sexta-feira, 11 de junho de 2010

Missa Paróquia São João Batista.

 Acontece hoje, na Paróquia São João Batista, ás 19:30hs, a Missa do Sagrado Coração de Jesus. Será celebrada pelo Paroco Frei Eugenio Milani.

Vamos todos participar!!

Você sabia disto?


“A Igreja Católica oferece uma importante ajuda na assistência sanitária no mundo inteiro – através das Igrejas locais, instituições religiosas e as iniciativas privadas, que trabalham na responsabilidade e no respeito pela lei de cada nação – 

com 5.378 hospitais, 

18.088 dispensários 
e clínicas, 

521 leprosários 

e 15.448 asilos para idosos, 
doentes crônicos e portadores de deficiência”: 

recordou o Arcebispo Silvano M. Tomasi, Observador Permanente da Santa Sede na ONU e Instituições especializadas em Genebra, em sua intervenção proferida em 8 de junho, durante o Debate Geral sobre o parágrafo 3 da 14ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos, durante a qual se deteve em particular sobre a necessidade de garantir o acesso universal aos remédios e instrumentos diagnósticos a todas as pessoas. 

O Arcebispo sublinhou que das informações provenientes desta realidade, que trabalham no território com algumas comunidades, muitas vezes as mais pobres, isoladas e marginalizadas, emerge que os direitos descritos nos instrumentos internacionais “estão longe de serem garantidos”.

Um dos principais impedimentos na realização destes direitos é constituído pela “falta de acesso aos remédios a preços acessíveis e aos instrumentos diagnósticos” – sublinhou ainda Dom Tomasi, que prosseguiu recordando que “as doenças provocadas pela pobreza” representam ainda o 50% nos países em fase de desenvolvimento, quase dez vezes superior ao dos países desenvolvidos; 

mais de 100 milhões de pessoas a ano passam a viver na pobreza porque devem pagar assistência médica

nos países subdesenvolvidos, os pacientes pagam de 50 a 90% dos remédios essenciais;  

quase 2 bilhões de pessoas não têm acesso aos remédios essenciais.

“Um grupo que não tem acesso aos remédios é o das crianças – afirmou Dom Tomasi. 

Muitos remédios essenciais não foram produzidos nas formulações apropriadas ou dosagens específicas para o uso pediátrico. 

Esta situação pode ter como conseqüência a trágica perda da vida e o perpetuar-se de doenças crônicas entre as crianças necessitadas. 

Dos 2,1 milhões de crianças que vivem com o vírus HIV, no final de 2008 somente 38% recebeu os remédios anti-retrovirais”.

O Observador Permanente da Santa Sé se declarou estar consciente da complexidade dos aspectos relativos à propriedade intelectual em matéria de acesso de remédios, todavia solicitou o Conselho para renovar o seu compromisso “nos esforços para afirmar e tutelar o direito à saúde, garantindo um justo acesso aos remédios essenciais”.


(SL) (Agência Fides 09/06/2010) Links:
O texto integral da intervenção, em inglês
http://www.fides.org/eng/documents/Statement_HS_Geneva_08062010.doc

Paróquia promove casamento coletivo neste sábado


A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vossoroca, em parceria com a prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cidadania e Geração, promove neste sábado (12), às 10 horas, o segundo casamento coletivo para 28 casais. Desta vez, tanto a cerimônia civil quanto a religiosa ocorrerão juntas. 

O projeto de promover o casamento coletivo surgiu no primeiro semestre do ano passado em reunião entre o pároco Marcos Alexandre dos Santos com o setor Família, composto pelas pastorais: Familiar, Batismo, ECC, Noivos, Legitimação e os grupos de Rua.

A meta deste ano foi justamente de promover a cerimônia no dia dos namorados e com isso regularizar a vida religiosa desses casais que já vivem juntos há algum tempo e não tinham condições e nem oportunidade para que fosse possível o casamento.

Com o número de casais, grande maioria participante de uma dessas pastorais, é que os organizadores pelo segundo ano procuraram a prefeitura por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), com o objetivo de buscar o apoio para a legitimação. Desta forma foi realizada a parceria para a parte civil da união.

O religioso será celebrado pelo pároco Marcos Alexandre, juntamente com os diáconos José Laerte Heber e José Alberto de Souza Terra. 

Jô Aguiar
PASCOM N.S.Aparecida Votorantim

Semana do Meio Ambiente 2010: passeata ambiental

dia dos namorados

Sabemos que está meio em cima da hora, pois hj é véspera do dia dos namorados, mas não se preocupe! Se vc mora em Porto Feliz, poderá apreciar o comércio e escolher o presentinho até as 18:00hs, segundo informa a Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz. A maioria das lojas ficarão abertas até esse horário, para "salvar" aqueles que deixaram para última hora para escolher o presente da pessoa amada.
Muitos quase enloquecem na hora da escolha, mas podemos afirmar que o melhor presente não está no valor em dinheiro que vc paga do presente, mas sim a intenção e o que vem do coração.
Colocaremos aqui algumas dicas de presente.
Sabemos que presente vai muito do gosto da pessoa, mas não custa tentar. Presentes baratinhos que vc mesmo pode criar ou fazer e incrementar com algumas coisinhas:

*Fazer um CD  com uma seleção de músicas que vocês gostem ou que marcam o namoro do casal.
*Uma foto bem bonita do casal em um porta-retrato bem fofo.
*Um ursinho com o seu cheiro.
*Caixa de chocolate com cartãozinho declarando seu amor pela pessoa amada. Vale também cartões  vale-presentes das lojas que oferecem esse tipo de presente.
*E o q não poderia faltar... Flores para ELA! (pode ser um botão de rosas... pois lembra-se que o importante 

*E uma sugestão pertinente! (mas só com muita certeza!!) Um par de alianças para celebrar o namoro.
São sugestões e idéias baratinhas para presentear seu amor 

Série> Origem do Dia dos Namorados

Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados.
É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.
O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.
O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá").
No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro
 (Fonte: Revista Época 06/2001)

Acontece hoje: seminário do Grupo de Oração Divina Aliança

Nitemar e Mirian

Na primeira noite, com o tema proposto: Adorando em Família, os pregadores Nitemar e Mirian conduziram a noite no grupo de oração Divina Aliança, grupo este que nasceu da experiência e união dos casais, que sentiram a necessidade formar um grupo dentro da RCC de Porto Feliz, que atendesse as famílias de primeiras, segunda união, separados, solteiros, casados, namorados, independente da situação, e com ou sem filhos.


Assim a equipe de servos pretendem levar o evangelho: a todos!
Nesta noite, Nitemar e Mirian relataram suas experiências pessoais, testemunharam como é o dia a dia diante do Senhor. O casal de pregadores são de Porto Feliz, exercem também o ministério extraordinário da eucaristia na Paróquia São João Batista.



A noite foi animada pelo Ministério de Música Divina Aliança



















Educação no trânsito!

Foto
Prevenção é economia!

Os motoristas de Porto Feliz participaram, nos dias 7 e 8 de junho, de uma campanha educativa sobre a lei que vigorará em setembro e regulará o transporte de crianças menores de 10 anos em carros particulares. A atividade aconteceu na praça da Matriz e conscientizou os participantes sobre o uso dos equipamentos previstos pela nova norma.

Cerca de 600 pessoas participaram da iniciativa, motivada pela aprovação recente da Resolução 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), cuja publicação foi adiada para 1º de setembro, devido à falta dos equipamentos requeridos no mercado.

O motorista que transportar crianças em desacordo com a lei será multado em R$ 191,54, ganhará sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e terá seu veículo retido.
 
 

Gabriel Chalita recebe titulo de cidadão Sorocabano



Acontece hoje, 11 de junho, a partir das 19h30, na Câmara Municipal, uma Sessão Solene para a entrega do título de cidadão sorocabano ao escritor e professor Gabriel Chalita.

A iniciativa é do vereador Anselmo Neto (PP). “O educador Chalita em muitos momentos esteve envolvido nas questões educacionais de Sorocaba, conversando com professores, proferindo palestras e no segundo semestre do ano passado transmitiu ao vivo do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” para todo o Brasil e para Portugal seu programa semanal de TV, exibido pela Canção Nova, quando entrevistou o prefeito Vítor Lippi, falando sobre a qualidade de vida na cidade, o humorista sorocabano Sérgio Rabelo, o arcebispo dom Eduardo Benes e o historiador Sérgio Coelho, resgatando a história do Tropeirismo”. 
 A sessão deverá ser presidida pelo vereador Marinho Marte, presidente da Câmara e é aberta ao público.


Gabriel Chalita, nascido em 30 de abril de 1969, em Cachoeira Paulista - SP, doutor em Direito e doutor em Comunicação e Semiótica. Foi secretário de Educação do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação. É vereador da capital paulista. 

Fonte: arquidiocesorocaba.org.br