quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Tietê: meio ambiente



Dia 15, no Recinto da Fait foi realizada a posse oficial dos membros que compõem o Conselho Gestor Unificado da APA dos municípios de Tietê e Jumirim.
O órgão consultivo, que teve sua criação determinada através de portaria publicada no mês passado, tem por objetivo administrar as Áreas de Proteção Ambiental das zonas urbana e rural, se responsabilizando, entre outras coisas, pela a preservação da biodiversidade e pelo desenvolvimento sustentável em ambas as cidades.
Conforme determinado por lei, o Conselho foi constituído por 32 pessoas de diferentes segmentos da sociedade. Há representante do Governo Estadual, das Prefeituras Municipais de Tietê e Jumirim e da sociedade civil organizada. Todos sob a coordenação da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal.
O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Humberto Bortoleto de Arruda, destacou a importância do cuidado com a natureza e acrescentou.
“Com a regulamentação da APA me sinto com o dever cumprido. O conselho da APA terá além da função consultiva também a deliberativa o que o fará se tornar forte e atuante de uma forma mais participativa”- afirmou o secretario.
Bortoleto aproveitou a ocasião também para agradecer a todos que colaboraram.
“Ninguém faz nada sozinho. Quem trabalha só o faz com parcerias” – finalizou.
O Prefeito José Carlos Melaré disse que a criação da APA viabilizará, entre outras coisas, políticas e as ações para tornar Tietê “um município verde”, explorando inclusive o potencial do município para o turismo de forma sustentável.
Melaré também acredita que, com orientação do Conselho, será possível capacitar o produtor rural, aumentar sua produtividade sem agredir o meio ambiente.
O chefe do Executivo de Jumirim, Benedito Tadeu Fávero, lembrou das enchentes que assolaram o sul do país no início desde ano e disse que, de certa forma, todas essas tragédias tem relação com a destruição do meio ambiente. Razão pela qual, ainda de acordo com Fávero, é de extrema importância preservar o verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz