segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Quarto encontro da formação continuada de professores alfabetizadores do PNAIC

DSCF5273

Professores da rede municipal participaram sábado  dia 27 de julho, do quarto encontro da formação continuada de professores alfabetizadores do PNAIC

Depois de uma semana intensa de capacitação e devido ao quinto Congresso da Educação em Porto Feliz, os professores da rede municipal participaram do quarto encontro da formação continuada de professores alfabetizadores do PNAIC. A formação  vem sendo realizado na cidade de Porto Feliz desde abril e encerrará a primeira parte do programa em dezembro deste ano. Neste final de semana receberam orientações sobre a importância do lúdico na sala de aula em um proposta inclusiva, através das orientadoras locais professoras Maria Aparecida S. Sampaio, Rosana Martelini e Sonia Jaqueline da Silva Oliveira. A orientadora geral do PNAIC em nosso município e coordenadora do Ensino Fundamental professora Claudia Cristina Stetner Ferrari acompanha de perto todas as formações apoiando no que é necessário as orientadoras.

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um  programa  que corresponde uma nova ação desenvolvida pelo MEC em todo Brasil para superação do analfabetismo funcional no Brasil, visto que grande parte dos brasileiros decodifica a linguagem escrita, mas não consegue interpretar e compreender os textos que circulam na sociedade. O Programa já distribuiu  materiais didáticos nas escolas , bolsa de estudo mensal para os professores cursistas e acompanhamento sistemático dos alfabetizadores pelos professores orientadores.

    Na segunda semana de agosto as orientadoras vão para o Polo de Itapeva/ SP onde ficarão por quatro dias participando do encontro regional do PNAIC,  recebendo  orientação da formadora Fabiule Lima  da UNESP responsável  pelo pólo de Porto Feliz a qual  em breve visitará nosso município. Segundo as orientadoras de Porto Feliz " Um trabalho conjunto , participativo, integrador é o que esperam nesta jornada".