sábado, 1 de agosto de 2009

NOSSA SENHORA DOS ANJOS 02 DE AGOSTO - DIA DO PERDÃO DE ASSIS


A história da concessão dessa indulgência é a seguinte: estando São Francisco, uma noite em oração, abrasado no zelo da salvação das almas, conheceu, por uma luz superior, que Jesus e Maria estavam na Capela. Corre então para lá e, apenas entra, dá com os olhos em Jesus e Maria, no meio de uma grande multidão de anjos. A Mãe de Deus dirige-se logo a ele, animando-o a pedir alguma graça.

O seráfico Patriarca, que dava mais importância ao bem espiritual do que ao material, pede então uma indulgência ple­nária, isto é, a remissão de todos os pecados para aqueles que, arrependidos e confessados, visitassem aquela capela, dedicada à Rainha dos Anjos.
Acedeu graciosamente o Senhor, e, mandando-lhe que a fosse pedir ao Papa, seu Vigário na terra e a visão desapareceu.

Cheio de contentamento foi o Santo procurar o Papa, que era Honório III.
Admirou-se sobremaneira o Pontífice, ouvindo a narração da maravilhosa visão que tivera São Francisco; todavia, iluminado por Deus, prestou-lhe fé, e não obstante ser o pedido desacostumado e amplíssimo, concedeu a pedida indulgência, escolhendo o Pontífice o dia 2 de agosto para se fazer jus a tão singular privilégio. A bula da concessão foi expedida em 1223.

Esta graça tem sido confirmada e ampliada por muitos sumos Pontífices a outros santuários da família franciscana.
(Para a publicação desta noticia histórica foram consultados os livros "Ano Cristão", do Pe. Croiset, e Storia delle più celebri Apparizioni di Maria Vergine", do Pe. Pozzi Attílio)




No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como "Porciúncula". Na introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, se diz o seguinte:

"O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra.

Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência , que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida".

«Quero mandar-vos todos para o Paraíso.»
Com estas palavras, no dia 2 de agosto de 1216, São Francisco, o pobrezinho de Assis, anunciava ao povo diante da Porciúncula (a igrejinha de Santa Maria dos Anjos, foto acima) que havia conseguido, junto ao Santo Padre Honório III, a indulgência plenária para todos que a visitassem, arrependidos e confessados. Nascia ali a Solenidade do “Perdão de Assis”.

Hoje em dia, o Perdão de Assis tomou dimensões mundiais, e a indulgência plenária que São Francisco conseguiu para os fiéis que visitassem a Porciúncula, se extendeu para todas as igrejas franciscanas do mundo.

Por isso, das 12h do dia 1° de agosto, até a 0h do dia 2 de agosto, é possível lucrar para si ou para algum fiel defunto, a indulgência plenária, visitando uma igreja franciscana, ou dedicada a São Francisco de Assis.

As condições para se receber a indulgência plenária são:
- Confessar-se;
- Participar da Eucaristia;
- Rezar o Credo, o Pai-Nosso, e rezar pelas intenções do Santo Padre.

O quê? Você não sabe o que é uma indulgência plenária?!
E então? O que você está fazendo aí sentado?

Paz e Bem!

frases para o seu dia


“Sucesso é uma questão de não desistir, e fracassar é uma questão de desistir.”
Walter Burke



“É melhor perguntar duas vezes do que se perder uma vez.”
Provérbio dinamarquês



“Digno de admiração é aquele que, tendo tropeçado ao dar o primeiro passo, levanta-se e segue em frente.”
Autor desconhecido



“Faça dos empecilhos da vida, verdadeiros degraus para o teu sucesso.”
Autor desconhecido



“O erro nada tem de estranho. É o primeiro estado de todo o conhecimento.”
Alain



“O propósito do aprendizado é crescer, e nossas mentes, diferentes de nossos corpos, podem continuar crescendo enquanto continuamos a viver.”
Mortimer Adler

Desfile de noivas - “Luxo e Glamour”

Aconteceu no dia 24 de julho, no Tenis Clube, um desfile Beneficiente promovido por uma parceria privada, com renda revertida para ADEP, associação dos deficientes de Porto Feliz.

Apesar da demora, fazemos questão de postar esta bela iniciativa do idealizadores e seus cooperadores, promovendo um grade bem veja as fotos:










Carta circular da Arquidiocese de São Paulo

São Paulo, 23.07.2009


Aos Ex.mos

Bispos Auxiliares,

aos Rev.mos
Padres

e Diáconos


E aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
da Arquidiocese de São Paulo
(também podemos observar para toda a Igreja)




Saúde e paz para todos!

Tendo em vista a difusão do vírus H1N1, responsável pela “gripe suína”, mesmo sem haver motivo para pânico nem temores excessivos, no desejo de colaborar com as autoridades sanitárias na prevenção da doença e visando o bem e a saúde do povo, faço as seguintes recomendações para que sejam levadas em consideração em toda a Arquidiocese de São Paulo enquanto perdurar o surto da nova gripe e ela não tiver sido devidamente controlada:


O povo seja orientado sobre as medidas preventivas para evitar, de modo geral, o contágio com a doença e sobre o modo de tratá-la, se for o caso; para isso, sigam-se as instruções das autoridades sanitárias competentes (cf. www.saude.gov.br); sendo uma boa ocasião para falar dos cuidados essenciais da saúde, aproveitem-se para isso todos os encontros e reuniões pastorais;

Nas celebrações litúrgicas(missas) seja evitado o gesto de dar-se as mãos durante a oração do Pai Nosso; da mesma forma, evite-se saudação da paz;


A Sagrada Comunhão seja recebida preferencialmente nas mãos;


A distribuição da Sagrada Comunhão nas duas espécies seja evitada.



A exemplo de Jesus, que tratou com imensa ternura e compaixão todos os doentes, tenhamos também nós grande atenção pastoral para com todos os enfermos; com frequência, seja celebrada também a S.Missa na intenção deles, conforme formulários previstos no Missal.


Fazendo votos de boa saúde para todos, aproveito a ocasião para saudá-los e para lhes desejar todo o bem!


informou Blog Movimento de Assis

Congresso da Educação - sexta feira

Aconteceu nesta sexta-feira no Tenis Clube o ultimo dia do Congresso da Educação de Porto Feliz.

Reunindo, auxiliares de PEB1, professores, coordenadores, e Diretores, totalizando mais de 800 profissionais, na educação infantil, fundamental, música, teatro e cultura.

De manhâ com o tema "Na contramão da avaliação", Clara Maria Franco Bueno, fez uma palestra carregada de normativas, com grande conteúdo a se transmitir.


As 10h, foi a vez de Anna Karina da Col, que foi brilhante em seu momento, sendo bastante normativa e conselheira, expondo muitos exemplos, e contando a hitória da provincia de Reggio Emília na Itália, sobre um modelo de Educação.

Após o almoço

Mariluci Colaço, com a palestra "compreendendo e superando os problemas de aprendizagem", fez um trabalho muito cansativo e repetitivos, com monotonia e sem nenhum recurso para modificar seu trabalho, já que os profissionais estavam cansados, desatentos. Ela permaneceu estática, disperdiçou um grande tema, com muito tédio.


Diretora de Saude, Dra Claudia marcou presença dando esclarecimentos aos profissionais da Educação embora a pressa dela, pois teria outras reuniões. Ela orientou a Educação a cancelar por esta semana as aulas, mas deixou bem claro que não é motivos para alarme, e que até o momento Porto Feliz não tem nenhum caso de Gripe Suína.

Ela orientou Miguel, que após o congresso, fez reunião com todas as diretoras de Escolas.

Recomendou não aceitar nenhuma criança doente, enquanto tiver esta crise.

Encerramento
Assim que entrou no salão nobre e começou a autografar livros e tirar fotos, imediatamente se formou um tumulto, pois todas queriam fotos com Médico Psiquiatra Dr Içami Tiba.

No palco, ele não fez como todos que se amarraram a slides, foi descontraído e muito simpático, sempre com tom suave e de pouco volume na voz, conseguiu bem mandar o seu recado quanto ao tema "quem ama, educa". O salão encheu, mais cadeiras tiveram que ser colocadas a disposição. Do lado de fora nenhum profissional se preocupou em ficar fumando ou ir no banheiro.
O congresso se encerrou com destaque de um grande palestrante.
Esteve presente Maffei, a primeira dama Patrícia.

Parabéns a todos!!!





INTENÇÃO MISSIONÁRIA

 "Para que sejam reconhecidos os direitos humanos, a igualdade e a liberdade religiosa daqueles cristãos que são discriminados e perseguidos em vários países em nome de Cristo a fim de que possam viver e professar livremente a própria fé" - Comentário da Intenção Missionária indicada pelo Santo Padre para o mês de agosto 2009


Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!

Missas

Missas Capela de Santo Expedito 17h30m Igreja Santa Cruz as 18h Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens 19h Igreja Nossa Senhora Aparecida 19h Igreja Nossa Senhora das Graças as 19h30m Radio Portofelicense 18 transmissão do terço Mariano 19h transmissão da Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens. Domingo Igreja Nossa Senhora Aparecida 8h Igreja Nossa Senhora da Ponte 8h Igreja São Francisco de Assis 9h30m Igreja Nossa Senhora Aparecida 18h Igreja São João Batista 19h Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens 19h


Secretarias Paroquiais
Igreja Nossa Senhora Aparecida 3262 1728
Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens 3262 1074
Igreja São João Batista 32625372

Paz e Bem!!!


Consagração a Nossa Senhora

Ó Maria, Mãe de Jesus e minha Mãe, eu vos consagro neste dia todo o meu ser. Ponho em vossas mãos tudo o que sou e tenho.

Confio à vossa proteção todos os meus projetos e desejos. Fazei que tudo seja para o bem de todos, principalmente daquelas pessoas a quem devo amar mais.

Formai em mim um coração bondoso como o de vosso Filho Jesus, de onde todos possam receber a paz, a justiça e o amor.

E guardai-me no vosso coração materno, para que nenhum mal me aconteça e todo o bem me venha.

E fazei-me lembrar sempre que sou vosso filho. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus e da Igreja, guardai unida no amor a igreja do meu lar.

Amém!!!

ECUMENISMO: homosexualismo

Reproduzimos aqui, uma matéria de um site Protestante, que divulgou a entrevista de uma Piscólgo PROTESTANTE-evangélica, que foi matéria no jornal Folha de São Paulo.
Publicação estão que fazemos a título de conhecimento de uma movimentação a respeito de um assunto, o homosexualismo. O que não significa ser esta matéria, seja em parte ou em todo, a nossa opinião:



CACP

Dra. Rozângela Justino é perseguida no Brasil por declarar que homossexualismo tem cura

* A matéria abaixo é da Folha, mas o CACP editou algumas partes para deixa o artigo mais pragmático para a internet. Também deixamos nossa opinião entre () e demos destaque ao que achamos mais salutar.

Na edição do dia 14, a Folha de São Paulo publica matéria com a evangélica e psicóloga Rozângela Justino. Um jornalista da Folha se consultou com a psicóloga que garante a cura.

Em entrevista Justino diz que o homossexualismo é uma doença e que o Movimento quer implantar em toda a sociedade. “Há um grupo com finalidades políticas e econômicas que quer estabelecer a liberação sexual, inclusive o abuso sexual contra crianças”, diz a psicóloga na entrevista.

O presidente da ABGLT, Toni Reis disse hoje no Panamá que Rozângela Justino incentiva o ódio contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT): “Dizer que o movimento quer estabelecer o abuso sexual contra crianças é criminoso e deve ser entendido como incitação à violência”.

A ABGLT ( que neste caso age como se fosse o DOPS na época da ditadura) estará presente no julgamento de cassação da psicóloga. Diz enfurecido o representante da entidade: “Não admitiremos que ela compare os assassinatos que LGBT sofreram desde a Santa Inquisição e que continuamos sofrendo com o fato de pedirmos justiça contra a forma antiprofissional com que ela atua”, finaliza Reis. A ABGLT estuda formas de processar Justino pelas declarações dada à reportagem da Folha.

Conselho Federal de Psicologia decide no dia 31 se cassa licença de Rozângela Alves Justino. Se o registro for perdido, será a 1ª condenação do tipo no país. (Na opinião do CACP isso será o início de uma nova ditadura – A Ditadura Gay).

Segundo Rozângela, que já foi condenada a censura pública no conselho regional do Rio no final de 2007, "o movimento pró-homossexualismo tem feito alianças com conselhos de psicologia e quer implantar a ditadura gay no país". "É por isso que o conselho de psicologia, numa aliança, porque tem muito ativista gay dentro do conselho de psicologia, criou uma resolução para perseguir profissionais", afirma.

No Rio, Rozângela participa do Movimento Pela Sexualidade Sadia, conhecido como Moses, ligado a igrejas evangélicas (e que faz um belo trabalho recuperando homossexuais a uma vida cristã e nos parâmetros da Bíblia Sagrada).

De um lado, cem entidades gays de todo o país vão levar um manifesto e manifestantes no dia do julgamento de cassação de registro de Rozângela, no próximo dia 31, em Brasília. Do outro, ela diz que vai reunir alguns ex-gays e psicólogos amordaçados para protestar contra a censura que diz sofrer.

http://www.moodle.ufba.br/file.php/8857/3692_g.jpg

"É a Inquisição para héteros", diz terapeuta


FOLHA - Como a sra. vê o homossexualismo?

ROZÂNGELA ALVES JUSTINO -
É uma doença. E uma doença que estão querendo implantar em toda sociedade. Há um grupo com finalidades políticas e econômicas que quer estabelecer a liberação sexual, inclusive o abuso sexual contra criança. Esse é o movimento que me persegue e que tem feito alianças com conselhos de psicologia para implantar a ditadura gay.

FOLHA - O que é ditadura gay?

JUSTINO -
Há vários projetos no Congresso para cercear o direito de expressão, de pensamento e científico. Eles foram queimados na Santa Inquisição e agora querem criar a Santa Inquisição para heterossexuais.

FOLHA - A que a sra. atribui o comportamento gay?

JUSTINO -
À expectativa dos pais, que querem que o filho nasça menino ou menina. Projetam na criança todos os anseios. E daí começam a conduzir a sua criação como se você fosse uma menina. Outra causa mais grave é o abuso sexual na infância e na adolescência. Normalmente o autor do abuso o comete com carinho. Então a criança pode experimentar prazer e acabar se fixando.

FOLHA - Mas nem todos os homossexuais foram abusados na infância.

JUSTINO -
A maioria foi.

FOLHA - Como é o seu tratamento?

JUSTINO -
É um tratamento normal, psicoterápico. Todas as linhas psicológicas consagradas e vários teóricos declaram que a homossexualidade é um transtorno. A psicanálise a considera como uma perversão a ser tratada. À medida em que a pessoa vai se submetendo às técnicas psicoterápicas, vai compreendendo porque ficou presa àquele tipo de comportamento e vai conseguindo sair. Não há nada de tão misterioso e original na minha prática. Sou uma profissional comum.

Rozângela mostra plena convicção no que defende.


"Com certeza há possibilidade de saída. Nesses 20 anos já vi várias pessoas que deixaram a homossexualidade. Existe um grupo que deixou o comportamento HOMOSSEXUAL. Existem pessoas que, além do comportamento, deixaram a atração HOMOSSEXUAL. E outras até desenvolveram a heterossexualidade e têm filhos."
No final da consulta, a recomendação: "A igreja pode ser um espaço terapêutico também" - embora não faça pregação.

Folha