quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Prefeitura amplia assistência social no Soamim


Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Promoção Social, ampliará a cobertura de assistência social no bairro Soamim. Neste sábado, 6, assistentes sociais farão novo levantamento social das famílias daquela região. 

De acordo com a diretora de Promoção Social, Edilza Correia da Silva, o levantamento tem por objetivo caracterizar a vulnerabilidade da região e facilitar o acesso das famílias aos programas e projetos desenvolvidos pela Diretoria de Promoção Social.

Atualmente, 23 famílias moram no bairro, conforme dados do levantamento prévio realizado pelas assistentes sociais. Durante o sábado serão realizados cadastramento e recadastramento de programas sociais como o Programa Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem, Viva Leite, BPC, entre outros.

Porto Feliz: vacinação contra febre amarela

A vacinação contra a febre amarela para residentes na zona rural no município de Porto Feliz está sendo realizada desde o dia 20 de janeiro.
 
A recomendação é do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba, sendo indicada a partir do sexto mês de vida. A medida preventiva foi tomada após serem registrados em alguns municípios paulistas ocorrências da doença em humanos e macacos. As pessoas residentes nessas áreas são as que estão sujeitas o risco de contrair a doença.
 
A vacinação se estenderá durante o mês de fevereiro.
 
A Diretoria de Saúde disponibilizou equipes volantes na área rural. Os postos de vacinação na área urbana são: Posto do Bambu, Vila Progresso, Vila América e Antonio Patucci, no centro da cidade.
 
No sábado, dia 6 de fevereiro, o Centro de Especialidade Doutora Simone Habice Prado Mattar estará aberto para realizar a vacinação das 8 às 16 horas, para as pessoas que não tem possibilidade de receber a vacina em dias úteis e também para funcionários de empresas que estão localizadas na zona rural. É necessário levar a carteira de vacinação.
 
Não é possível vacinar gestantes, mães em período de amamentação, crianças menores de 6 meses, pessoas que fazem tratamento com quimioterapia ou radioterapia.
 
Mais informações pelo telefone 3262-3837 ou na Diretoria de Saúde, na rua Ademar de Barros, 529, centro.
 
1º Agita Férias faz a alegria das crianças nos últimos dias de folga escolar em Tietê







Com escola em atividade e outras já iniciando suas aulas no já início do mês de fevereiro a boa opção para se divertir é o 1º Agita Férias organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo.


Os bairros Povo Feliz, Jardim Bonanza, São Pedro e Santa Maria receberam o evento e as crianças agitaram e puderam se divertir sem gastar nada.


O evento acontecerá ainda em vários bairros da cidade sempre com início às 13h seguindo até 18h e contará com brinquedos infláveis além de várias atividades lúdicas como gincanas e distribuição de pipoca, algodão doce e balas.


Trata-se de uma ótima opção para aproveitar as férias sem viajar, ou mesmo já retornou das viagens de férias.



São Benedito, rogai por nós!



É, certamente, um dos santos mais populares do Brasil, cuja devoção nos foi trazida pelos portugueses. Nasceu por volta do ano 1526, em São Filadelfo, nas proximidades de Messina, na Sicília (Itália). Nascido de pais escravos - levados da Abissínia (atual Etiópia) para a Itália - ele sofreu preconceito desde pequeno. Por sua pele negra foi ridicularizado, chamado de "o mouro". Trabalhou como pastor de rebanhos. 

Era irmão Franciscano. Em 1578 foi nomeado guardião ou superior do convento, cargo que aceitou com muita resistência por ser analfabeto. Foi admirado por todos, a todos dedicando profundo respeiro, amor desinteressado, condescendência pelas faltas e fraquezas alheias, zeloso e carinhoso com os doentes e necessitados, terno e sábio. Possuía o dom de penetrar as mentes e os corações. 

A tradição popular enriqueceu sua vida com numerosos milagres. Terminou os seus dias como cozinheiro. Morreu no dia 4 de abril de 1589.

Mutirão de Comunicação teve início com Encontro Continental de Jovens


encontrodejovens
Ontem, terça-feira, 2, teve início o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, com o Encontro Continental de Jovens,realizado na cidade de Porto Alegre,RS. A partir das 14hs, o público foi recebido pela coordenação do encontro, para a realização das inscrições dos participantes e entrega de material.
O painel de abertura será realizado às 16hs com o tema ‘Dialogando e transmitindo cultura solidária’. Os painelistas são o jornalista e professor universitário, Élson Faxina, e o músico uruguaio, Daniel Drexler. Na seqüência, foi realizado os diálogos de prática, onde jovens tiveram a oportunidade de compartilhar as mais diferentes experiências na área da comunicação e cultura solidária, narradas por participantes da América Latina e Caribe.
 A partir das 20hs, teve inicio a Noite Latino-Americana e Caribenha, com a apresentação da peça teatral “As Caminheiras e a saga deste Continente”, idealizada especialmente para o encontro pela Trilha Cidadã. E para encerrar a noite, show de música com Daniel Drexler.

Série eucaristia - parte 2

Significado e celebração


Para a Igreja Católica Apostólica Romana





A Última Ceia, de Leonardo da Vinci (1452-1519).Na Igreja Católica, a Eucaristia é um dos sete sacramentos. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica[1], a Eucaristia é " o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna." (n. 271)

Segundo o papa João Paulo II, em sua encíclica Ecclesia de Eucharistia, a Eucaristia é verdadeiramente um pedaço de céu que se abre sobre a terra; é um raio de glória da Jerusalém celeste, que atravessa as nuvens da nossa história e vem iluminar o nosso caminho.[1] Ainda nessa encíclica, é chamada atenção para o fato significativo de que no lugar onde os Evangelhos Sinópticos narram a instituição da Eucaristia, o evangelho de João propõe a narração do lava-pés, gesto que mostra Jesus mestre de comunhão e de serviço[2]; em seguida o papa atenta para o fato de que mais tarde o apóstolo Paulo qualifica como indigna duma comunidade cristã a participação na Ceia do Senhor que se verifique num contexto de discórdia e de indiferença pelos pobres.[3]

Comungar ou receber a Comunhão é nome dado ao ato pelo qual o fiel pode receber a sagrada hóstia sozinha, ou acompanhada do vinho consagrado, especialmente nas celebrações de Primeira eucaristia e Crisma. Segundo o Compêndio, "Para receber a sagrada Comunhão é preciso estar plenamente incorporado à Igreja católica e em estado de graça, isto é, sem consciência de pecado mortal. Quem tem consciência de ter cometido pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes da Comunhão. São também importantes o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e ainda a atitude corporal (gestos, trajes), como sinal de respeito para com Cristo." (n. 291).

A transubstanciação do pão em Corpo de Cristo, na missa de canonização do Frei Galvão, em 11 de maio de 2007.A Igreja Católica confessa a presença real de Cristo, em seu corpo, sangue, alma e Divindade após a transubstanciação do pão e do vinho, ou seja, a aparência permanece de pão e vinho, porém a substância se modifica, passa a ser o próprio Corpo e Sangue de Cristo.




Eucaristia também pode ser usado como sinônimo de hóstia consagrada, no Catolicismo. "Jesus Eucarístico" é como os católicos se referem a Jesus em sua presença na Eucaristia. "Comunhão" é como o sacramento é mais conhecido. As crianças farão a sua Primeira comunhão. "Comunhão Eucarística" é a participação na Eucaristia.

Também há uma adoração especial, chamada "adoração ao Santísisimo Sacramento" e um dia especial para a Eucaristia, o Dia do Corpo de Cristo (em lat. Corpus Christi). Segundo Santo Afonso Maria de Ligório, a devoção de adorar Jesus sacramentado é, depois dos sacramentos, a primeira de todas as devoções, a mais agradável a Deus e a mais útil para nós[4]. Para a Igreja, a presença de Cristo nas hóstias consagradas que se conservam após a Missa perdura enquanto subsistirem as espécies do pão do vinho.[5] Um dos grandes fatores que contribuíram para se crer na presença real de Cristo e adorá-lo, foram os "milagres Eucarísticos" em várias localidades do mundo, entre eles, um dos mais conhecidos foi o de Lanciano (Itália).

São João Crisóstomo destaca o efeito unificador da Eucaristia no Corpo de Cristo, que é identificado pelos cristãos como a própria Igreja: Com efeito, o que é o pão? É o corpo de Cristo. E em que se transformam aqueles que o recebem? No corpo de Cristo; não muitos corpos, mas um só corpo. De fato, tal como o pão é um só apesar de constituído por muitos grãos, e estes, embora não se vejam, todavia estão no pão, de tal modo que a sua diferença desapareceu devido à sua perfeita e recíproca fusão, assim também nós estamos unidos reciprocamente entre nós e, todos juntos, com Cristo.[6] João Paulo II ensinou que à desagregação enraizada na humanidade é contraposta a força geradora de unidade do corpo de Cristo.[7]

A Igreja Ortodoxa também professa a fé na transubstanciação, ou seja, na Presença Real de Cristo.

Segundo a igreja católica a consagração da Hóstia pode ser feita apenas por presbíteros(ou padres) ou por sacerdotes de maior grau hierárquico (bispos, cardeais, ou papa) os diáconos não ministram este sacramento. 
 
 

3/fevereiro - São Marino e Santo Astério, Mártires

Narra o Martirológio Romano que Marino era um militar cristão que iria ser promovido ao grau de centurião. Um rival, invejoso, denunciou-o como cristão, e São Marino aceitou o martírio para não trair sua fé. Astério, senador romano que assistiu ao suplício de Marino, recolheu seu corpo com respeito e veneração, sendo por isso também condenado à morte.