sábado, 2 de março de 2013

Grupo de cardeais articula nome de d. Odilo Scherer

Americanos e parte dos europeus e de países em desenvolvimento consideram perfil do brasileiro ideal para a sucessão de Bento XVI

Jamil Chade - O Estado de S.Paulo

CIDADE DO VATICANO - Cardeais americanos e parte dos prelados da Europa e de países em desenvolvimento começam a promover manobras para dar força a uma candidatura do cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, na sucessão de Bento XVI.

Veja também:
link
Cada cardeal, quando eleito papa, traz o seu perfil
link Votantes querem dossiê Vatileaks antes da eleição
link Vaticano confirma grampos de funcionários
link Bento XVI promete obediência a novo papa e diz ser 'apenas um peregrino'

d. Odilo Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo - Márcio Fernandes/AE

Márcio Fernandes/AE

d. Odilo Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo

O Estado apurou que, embora não se apresente como um concorrente ao cargo, o brasileiro é citado em conversas que vêm ocorrendo em restaurantes discretos em Roma, casas e encontros informais entre cardeais. Um dos grupos que apoiariam d. Odilo seria o dos Estados Unidos, que há anos vem destacando a necessidade de o pontificado sair da Europa para que a Igreja tenha sua força renovada.

O problema, no caso das eleições que devem começar na semana que vem, é que escândalos de abusos sexuais praticamente frearam qualquer chance de que um dos cardeais dos EUA ganhe um amplo número de votos. A escolha de vários deles, portanto, seria d. Odilo Scherer.

Em Roma, esse grupo já começou a buscar apoio de outros cardeais para que, na primeira votação no conclave, Scherer apareça com um número significativo de votos. "Isso será fundamental na primeira rodada. Depois, só Deus saberá o que vai ocorrer", disse uma fonte próxima aos cardeais americanos.

A estratégia é encontrar apoio na Europa, o que ajudaria a romper uma eventual coalizão no Velho Continente em torno de um nome local.

Perfil adequado. O brasileiro é visto como tendo vários dos elementos do perfil que a Igreja busca no futuro papa. Com 63 anos, é um dos mais jovens do grupo - e, apesar de jovem, é considerado como alguém de grande confiança pela cúpula do clero em Roma. Prova disso é que foi reconduzido ao cargo de inspetor das contas do Instituto de Obras Religiosas, o Banco do Vaticano. Isso em meio a uma profunda crise na instituição.

Scherer também serviria como um "relações públicas" para a Igreja, que mostraria que está disposta a ter um papa de fora da Europa, como críticos vêm pedindo. Outra vantagem seria o alinhamento do brasileiro ao pensamento teológico da cúpula e o fato de que uma eventual eleição não representaria uma "revolução".

O grupo de apoio a d. Odilo Scherer também espera que o brasileiro tenha chances graças à divisão cada vez mais profunda entre os cardeais italianos. Desde o anúncio da renúncia de Bento XVI, um lobby pró-italiano tem feito parte das especulações sobre o novo papa. Para muitos no Vaticano, o país precisaria recuperar o trono de Pedro, depois de mais de 30 anos de ausência.

Mas, à medida que o conclave se aproxima, os 23 cardeais italianos com poder de voto não conseguem chegar a um acordo para o lançamento de um nome único. Angelo Scola, de Milão, é o favorito de Bento XVI. Mas sofre a resistência de parte do clero italiano, que preferiria alguém com um perfil menos conservador.

Outra prova de que Scherer sabe que está sendo citado amplamente como um dos favoritos é o fato de ter evitado dar entrevistas, algo visto dentro do clero como autopromoção.

Na semana passada, em conversa rápida com a reportagem do Estado enquanto entrava apressado em sua residência, afirmou que a decisão de Bento XVI de renunciar ao cargo mostrava "uma grandeza de alma" e uma enorme "honestidade" com relação à Igreja.

De acordo com dom Odilo, Bento XVI demonstrou ter a consciência de que já é um homem idoso, sem condições de levar adiante a difícil missão de liderar a Igreja. "É um gesto que nos surpreende e, ao mesmo tempo, um gesto de grandeza."

Estadão

Esquadrilha da Fumaça em Itu

Um show com a Esquadrilha da Fumaça irá encerrar a programação da do aniversário de 403 anos da cidade. O evento acontece neste domingo, dia 3, a partir das 10h.

Antes dos aviadores da Esquadrilha da Fumaça, o público poderá aproveitar uma exposição com vinte carros antigos, apresentações de drift, competição com carros em alta velocidade e baterias de kart, que acontecem até as 16h. Todas as atrações serão abertas ao público.

Na avaliação do prefeito Antonio Tuíze, “a vinda da Esquadrilha da Fumaça fecha com chave de ouro a programação festiva da cidade”. De acordo com o diretor do Kartódromo, Eduardo Gozzano, “este evento também tem a proposta de divulgar o automobilismo, principalmente o kart, um esporte que vem crescendo a cada ano”.

 

Confira a programação completa:

Competições de Drift

Horário: Das 10h às 16h

Baterias de kart categoria F4

Horário: Das 10h às 16h

Esquadrilha da Fumaça

Horário: 16h

32ª ROMARIA DE CAVALEIROS E CHARRETEIROS EM LOUVOR A NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS E AO BOM JESUS DE PIRAPORA

 

romaria_cartaz_2013

32ª ROMARIA  DE CAVALEIROS E CHARRETEIROS EM LOUVOR A NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS E AO BOM JESUS DE PIRAPORA

DSCF6699

PORTO FELIZ A
PIRAPORA DO BOM JESUS
DIAS 08, 09 E 10 DE MARÇO DE 2013

 

DEVERES DOS ROMEIROS
(Segundo reza o estatuto):

1º - Ter fé: Romaria  é uma jornada de fé que se manifesta no amor à N. S. Mãe dos Homens  e ao Senhor Bom Jesus de Pirapora;

2º - Fazer com que a Romaria seja um exemplo de  testemunho cristão;

3º - Cuidar dos outros e de sua montaria antes de si;

4º - Portar-se com dignidade, lembrando que cada um é responsável pelo prestígio e bom nome da Romaria e principalmente de nossa cidade;

5º - Cumprir rigorosamente os horários;

6º - Acatar as decisões dos membros da Diretoria Organizadora: A disciplina é indispensável;     

7º - Ser alegre e cordial será o nosso lema;

8º - Divulgar a Romaria: fazer com que seus amigos participem;

9º - Todos deverão participar das cerimônias religiosas, pois elas são o ponto alto da Romaria.

A Associação homenageia os ex-romeiros falecidos.

 

PROGRAMAÇÃO:


DSCF3171 
DIA 02/03 - 19H00 -
MISSA DOS ROMEIROS
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA APARECIDA

 

DSCF6447

DIA 08/03 - 15h00:
Saída do Cemex (Porto Feliz):
- Concentração, Benção e Flâmulas;
- Pe. Washington Pascoal Ribeiro.

 

DIA 09/03 - Parada para descanso em Cabreúva, (Pouso do Romeiro) saída às 7h00 para Pirapora.

 

DSCF6806 

DIA 09/03
19h00: Missa dos Romeiros.
- Celebrante: Pe. Washington Pascoal Ribeiro;
- Equipe de Canto: Viola Divina.
20h30: Show com Luis Carlos e Adriano.

 

DIA 10/03 - 07h00:
Retorno a Porto Feliz.
11h30 às 14h00 - Almoço em Itu
(entrada do Cond. Campos de Santo Antônio).
20h00: Chegada a Porto Feliz: procissão de entrada e
Benção final com Pe. Antonio Carlos Fernandes, na Praça
Dr. José Sacramento e Silva - Matriz.

 

AGRADECIMENTO

• A todos os colaboradores e patrocinadores;
• Prefeitura Municipal de Porto Feliz;
• Sr. Luiz Carlos Funari e Dr. Danilo da Silva (CRMV - SP 24740).

Não nos responsabilizamos por quaisquer acidentes que porventura venham a acontecer antes, durante e depois da ROMARIA e por multas aplicadas em veículos durante o trajeto.

Será exigido silêncio após às 22h00 no local de descanso dos romeiros, conforme artigo 42, inciso III  do  Decreto Lei n° 3688.

Carregamento de animais só com autorização do médico veterinário.

Para poder usufruir da Assistência, esteja com a flâmula de identificação do romeiro entre o ponteiro e o culateiro.

Contamos com a colaboração, organização e respeito de todos.

 

ASSOCIAÇÃO DOS ROMEIROS DE PORTO FELIZ

Presidente: Celso de Jesus Modesto
Vice-Presidente: Danilo Marques
1º Secretário: Osmar Aparecido Mota
2º Secretário: Renato Morro Jr.
1º Tesoureiro: Ivani Góes
2º Tesoureiro: José Reinaldo Ambrosio
Ponteiro: José Luiz Possobon
Culateiros: Aurélio Bueno e Renato Morro Jr.
Ferreiro: Odair Batista

Cardeais brasileiros eleitores iniciam participação na preparação do conclave

cardeaisbrasileirosconclave2013foto2

Dom Raymundo Damasceno, dom Cláudio Hummes, dom Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo e dom João Braz de Aviz estão em Roma e começam, nesta sexta-feira, 1. de março, a participar dos encontros do Colégio Cardinalício em vista da convocação do Conclave que deverá ocorrer na próxima segunda-feira.

Segundo a Rádio Vaticano, também estão sendo ultimados os preparativos para a cobertura jornalística do conclave. Até agora foram credenicados junto à Sala de Imprensa da Santa Sé, para acompanhar os eventos que seguiram à renúncia do Papa e que levarão ao Conclave para a eleição de seu sucessor, 3.641 jornalistas de 968 meios de comunicação e de 24 línguas.

A informação foi dada pelo Diretor da Sala de Imprensa vaticana, o jesuíta Pe. Federico Lombardi, durante a coletiva com os jornalistas. Com relação aos vários meios de comunicação, os jornalistas de jornais são 336, 156 os fotógrafos, 2.470 os reportes e técnicos, 231 os jornalistas de emissoras de rádio, 115 os acreditados através da internet.

CNBB