terça-feira, 22 de março de 2011

Planejamento: Paróquia São João Batista

14 de março 2010 052

4ª Quarta-feira – 23/03

 

São João Batista

Claudinei

São Francisco de Assis

Alison

Santa Cruz

MISSA

Nossa Sra. das Graças

Diác. Rôney

Nossa Sra. da Ponte

Domingos

Conheça um pouco mais sobre a vida da Irmã Natalina



Natalina nasceu em 18 de outubro de 1979 na cidade de Natércia, em Minas Gerais. Primeira filha do casal Sebastião Rodrigues Fernandes e Maria Aparecida Fernandes. Cresceu em uma cidade pequena chamada Conceição das Pedras também localizada na cidade de Minas Gerais.
Natalina sempre foi uma jovem que lutou pelos seus ideais. Com apenas 15 anos deixou a vida rural para estudar na cidade, onde ao mesmo tempo estudou Contabilidade e Magistério.
Sem que ela soubesse, Deus já tinha um plano de amor para sua vida e aos poucos, de mansinho, foi sussurrando no seu coração um chamado.
Seu pároco que também foi seu professor foi a mediação para que Natalina encontrasse o caminho que Deus estava traçando para ela. Através dele, conheceu as Irmãs Filhas de São José em Três Corações-MG e então o caminho vocacional foi iniciado.
A decisão foi rápida e pouco tempo depois, Natalina deixa tudo e inicia sua caminhada formativa no Instituto das Filhas de São José.
Sua abertura e disponibilidade em deixar-se educar foi contribuindo para que Deus pudesse ir construindo sua obra. No período formativo, Natalina morou também em São Paulo e Santa Rita do Passa Quatro- SP. Dificuldades não lhe faltaram, mas a certeza do amor de Deus presente em sua vida através das pessoas que lhe ajudaram na caminhada foi dando forças para que ela dissesse seu SIM cotidiano.
Emitiu seus primeiros votos em 24 de Janeiro de 2004 em São Paulo e em seguida foi transferida para Porto Feliz onde permaneceu um ano. Depois foi enviada para cidade de Salto e lá cumpriu sua missão por dois anos. Por onde passou, Irmã Natalina deixou marca da alegria e da dinamicidade própria da juventude.
Em 2007, Irmã Natalina foi novamente enviada pela obediência a Porto Feliz onde vive plenamente a missão educativa junto com suas irmãs de comunidade.
Durante todo este período foi visível o quanto Deus trabalhou em sua vida, modelando-a segundo o seu projeto de amor.
Com muita generosidade Irmã Natalina foi acolhendo a graça de Deus que a sustenta cotidianamente através da Palavra, da Eucaristia, da vida fraterna e da missão educativa.
Ela foi se identificando cada vez mais com o carisma e a espiritualidade da Família Religiosa. Hoje, tem a certeza de que deseja ser para sempre Filha de São José.
Neste dia em que Irmã Natalina deu o seu SIM ao Amor de Deus, seguindo Jesus Cristo como Religios, filha de São José, a nossa Família Religiosa e toda a Igreja se alegra e se rejubila porque mais alguém vai se tornar sinal de amor em meio ao povo de Deus.



Parabéns Irmã Natalina
Seja para sempre toda de Deus

Ministra pede apoio da CNBB para que a Lei Maria da Penha não seja modificada


A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, Iriny Lopes, esteve na tarde de 21 de março, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para pedir o apoio da entidade à Lei Maria da Penha, que está sendo ameaçada de modificação. A ministra falou aos bispos do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep), e esclareceu que a Lei, aprovada em 2006, está sendo questionada, especialmente, em seus artigos 16 e 41.
“Estamos diante de fatos muito graves. Tomamos a iniciativa de compartilhar esta preocupação com as Igrejas e manifestações religiosas. Vamos ao judiciário, aos Meios de Comunicação Social, ao Ministério Público e todos os espaços possíveis para fazer uma aliança no sentido de defender a Lei Maria da Penha tal como foi aprovada”, disse a ministra.
O artigo 41 da Lei Maria da Penha determina que não se aplique a Lei 9.099/95 aos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher.
“Tem acontecido com frequência que os juízes, ao invés de aplicarem a Lei Maria da Penha, têm-se utilizado da Lei anterior (Lei 9.099/95), quando se deparam com os crimes de ameaça e lesão corporal leve, porque entendem se estes crimes de menor potencial ofensivo”, explica Iriny Lopes.
“Desta forma, banalizam a violência doméstica e familiar contra a mulher e invertem os fins sociais a que a Lei Maria da Penha se destina”, completa.
Já o artigo 16, segundo a ministra, estabelece que, para os crimes que dependem da vontade da vítima para o seguimento da ação penal de que trata a Lei Maria da Penha, só será admitida a desistência da representação perante o juiz, em audiência especialmente designada para tal finalidade.
“O grande problema é que o Judiciário tem feito dessa audiência uma regra aplicável a todos os casos e independentemente da mulher manifestar interesse em desistir ou não, como nos casos que, de fato, dependem da representação”, esclarece Iriny Lopes.
Para a ministra, a resistência a esses artigos se deve “à cultura machista” e não se trata de “questão técnica”.
Iriny Lopes destacou como fundamental o apoio da CNBB à campanha de defesa da Lei Maria da Penha na sua forma original. A campanha é denominada “Mexeu com a lei, mexeu comigo”.
“O apoio da CNBB é fundamental pelo respeito que a Conferência dos Bispos tem no país, bem como por sua capilaridade. Quando a CNBB orienta a todos para não se calarem e que defendam a Lei Maria da Penha, veremos o Brasil todo se mobilizando, do Oiapoque ao Chuí”, destaca a ministra.
 O Consep vai retomar o assunto e dar os devidos encaminhamentos.


Fonte: CNBB

DIA MUNDIAL: Água é um dos principais símbolos do Cristianismo, explica padre


São diversas as passagem bíblicas onde a água é vista como sinal da vida, sinal da presença de Deus que transforma a existência humana. "A água simboliza a eternidade justamente porque a água leva a pessoa a essa experiência de estar mergulhada na vida de Deus", explica o doutor em Teologia Moral e formador geral da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, no Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira, 22.
Especialmente no batismo, sacramento que é a porta de entrada à vida em comunhão com a Igreja de Cristo, que pela água o ser humano passa a ser filho de Deus, participante da vida da Trindade. "O próprio Jesus deixou-se batizar no Rio Jordão por João Batista. Ele se submeteu ao batismo para transformar nossa humanidade participante da vida de Deus. Por isso o batismo de Jesus tem um significado importante para a vida cristã”, explica o sacerdote.
Depois da Ressurreição, Jesus Cristo ordenou aos discípulos que fossem pelo mundo afora batizando as pessoas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, por isso a palavra batismo significa mergulho, assim o batizado mergulha na vida de Deus.
Padre Wagner lembra que São Paulo Apóstolo diz que batizar uma pessoa é mergulhá-la no mistério de Jesus. Assim esse sacramento insere os cristãos nesse mistério que se torna parte de suas vidas, transformando-os em filhos de Deus, discípulos de Jesus, membros da Igreja de Cristo. “A partir do batismo, o próprio Deus faz de nossos corações Sua morada. Recebemos por meio do batismo o dom do Espírito de Cristo Ressuscitado, ao ponto de dizermos como São Paulo 'não sou eu quem vive mais Cristo que vive em mim' (cf . Gl 2,20)", enfatiza.
Na cruz, uma lança transpassa o corpo de Cristo e Dele jorra sangue e água; neste momento do coração de Jesus jorra a fonte da graça. “A água simboliza o Espírito Santo que é derramado como fonte de graça para a salvação da humanidade, e o sangue de Cristo simboliza a salvação”, esclarece padre Wagner.
Também esses dois elementos, sangue e água, simbolizam os sacramentos: a água simboliza o sacramento do batismo e o sangue, o sacramento da Eucaristia.
“Jesus no mistério da sua morte, oferece a si mesmo à humanidade no mistério do batismo e da Eucaristia. Por meio da vida sacramental da Igreja entramos em comunhão com Jesus Cristo”, destaca o sacerdote.
Ele mesmo, Jesus Cristo, se descreve como fonte de água vida, fonte de vida eterna. "Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna" (Jo 4, 14). "Jesus porpõe um caminho para ela ver a sua vida velha ser lavada por esta água que Ele mesmo, que renova a sua humanidade decaída e prostituida", acrescenta o teólogo e diácono Paulo Lourenço, da Comunidade Canção Nova.
Em Jesus, água viva, todos podem se renovar e começar uma vida nova, restaurada e purificada, se tornarem santos, mesmo que antes do encontro com Cristo tenham cometido pecados e erros. "Em Cristo, mais precisamente pelo sacramento do batismo surge a nova humanidade, que renasce da água e do Espírito Santo", conclui o diácono.


Água, presente de Deus ao homem
A água sempre representou a vida, pois até biologicamente a maior parte do corpo humano é composta de água e sem água não existiria vida no planeta. "Água e vida são componentes inseparáveis de todas as realidades criadas por Deus", salienta o diácono Lourenço.
Padre Wagner ressalta que Deus cria a pessoa humana em comunhão com toda a natureza criada, sendo a água um dom, um presente Dele para o homem. “O ser humano necessita de água para viver, para se lavar, para cozinhar os alimentos, etc. As pessoas devem saber respeitar a água e dar condições pra que seus semelhantes tenham acesso a ela. A água não é propriedade exclusiva de ninguém, mas deve ser um dom de Deus para todos”.
A preservação da água e de toda a natureza criada por Deus é objetivo central da Campanha da Fraternidade deste ano. A campanha promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destaca que a “criação geme dores de parto” e pede por mais “Fraternidade e a Vida no Planeta”.
Em mensagem especialmente enviada à CNBB, o Papa Bento XVI salientou a importância da "mudança de mentalidade e atitudes para a salvaguarda da criação" proposta pela Campanha da Fraternidade 2011.
O Santo Padre ressalta primeiramente uma correta relação com o mundo buscando maior sensibilidade à presença de Deus naquilo que está ao seu redor: em todas as criaturas e, especialmente, na pessoa humana há uma certa epifania de Deus.
"O homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um sentido pleno da vida; caso contrário, será levado a desprezar-se a si mesmo e àquilo que o circunda, a não ter respeito pelo ambiente em que vive, pela criação. Por isso, a primeira ecologia a ser defendida é a 'ecologia humana'", enfatiza o Papa.


Fonte: Canção Nova




Limpeza do Rio Sorocaba é adiada para a próxima quarta-feira, 23


O evento que aconteceria nesta segunda-feira (21), foi adiado para a próxima quarta-feira (23). Neste dia, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do município de Boituva promoverá a limpeza do Rio Sorocaba em parceria com o Grupo Petrópolis.
Esta ação acontece em comemoração ao Dia Mundial da Água e é resultado da iniciativa da administração pública em sensibilizar a população a respeito da importância da preservação dos recursos hídricos em nosso município.
Já foram retirados do Rio Sorocaba aproximadamente 460kg de resíduos, os materiais mais comuns são: garrafas pet, saquinhos plásticos, isopor, latas de alumínio. Todos os resíduos sólidos são encaminhados para associações de reclicagem.


Fonte: AI Prefeitura de Boituva



 

Prefeito e vice recebem presidente eleita do Sindicato dos Funcionários Públicos de Porto Feliz


Prefeito municipal e o vice-prefeito Júlio Bronze receberam nesta segunda-feira, 21, a visita da presidente reeleita do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Feliz, Shirley Maria da Silva.
O encontro no Paço Municipal foi marcado a pedido de Shirley com objetivo de informá-los pessoalmente o resultado da eleição para o Sindicato realizada na última quinta-feira, 17. Com 320 votos, Shirley foi reeleita para mandato de mais cinco anos. A posse da nova presidente está marcada para 29 de julho. A reunião foi acompanha pelo vereador Urias de Oliveira.
A Chapa 1 é formada ainda por Luis Henrique Colombo (vice-presidente), Simone Aparecida Gobbi Fugoli (secretaria geral), Eunice Looze (1ª. secretaria), Arildo da Silva Almeida (tesoureiro geral), Arildo Aparecido Thuler (1º. tesoureiro), Joel da Silva Gonçalves (conselheiro fiscal), Marli Alves Correia (conselheira fiscal)Valéria de Fátima Silvestre (conselheira fiscal), Osvaldo de Marco (suplente do conselho fiscal), Reginaldo Santos (suplente do conselho fiscal), Robson de Oliveira Costa (suplente do conselho fiscal), Francisco Gilvan Soares (delegado base), Jackeline da Silva Gutierres, (delegada base), Luis Roberto Arruda (delegado base), Luis Alves (delegado base), Paulo Antonio Gibim (delegado base), Pérsio de Assis (delegado base), Reginaldo Lima (delegado base) e Sebastião Pedro (delegado base).


Fonte: AI Prefeitura de Porto Feliz

Evangelho do dia

Um só é o vosso Mestre
Mt 23,1-12



Depois, Jesus falou às multidões e aos discípulos: "Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram fardos pesados e insuportáveis e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros, usam faixas bem largas com trechos da Lei e põem no manto franjas bem longas. Gostam do lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, de serem cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de 'rabi'. Quanto a vós, não vos façais chamar de 'rabi', pois um só é vosso Mestre e todos vós sóis irmãos. Não chameis a ninguém na terra de 'pai', pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de 'guia', pois um só é o vosso Guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.