sábado, 19 de setembro de 2009


01421.jpg (527×431)

COMENTÁRIO SOBRE O AMOR


OLIVEIRA, Pesquisado por Emerson de. Apostolado Veritatis Splendor: COMENTÁRIO SOBRE O AMOR.

"Agora, porém, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor." —1 CORÍNTIOS 13,13.

Catecismo da Igreja:

25 - Toda a finalidade da doutrina e do ensinamento deve ser posta no amor que não acaba. Com efeito, pode-se facilmente expor o que é preciso crer, esperar ou fazer; mas sobretudo é preciso fazer sempre com que apareça o Amor de Nosso Senhor, para que cada um compreenda que cada ato de virtude perfeitamente cristão não tem outra origem senão o Amor, e outro fim senão o Amor.

1822 - A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor de Deus.

Um dos mais destacados antropólogos do mundo disse certa vez: "Compreendemos, pela primeira vez na história da nossa espécie, que a mais importante de todas as necessidades psicológicas humanas, básicas, é a necessidade do amor. Ela está no centro de todas as necessidades humanas, assim como o nosso sol está no centro de nosso sistema solar com os planetas orbitando em volta dele... A criança que não foi amada é bioquímica, fisiológica e psicologicamente muito diferente daquela que foi amada. A primeira até mesmo se desenvolve diferente da segunda. O que sabemos agora é que o ser humano nasce para viver como se a vida e o amor fossem uma só coisa. Naturalmente, isto não é coisa nova. É a confirmação do Sermão da Montanha."

Sim, como admitiu esse erudito não-religioso, esta verdade sobre a importância do amor para o bem-estar humano não é coisa nova. Talvez só agora venha a ser reconhecida por eruditos do mundo, mas ela já constava na Palavra de Deus mais de 19 séculos atrás. É por isso que o apóstolo Paulo pôde escrever: "Agora, porém, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor." (1 Coríntios 13,13) Sabe por que o amor é maior do que a fé e a esperança? Por que se pode dizer que o amor é o maior dos atributos de Deus e dos frutos de seu espírito?

Simples fotografia



Processam autoridades de escola secundária nos EUA por rezar antes de comer

Frank Lay

Em um claro atentado contra a liberdade religiosa, um diretor e um encarregado de esportes de uma escola secundária da Flórida foram processados por terem rezado para abençoar os alimentos em um almoço do colégio.

Em um almoço em honra de quem contribuiu à construção de umas instalações esportivas, o diretor da Pace High School, Frank Lay, pediu ao encarregado de esportes, Robert Freeman, que abençoara os alimentos. Os alunos não estavam presentes no momento da oração.

Para a American Civil Liberties Union (ACLU) esta oração constituía uma violação a uma ordem de uma corte, que esta mesma organização ajudou a redigir, depois de um julgamento no há algum tempo atrás tinha "acusado" alguns professores do condado de Santa Rosa de "aderir-se" à religião.

A citada ordem indica que "as autoridades escolares não devem oferecer nem participar de orações durante um evento escolar. Tampouco podem autorizar aos estudantes, grupos de estudantes ou a terceiros a incluírem orações, que estejam ou não programadas" para estes eventos.

Diante deste atropelamento, o congressista republicano J. Randy Forbes criticou a citada demanda em sua intervenção na Câmara. "Com essa ordem emitida por este juiz, o diretor não poderia pedir ao Presidente dos Estados Unidos que fale com a escola se é que o mandatário tivesse terminado, como ele costuma fazer, com a frase 'Deus abençoe a América'".

"É hora de que os americanos simplesmente digam: 'já basta'", alentou.

O Diretor Frank Lay e o encarregado de esportes, Robert Freeman da Pace High School no condado de Santa Rosa poderiam ser multados, enviados à prisão e inclusive poderiam perder seus benefícios de aposentadoria depois do julgamento que se inicia hoje.

Notinhas da Igreja

Nossa Senhora da Ponte- catedral Metropolitana de Sorocaba




Junfec
Acontece agora a tarde, mais uma reunião do Junfec, as 17h na igreja Nossa Senhor Aparecida.

Coral Renascer
Jovens se reúnem as 16h na Igreja Mãe dos Homens.



Mensageiro da Paz

A noite acontece o Grupo jovem da RCC, após a missa das 19 horas.



Rádio Nova Porto
Toda missa de sábado e de domingo a noite, são transmitidas pela rádio Nova Porto. AM 1120.




Catolic Fest
Com a força do Ministério Nova Unção, aconteceu o Catolic Fest no Tênis Clube de Porto Feliz. Aproximadamente 420 jovens estiveram presentes, foram vendido mais de 500 ingressos. Parabéns pela iniciativa.





Missas



Ponte Queimada - Terra Mãe 16h
Capela de Santo Expedito 17h30m

Igreja Santa Cruz as 18h
Missas
Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens 19h
Missas
Igreja Nossa Senhora Aparecida 19h

Igreja Nossa Senhora das Graças as 19h30m
Missas


Radio Portofelicense
18 transmissão do terço Mariano

19h transmissão da Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Domingo
Igreja Nossa Senhora Aparecida 8h Celebração

Igreja Nossa Senhora da Ponte 8h

Igreja Asilo Cidade dos Velhinhos 9h30m

Igreja Nossa Senhora Aparecida 18h

Igreja São João Batista 19h

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens 19h


Secretarias Paroquiais
Igreja Nossa Senhora Aparecida 3262 1728
Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens 3262 1074
Igreja São João Batista 32625372




Paz e Bem!!!

Notinhas de Porto Feliz

Notícias de Porto Feliz



Cidade Portinho

Foi montado no Cemex uma mini cidade, aonde crianças de 5 a 11 anos irão aprender na prática as noções sobre o trânsito. A cidade ficará até o dia 25 de setembro das 11h as 17 horas.




Estado, presídio e Porto Feliz
Visando agilizar ainda mais o processo licitatório, o Governo do Estado de SP, resolver suspender a atual forma de licitação que é feita como praxe. Ao invés de se fazer de todas as construções ao mesmo tempo, acontecerá uma licitação por vez, uma de cada unidade de forma individualizada.
Pois se acontecer de algum processo questionando a licitação de uma determinada unidade, ela paralisará a de todas as outras.

A unidade de Porto Feliz, abrigará 1080 presos.

Maffei afirma que continuará na luta contra a vinda do Presídio em Porto Feliz, e tentará uma nova reunião com o Secretário da Administração Penitenciária.




Cemitério
Novamente, o Cemitério Velho foi alvo de vandalismo. Nem mesmo os mortos estão sendo respeitados.




Orçamento de 2010

Já está em Poder do Vereadores de Porto Feliz, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é um parâmetro, aonde a Prefeitura prevê determinada arrecadação e como irá investir todo este dinheiro. O valor estipulado para 2010 é de 106 milhões, os vereadores já estão estudando o projeto.




Aconteceu...

No dia 14 no Auditória da Câmara, a discução dos projeto da Lei de Diretrizes orçamentárias. Como todo ano, a presença popular é mínima.




Resultados do Muda Avecuia em Porto Feliz

Formação do Conselho Gestor do Muda Avecuia
Plantado 33.314 mudas em 22 propriedades na Bacia do Avecuia




Verba para reflorestamento

Porto Feliz estará recebendo 146 mil reais para reflorestar as áreas que indicar para o projeto. o dinheiro vem do Fehidro, o Fundo de Recursos Hídricos. A Ecoar Florestal é a responsável em desenvolver o projeto.







Dia 16

Acidente entre duas carretas interdita uma das pistas da Castello Branco


Um acidente entre duas carretas interditou uma das pistas na noite da última terça-feira, na rodovia Castello Branco, em Porto Feliz. A batida foi no quilômetro 101 da rodovia. Segundo a polícia, uma carreta carregada com carne bateu na traseira de um caminhão de areia. O motorista da carreta, Cleiton José Schefer, ficou preso nas ferragens. Ele sofreu fratura na perna e foi levado para o hospital de Boituva. O outro motorista não ficou ferido. Com o acidente, a carga de areia ficou espalhada na pista, que teve de ser parcialmente interditada.




Dia 14

Mulher tenta furtar residência, mas fica presa ao tentar fugir pela janela


Uma mulher foi presa em flagrante depois de invadir uma casa, em Porto Feliz. Segundo a polícia, Elisângela Cristiane Ferreira entrou pela janela, e como não conseguiu sair foi presa dentro da casa. Ela se escondeu em baixo da cama em um dos quartos. Os donos chegaram, trancaram a porta do cômodo e chamaram a polícia. Elisângela já tinha passagem por furto e foi encaminhada para a delegacia do município.




Dia 14

Incêndio destrói galpão de fazenda


Um incêndio no último domingo destruiu um galpão de uma fazenda, em Porto Feliz. Bombeiros da região foram chamados para controlar o fogo. Mais de quinze mil litros de água foram consumidos para apagar as chamas. Os bombeiros ainda não sabem as causas do acidente. Ninguém ficou ferido.


Acidente neste sábado
Aconteceu um acidente na rotatória da Avenida Monsenhor Seckler, chamando atenção de populares e alterando o trânsito.



Programa Invasão 1120
Programa da Rádio Nova Porto, sempre animando as tardes.
Neste sábado dia 19, o estagiário foi nosso colaborador, André Hope.

Twitter
http://twitter.com/invasao1120
Blog
http://invasao1120.wordpress.com/

Dan e flutuador estão em Porto Feliz Nosso flutuador e seu guardião estão em Porto Feliz. Desde o começo da expedição eles percorreram quase 300 km do

O objetivo da viagem é medir o nível de oxigênio da água e saber onde o rio é mais poluído.

Às 8h, quando foi colocado na água pela primeira vez, em Itu, o flutuador registrou um nível de oxigênio ruim: 4,3. Quinze minutos depois, o índice caiu mais um pouco.

A quantidade de oxigênio na água continuou diminuindo ao longo da manhã. Às 9h30, o flutuador marcou 3,3. Uma hora depois, 3,1. Índice ruim que se manteve na última medição.

Segundo Dan, a navegação foi considerada boa hoje. Ele diz que a região de Porto Feliz é muito bonita. O nível de oxigênio registrado à tarde foi 2,6. Veja, em vídeo, a reportagem!

Rosário ou Terço?


>>Não é tudo a mesma coisa?!

Muitas pessoas acham que “terço” ou “rosário” são a mesma coisa. Embora sejam feitas as mesmas orações e estejamos nos referindo ao mesmo objeto, existe sim uma diferença básica entre eles.

A origem do nome rosário vem de um relato do século XIII. Conta-se que um monge cisterciense costumava rezar frequentemente as 50 Ave-Marias, as quais saiam de seus lábios como rosas, que iam se fixar na cabeça da Virgem Santíssima.

Portanto, para nós, católicos, cada Ave-Maria rezada com fé e com amor é como uma “rosa mística” que você oferece a Mãe de Deus. E podemos dizer que essas “rosas” oferecidas a Maria são plantadas em nossos corações.

Como será que anda o seu jardim? Está belo e florido, ou tem poucas e murchas rosas? E existe um jardim, ou seu coração está mais seco que um deserto, com uma terra árida, sem uma única e mísera rosa sequer? Ainda é tempo de “plantar” rosas para Maria e rega-las com amor. Mesmo que seu jardim esteja morto, é possível devolver a vida a ele... basta querer!

>>A evolução do Rosário:

Ao longo dos séculos, o rosário foi evoluindo. Sua prática e divulgação foram divulgadas principalmente pela Ordem de São Domingos, que foram responsáveis em grande parte por difundir essa santa devoção.

Até que o Papa São Pio V, um papa dominicano, deu ao rosário a sua forma atual, determinando o número de “Pai-Nossos”, “Ave-Marias” e também os mistérios que temos hoje (Gozosos, Dolorosos e Gloriosos).

A devoção foi crescendo, sempre com a aprovação e favorecimento dos dos pontífices (papa), até que o Papa Leão XIII determinou que o mês de outubro inteiro fosse dedicado à recitação do Rosário.

No ano de 2002, no Ano do Santo Rosário, o Papa João Paulo II incluiu mais uma categoria de mistério no Rosário: os Mistérios Luminosos.
Essa modificação incluida pelo Papa João Paulo II foi incluida no conjunto antigo. E junto com os outros mistérios, veio adicionar mais graças ao Rosário.

>>Diferença entre Rosário e Terço:

Como foi explicado, o objetivo da Igreja sempre foi que se rezasse o Rosário. A própria Nossa Senhora quando em suas aparições, nos pede que rezemos com fé e amor o “Rosário”.

Compreende-se então que deve-se rezar os três mistérios que o compõe. Como nem sempre é possível rezar rezar o Rosário completo, então ele foi dividido em três partes. Um “terço” é portanto, uma terça parte de um Rosário completo.

Com a adição do Papa João Paulo II, porém, aqueles que desejarem rezar o Rosário completo, agora tem que rezar mais um mistério. Dessa forma, o Rosário completo hoje compreende 4 mistérios. Mas não se diz vou rezar um “quarto”, continua-se falando terço mesmo.

>>A importância do Rosário:

Algumas pessoas maliciosas e que não compreendem a grandeza do Rosário, costumam dizer que quem reza o Rosário está “chamando gato” (porque geralmente as pessoas rezam balbuciando as ave-marias).

Outros, dizem que o Rosário é uma perda de tempo, pois estamos chamando Deus de “surdo” ou “burro”. Pois ficamos repetindo sempre a mesma coisa. Certa vez ouvi um comentário de uma pessoa que disse que ficar rezando várias ave-marias era o mesmo que ficar falando “Jesus”, “Jesus”, “Jesus”, "Jesus" e completou dizendo que Deus ouve a oração já na primeira vez que a gente a faz.

Que engano terrivel cometem!

Quem faz esses comentários não entendem que o rosário não é apenas uma oração vocal e repetiva sem sentido. A repetição das ave-marias cria um clima de contemplação, nos permitindo meditar e aprofundar a nossa fé. Através do Rosário, estamos contemplando as grandezas que compreendem a nossa salvação.

Antes de cada dezena, recitamos “Neste mistério, contemplamos a...”. Portanto, estamos contemplando e meditando cada mistério proposto.

Junte-se a isso outro fato importante: todas as vezes que Nossa Senhora apareceu, ela nos pediu URGENTEMENTE para rezarmos o Rosário TODOS OS DIAS. Se nossas orações não tivessem sentido, acaso ela iria “perder tempo” nos pedindo para reza-las?

É preciso pois, entender que quanto mais se reza, mais nos aprofundamos no mistério da salvação, mais nos aproximamos de Deus, mais nos deixamos envolver pelo amor de Deus e vamos nos deixando transformar. Quando se reza, Deus está derramando suas graças sobre nossa vida e damos mais um passo rumo a santidade.

Rezar o rosário portanto, é um caminho suave para se aproximar de Deus. Nossa Senhora nunca disse que “Quem quiser se salvar tem que me adorar como deusa”, como injustamente pregam nossos irmãos protestantes. Ao contrário, Maria sempre nos pediu para que nos jogassemos nos braços do Pai e do seu filho Jesus!

Rezando o Rosário, você estará se deixando segurar pela mão intecercessora de Maria, que o levará até Jesus, único caminho que nos leva ao Pai.

Algumas pessoas dizem também que preferem rezar diretamente a Deus, ou pedir diretamente a Jesus. Ora, se o próprio Deus nos deu uma Mãe, porque não tomar posse dessa filiação? Porque desprezar esse amor de mãe que nos quer salvar, nos guiando até Jesus? Quem, quando criança nunca pediu que a “mãe” fosse pedir alguma coisa ao pai, que severo, estava irredutível?

Acaso não devemos nós sermos como crianças para herdar o reino de Deus? Tolo é quem nega o carinho, o amor e a intercessão de Maria!

>>Os mistérios:

Como o próprio nome diz, mistério é mistério. Não nos cabe discutir ou compreender com a razão, antes, temos de compreende-los com a fé. E a fé nem tudo explica, mas nos permite aceitar. Quem tem fé, ama. E quem ama, tudo aceita por amor.

Quem quer explicação para tudo perdeu a fé. Chega uma hora em que temos que fazer como São Pedro e dizer “Meu Senhor e meu Deus!”. E nos entregarmos a misericórdia e ao amor divino.

Mas... contemplando os mistérios do Rosário, vamos nos aproximando cada vez mais deles... e compreendendo a grandeza do amor de Deus por nós. Você não precisa ter faculdade de teologia para amar a Deus, nem para compreender as coisas de Deus. Deus nos ama e nos permite ama-lo justamente na simplicidade. Basta entregar o coração a Ele.

Rosário, o amor presente na simplicidade:

“Rosário” também é o nome de uma planta, também chamada de “lágrimas de nossa senhora” ou “capim de nossa senhora”. Trata-se de uma planta, mais precisamente um capim, que dá umas sementes, com a qual as pessoas antigamente faziam colares ou terços.

As sementes são de certa forma ocas, o que favorece a confecção. Além disso, a planta pega fácil e multiplica-se rapidamente.

Vejam só que maravilha não é a misercórdia de Deus! Além de nos dar a Salvação, dá-nos também os meios para conseguirmos alcança-la!

Infelizmente, hoje em dia perdeu-se muito o costume de ter essa planta em casa. Lembro que minha vó rezava o Rosário todos os dias, inclusive a Ladainha de Nossa Senhora... e era ela própria quem fabricava seu próprio terço. E quando este arrebentava, ela tinha no quintal o material necessário para confeccionar outro.


A Idade Média e as Fogueiras

A Idade Média e as Fogueiras Jorge Ferraz
Deus lo Vult!

O preconceito histórico contra o Cristianismo encontrado amiúde nos nossos dias é uma das coisas que mais impede que se tenha uma visão equilibrada sobre a Igreja Católica e o Seu papel na construção da civilização ocidental. A repetição de clichês e de mentiras, de visões simplistas e de reconhecidos preconceitos iluministas, de lendas negras e de anacronismos, tudo isso parece ter se transformado em uma espécie de teste de aferimento intelectual. Parece que ninguém é bom o bastante se não nutrir um grande preconceito contra a Igreja Católica; e, quanto maior for este preconceito, mais inteligente é o preconceituoso em questão.

A Idade Média é evocada como uma época de trevas iluminada tão somente pelas terríveis fogueiras da Inquisição. O cristão-médio é um intolerante truculento que está disposto a trucidar qualquer um que apareça no seu caminho, pregando qualquer coisa que não esteja de acordo com a Doutrina Cristã. O obscurantismo e a superstição tomam o lugar da Ciência, e os cientistas levam uma espécie de vida nas catacumbas, diuturnamente escondidos dos terríveis inquisidores, os quais são, por sua vez, ambiciosos ávidos de riqueza e de poder. Os cristãos são retratados como se fossem o compêndio de todos os vícios.