domingo, 28 de abril de 2013

Padre José Fernando Mietto é sepultado em Porto Feliz/SP

 

DSCF8672 DSCF8695 DSCF8697 DSCF8738 DSCF8742 DSCF8752

Foi celebrada nesta manhã, na matriz Mãe dos Homens, a missa de corpo presente do sacerdote José Fernando Mietto. Missa com o pároco Antonio Carlos Fernandes vigário paroquial Miguel Angelo Bayer Meneghelli padre Tadeu Rocha Moraes da Catedral Metropolitana, diáconos Valmir Ap. Oliveira (Pq. N. Sra. Aparecida), Paulo Moreau, Silvio Buzzo e Benedito Manoel de Arruda. O enterro aconteceu no cemitério Campo Santo (cemitério novo).

 

Homilia: vida eterna!
A homilia foi feita pelo padre Tadeu, contemplou a necessidade de viver o hoje, de fazer o bem, viver plenamente os ensinamentos de Jesus Cristo. Comentou que esteve acompanhando os últimos dia do Padre José Fernando, ministrando a unção dos enfermos e elevando orações por ele.

Após a missa de corpo presente, foi tocado na igreja o CD do pe. Fernando.

 

Um pouco sobre sua vida

Padre José Fernando Mietto, nasceu em Porto Feliz, filho de Reinaldo Mietto e de Júlia Angelieri Mietto, em 20 de julho de 1940. Ele estudou no Grupo Escolar Cel. Esmédio de Porto Feliz.

Depois entrou no seminário em fevereiro de 1971. Estudou no Seminário da Penha, depois cursou Filosofia, na Faculdade Associadas do Ipiranga FAI (SP). Fez teologia no Seminário da Assunção, em São Paulo de 1974.

Foi ordenado diácono em 1980 pelo arcebispo emérito Dom José Melhado, um ano depois ordenado sacerdote em Porto Feliz na igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens no dia 28 de março de 1981 por Dom José Melhado Campos. Foi pároco da Igreja Santa Cruz, em Tatuí, e depois da Paróquia de Santo Antônio, em Porangaba do período de 1981 - 87.

Assumiu a paróquia Nossa Senhora Aparecida da Boa Viagem - SP, servindo a Igreja por 6 anos, celebrando missas e animando as pastorais e movimentos. De 1993 - 2006 foi pároco na São Paulo Apóstolo, bairro Cangaíba/SP, foi sua última missão como pároco que ele assumiu no dia 23 de junho de1993.

Em 2006, padre José Fernando Mietto, celebrou em Porto Feliz, na igreja Mãe dos Homens missa jubilar pelos seus 25 anos de ordenação, missa com grande presença de fiéis, familiares e amigos, além do então pároco Isac Isaías Valle e do vigário paroquial padre Dirceu Sudário de Freitas.

Padre Fernando, conhecido como nenê, era uma pessoa animada e muito devoto de Nossa Senhora, gostava muito de cantar músicas a ela. Em família também era conhecido como cantor, teve como parceiro seu primo Abraão Mietto Netto, em mais de 20 músicas que cantava no seio familiar.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Evento firma pacto pela alfabetização na idade certa entre Prefeitura e Ministério da Educação

 

 

Aconteceu neste sábado, 27, no Espaço Cultural “Olair Coan”, solenidade para firma o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O PNAIC é uma parceria entre a Prefeitura de Porto Feliz e o Ministério da Educação.
  O objetivo do programa é alfabetizar as crianças até os oito anos, ou seja, até o final do 3ª ano do Ensino Fundamental. Ele é composto por quatro eixos: formação continuada dos professores, avaliação dos alunos, materiais pedagógicos para alunos e professores e gestão de ações.
Em Porto Feliz será realizado um curso de formação do PNAIC, em parceria com o MEC e a UNESP, para os profissionais da rede. A rede municipal de ensino conta com 75 professores alfabetizadores, que participarão do curso, que será ministrado pelas professoras multiplicadoras Rosana Aparecida Martelini, Maria Aparecida Silvestre Sampaio e Sônia Jaqueline da Silva Oliveira, que participaram do curso de formação na UNESP – Itapeva, entre os dias 15 e 19 de abril. O programa é coordenado pela Profª Claudia Cristina Stetner Ferrari, no município de Porto Feliz.
O curso de formação para os Professores Alfabetizadores será de 240 horas, com 2 anos de duração e 120 horas/ano. O curso será presencial, com ênfase em linguagem, em 2013, e, em matemática, em 2014. O curso será ofertado em turmas distintas para professores alfabetizadores dos 1°, 2° e 3° anos, como também para os docentes de turmas multisseriadas.

Metas do pacto:
I- garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em língua portuguesa e em matemática, ate o final do 3º ano do ensino fundamental;
II- reduzir a distorção idade-série na educação básica;
III- melhorar o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB);
IV- contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores;
V- contribuir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental.

Porto Feliz recebe visita de políticos

 

deputado osvaldo verginio deputado jose olimpio e deputado rodrigo moraes

O Prefeito Levi Rodrigues Vieira recebeu nos últimos dias a visita de políticos representantes da região.
O deputado estadual Osvaldo Verginio (PSD) veio ao município por intermédio do vereador Rodrigo Peixoto.
Além de se colocar à disposição da cidade, ele aproveitou para visitar as dependências da escola Coronel Esmédio, local de treinamento da equipe de basquete feminino do técnico Luiz Antonio Batista dos Santos, o Luizito. O deputado aprovou o projeto voluntário com as crianças e levou algumas reivindicações para melhoria do treinamento.
Porto Feliz recebeu ainda a visita dos deputados federal, José Olimpio Silveira Moraes – o missionário José Olimpio (PP), e estadual, Rodrigo Moraes (PSC). Eles estiveram na cidade a convite do ex-vereador Odélio Leite dos Santos. Também presente Rogério Antonio, ex-diretor da Prefeitura Municipal e ex-assessor parlamentar.
O Gabinete do Prefeito contou também com a visita da vereadora ituana, Nair Langue (PRB).