terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Prefeitura paga décimo terceiro

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizcxmRBo7DGELKZ5i824uf1eRJKWy4rLk9Z3bsJiaUagKRMqXm2RrW0wOaxk6jrWyuHaBzc88b6knzd6CDLK4MNhMmWSGHJ73PX3hfl8Evzyez594EbBWNvK_fK_mqFEFxAbFYSTbMPP8t/s320/decimo-terceiro-salario25-jpg%5B1%5D.jpg

Conforme as especulações, a Prefeitura de Porto Feliz, conseguiu pagar o décimo terceiro salario dos servidores municipais até o dia 15 de dezembro em uma única parcela.

Após uma forte determinação interna para contenção de gastos e decreto publicado, e o não pagamento do décimo terceiro em duas parcelas, ou ao menos uma satisfação ao servidor, de quando que iria honrar seus compromisso, gerou muita intranquilidade desde os servidores, comercio, até deu munição para oposição e levantou críticas.

Se tudo fosse devidamente esclarecido, não teria gerado constragimentos desnecessários



Escola de Música: audição de alunos

Aconteceu nesta sexta-feira dia 11 de Dezembro de 2009, a Audição de Alunos na Escola Municipal Romário Antonio Barbosa em Porto Feliz.

Cada professor, de instrumento ou canto ou até mesmo matéria teórica, pode indicar alunos para se apresentarem neste dia. Cada professor, expressou predileção pelo seus alunos sob diversos aspectos.

Teve alunos com Sindrome de Down que se apresentou, alunos em fases iniciais, crianças, Orquestra de Violões, Orquetra Lúdica de Violões, violinos, violões, teclados, piano, canto e até História da Musica teve aluno que explicou a história da peça que iria tocar.

A todos Parabéns pela conclusão de ano letivo de 2009.

Lamentamos por um evento como este não ser divulgado no site da Prefeitura pela assessoria de imprensa, também registramos a despreocupação da direção da escola em divulgar os eventos da escola ao nosso Blog para fazermos cobertura, cujo este blog que sempre apoia e procura noticiar com antecedência as atividades culturais desta escola.

Veja as fotos:
























Roteiro dos Bandeirantes



“Porto Feliz-Roteiro dos Bandeirantes” é um documentário em DVD sobre as Monções. Um dos mais fascinantes capítulos da História do Brasil. Monção era o termo usado para designar as incríveis expedições fluviais que no século XVIII , navegavam no rio Tietê em direção a Cuiabá, percorrendo mais de 3.500 quilômetros por diversos rios .

O lançamento oficial de “Porto Feliz – Roteiro dos Bandeirantes” deve acontecer no início de 2010. O Governo Municipal de Porto Feliz vai enviar cópia do filme a todos os professores da rede municipal de ensino para serem apresentados durante as aulas.
Antes da 31ª sessão ordinária da Câmara Municipal foi feita uma apresentação exclusiva da pré-edição do DVD aos vereadores Odélio Leite dos Santos presidente), Roberto Brandão Rodrigues , Andréa Aparecida Nunes de Matos ,Marco Antonio Campos Vieira , Ednilson de Jesus Macedo, Miraci de Lázara Tuani Flosi, Claudio dos Santos e funcionários da Casa de Leis. A exibição também foi acompanhada pela diretora de Esportes e Turismo, Regiane Bergamo e pelo historiador Jonas Soares de Souza.

O vídeo “Porto Feliz-Roteiro dos Bandeirantes” em formato jornalístico tem direção de José António Barros Freire (Monumentos e Museus Históricos de São Paulo) e edição de Alfredo Emil. Conta com depoimentos de notáveis historiadores: Professora Cecília Helena de Salles Oliveira- USP , Professor Percival Tirapeli-UNESP e Professor Jonas Soares de Souza - USP .




Almeida Júnior pintou em 1897 Partida da Monção e dois dos mais importantes historiadores brasileiros eternizaram o tema: Afonso de Taunay, que reuniu e divulgou desconhecidos relatos e documentos de época, e Sérgio Buarque de Holanda, trazendo a luz o clássico “Monções”.

Em 1726 saiu de Porto Feliz para Cuiabá a maior expedição fluvial do Brasil: 3.000 pessoas embarcadas em mais de 300 rústicas canoas, também chamadas de batelão. Para superar os perigos, tempestades, cachoeiras, naufrágios e ataques indígenas, a navegação se fazia em comboios, em uma viagem de até 6 meses.

"Feijão, farinha e toucinho era o alimento básico dos monçoeiros. Nasce aí o "Virado à Paulista ", explica a Profª. Juliana Moura Gutierrez, em depoimento sobre a preservação do patrimônio cultural imaterial de Porto Feliz, e o significado da Semana das Monções para as novas gerações .

É emocionante o depoimento do artista italiano Bruno di Giusti (90 anos) que dedicou parte de sua vida para contar a história de Porto Feliz em lindos painéis de azulejos na centenária Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens . Detalhes sobre o importante patrimônio histórico da cidade são contados pelo professor portofelicense, Wagner Correa .

O documentário apoiado em precioso acervo do Museu das Monções (Porto Feliz) e Museu Paulista (USP) revela a trajetória das expedições com as telas dos famosos pintores brasileiros que se inspiraram nos desenhos feitos durante a expedição Langsdorf, em 1826, por André Taunay e Hércules Florense.

Imagens preciosas de arquivo do fotógrafo Haroldo Palo Jr e das encenações realizadas durante a Semana das Monções, onde batelões navegam pelo Tietê, levam o espectador á uma fascinante viagem.

A supervisão musical da Escola de Música de Porto Feliz apresenta trilhas de consagrados Mestres do Conservatório de Tatuí e a participação especial de Anna Maria Kieffer e Maestro Ricardo Bernardes.

Um documentário que nos incita a ler e aprofundar o conhecimento sobre as Monções , afirma o diretor Barros Freire

“É uma merecida homenagem a Afonso Taunay, o historiador das Bandeiras Paulistas, um convite para visitar o Museu das Monções, em Porto Feliz , e conhecer o acervo precioso do Museu Paulista da USP , o popular Museu do Ipiranga”, afirma o Prefeito Municipal, Prof. Claudio Maffei.

O DVD “Porto Feliz - Roteiro dos Bandeirantes” e mais um projeto cultural patrocinado pelas Lojas Cem realizado com os benefícios da Lei do ICMS da Secretaria da Cultura de São Paulo que será exibido em TVs comunitárias e utilizado como ferramenta de aula nas escolas públicas da região. Também será distribuído para bibliotecas e museus.

"ORAÇÃO DE JOÃO PAULO II A SÃO FRANCISCO DE ASSIS"

Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne, o mundo tem saudades de ti qual imagem de Jesus crucificado. Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem, dos teus pés descalços e feridos, das tuas mãos transpassadas e implorantes. Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho.

Ajuda, Francisco, os homens de hoje a reconhecerem o mal do pecado e a procurarem a sua purificação na penitência. Ajuda-os a libertarem-se das próprias estruturas de pecado, que oprimem a sociedade de hoje. Reaviva na consciência dos governantes a urgência da Paz nas Nações e entre os Povos. Infunde nos jovens o teu vigor de vida, capaz de cotrastar as insídias das múltiplas culturas da morte.

Aos ofendidos por toda espécie de maldade, comunica, Francisco, a tua alegria de saber perdoar. A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e pela guerra, reabre as portas da esperança. Amém.

Basquete: Nesta terça foram definidos os grupos do Mundial que será realizado na Turquia em Agosto do próximo ano. a seleção Brasileira caiu no grupo B, mesmo grupo dos Estados Unidos. São 24 seleções divididos em 4 grupos de 6. Confira os grupos.

Grupo A
Argentina
Sérvia
Austrália
Alemanha
Angola
Jordânia

Grupo B
Estados Unidos
Brasil
Eslovênia
Croácia
Irã
Tunísia

Grupo C
Turquia
Grécia
Porto Rico
Rússia
China
Costa do Marfim

Grupo D
Espanha
França
Canadá
Lituânia
Nova Zelândia
Líbano


Os 4 melhores de cada chave avançam para a segunda fase. O Brasil pode enfrentar a Argentina na segunda fase pois o grupo B enfrentam adversários da chave A. Boa sorte pra nossa seleção.

Tietê

O governo de São Paulo, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal determinou, em portaria publicada no início desse mês, a criação do Conselho Gestor Unificado da APA no município de Tietê.

O Conselho deverá gerir a administração das zonas urbana e rural da cidade que são consideradas Áreas de Proteção Ambiental.

O órgão se responsabilizará, entre outras coisas, pela conservação de processos naturais e da biodiversidade, orientando o desenvolvimento sustentável da cidade e adequando as várias atividades humanas às características ambientais da nossa região.

A portaria determina que o Conselho seja constituído por representantes do Governo Estadual, das Prefeituras Municipais de Tietê e Jumirim e de representações da sociedade civil organizada.

A intenção é reunir diferentes segmentos da sociedade. Entre eles, entidades do setor agrícola; do turismo; da cultural e do patrimônio historio local, além de representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais e associações de pequenos agricultores; entidades de moradores; universidades e institutos de pesquisa e setor industrial.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Humberto Bortoleto de Arruda, a criação do Conselho da APA viabilizará políticas e as ações para tornar Tietê “um município verde”, o que, ainda segundo Bortoleto, é um componente importante para a exploração do turismo na cidade.

Franciscanas palavras


Como um bom medieval, Francisco nos ensina que,
tudo o que acontece, é a Vida nos exercitando.
Frei Vitório

Franciscanas Palavras


São Francisco é a Poesia do humano.
É o humano no movimento do caminho percebendo
o ritmo e o verso do próprio passo.
Frei Vitório

RCC - Boituva

No dia 10/12 ás 19:30 horas na Comunidade São José da Paroquia São Francisco de Assis, a Comunidade toda se reunir-se para Louvar ao Nosso Deus com o Grupo Sagrada Familia, com a presença do Irmão Hélio Paulo da cidade de Itapetininga - SP, conduziu o Grupo o Louvor esse que seria o ultimo do Ano .

Como sempre foi momento forte de oração.








Tribuna Católica - Boituva



O Iluminatal de Porto Feliz será realizado de 18 a 23 de dezembro, sempre às 20 horas, e inclui diversas atrações musicais na praça doutor José Sacramento e Silva (Matriz).

Na sexta-feira, 18 será a apresentação do grupo “Tua Face”. Sábado, 19, é a vez do “Teclas Pretas” tocar. Na segunda-feira, 21, o público acompanha as vozes do Coral da Igreja Presbiteriana Independente de Porto Feliz. Terça-feira, 22, o grupo Aracaia, da Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa”, demonstra seu talento. No encerramento, quarta-feira, 23, apresentação da Orquestra Monções e Coral da Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa”.

Programação:

> Sexta-feira, dia 18: Apresentação do grupo “Tua Face”.

> Sábado, dia 19: Apresentação do grupo “Teclas Pretas”.

> Segunda-feira, dia 21: Apresentação do Coral da Igreja Presbiteriana Independente de Porto Feliz.

> Terça-feira, dia 22: Apresentação do grupo Aracaia da Escola Municipal de Música “Romário Antonio Barbosa”.

> Quarta-feira, dia 23: Apresentação da Orquestra Monções e Coral da Escola Municipal de Música “Romário Antonio Barbosa”.