segunda-feira, 30 de novembro de 2009

http://www.cantodapaz.com.br/images/sao_francisco_chagas.jpg
Senso de Pertença
Série sobre o senso de pertença e sobre identidade do Franciscano Secular

Pessoal (vida interior). Em um tempo de instabilidade e de oscilação é fundamental chegar ao coração da interioridade para dar consistência aos compromissos e as fidelidades pessoais. Sem a base da interioridade, toda nossa vida se faz fluida e tudo aparece suspenso no ar. Corremos o risco de esquecer quanto extraordinariamente seja a aventura na qual Jesus nos envolveu. Este é o motivo pelo qual nossa Regra (nº7) nos recorda que a conversão “deve renovar-se a cada dia”.

Existem alguns instrumentos para esta renovação da pessoa, que leva ao redescobrimento de nossa identidade e do sentido de pertença. O primeiro de todos é a formação permanente para manter desperta a consciência que o ser franciscano se realiza sempre como um novo chegar a ser franciscano: não é jamais uma história acabada que ficou atrás, senão um caminho que exige sempre um novo exercício. A renovação da pessoa é feita de pequenos compromissos, que devem desembocar naquele compromisso mais amplo que chamamos “forma ou programa de vida”.

Outro instrumento é a oração. É verdade que aos franciscanos seculares devem assumir seus compromissos como cidadãos no âmbito da vida pública, competência profissional, promoção da solidariedade e da liberdade, dos direitos humanos e da justiça, diria, como um terceiro instrumento. Ainda assim, o que é especificamente nosso é a oração ao Deus vivente. A dimensão contemplativa permite ir ao mundo com os olhos iluminados pela esperança e compaixão.

É muito importante que a Fraternidade seja verdadeira escola de oração, lugar de concórdia, espelho de caridade e fonte de esperanças, de maneira que todos seus membros experimentem a alegria de sentirem-se amados pelos irmãos e, ao mesmo tempo, a necessidade de comunicar aos que nos rodeiam a plena felicidade de ser discípulos de Cristo.


Pense nisto...


Pacientes de Aids somam 33,4 milhões, alta de 1,2% desde 2007

Número de mortes causadas pelo vírus HIV caiu em mais de 10%.
Atualização de dados foi divulgada pela OMS e pela Unaids.



Um bom remédio preventivo...

http://www.anunciame.com.br/portal/wp-content/uploads/2009/01/namoro-e-castidade.jpg

Castidade e Fidelidade



Cada idade tem a sua beleza e essa beleza deve sempre ser uma liberdade.
Robert Brasillach (escritor francês)

Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, oh Altíssimo. Salmo 92:1


Repare que, muitas vezes, um pequenino gesto, uma simples ação de benefício equivale a milhares de palavras, que o vento leva.



Um exemplo vale mais do que muitos discursos.


Zoo une esforçoa para salvar filhote

tigre2.jpg


tigre3.jpg


tigre1.jpg

Veterinários, biólogos e tratadores não medem esforço

para salvar filhote de Tigre Siveriano, no mundo tem não mais

que 400 animais vivos. Todos os outros filhotes morreram.

Agora o filhote já tem 5 meses de vida.



Ecumenismo


Viciados em morbidez
Bráulia Ribeiro

Há um tempo, no programa Manhattan Connection, discutiu-se o crescimento das igrejas evangélicas neste momento de crise econômica. Aparentemente o grupo de frequentadores de igreja nos Estados Unidos aumentou a ponto de se tornar notícia na grande mídia americana. Os comentaristas do Manhattan tentavam entender o que representam os evangélicos no contexto cultural americano atual: o incentivo ao crescimento econômico proveniente das teologias de fé e sucesso pregadas por muitas igrejas; a esperança produzida pela união das pessoas em comunidades solidárias que servem de estímulo para novas iniciativas econômicas e para o desenvolvimento de indivíduos e famílias; a recuperação de indivíduos que antes eram um peso na sociedade e agora, com a ajuda da fé, se tornam produtivos.

Foi muito esquisito aquilo, ouvir jornalistas falando bem da fé evangélica e das igrejas que costumamos espinafrar: as igrejas da teologia da prosperidade. Apesar de estarem comentando sobre um fenômeno americano, o que eles diziam podia ser facilmente aplicado ao Brasil. Por mais que eu e muitos críticos do movimento neopentecostal não gostemos de admitir, cada vez mais o crescimento das igrejas de fé vai mudando positivamente o perfil da população brasileira. Até a Universal do Reino de Deus, a mais controversa das denominações, onde dificilmente se reconhece algum princípio do evangelho, aporta uma contribuição positiva para o tecido socioeconômico brasileiro.

Apesar de todo o sincretismo, de todos os erros teológicos, apesar dos escândalos das lideranças, dos abusos e absurdos que interpretações equivocadas da fé vêm produzindo, o cristianismo é sempre uma religião socialmente do "bem" e seus subprodutos também serão do bem. As distorções têm efeitos colaterais negativos, mas o sintoma geral é de cura. O que não me parece do "bem" hoje em dia é a postura crítica dos próprios cristãos. Disseminou-se entre os que são considerados cristãos sérios uma atitude de crítica constante, cáustica, cruel, muito mais cruel que as críticas externas. Nasceram até ministérios com a missão quase exclusiva de criticar, julgar, difamar por todos os meios possíveis qualquer proposta neopentecostal ou neo-alguma coisa. Embates pessoais entre figuras do meio gospel, jornalistas e pastores viraram lugar comum. Algumas discussões são tão rasteiras que não perdem pra briga de botequim.

Livros como "Porque Você Não quer Ir Mais à Igreja", blogs que se especializam em divulgar o ridículo da cultura gospel e pregadores do anti-movimento posam de iconoclastas proféticos propagando essa nova modalidade de "denominação" cristã: a anti-igreja. Grande parte da energia desses novos crentes é gasta em antagonizar propostas da religião instituída.

Infelizmente, de acordo com minha observação pessoal, essa postura não libera os membros desses novos movimentos para uma vida de fé mais simples e produtiva. Teria sido interessante se no meio de tudo isto nascesse um grupo de cristãos com mais tolerância e coração aberto que entendesse o reino acima das propostas denominacionais e que fosse capaz de circular entre as mais diversas formas culturais de cristianismo, contribuindo com todas, com respeito, sem anuir aos erros. Mas não, a atitude desenvolvida pelos antagônicos é a de completa intolerância. Ao invés de encontrarem graça, a perdem. Se sentem acima do bem e do mal e se especializam em encontrar problemas e defeitos em tudo e em todos.

Ouvi um crítico outro dia dizer com sarcarsmo que a Sexxx Church é o velho Jaime Kemp e seu moralismo sexual disfarçado para o século 21. Me choquei com o comentário cáustico, mas vazio. Jaime Kemp fez um bom trabalho na minha geração, ensinando moral sexual e os valores familiares numa linguagem acessível. A Sexx Church faz hoje a mesma coisa, contextualizando a forma e mantendo o significado; ou seja, mantendo os padrões morais bíblicos que nem eles nem o Jaime Kemp inventaram. Será que os jovens de hoje não precisam de ensinos sobre uma sexualidade sadia? Propor um cristianismo que não estabelece limites morais, que não define padrões para a sexualidade, é negar uma parte essencial da proposta cristã. Existem padrões estabelecidos para a vivência humana na terra que a nós cabe simplesmente aceitar. Contudo no vale-tudo anti-institucional vale até rejeitar a ideia de pecado, de submissão a um código moral qualquer ainda que rotulado de cristão.

Cristãos assim geralmente se tornam pastores de sua própria denominação de um só membro. As marcas e feridas que trouxeram de suas experiências anteriores estão protegidas por uma elaboração racional que impede o processo de cura. A culpa é sempre dos outros, do sistema, da intolerância religiosa, dos pastores e líderes abusivos. Como vítima não sou chamada ao arrependimento, tenho razão para as minhas dores, não preciso repensar minhas atitudes ou reconhecer meus próprios erros. Jovens adeptos da neo-iconoclastia não aceitam mais padrões de comportamento nem moralidade de qualquer espécie. Toda moralidade é taxada de moralismo, toda "experiência" de vida supostamente tem o consentimento de um Deus que me entende.

Fico com a simplicidade da fé e não com a morbidez da “intelligentsia” cristã. A essência Jesus pode ser embalada com muitas mentiras, e, infelizmente, acho que de uma maneira ou de outra nenhum de nós escapamos de equívocos, julgamentos culturais e ambições pessoais que deturpam sua palavra. Mas mesmo assim ele continua sendo Jesus, o caminho, a verdade e a vida; o Deus verdadeiro capaz de milagres, redenções e perdões impossíveis, capaz de se comunicar com todos como o Deus vivo que é.

Publicado originalmente na revista Eclésia.



• Bráulia Ribeiro, missionária em Porto Velho, RO

Encerramento da Semana da Música 2009

Aconteceu do dia 21 até o dia 26, a Semana da Música.

Evento que promove a Música em nossa cidade.

Envolvendo professores e alunos da Escola Municipal Escola Romário Antonio Barbosa.

Este ano na Abertura foi Convidado a Orquestra Assec de Sorocaba.

Dia 22 Missa de Ação de Graças, e devoção a Santa Cecília, patrona dos Músicos.

De segunda a quinta-feira, audição de alunos.

Nas tardes de segunda a quinta feira, Workshop.

No periodo noturno, Orquestra Monções e Grupo Aracaia na segunda.

Orquestra de Violões e quarteto de Sax, na terça-feria.

Grupo de Ludica de Violões e Banda União.

e Na quinta-feira, noite de encerramento:

Coral Infantil Papo de Anjo
Coral Adulto Romário Antonio Barbosa
e Corporação Musical Bandeirantes.

Veja as fotos:







Cantando juntamente com o Coral Adulto




Coral Adulto




Corporação Musical Bandeirantes





Como críticia construtiva, seria interessante ressaltar que uma noite de brilho como esta, não deveria ser encerrada num local tão apertado e desconfortável. O salão Nobre da Câmara dos Vereadores, ou a Estação da Artes, são locais melhores para acolher uma noite como esta.

Faltou maior divulgação e incentivo aos Workshops, que foram momentos muito ricos, em especial nas escolas para os Professores e auxiliares.

Parabéns
"ORAÇÃO DE JOÃO PAULO II A SÃO FRANCISCO DE ASSIS"

Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne, o mundo tem saudades de ti qual imagem de Jesus crucificado. Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem, dos teus pés descalços e feridos, das tuas mãos transpassadas e implorantes. Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho.

Ajuda, Francisco, os homens de hoje a reconhecerem o mal do pecado e a procurarem a sua purificação na penitência. Ajuda-os a libertarem-se das próprias estruturas de pecado, que oprimem a sociedade de hoje. Reaviva na consciência dos governantes a urgência da Paz nas Nações e entre os Povos. Infunde nos jovens o teu vigor de vida, capaz de cotrastar as insídias das múltiplas culturas da morte.

Aos ofendidos por toda espécie de maldade, comunica, Francisco, a tua alegria de saber perdoar. A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e pela guerra, reabre as portas da esperança. Amém.