quarta-feira, 18 de julho de 2012

Chegamos ao tempo dos frutos

O Reino de Deus está próximo. Ele está às portas. O próprio Jesus explicou na parábola que o Reino dos céus é assim: a força da terra faz com que a semente desabroche, cresça, se desenvolva, dê folhas, flores e frutos. Aí o agricultor vem e colhe.
Foi isso que Jesus fez. Ele veio uma primeira vez: o “Reino do Céu” chegou até nós. Ele semeou entre nós a semente do Reino de Deus. Não calculávamos que fosse preciso tanto tempo... as boas plantas levam anos para dar fruto. Jesus semeou o Reino e o regou com o Seu sangue. Ele tem cultivado durante todos esses séculos a boa semente do Reino.
Demorou todo esse tempo, mas, graças a Deus, já estamos no tempo da colheita. Chegamos ao tempo dos frutos. Essa semente foi cultivada e regada também com o sangue de muitos mártires, com a vida de tantos santos, com o suor, com as lágrimas, com o sangue de muitas pessoas que se dedicaram, que investiram sua vida no Reino de Deus. Agora, graças a Deus, já está chegando o “agricultor”. O Senhor está vindo para colher. Chegou a hora! O Reino de Deus está próximo. Nossa missão é clamar: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Menina anencéfala que viveu mais de 2 anos morre em São Paulo

 

Kelen Galvan
Da Redação, com colaboração de Viviane Eloy

TV Canção Nova

Joana e Marcelo, pais de Vitória de Cristo

Vitória de Cristo, a menina que nasceu com anencefalia e comoveu o Brasil com sua história de luta pela vida, faleceu às 21h30 desta terça-feira, 17.
Em uma mensagem publicada no
blog criado para contar sua história, seus pais, Marcelo e Joana Croxato, escrevem: "Com tristeza em nosso coração, mas também com muita paz e gratidão a Deus [...] devolvemos nossa amada princesinha Vitória de Cristo para o nosso Pai, que com tanto amor e misericórdia deixou que ela ficasse conosco, além dos maravilhosos 9 meses da sua gestação, por mais incríveis dois anos e meio de imensa felicidade".

A menina surpreendeu a ciência ao viver por mais de dois anos, pois na maioria dos casos de má formação cerebral, o bebê sobrevive apenas algumas horas.  Embora os médicos tivessem aconselhado os pais a abortarem após o diagnóstico de anencefalia, estes preferiram optar pela vida da filha.
"Assim como nós respeitamos a sua vida por amor a ela e confiança e obediência a Deus, também por amor, confiança e obediência foi chegada a hora de respeitar a sua morte. Ela partiu serenamente enquanto a beijávamos, abraçávamos e lhes dizíamos o quão preciosa era, que sempre a amaremos e que ela podia partir em paz para junto de Deus", descrevem os pais na mensagem.
Vitória de Cristo passou mal, com febre alta, logo no início da manhã de ontem e foi levada para um hospital de São Paulo, onde foi internada na UTI, porém ela não respondeu às medicações e faleceu no final da noite.
O velório acontecerá nesta quinta-feira, 19, a partir das 9h no Cemitério Campo Grande, em São Paulo. O sepultamento será as 14h.
Os pais convidam para participar do velório todos os que quiserem agradecer a Deus pela vida da Vitória e afirmam que foi uma grande honra fazer parte da história de sua filha.
"Só temos a agradecer por termos podido amar e cuidar dessa pequena princesinha dos céus que iluminou nossas vidas e a de tantos ao nosso redor, nos levando para mais perto do nosso Criador", conclui a mensagem.

Anatel suspende venda de chips de Claro, Oi e TIM

 

A punição não é homogênea para todo o País. Ou seja, em cada Estado, a empresa com o maior número de reclamações será suspensa. Em São Paulo, Claro foi empresa punida

 

Eduardo Rodrigues, da Agência Estado, com estadão.com.br

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nessa quarta-feira a suspensão da venda de linhas da Claro, Oi e TIM. O motivo da medida é o aumento das reclamações de usuários. A punição não é homogênea para todo o País. Isso significa que, em cada Estado, a empresa com o maior número de reclamações será punida. As medidas passam a valer a partir de segunda-feira, dia 23.

De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, a Oi não poderá vender chips em cinco Estados. Já a Claro será punida em três Estados - entre eles, São Paulo - e a TIM, com o maior corte, será suspensa em 19 Estados.

As empresas que não cumprirem a determinação pagarão multa de R$ 200 mil por dia.

A partir dessa medidas, as companhias terão que apresentar um plano de investimento e resolver os problemas nos call centers em até 30 dias. Caso a Anatel aceite o planejamento, a suspensão será retirada. Apesar de não terem suas vendas cortadas, Vivo, CTBC e Sercomtel terão que apresentar um plano de investimento.

"Embora extremas, medidas são necessárias para arrumar o setor", disse o presidente da Anatel.

A assessoria de imprensa da Oi disse que a empresa só vai se pronunciar após a análise das medidas. Já a Claro disse que ainda está apurando a informação. A assessoria de imprensa da TIM afirma que seus representantes terão uma reunião com a Anatel ainda hoje. No entanto, a empresa diz que ainda não recebeu uma notificação formal sobre as punições.

As ações das empresas fecharam em forte queda nessa quarta-feira. Oi PN recuou 4,48%, Oi ON, 2,24% e a TIM ON registrou perda de 2,77%, enquanto o Ibovespa encerrou em alta de 2,25%.

Reclamações

As três operadoras estão entre as empresas que mais recebem queixas dos consumidores, de acordo com dados do Procon-SP. A Claro é a terceira companhia mais reclamada de janeiro a 17 de julho deste ano, com 2.320 queixas. A TIM aparece em sexto lugar, com 1.682 reclamações, e a Oi, em 11º, com 1.164 queixas. A cobrança indevida é o problema mais recorrente entre as três companhias.

Na segunda-feira, o Procon de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, já havia suspendido a venda de linhas de telefones móveis e internet 3G das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo na capital gaúcha. O órgão alegou má qualidade do serviço de cobertura de sinal.

Depois da decisão, ontem o Procon do Rio Grande do Sul disse que a suspensão poderia ser estendida a todo o Estado. O órgão notificou as operadoras com o objetivo de avaliar a qualidade do serviço.

Veja a lista das empresas suspensas em cada Estado

Acre – TIM

Alagoas – TIM

Amapá – Oi

Amazonas – Oi

Bahia – TIM

Ceará – TIM

Distrito Federal – TIM

Espírito Santo – TIM

Goiás – TIM

Maranhão – TIM

Mato Grosso – TIM

Mato Grosso do Sul – Oi

Minas Gerais – TIM

Pará – TIM

Paraíba – TIM

Paraná – TIM

Pernambuco – TIM

Piauí – TIM

Rio de Janeiro – TIM

Rio Grande do Norte – TIM

Rio Grande do Sul – Oi

Rondônia – TIM

Roraima – Oi

Santa Catarina – Claro

São Paulo – Claro

Sergipe – Claro

Tocantins - TIM

Polícia investiga sacrifício de animais dentro de canil em Sorocaba, SP

 

 

ONGs denunciam que filhotes saudáveis foram sacrificados. Prefeitura diz que animais tinham doença contagiosa.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A Delegacia de Proteção de Animais investiga o sacrifício de cães e gatos no Canil Municipal de Sorocaba (SP). A denúncia partiu de ONGs de proteção aos animais, que afirmam que cerca de 30 filhotes teriam sido sacrificados mesmo estando saudáveis.

O local foi vistoriado nesta quarta-feira (18) e encontrou 26 corpos de filhotes de cachorro, quatro de cães adultos e dois de gatos armazenados em sacos dentro de um freezer. A perícia também esteve no local, mas a equipe de reportagem da TV TEM não foi autorizada a entrar. Nenhum representante do Centro de Zoonoses apareceu para prestar esclarecimentos.

Por meio de nota, a Secretaria da Saúde de Sorocaba disse que os filhotes que estavam no canil foram avaliados por uma médica veterinária, que constatou que os animais apresentavam "quadro clássico de cinomose, com indicação de eutanásia", e por essa razão foram sacrificados.

Animais estavam armazenados dentro de um freezer (Foto: Adriana Giliberti / Arquivo pessoal)Animais estavam armazenados dentro de um freezer (Foto: Adriana Giliberti / Arquivo pessoal)

A cinomose é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus e que afeta só os cães entre os animais domésticos. Ocorre mais em jovens, mas os animais idosos também podem se contaminar se não forem vacinados. Pode haver sintomas digestivos (diarréia e vômito), respiratórios (corrimento nasal e ocular) ou nervosos ( tiques nervosos, convulsões, paralisias, etc) ou haver a associação deles.

A nota da Secretaria da Saúde de Sorocaba informa também que os outros animais do canil foram remanejados e estão em observação, já que a cinomose é contagiosa. A nota descreve ainda que o procedimento de eutanásia é aplicado somente em animais doentes, após avaliação criteriosa e laudo emitido por veterinário responsável pelo canil.

Segundo Cássia Almagro Mezzono, titular da Delegacia de Proteção de Animais, um inquérito foi aberto para apurar o caso. Ela afirma que cinco animais foram apreendidos para serem levados para exame de necropsia.

A veterinária responsável pelo canil será intimada a prestar esclarecimentos sobre o motivo da morte dos animais. Se for comprovado que eles estavam saudáveis quando foram sacrificados, a médica pode ser responsabilizada por maus tratos com agravante de morte.

Projeto 'Férias Literárias' segue com inscrições abertas em Cerquilho, SP

 

O projeto será realizado entre os dias 16 e 20 de julho.
Serão disponibilizadas 20 vagas por dia de atividades.

Do G1 Itapetininga e Região

Comente agora

Estão abertas as inscrições para o projeto ‘Férias Literárias’ em Cerquilho (SP). As atividades serão realizadas entre os dias 16 e 20 de julho na Sala de Leitura "Elizabeth Goldfarb".

Todas as atividades serão realizadas das 14h às 16h30 e são voltadas para um público da faixa etária entre oito e 15 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente na própria Sala de Leitura. O endereço é rua Cobrasil, 100, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. Serão 20 vagas disponíveis por dia.

Programação

- 18 de julho - Oficina de Ilustração - "Xilogravura", com a professora estagiária de Artes, Iara Albuquerque de Freitas;

- 19 de julho - Contação de história - "Entre na roda", com a professora de Artes Marli R.C. de Almeida;

- 20 de julho - Oficina de Cinema - "Cinema com pipoca", com o artista plástico Diego Bidu.

Pesquisador segue em expedição pelo rio Sorocaba, no interior de SP

 

 

Ele deverá percorrer 205 quilômetros em 25 dias. A expedição é gravada e deverá se transformar em um documentário.

Do G1 Itapetininga e Região

O técnico em arqueologia, Alexandre Amaral Cinacchi, segue em uma expedição pelo rio Sorocaba, que banha diversas cidades do interior paulista. A jornada foi iniciada em 29 de junho em Sorocaba (SP) com destino a Laranjal Paulista, onde o rio desemboca.

A viagem deverá durar 25 dias e irá explorar 205 quilômetros do rio. O objetivo do pesquisador é produzir um documentário para mostrar as riquezas que ainda são preservadas e também apontar trechos de degradação sobre a fauna e a florada. Ele também observa peças que contam a história da região e de povos que habitaram as áreas próximas ao rio.

Toda o percurso é feito em um bote inflável. Alexandre só sai do rio para descansar, levantar acampamento e explorar as margens. Quando chega em terra firme, o primeiro passo é montar um altar com pedras encontradas pelo caminho. Segundo ele, é uma forma de agradecimento e pedido de proteção espiritual durante a viagem.

Enquanto desbrava o ambiente, observa as pedras e o solo. Em Tatuí, fez descobertas arqueológicas. Ele encontrou instrumentos confeccionados há 5 mil anos. Um deles é um raspador, usado para preparar e cortar carne. Já outro objeto encontrado é um picoteador, também utilizado para alimentação. Ele ainda encontrou uma estilha, a sobra das raspas de pedras. “A estilha é um refugo da peça que os antigos habitantes dessa área produziam como o raspador e picoteador. Isso significa que aqui teve movimentação humana”, explica.

saiba mais

O técnico em arqueologia encontrou também peças que mostra a atividade dos tropeiros na região.  Entre os objetos, pedaços de porcelana do século 19 e vidros utilizados para armazenar remédios e bebidas. “Todo este material vai ser cadastrado no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) do Ministério da Cultura. Eu acho que isso é fundamental para o conhecimento. Acho que é importante um estudante saber da história, de onde viemos e para onde estamos evoluindo. Isso é de extrema importância para a humanidade”, comenta.

A vida do rio
Tatuí foi um dos pontos de parada do navegador. Amostras de água foram recolhidas. De acordo com o explorador, a qualidade no trecho do município é considerada excelente de acordo com a medição feita por ele. “Quando eu entrei no município de Tatuí, na divisa com Boituva (SP), a mata começou a ficar mais bonita. A água também mudou de tonalidade, não tem odor forte e está bem oxigenada. A quantidade de partículas é de 11,0 ppm (partes por milhão – a sigla indica a quantidade, em gramas, das soluções diluídas)”, afirma.

Já entre Sorocaba e Iperó, Alexandre afirma que teve dificuldades para navegar. Ele encontrou pelo caminho muita sujeira, troncos e garrafas plásticas. “Foi preciso sair do bote para tirar o lixo do caminho”, comenta.

Todos os passos feitos durante o percurso são registrados em vídeos e fotos para o documentário. “Com este panorama, prefeituras e população poderão contribuir com preservação do rio”, afirma.

Pesquisador encontra relíquias em expedição pelo rio Sorocaba (Foto: Reprodução/ TV Tem)Pesquisador encontra relíquias em expedição pelo rio Sorocaba (Foto: Reprodução/ TV Tem)

Inscrições para o curso 'Educação Ambiental para Todos' em Sorocaba

 

Capacitação será realizada de 23 a 27 de julho. Objetivo é impulsionar e conscientizar para o consumo consciente.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Parque da Água Vermelha será um dos locais em que o curso será ministrado (Foto: Divulgação/ Zaqueu Proença)Parque da Água Vermelha será um dos locais em que o curso será ministrado em Sorocaba. (Foto: Divulgação/ Zaqueu Proença)

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Sorocaba (SP) está com inscrições abertas para o curso "Educação Ambiental para Todos". A inscrição deve ser feita pelo e-mail edambiental.sorocaba@gmail.com ou diretamente no Parque Natural Chico Mendes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

A capacitação será realizada de 23 a 27 de julho, sempre no período da manhã, em quatro parques de Sorocaba. O objetivo do curso é impulsionar e conscientizar as pessoas para o consumo consciente e a sustentabilidade, buscando ações em todos os níveis da sociedade.

O curso é gratuito e voltado a professores da rede de ensino local, futuros profissionais da área, líderes comunitários e pessoas com potencial para atuar como agentes multiplicadores em suas comunidades. Com duração de 22 horas, o curso terá como tema "Os Parques Sorocabanos" e oferecerá aos participantes conceitos, métodos e práticas da Educação Ambiental não-formal. Serão realizadas aulas teóricas e práticas, incluindo visitas técnicas aos Parques Ecológicos da cidade.

O Parque Chico Mendes fica na Avenida 3 de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Informações pelo telefone 3228-1256.

Programação:
Dia 23 (segunda-feira)
Local: Parque Natural "Chico Mendes"
8h - Abertura
9h - História da Educação Ambiental
11h - Polícia Ambiental

Dia 24 (terça-feira)
Local: Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira"
8h - Acessibilidade em Parques
9h - Visita técnica no "Água Vermelha" - Programa de Educação Ambiental
11h - Consumismo e Educação Ambiental

Dia 25 (quarta-feira)
Local: Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros"
8h - Conservação de espécies in situ
9h - Visita técnica - Cozinha e Veterinária do Zoo
10h - Programa de Educação Ambiental do Zoo
11h - Acervo didático do Zoo

Dia 26 (quinta-feira)
Local: Parque da Biodiversidade
7h - Megaplantio
8h - Visita técnica ao Parque da Biodiversidade
12h - Lanche comunitário

Dia 27 (sexta-feira)
Local: Parque Natural "Chico Mendes"
7h - Observação de Aves
9h - Visita técnica no Chico Mendes - Programa de Educação Ambiental
11h – Encerramento

A figura histórica de Jesus

 

Quem é Jesus? Que sabemos dEle? O autor deste artigo define a figura de Cristo como “uma pedra de escândalo para a razão”.

Nos anos que marcam o começo do terceiro milênio parece que se tem despertado no mundo um interesse especial por Jesus de Nazaré. Na realidade, os livros escritos nos últimos anos sobre sua figura e sua pessoa, mesmo que nem todos positivos, põem em relevo a atualidade e a transcendência do Filho de Deus feito homem, e o atrativo de sua vida.
De fato, em sua comunhão com o Pai, Jesus se faz presente hoje diante de nós. E o que traz Jesus, que dá ao mundo? A resposta é Simples: Deus[1].
Aviva a tua fé. – Não é Cristo uma figura que passou. Não é uma recordação que se perde na história. Vive! "Jesus Christus heri et hodie: ipse et in saecula!", diz São Paulo. Jesus Cristo ontem e hoje e sempre![2]
A pregação da Igreja primitiva apresenta sempre Jesus Cristo como Filho de Deus e único Salvador. A proclamação do Mistério Pascal levava consigo um paradoxal anuncio de humilhação e de exaltação, de vergonha e de triunfo: nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas para aqueles que são chamados,tanto judeus como gregos,ele é o Messias, poder de Deus e sabedoria de Deus[3].
Não foi fácil para os primeiros cristãos superar o escândalo da cruz, a realidade da crucificação e morte do próprio Filho de Deus. Daí a tentativa dos docetistas e dos gnósticos de negar que Jesus tivesse um corpo real e passível, ou o de Nestório, dois séculos mais tarde, de afirmar a existência em Jesus Cristo de duas pessoas, uma humana e outra divina.
A nenhum estudioso sério escapa, sem dúvida, o feito histórico de Jesus de Nazaré. Mesmo que não haja uma grande quantidade de dados extra-bíblicos sobre sua pessoa e sua missão, são suficientes para afirmar, sem dar lugar a dúvidas, sua passagem pela terra. É substancialmente aceito, por exemplo, o testemunho de Flávio Josefo. Em um de seus livros, este historiador judeu do século primeiro se refere a Jesus como “homem sábio (...); Ele realizou obras extraordinárias, sendo um mestre de homens que acolhem a verdade”[4]. Mais adiante escrevem sobre Jesus, durante o império de Trajano, Plínio o jovem e Tácito; e depois o fará Suetônio, secretário de Adriano.
Junto a essas referencias, os evangelhos constituem “o testemunho principal da vida e doutrina da Palavra encarnada, nosso Salvador” [5]; são as fontes que proporcionam uma visão detalhada de sua personalidade.
A Tradição da Igreja, sob a inspiração do Espírito Santo, reconheceu nestes escritos a configuração autêntica e segura da figura histórica do Senhor, uma figura histórica que possui um caráter divino.
O valor dos evangelhos como fontes primárias para conhecer a Jesus não foi posto em dúvida por cristãos até finais do século XVIII. Neste momento, surgiram alguns autores que pretenderam analisá-los com critérios historiográficos e positivistas, eliminando as narrações que consideravam inaceitáveis para o homem moderno; isto é: os milagres e as profecias, só explicáveis pelo caráter extraordinário da intervenção divina na história. Tratava-se da primeira tentativa de estudar os evangelhos só como livros de história, sem considerar seu conteúdo sobrenatural, um projeto que abordava os textos excluindo a fé na divindade de Cristo.
A partir de então, abundaram as “vidas de Jesus” nas quais Cristo aparecia como um de tantos candidatos a messias; um fracassado condenado a morte pela autoridade romana que, esta sim, possuía uma indubitável autoridade moral.
Deste modo, com frequência, estas pretensas biografias históricas retratavam mais o caráter de quem as escrevia que de Jesus Cristo.
Posteriormente, o avanço dos estudos exegéticos levou a uma forte reação contra este planejamento: passou-se a considerar os evangelhos como textos escritos com fé sincera, mesmo que desvinculados das coordenadas da história; não se superou o ceticismo sobre a divindade da figura histórica de Cristo. Nos últimos decênios, os novos critérios metodológicos têm permitido uma leitura teológica da Bíblia mais de acordo com a fé [6].  A verdade proclamada pela Igreja sobre o Filho de Deus, que depois de vinte séculos continua sendo uma pedra de escândalo para a razão, é a de uma Pessoa ante a qual cada um deve comprometer sua própria vida através de um ato de fé; porém não uma fé puramente confiada ou beatona, mas uma fé que se apóia em que o próprio Deus falou e atuou na história; uma fé que crê na vida e obras reais do Filho de Deus feito homem, e que encontra nEle a razão de sua esperança.
A importância da realidade histórica da mensagem evangélica se fez patente desde os primeiros instantes do cristianismo; como assinala São Paulo, se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vazia e também é vazia a fé que vocês têm [7].

[1] Cfr. Joseph Ratzinger – Bento XVI, Jesus de Nazaré, cap. 1 e 2.
[2] Caminho n. 584.
[3] 1 Cor 1, 23s.
[4] Cfr. Flávio Josefo, Antiquitates Judaiae, 18, 3, 3.
[5] Conc. Vaticano II, Const. dogm. Dei Verbum, n. 18.
[6] Cfr. Joseph Ratzinger – Bento XVI, Jesus de Nazaré (I), Introdução.
[7] 1 Cor 15, 14.
[8] Cfr. Mt 13, 18; Mc 6, 50.
[9] Catecismo da Igreja Católica, n. 515.
[10] Amigos de Deus, n. 216.
[11] Cfr. Lc 11, 20.
[12] Mc 14, 36.
[13] Mc 1,1.
[14] Mc 15, 39.
[15] Lc 23, 46.
[16] Jo 20, 31.
[17] Jo 8, 54.
[18] Jo 20, 17.
[19] Cfr. Jo 21, 25.
[20] Cfr. Joseph Ratzinger – Bento XVI, Jesus de Nazaré (I), cap. 4.
[21] É Cristo que passa, n. 107.
[22] É Cristo que passa, n. 107.