quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Plantão

Papa cai a caminho da Missa do Galo

Mulher tentou atacar Bento XVI antes de celebração no Vaticano.
O Papa continuou a celebração normalmente após o susto.


Uma mulher saltou a barreira de proteção e tentou atacar o Papa Bento XVI quando este se dirigia para iniciar a celebração da Missa do Galo, no Vaticano, na noite desta quinta-feira (24) véspera de Natal. Segundo o reverendo Ciro Benedettini, porta-voz do Vaticano, o Papa caiu rapidamente, mas foi auxiliado e se levantou logo em seguida.

Bento XVI não teve ferimentos sérios e continuou a celebração após o susto. A identidade da pessoa que causou o incidente não foi revelada.

De acordo com o mesmo representante, a mulher que empurrou o pontífice parecia ter problemas mentais e foi presa pela polícia do Vaticano. O cardeal Roger Echegaray também caiu e foi levado a um hospital para exame.


No ano passado, uma mulher furou as barreiras de segurança após a Missa do Galo, mas foi detida antes de conseguir chegar ao papa. Não está claro se a pessoa é a mesma do incidente deste ano.


AP/AP

Papa é ajudado ao sentar-se para celebrar a Missa do Galo nesta quinta-feira (24), após o incidente em que caiu. (Foto: AP).



Quando bate o Sino

Ding-dong Ding- dong

Quando o sino bate

De seu modo diz a hora

De um modo que todos entendem, agora

Todos que esperavam pelo chamado do sino

Reúnem-se em torno de uma mesa.

O importante é a presença de cada um

Que faz o outro se sentir bem.

Como o nascimento de um filho

É comemorado pela mãe e pelo pai

O nascimento mais humilde digno de um Rei

Devem entender que a humildade sim é digna de um Rei.

E foi assim que foi com Cristo

Não é preciso lembrar que data é esta na qual falo.

Não importa como é comemorada

Se for em torno de uma mesa farta

Ou em outra em que se falta

Pode-se faltar tudo, menos

Aquele sentimento de alegria, de Amor

De querer compartilhar com o próximo.

E não importa em quantos estejam reunidos

Mesmo sendo poucos mas todos muito queridos.

Não importa o que se ganha

E sim o que se dá

Se for um presente, um sentimento

Todos nós ganhamos todos os dias o direito de viver

Uma nova chance. E como agradecemos? ...

Cada um agradece a seu modo.

Só sei que quando bate o sino

Eu agradeço por todos os meus dias aqui

Agradeço por ter a felicidade comigo

Percebo que a felicidade está em cada um de nós

E que ela só é verdadeira se for compartilhada com outra pessoa.

Agora finalmente entendo o espírito do NATAL!

Leonardo Lucas Lana

Cuidados para lidar com as enchentes


Devido às recentes chuvas que atingiram a capital de São Paulo e a conseqüente inundação do rio Tietê, a Comissão Municipal de Defesa Civil e a Secretaria de Saúde, através das Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas, divulgaram medidas emergenciais e para desinfecção das casas atingidas, bem como das doenças decorrente da contaminação pelas águas.
Abaixo os cuidados a serem tomados por ocorrência de enchentes:

Medidas emergenciais:
- não entrar em contato direto com a água ou lama da enchente.
- todo alimento que teve contato direto com a água ou lama da enchente deve ser desprezado.
- as roupas que entrarem em contato com a água da enchente devem ser lavadas com água e sabão, fervidas e depois de secas, passadas a ferro.
Doenças:
A água das enchentes contém micróbios que causam doenças como: Leptospirose, Hepatite, Febre Tifóide e Doenças Intestinais.
Alguns sintomas importantes de doenças:
- febre, dor de cabeça, vômitos, diarréias, dores musculares, pele amarelada, urina cor de “coca-cola”.
Se você apresentar um desses sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima à sua casa.
Medidas a Serem Tomadas Após As Enchentes:
Desinfecção da casa:
As paredes, os pisos e todas as outras superfícies da casa devem ser limpos com água e sabão e desinfetados com uma solução forte de cloro, conforme as orientações abaixo descritas:

• Para um balde de 10 litros de água limpa, adicione 06 copinhos de café descartáveis (1 copo e meio de geléia) de água sanitária (a 2.5%);
• Para uma lata (18 litros) de água limpa, adicione 10 copinhos de café descartáveis (dois copos e meio de geléia) de água sanitária (a 2.5 %);
• Tenha cuidado em desinfetar muito bem as superfícies que irão ter contato com alimentos (refrigeradores, armários, aparadores, despensa, etc.);
• Também devem ser limpos com cuidado os lugares onde brincam as crianças;
• Coloque todas as roupas em água fervendo;
• Artigos que não possam ser lavados como colchões, móveis, devem ser secos ao ar sob o sol e submetê-los à ação de desinfetantes;
• Se possível limpe com vapor;
• Se houve retorno de águas barrentas (lama) para dentro de casa use botas e luvas de borracha impermeáveis quando realizar a limpeza;
• Retire e despreze todo o material caseiro contaminado que não seja passível de desinfecção, tal como papéis, quadros, tapetes, etc.


Desenhado, esculpido, modelado. De barro, juta, cera, palha, madeira. Não há limites para a representação do dia em que Jesus nasceu. Tantas e extraordinárias versões só se comparam à fertilidade dos relatos que descrevem a chegada desse filho de Deus tornado homem.
Conheça um pouco mais sobre o presépio.


O bebê na manjedoura
O Novo Testamento diz que Jesus, ao nascer, foi acomodado em uma manjedoura (lugar onde os animais se alimentam), mas não faz nenhuma referência a estábulo, celeiro, caverna ou gruta.

Em Belém, o casal, José e Maria, deve ter se alojado no único lugar disponível naquele momento: os fundos de uma estalagem (possivelmente lotada) ou da casa de uma família que pode tê-los acolhido.

“Na imaginação popular, o nascimento de Jesus num estábulo corrobora seu compromisso com os pobres e necessitados desde o berço”, lembra o frei Carlos Josaphat.

Desejar Feliz Natal



Que tal enviar uma mensagem de Natal ao Papa Bento XVI? Esse ano, isso será possível graças à uma iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

Os usuários do "Pope to you" (www.pope2you.net) poderão enviar mensagens em cinco idiomas com textos e fotos, usando as fotos oficiais do arquivo do jornal "L'Osservatore Romano".

Além da possibilidade de enviar os votos de "Feliz Natal" ao Santo Padre, os usuários do site poderão ainda trocar mensagens de Natal entre si, usufruindo os mesmos recursos online.

O coordenador do projeto "Pope to you", Padre Paolo Padrini, informa que o site, lançado em maio deste ano, já alcançou a marca de 7 milhões de contatos que, através da rede social Facebook, partilham as palavras e mensagens do Papa.

Fonte: cancaonova.com

Tietê: saúde

A Prefeitura de Tietê, através da Secretaria de Saúde, está realizando em parceria com o governo do Estado de São Paulo, programa voltado às pessoas com diabetes.
Nesta terça-feira, dia 15 na creche Cantinho da Criança, foram entregues gratuitamente cerca de 180 kits de monitor glicosímetro (aparelhos que medem o índice glicêmico). O objetivo é auxiliar as pessoas a efetuarem o monitoramento do diabetes em casa.
A farmacêutica do Posto de Saúde do centro da cidade, Roberta Corrêa Campos Rodrigues Alves, explicou que o programa atente especificamente a insulino-dependentes. Ou seja, aqueles com diabetes tipo I, os quais dependem da injeção de insulina para controlar a glicose no sangue.
A nutricionista Miliane Botega realizou , em palestra explicou ao público como manter uma alimentação saudável e adequada ao diabético.
O prefeito José Carlos afirmou que a saúde é uma das prioridades de sua administração e que a Secretaria de Saúde está atenta e se esforçando para atender a população da melhor forma possível. E acrescentou:
“Estou feliz por estar aqui, juntamente com nossos colaboradores, contribuindo para o bem estar de todos vocês”- finalizou.
A equipe da farmácia permaneceu no local após do café para esclarecer e orientar as pessoas sobre o uso correto do monitor glicosímetro.
Estiveram presentes, o prefeito José Carlos, a secretária de Saúde, Odete Forlevese de Almeida, a diretora das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Raquel Coan, além da equipe de farmácia Ilda Aparecida Maria, Roberta Corrêa Campos Rodrigues Alves e Mônica Maria Nascimento.
O vereador municipal Pablo Civitella e o gerente da Coocerqui, Júlio Tomé, que patrocinou o lanche servido após o evento, também participaram da entrega.

http://www.brasildestinos.com.br/wp-content/uploads/2008/08/araguaina.jpg


“Uno-me à Senhora e abandono Nazaré para ir a Belém, onde transcorrerei as festas do santo Natal entre os estranhos, mas com Jesus, Maria e José.” (Reflexão de Santa Faustina II, 795)


Tietê: meio ambiente



Dia 15, no Recinto da Fait foi realizada a posse oficial dos membros que compõem o Conselho Gestor Unificado da APA dos municípios de Tietê e Jumirim.
O órgão consultivo, que teve sua criação determinada através de portaria publicada no mês passado, tem por objetivo administrar as Áreas de Proteção Ambiental das zonas urbana e rural, se responsabilizando, entre outras coisas, pela a preservação da biodiversidade e pelo desenvolvimento sustentável em ambas as cidades.
Conforme determinado por lei, o Conselho foi constituído por 32 pessoas de diferentes segmentos da sociedade. Há representante do Governo Estadual, das Prefeituras Municipais de Tietê e Jumirim e da sociedade civil organizada. Todos sob a coordenação da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal.
O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Humberto Bortoleto de Arruda, destacou a importância do cuidado com a natureza e acrescentou.
“Com a regulamentação da APA me sinto com o dever cumprido. O conselho da APA terá além da função consultiva também a deliberativa o que o fará se tornar forte e atuante de uma forma mais participativa”- afirmou o secretario.
Bortoleto aproveitou a ocasião também para agradecer a todos que colaboraram.
“Ninguém faz nada sozinho. Quem trabalha só o faz com parcerias” – finalizou.
O Prefeito José Carlos Melaré disse que a criação da APA viabilizará, entre outras coisas, políticas e as ações para tornar Tietê “um município verde”, explorando inclusive o potencial do município para o turismo de forma sustentável.
Melaré também acredita que, com orientação do Conselho, será possível capacitar o produtor rural, aumentar sua produtividade sem agredir o meio ambiente.
O chefe do Executivo de Jumirim, Benedito Tadeu Fávero, lembrou das enchentes que assolaram o sul do país no início desde ano e disse que, de certa forma, todas essas tragédias tem relação com a destruição do meio ambiente. Razão pela qual, ainda de acordo com Fávero, é de extrema importância preservar o verde.