sábado, 19 de setembro de 2009

Rosário ou Terço?


>>Não é tudo a mesma coisa?!

Muitas pessoas acham que “terço” ou “rosário” são a mesma coisa. Embora sejam feitas as mesmas orações e estejamos nos referindo ao mesmo objeto, existe sim uma diferença básica entre eles.

A origem do nome rosário vem de um relato do século XIII. Conta-se que um monge cisterciense costumava rezar frequentemente as 50 Ave-Marias, as quais saiam de seus lábios como rosas, que iam se fixar na cabeça da Virgem Santíssima.

Portanto, para nós, católicos, cada Ave-Maria rezada com fé e com amor é como uma “rosa mística” que você oferece a Mãe de Deus. E podemos dizer que essas “rosas” oferecidas a Maria são plantadas em nossos corações.

Como será que anda o seu jardim? Está belo e florido, ou tem poucas e murchas rosas? E existe um jardim, ou seu coração está mais seco que um deserto, com uma terra árida, sem uma única e mísera rosa sequer? Ainda é tempo de “plantar” rosas para Maria e rega-las com amor. Mesmo que seu jardim esteja morto, é possível devolver a vida a ele... basta querer!

>>A evolução do Rosário:

Ao longo dos séculos, o rosário foi evoluindo. Sua prática e divulgação foram divulgadas principalmente pela Ordem de São Domingos, que foram responsáveis em grande parte por difundir essa santa devoção.

Até que o Papa São Pio V, um papa dominicano, deu ao rosário a sua forma atual, determinando o número de “Pai-Nossos”, “Ave-Marias” e também os mistérios que temos hoje (Gozosos, Dolorosos e Gloriosos).

A devoção foi crescendo, sempre com a aprovação e favorecimento dos dos pontífices (papa), até que o Papa Leão XIII determinou que o mês de outubro inteiro fosse dedicado à recitação do Rosário.

No ano de 2002, no Ano do Santo Rosário, o Papa João Paulo II incluiu mais uma categoria de mistério no Rosário: os Mistérios Luminosos.
Essa modificação incluida pelo Papa João Paulo II foi incluida no conjunto antigo. E junto com os outros mistérios, veio adicionar mais graças ao Rosário.

>>Diferença entre Rosário e Terço:

Como foi explicado, o objetivo da Igreja sempre foi que se rezasse o Rosário. A própria Nossa Senhora quando em suas aparições, nos pede que rezemos com fé e amor o “Rosário”.

Compreende-se então que deve-se rezar os três mistérios que o compõe. Como nem sempre é possível rezar rezar o Rosário completo, então ele foi dividido em três partes. Um “terço” é portanto, uma terça parte de um Rosário completo.

Com a adição do Papa João Paulo II, porém, aqueles que desejarem rezar o Rosário completo, agora tem que rezar mais um mistério. Dessa forma, o Rosário completo hoje compreende 4 mistérios. Mas não se diz vou rezar um “quarto”, continua-se falando terço mesmo.

>>A importância do Rosário:

Algumas pessoas maliciosas e que não compreendem a grandeza do Rosário, costumam dizer que quem reza o Rosário está “chamando gato” (porque geralmente as pessoas rezam balbuciando as ave-marias).

Outros, dizem que o Rosário é uma perda de tempo, pois estamos chamando Deus de “surdo” ou “burro”. Pois ficamos repetindo sempre a mesma coisa. Certa vez ouvi um comentário de uma pessoa que disse que ficar rezando várias ave-marias era o mesmo que ficar falando “Jesus”, “Jesus”, “Jesus”, "Jesus" e completou dizendo que Deus ouve a oração já na primeira vez que a gente a faz.

Que engano terrivel cometem!

Quem faz esses comentários não entendem que o rosário não é apenas uma oração vocal e repetiva sem sentido. A repetição das ave-marias cria um clima de contemplação, nos permitindo meditar e aprofundar a nossa fé. Através do Rosário, estamos contemplando as grandezas que compreendem a nossa salvação.

Antes de cada dezena, recitamos “Neste mistério, contemplamos a...”. Portanto, estamos contemplando e meditando cada mistério proposto.

Junte-se a isso outro fato importante: todas as vezes que Nossa Senhora apareceu, ela nos pediu URGENTEMENTE para rezarmos o Rosário TODOS OS DIAS. Se nossas orações não tivessem sentido, acaso ela iria “perder tempo” nos pedindo para reza-las?

É preciso pois, entender que quanto mais se reza, mais nos aprofundamos no mistério da salvação, mais nos aproximamos de Deus, mais nos deixamos envolver pelo amor de Deus e vamos nos deixando transformar. Quando se reza, Deus está derramando suas graças sobre nossa vida e damos mais um passo rumo a santidade.

Rezar o rosário portanto, é um caminho suave para se aproximar de Deus. Nossa Senhora nunca disse que “Quem quiser se salvar tem que me adorar como deusa”, como injustamente pregam nossos irmãos protestantes. Ao contrário, Maria sempre nos pediu para que nos jogassemos nos braços do Pai e do seu filho Jesus!

Rezando o Rosário, você estará se deixando segurar pela mão intecercessora de Maria, que o levará até Jesus, único caminho que nos leva ao Pai.

Algumas pessoas dizem também que preferem rezar diretamente a Deus, ou pedir diretamente a Jesus. Ora, se o próprio Deus nos deu uma Mãe, porque não tomar posse dessa filiação? Porque desprezar esse amor de mãe que nos quer salvar, nos guiando até Jesus? Quem, quando criança nunca pediu que a “mãe” fosse pedir alguma coisa ao pai, que severo, estava irredutível?

Acaso não devemos nós sermos como crianças para herdar o reino de Deus? Tolo é quem nega o carinho, o amor e a intercessão de Maria!

>>Os mistérios:

Como o próprio nome diz, mistério é mistério. Não nos cabe discutir ou compreender com a razão, antes, temos de compreende-los com a fé. E a fé nem tudo explica, mas nos permite aceitar. Quem tem fé, ama. E quem ama, tudo aceita por amor.

Quem quer explicação para tudo perdeu a fé. Chega uma hora em que temos que fazer como São Pedro e dizer “Meu Senhor e meu Deus!”. E nos entregarmos a misericórdia e ao amor divino.

Mas... contemplando os mistérios do Rosário, vamos nos aproximando cada vez mais deles... e compreendendo a grandeza do amor de Deus por nós. Você não precisa ter faculdade de teologia para amar a Deus, nem para compreender as coisas de Deus. Deus nos ama e nos permite ama-lo justamente na simplicidade. Basta entregar o coração a Ele.

Rosário, o amor presente na simplicidade:

“Rosário” também é o nome de uma planta, também chamada de “lágrimas de nossa senhora” ou “capim de nossa senhora”. Trata-se de uma planta, mais precisamente um capim, que dá umas sementes, com a qual as pessoas antigamente faziam colares ou terços.

As sementes são de certa forma ocas, o que favorece a confecção. Além disso, a planta pega fácil e multiplica-se rapidamente.

Vejam só que maravilha não é a misercórdia de Deus! Além de nos dar a Salvação, dá-nos também os meios para conseguirmos alcança-la!

Infelizmente, hoje em dia perdeu-se muito o costume de ter essa planta em casa. Lembro que minha vó rezava o Rosário todos os dias, inclusive a Ladainha de Nossa Senhora... e era ela própria quem fabricava seu próprio terço. E quando este arrebentava, ela tinha no quintal o material necessário para confeccionar outro.


Um comentário:

  1. Com a adição dos Mistérios Luminosos, a palavra Terço fica mais pela "tradição", pois "Quarto" seria mais "matematicamente" correto. Entretanto, eu pesquisei bastante sobre a oração em inglês e percebi que se costuma usar a palavra "Rosary" (Rosário). A palavra "Terço" parece ser uma regionalização da língua portuguesa. O mesmo se perceba nas traduções das cartas do João Paulo II, como a Rosarium Virginis Mariae (http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_20021016_rosarium-virginis-mariae_po.html). Na tradução em inglês não se usa a palavra "Terço", mas sim "Rosary"...

    Gostaria de mostrar o software sobre orações baseadas no rosário que eu escrevi, Multirosarium, que permite:

    * aprender a rezar o Santo Terço, o Terço da Divina Misericórdia etc.
    * meditar os mistérios do Terço utilizando belos ícones
    * meditar os mistérios do Terço ouvindo leituras da Bíblia
    * contar as orações sem precisar das contas de um Terço físico

    Para orar online: http://multirosarium.com

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz