eta II na travessia do Ribeirão (ponte caída).
Por causa das fortes chuvas e dos alagamentos, são previstos problemas de abastecimento também no sistema Pio XII. O SAAE pede aos moradores que economizem água.
Em 24 horas deveremos ter uma perda de produção de mais de 2.500.000 de litros de água. Normalmente o SAAE produz por dia neste sistema central 7.000.000 de litros de água. São 35% de água a menos sendo injetada no sistema. O sistema já está comprometido desde ontem (19).
O sorriso é o elo entre a alma e o mundo, e tem a força de despertar no coração uma amizade profunda e duradoura, o começo de um romance, a aliança de um amor, ou o perdão incondicional...
Autor desconhecido

Sorria sempre


QUANTO?





















QUANTO?

Deixo-me tomar por ti Senhor...
Porque, o que sou por mim mesmo?
Ou aonde vou se todos os caminhos temporais
me levam à morte?

Sei disso porque a realidade natural que vivo...
Segue sua trajetória rumo ao fim...
mesmo que eu não queira...
Isto porque a tua Vontade...
está acima de todas as vontades...
E ela se cumpre sempre...

Enquanto todos pensam que o fim é o fim...
Tua Vontade nos aponta para a eternidade...
Porque a tua Vontade é Absoluta e Soberana...
e recompensa quem por Ela se exercita...

A vida que nos deste...
tem sua origem em Ti...
e somente em Ti...
Mas o seu devir...
depende do que fazemos dela...

Quem a vive por amor...
Tem no amor os mais belos frutos de paz...
Porque permanece em Ti...
e não morre mais...
Quem, porém,
dela faz um antro de perdição...
Caminha em sua contra mão...
rumo ao caos infinito...

Tudo isso é Mistério é verdade...
Mas o bom do Mistério...
é que fazemos parte dele Contigo...
e nos vais desvendando-o pouco a pouco...
Dia a dia...
Como uma sinfonia maravilhosa...
que nos encanta com seus belíssimos acordes perfeitos...
Que tu meu Senhor com santa maestria...
reges aos nossos ouvidos e corações imperfeitos...
Porém, afeitos à tua Revelação...

Assim somos nós no tempo que nos dais...
e que vivemos e ainda temos pra viver...
Quanto?
Não sei, Tu o sabes...
Só sei meu Deus...
que nunca quero me apartar de Ti...
Seja aqui no mistério da vida no tempo...
Seja em tua eternidade,
onde na verdade...
a vida não tem fim...

Paz e Bem!