quinta-feira, 22 de março de 2012

Solenidade de São José–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

_DSC0044_800x533

A Missa Preparatória para a Solenidade de São José, foi celebrada domingo, (18), para que a festa fosse bem celebrada.
A Missa das festividades de São José, foi presidida pelo Padre Toninho, teve a participação dos alunos da Escola São José de Porto Feliz em diversas partes da Missa, em especial a Pastoral Escolar “ Juventude da Casa de Nazaré”. A procissão de entrada do andor de São José foi feita por integrantes da Banda São José. A animação ficou por conta do coral FAMA (Filhos Amados de Maria). O comentarista da Missa foi o aluno Gustavo do 2° ano do Ensino Médio, a 1° leitura pela aluna Isadora do 3° ano do Ensino Fundamental, o salmo cantado pelo aluno Pedro Henrique, 4° ano E.F., 2° leira pela Irmã Maria e oração da comunidade pelo aluno Augusto do 2° ano E.M.
O Pe. Toninho acolheu com fervor, a Irmã Maria, superiora da casa das irmãs, Irmã Natalina, diretora da escola e todos os pais e alunos da escola.
O padre enfatizou em sua homilia que José foi um homem humilde e fez a vontade de Deus, o padre nos convidou a nos colocar nas mãos de Deus.”José fez como o anjo havia mandado”, assim terminava o evangelho e assim somos ensinados a fazer.Mesmo com as dificuldades José cuidou de Maria durante a viagem à Belém, durante o nascimento e depois na fuga para o Egito teve que ser mais uma vez humilde.
No ofertório, feito por alunos e educadores, ofereceram os pães feitos por eles.
Na ação de graças, os alunos mostraram suas graças á Deus através de símbolos que marcaram-nas durante a novena de São José, realizada na escola. Água, vela, brinquedos, flores e cartazes estavam dentro dos símbolos oferecidos pelas crianças. Ao final da Missa o padre deu a tradicional bênção dos pães de São José feitos pelos alunos.

Fotos: Rafael Correa/Pastoral da Comunicação
Texto: Bruna Moreli/Pastoral da Comunicação
Vídeo: Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação

CNBB Faz concurso para escolher música e cartaz da Campanha da Fraternidade de 2013

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está promovendo dois importantes concursos relacionados à Campanha da Fraternidade de 2013, cujo tema será Fraternidade e Juventude e o lema, “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Os concursos são para a escolha do cartaz e da música do hino da campanha. A letra do hino já foi escolhida.

Música

As inscrições no concurso para a escolha da música do hino da Campanha da Fraternidade de 2013 podem ser feitas até o dia 25 de março. Espera-se que a música tenha caráter vibrante e vigoroso, com melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia. 

O material inscrito deve ser enviado por correio para a CNBB contendo apenas o pseudônimo do autor, no remetente. Dentro da correspondência, num envelope fechado, devem estar o nome verdadeiro do compositor, junto com o termo de Cessão de Direitos Autorais, preenchido e assinado. 

Veja o regulamento do concurso, com os detalhes de como deve ser a música.

Cartaz

As inscrições no concurso do cartaz podem ser feitas até o dia 10 de maio.  O cartaz poderá conter fotos, desenhos, colagens, montagens, pinturas ou outras formas, no formato de 70 cm de altura por 50 cm de largura, ou de 50 cm de altura por 70 cm de largura. O cartaz deverá conter, além da figura criada, os seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2013”; “Fraternidade e Juventude” e “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

No ato da inscrição do concurso, os participantes deverão apresentar a arte final do cartaz, já na forma e tamanho real de impressão e divulgação e um texto do autor explicando a concepção da obra, tudo encaminhado em envelope identificado apenas por pseudônimo, com as informações sobre o autor e o termo de cessão de direitos no interior.

Veja aqui o regulamento do concurso do cartaz e mais detalhes sobre como ele deve ser feito.

A Campanha

Segundo o secretário executivo para a Campanha para a Fraternidade da CNBB, padre Luiz Carlos Dias, e a assessora da Comissão para a Comunicação, irmã Élide Maria Fogolari, a Campanha de 2013 tem como objetivo refletir a realidade das juventudes no contexto atual “marcado pela tecnologia e a cultura midiática”, mas também por “desigualdades e situações de violência, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”.

SERVIÇO

Concurso da Música

Regulamento

Prazo de inscrição: 25 de março de 2012

Endereço para envio do material:

CNBB - Setor Música Litúrgica

SE / Sul Quadra 801, Conjunto B

CEP 70.200-014

Brasília - DF

Concurso do Cartaz

Regulamento

Prazo de inscrição: 10 de maio de 2012

Divulgação do vencedor: 25 de maio de 2012

Endereço para envio do material:

CNBB - Comissão Pastoral Episcopal de Comunicação

SE / Sul Quadra 801, Conjunto B

CEP 70.200-014

Brasília – DF

Fonte: Jovens Conectados

Recarregue a sua fé!


Sem fé não conseguimos dar passos para viver





Carro sem bateria não funciona. Homem sem fé não consegue dar passos para viver!Fé é uma palavra simples e pequenininha capaz de comandar a nossa vida, sem ela comprometemos o nosso dia a dia. Ela dá forças ao ser humano! Em um carro só percebemos que a “bateria está fraca” quando, ao dar partida, ele não funciona. Muitos de nós já vivenciamos isso! Quando isso acontece sempre chamamos alguém para nos ajudar a empurrar fazendo "pegar no tranco", mesmo sabendo que a melhor solução é colocar bateria nova. Vivemos, muitas vezes, “empurrando-nos”, “aos trancos e barrancos”.Dentro desse quadro tres pontos são fundamentais:Acreditar: Cada um de nós tem a fé interior que foi colocada pelo próprio Deus.
Constatar: A bateria está no carro, mas não funciona porque acabou a carga. Da mesma forma, a fé está em nós, mas vários fatores contribuem para não acreditarmos nisso e, então, paramos também de “funcionar!”
Acionar: Ligue-se frequentemente a Deus, falar com Ele é simples! Quando estamos precisando falar com alguém rapidamente acionamos o celular. Assim é com Deus, em qualquer lugar e seja o que for que você estiver vivendo Ele entra de cheio em ação para socorrê-lo. Carregue a sua fé em Jesus! A "bateria é recarregada", é alimentada na Bíblia, na Santa Missa e na Adoração Eucarística, só assim continuaremos prontos para caminhar em meio à escuridão, em meio aos sufocos, em meio às crises.
Que a eucaristia e a palavra de Deus o fortaleça e o encorajem para conduzir os seus passos por muitos e muitos quilômetros na fé. Não se amedronte.

Fonte:  Formação Canção Nova, por: Cleto Coelho.

São Zacarias, Papa

São Zacarias, PapaFilho de pai grego, residente na Calábria, foi eleito Papa em 741 e morreu em 752.
Ao contrário do seu predecessor Gregório III, relativamente a Liutprando, rei dos Lombardos, julgou ser melhor partido inaugurar com ele relações amistosas. Concluiu assim um acordo bastante vantajoso, recuperando quatro fortalezas e vários patrimônios; estipulou também com ele uma trégua de trinta anos. Mas não conseguiu impedir os Lombardos de tirarem aos Bizantinos o exarcado de Ravena.
Zacarias soube tornar favorável à Igreja romana o imperador Constantino V e recebeu mesmo territórios como dádiva. Em 747 aprovou a mudança de regime na França, com a proclamação de Pepino, o Breve.
Foi bom administrador das terras da Igreja, as quais progrediram no seu tempo. Restaurou o palácio de Latrão e embelezou, no sopé do Palatino, a igreja de Santa Maria Antiga, onde se conserva ainda o seu retrato, pintado quando ele ainda vivia.
São Zacarias, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 22/03/2012

Testemunhos a favor de Jesus

leitura Orante
Jo 5,31-47
Se eu dou testemunho a favor de mim mesmo, então o que digo não tem valor. Mas existe outro que testemunha a meu favor, e eu sei que o que ele diz a respeito de mim é verdade.Vocês mandaram fazer perguntas a João, e o testemunho que ele deu é verdadeiro. Eu não preciso que ninguém dê testemunho a meu favor, mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos. João era como uma lamparina que estava acesa e brilhava, e por algum tempo vocês se alegraram com a luz dele. Mas eu tenho um testemunho a meu favor ainda mais forte do que o que João deu: são as coisas que eu faço, as quais o meu Pai me mandou fazer. Elas dão testemunho a favor de mim e provam que o Pai me enviou. Também o Pai, que me enviou, testemunha a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram o seu rosto. As palavras dele não estão no coração de vocês porque vocês não crêem naquele que ele enviou. Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida. Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas. Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam a Deus com sinceridade. Eu vim com a autoridade do meu Pai, e vocês não me recebem. Quando alguém vem com a sua própria autoridade, esse vocês recebem. Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar? Não pensem que sou eu que vou acusá-los diante do Pai; quem vai acusá-los é Moisés, que é aquele em quem vocês confiam. Se vocês acreditassem em Moisés, acreditariam também em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Mas, se vocês não acreditam no que ele escreveu, como vão acreditar no que eu digo?