O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, lançou nesta quarta-feira, 16, seu mais novo livro: “Diplomacia Pontifícia – Acordo Brasil – Santa Sé – Intervenções”. A cerimônia aconteceu no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
“Um momento para trazer ao público conhecimento sobre meus oito anos no exercício da função de núncio apostólico no Brasil”. Foi com esta frase que o núncio definiu a obra durante o lançamento. O livro traz noções conceituais sobre a diplomacia pontifícia e relatos sobre a negociação do acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, relativo ao estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil, celebrado no Vaticano em 2008 e promulgado no Brasil em fevereiro de 2010. O livro também está recheado de reflexões culturais do núncio sobre diversos temas de interesse jurídico.
Em seu pronunciamento o núncio chamou a atenção para o fato de que a presença da Santa Sé na comunidade internacional nem sempre é conhecida pela sociedade. “No entanto, é uma das mais apreciadas do mundo, com destacada participação nos principais organismos internacionais”, ressaltou. Por fim, afirmou ter o desejo de que a obra seja de “benefício para a sociedade”.
Ao saudar o autor, o presidente do STJ, o ministro Ari Pargendler, recordou as ocasiões em que dom Lorenzo esteve presente no Tribunal, como religioso e diplomata. “E hoje, está aqui no STJ como jurista”, lembrou. Para o ministro, o livro será de grande utilidade a todos os leitores. “Quero, em nome do STJ, agradecer a Dom Lorenzo por nos ter dado essa oportunidade”, afirmou, ao referir-se à deferência prestada pelo núncio em escolher o STJ para receber o lançamento de seu livro.
Conteúdo
O livro apresenta o que é a diplomacia pontifícia, que vem a ser a atuação da Santa Sé no plano internacional. A segunda parte aborda o Tratado Internacional entre Brasil e a Santa Sé, fazendo um relato sobre que aconteceu quando as duas partes signatárias iniciaram as tratativas para a sua celebração. Na terceira e última parte, por sua vez, - Intervenções, o autor dedica-se a analisar como a Santa Sé entra no campo acadêmico-jurídico. São apresentados trechos de participações do núncio em fóruns, seminários e debates jurídicos e acadêmicos, em intervenções nos campos cultural, jurídico e filosófico.
Presenças
Várias autoridades participaram da cerimônia, entre eles o ministro Pargendler e de sua esposa, Lia Pargendler, os ministros do STJ Hamilton Carvalhido, Nancy Andrighi, Teori Albino Zavascki, Castro Meira. Também compareceram ao evento o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, o arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, dom Osvino Both, o arcebispo emérito de Brasília, dom José Freire Falcão, e o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, além de outras autoridades eclesiásticas e diplomáticas.