segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Igreja não busca privilégios em Acordo com Brasil, diz Papa.

''Igreja ajudou a forjar o espírito brasileiro'', destaca o Santo Padre a novo Embaixador brasileiro
O Papa Bento XVI recebeu em audiência o novo Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda, na manhã desta segunda-feira, 31, para a apresentação das Cartas Credenciais.

O Santo Padre dedicou boa parte de seu discurso a esclarecer o real propósito do
Acordo assinado entre a Santa Sé e o Governo Brasileiro, em 2008, e que foi oficializado em 2010.

"Longe de ser uma fonte de privilégios para a Igreja ou supor uma afronta à laicidade do Estado, visa apenas dar um caráter oficial e juridicamente reconhecido da independência e colaboração entre estas duas realidades", explica.


Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI


A comunidade política e a Igreja são independentes e autônomas, mas ambas servem à vocação pessoal e social dos homens, recordou Bento XVI, citando a Constituição Gaudium et spes, do Concílio Vaticano II.

"A Igreja espera que o Estado, por sua vez, reconheça que uma sã laicidade não deve considerar a religião como um simples sentimento individual que se pode relegar ao âmbito privado, mas como uma realidade que, ao estar também organizada em estruturas visíveis, necessita de ver reconhecida a sua presença comunitária pública", ressaltou.

Bento XVI destacou ainda que cabe ao Estado garantir a possibilidade do livre exercício de culto de cada confissão religiosa, bem como as suas atividades culturais, educativas e caritativas, sempre que isso não esteja em contraste com a ordem moral e pública.

"A contribuição da Igreja não se limita a concretas iniciativas assistenciais, humanitárias, educativas, etc., mas tem em vista, sobretudo, o crescimento ético da sociedade, impulsionado pelas múltiplas manifestações de abertura ao transcendente e por meio da formação de consciências sensíveis ao cumprimento dos deveres de solidariedade. Portanto o Acordo assinado entre o Brasil e a Santa Sé é a garantia que possibilita à comunidade eclesial desenvolver todas as suas potencialidades em benefício de cada pessoa humana e de toda a sociedade brasileira".


Contribuição

"Mais do que construções materiais, a Igreja ajudou a forjar o espírito brasileiro caracterizado pela generosidade, laboriosidade, apreço pelos valores familiares e defesa da vida humana em todas as suas fases.

O Papa afirmou que reza pela prosperidade e bem-estar de todos os brasileiros, cujo carinho experimentado na visita pastoral de 2007 "permanece indelével nas minhas lembranças". Ele também manifestou o reconhecimento pela disponibilidade das esferas governamentais em apoiar a Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada no Rio de Janeiro.
O Pontífice também salientou que é conveniente reafirmar que o ensino religioso confessional nas escolas públicas, tal como foi confirmado no Acordo de 2008, longe de significar que o Estado assume ou impõe um determinado credo religioso, indica o reconhecimento da religião como um valor necessário para a formação integral da pessoa.

"E o ensino em questão não pode se reduzir a uma genérica sociologia das religiões, porque não existe uma religião genérica, aconfessional. Assim o ensino religioso confessional nas escolas públicas além de não ferir a laicidade do Estado, garante o direito dos pais a escolher a educação de seus filhos, contribuindo desse modo para a promoção do bem comum", explicou.


O Embaixador

A audiência com o Santo Padre durou 20 minutos, parte dos quais dedicada a uma conversa privada entre o novo Embaixador e Bento XVI. Em seu discurso, Barbuda destacou a honra em representar o governo de "uma nação com mais de 68% de população católica, a maior do mundo em número de fiéis, e com o maior episcopado dos cinco continentes".

Os 185 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Vaticano também foram lembrados no contexto do Acordo sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, firmado em 2008 e promulgado em 2010, que passou a regulamentar o relacionamento entre os dois Estados. A realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013, também foi destacada.

"Temos consciência da importância deste acontecimento para a Igreja Católica e para os jovens católicos de todo o mundo e nos sentimos especialmente privilegiados ao vermos escolhido o Rio de Janeiro. O evento coincide com a ascensão de um Brasil novo, com menos desigualdades e com grande otimismo e fé no seu destino. O tema central escolhido por Vossa Santidade não poderia, portanto, ser mais oportuno e ter mais eco junto ao povo e, sobretudo, junto à juventude brasileira, que sem dúvida acorrerá com grande devoção e entusiasmo ao chamado de Vossa Santidade: 'Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações'. O terreno é bastante fértil para frutificar em terras brasileiras e em terras do continente americano, onde vive quase a metade da população católica do mundo", referiu o novo Embaixador.


Brasil no Vaticano

A Embaixada do Brasil é uma das 174 representações diplomáticas estrangeiras acreditadas junto à Santa Sé. De acordo com informações do site da Embaixada, a "missão fundamental é representar o Governo brasileiro junto à Sé Apostólica e à Ordem de Malta, acompanhar a atuação do Papa e informar sobre o posicionamento da Santa Sé com relação a assuntos relevantes da atualidade, procedendo à análise de seus desdobramentos de cunho político".

Fonte. Canção. Nova.

Mundo atingiu a marca de 7 bilhões de pessoas.



Esta segunda-feira, 31, será celebrada em várias cidades do mundo. É o dia em que a população mundial atinge 7 bilhões de pessoas. Os nascimentos de bebês em diferentes localidades simbolizam o marco histórico.

Nas Filipinas, a data já foi comemorada, tendo como símbolo o nascimento de Danica Maio Camacho. Ela nasceu nesse domingo, 30, dois minutos antes da meia-noite. Porém, para os médicos, o nascimento deve ser comemorado como se fosse hoje. Atualmente, a expectativa média de vida é 68 anos, nos anos 1950 era 48 anos.

Os especialistas, no entanto, não conseguem determinar com precisão onde nasceu ou vai nascer o cidadão de número 7 bilhões. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que até a metade deste século o número vai triplicar. Para a ONU, é fundamental que os governos invistam mais em planejamento no que se refere a alimentos, à água, energia e maior produção de lixo e poluição.

Fonte. Canção Nova

Campaci convoca reunião para garantir jogos do Capivariano no Carlos Colnaghi


Na noite de quinta-feira, 27/10, o Prefeito Luis Donisete Campaci recebeu telefonema do Presidente do Capivariano Futebol Clube, Osvaldo Agostinho Riccomini, informando da urgente necessidade de ampliação da capacidade do Estádio Carlos Colnaghi dos atuais 8 mil para 10 mil lugares. Momentos antes, Vadinho havia participado de reunião com o Conselho Técnico da Federação Paulista de Futebol e representantes de outros 19 clubes que a partir de janeiro de 2012 disputarão a 2ª divisão do Campeonato Paulista.
“Fomos surpreendidos com a nova posição da FPF de que, além do projeto de ampliação dos assentos no estádio, teríamos que disponibilizar mais 2 mil lugares em caráter emergencial”, conta Campaci.
O Prefeito convocou reunião de emergência durante esta sexta-feira, 28/10, ponto facultativo nas repartições públicas pelo Dia do Servidor Público. Participaram os secretários Roger Nascimento (Esportes) e Joceli Cardoso (Obras), o Presidente Vadinho e o Engenheiro Ansel Lancman (FPF), especialmente convidado para o encontro.
O grupo esteve in loco no Carlos Colnaghi e, após avaliações técnicas, definiram o local onde será instalada uma arquibancada com 2 mil lugares. A estrutura será provisória, até que o Estádio possa receber uma nova arquibancada definitiva, conforme planos do Governo Municipal.
O desafio é grande, pois uma série de outras exigências da FPF deverão ser atendidas até a segunda quinzena de novembro, quando haverá rigorosa fiscalização do Departamento de Segurança da FPF para credenciamento do estádio.
“Tenho certeza de que tudo estará pronto a tempo, pois acredito na determinação, capacidade e honestidade do Prefeito Campaci”, afirmou o Presidente Vadinho.
Campaci, por sua vez, reafirmou o seu apoio irrestrito ao Leão da Sorocabana: “Não mediremos esforços e tomaremos todas as medidas de acordo com as novas orientações da FPF para que o nosso Capivariano F.C. participe da Série A3 e continue a trazer tantas alegrias para a sua torcida”, assegurou o Prefeito.




Fonte: A.I.Prefeitura de Capivari

Desmatamento na Amazônia aumenta e passa dos 250km quadrados


 
A Amazônia perdeu uma área de 253,8 quilômetros quadrados de floresta em setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 448 km2 de desmate, houve queda de 43%. Na comparação com o mês de agosto, entretanto, quando foram contabilizados 164 km2 de derrubadas, houve aumento da área desmatada.

O estado onde foram registrados mais desmatamentos, em setembro, foi Mato Grosso, com 110 km2. Em seguida está o estado de Rondônia, com 49,88 km2 e em terceiro, o Pará, com 46,94 km2. O estado onde houve o menor registro de desmatamento foi Tocantins, com 2,24 km2. No estado do Amapá não foi detectado desmate.

Segundo o Inpe, apenas 5% da região não foram monitoradas por causa das nuvens.

Fazem parte da região da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima e do Tocantins, além de parte do estado do Maranhão.
 
Fonte. Canção Nova

Evangelizar Dom Bosco reúne 1,3 milhão de pessoas em Fortaleza

O evento Evangelizar Dom Bosco acontece há quatro anos em Fortaleza, no Ceará
Mais de 1,3 milhão de pessoas se reuniram em Fortaleza, no Ceará, para o 4º Evangelizar Dom Bosco. O evento realizado no último sábado, 29, acontece anualmente, e é promovido pela Rádio Dom Bosco FM que, nesta edição, comemorou os dez anos da emissora na capital cearense.

Durante todo o dia, as milhares de pessoas prestigiaram shows e participaram da Santa Missa em uma estrutura montada no aterro da praia de Iracema. Dentro da programação, os participantes puderam rezar o terço da misericórdia com Ricardo e Eliana Sá, membros da Comunidade Canção Nova.

O tema escolhido para este ano foi "Eu e minha família serviremos ao Senhor” (Js 24,15), que representa um dos objetivos do evento, conforme explica o diretor da FM Dom Bosco, padre Gilberto Silva. "Promover e valorizar a instituição familiar como célula viva da sociedade levando a mensagem do Evangelho e da Igreja, através de músicas, pregações e da Eucaristia e assim, incentivar o turismo religioso-cultural e despertar para a responsabilidade social”, destacou o sacerdote.

A importância religiosa, cultural e educativa do Evangelizar Dom Bosco garantiu-lhe espaço no calendário de eventos do Ceará, conforme a Lei nº 14.656 de abril de 2010.
Fonte. Canção Nova

Papa pede orações para Igrejas Católicas Orientais e pela África

Neste mês, como intenção geral, o Papa pede pelas Igrejas Católicas Orientais
Neste mês de novembro o Papa Bento XVI reza e pede a todos os fiéis que rezem com ele pelas Igrejas Católicas Orientais, para que a sua venerável tradição seja conhecida e estimada enquanto riqueza espiritual para toda a Igreja.

Já na intenção missionária deste mês, o Papa pede para que o continente africano encontre em Cristo a força de realizar o caminho de reconciliação e justiça indicado pelo segundo Sínodo dos Bispos da África.

O Santo Padre visitará a República do Benin, na África, entre os dias 18 e 20 de novembro deste ano. A visita se realiza a convite do presidente do Benin, Boni Yayi, e da Conferência Episcopal beninense.


Fonte. Canção Nova

Vaticano/Brasil: Bento XVI pede respeito pela presença católica

 

Papa destaca «fecunda história conjunta» entre o país lusófono e a Santa Sé, que ajudou a «criar o espírito brasileiro»

Cidade do Vaticano, 31 out 2011 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje ao respeito pela “presença comunitária pública” da Igreja Católica no Brasil, destacando a importância de se cumprir o acordo assinado entre a Santa Sé e o Governo brasileiro, em 2008.

“A Igreja espera que o Estado reconheça que uma sã laicidade não deve considerar a religião como um simples sentimento individual que se pode relegar ao âmbito privado, mas como uma realidade que, ao estar também organizada em estruturas visíveis, necessita de ver reconhecida a sua presença comunitária pública”, disse o Papa ao novo embaixador brasileiro junto da Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda.

Para Bento XVI, o acordo de 2008 – contestado por alguns setores políticos no Brasil – “longe de ser uma fonte de privilégios para a Igreja ou supor uma afronta à laicidade do Estado, visa apenas dar um caráter oficial e juridicamente reconhecido da independência e colaboração entre estas duas realidades”.

“Cabe ao Estado garantir a possibilidade do livre exercício de culto de cada confissão religiosa, bem como as suas atividades culturais, educativas e caritativas, sempre que isso não esteja em contraste com a ordem moral e pública”, referiu.

Neste sentido, o Papa observou que a contribuição da Igreja não se limita a “iniciativas assistenciais, humanitárias, educativas”, mas “tem em vista, sobretudo, o crescimento ético da sociedade”.

Bento XVI falou também da “fecunda história conjunta do Brasil com a Igreja Católica”, sublinhando os “testemunhos em tantas cidades batizadas com o nome de Santos da tradição cristã” e os “inúmeros monumentos religiosos, alguns deles elevados a símbolo de identificação mundial do país”, como a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Segundo o Papa, a Igreja “ajudou a criar o espírito brasileiro”, caraterizado pela “generosidade, laboriosidade, apreço pelos valores familiares e defesa da vida humana em todas as suas fases”.

Bento XVI visitou o Brasil em 2007, estando prevista nova presença em 2013, para a 28ª Jornada Mundial da Juventude, que se realizará no Rio de Janeiro.

No seu discurso desta manhã, o Papa assinalou “campos de mútua colaboração” entre a Santa Sé e o maior país lusófono, em particular o da educação, “para o qual a Igreja contribui com inúmeras instituições educativas, cujo prestígio é reconhecido por toda a sociedade”.

Regressando ao tema do Acordo de 2008, Bento XVI disse que o ensino religioso confessional nas escolas públicas, “longe de significar que o Estado assume ou impõe um determinado credo religioso, indica o reconhecimento da religião como um valor necessário para a formação integral da pessoa”.

Outro campo indicado pelo Papa foi o da “justiça social”, reafirmando a Igreja Católica como “parceiro privilegiado” do Governo brasileiro “em todas as suas iniciativas que visem a erradicação da fome e da miséria”.

OC

fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=87954

Projeto do Governo do Estado pode ir para escola Esther

1 E E Monsenhor

Muita polêmica tem causado a possibilidade de mudanças na Escola Estadual Monsenhor Seckler. A novidade fica por conta do interesse pelo projeto a escola Estadual Professora Esther Maurino Rodrigues, do bairro Jardim Vante.

Até mesmo entre os professores, o projeto no aspecto teórico (no papel) é considerável bom, opinião também partilhada pelo prefeito Claudio Maffei. Porém, é melhor aceito o projeto se ele fosse executado com a construção de uma escola modelo nova.

Alunos continuam usando as redes sociais para se manifestarem a respeito das possíveis mudanças ou não. Já fizeram protestos pelas ruas, marcaram presença na Sessão da Câmara dos Vereadores do dia 25 de outubro.

A Professora Simone Mota Almeida, usou do seu Blog para comentar algumas posições que surgiram:

 

NINGUÉM É CONTRA A MELHORIA DA ESCOLA. SOMOS CONTRA A FORMA QUE AS COISAS ESTÃO SENDO FEITAS. SE HOUVESSE UMA DISCUSSÃO EM QUE PARTES DO PROJETO PUDESSEM SER NEGOCIADAS CERTAMENTE O CONSELHO DE ESCOLA RECEBERIA O PROJETO COM MUITA ALEGRIA;

QUE OS PROFESSORES ESTARIAM DEFENDENDO SEUS EMPREGOS. VAMOS SER SINCEROS, QUEM NÃO DEFENDERIA SEU EMPREGO? NÃO TEM NEM COMENTÁRIOS É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA;

QUE OS PROFESSORES MANIPULARAM OS ALUNOS. HOJE NINGUÉM MANIPULA NINGUÉM, OS ALUNOS POSSUEM MOTIVOS DE SOBRA PARA NÃO QUERER FICAR NA ESCOLA O DIA TODO, MESMO PORQUE JÁ PASSSARAM POR UM PROJETO PARECIDO E NADA DEU CERTO NA ÉPOCA;

QUE OS ALUNOS SAÍRAM NA PASSEATA COM CARTAZES CONTENDO ERROS DE ORTOGRAFIA! É CLARO QUE ELES DEVERIAM TER TIDO MAIS CUIDADO, OU SE UM PROFESSOR TIVESSE VISTO, PODERIA TER AVISADO. OCORRE QUE A MANIFESTAÇÃO FOI ORGANIZADA POR ALUNOS E SE ELES SOUBESSEM ESCREVER CORRETAMENTE NÃO SERIAM ALUNOS, ENTÃO DEVEMOS VER O ESFORÇO DELES COM OUTROS OLHOS E NÃO BUSCAR OS ERROS ORTOGRÁFICOS PARA MINIMIZAR UM ESFORÇO INTENSO POR PARTE DOS JOVENS;

QUE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESTÁ PÉSSIMA. CONCORDO QUE A EDUCAÇÃO TEM QUE MELHORAR, MAS QUEM DESEJA COMPARAR O QUE ACONTECE HOJE COM VINTE E CINCO ANOS ATRÁS NÃO ESTÁ BEM INFORMADO. QUANDO INICIEI MINHA CARREIRA EM 1986 LEVEI UM "CHOQUE". EU TINHA 25 AULAS POR SEMANA A NOITE, NA ESCOLA MONSENHOR SECKLER, E SÓ MINISTRAVA 12. ISSO PORQUE OS ALUNOS IAM EMBORA PARA CASA TODOS OS DIAS APÓS O RECREIO E NAS SEXTAS NÃO COMPARECIAM. EU COMO TODA A INICIANTE QUERIA MINISTRAR MINHAS AULAS, MAS NÃO CONSEGUIA;

ALGUMAS PESSOAS PARTIRAM PARA A QUESTÃO PARTIDÁRIA PT/PSDB. NINGUÉM ESTÁ DEBATENDO POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARTIDÁRIAS. O QUE EU DISSE NO MEU BLOG É UMA VERDADE, EM VINTE E CINCO ANOS SEMPRE FOI O MESMO GRUPO QUE GOVERNOU SÃO PAULO E OS PROJETOS NUNCA DURARAM MAIS DO QUE DOIS OU TRÊS ANOS;

ALGUMAS PESSOAS APROVEITARAM A SITUAÇÃO DA MONSENHOR SECKLER PARA FALAR MAL DO SISTEMA APOSTILADO DA PREFEITURA. PARA QUEM NÃO SABE A PREFEITURA DE PORTO FELIZ USA O SISTEMA NAME-COC. QUANDO DECIDIMOS POR ADQUIRIR APOSTILAS FOI PORQUE PRECISÁVAMOS DE UMA DIRETRIZ DE TRABALHO A QUAL NUNCA ENGESSOU NINGUÉM. TIVE A OPORTUNIDADE DE ESTAR EM SALA DE AULA DA REDE MUNICIPAL UM ANO ANTES DE IR PARA A DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E O QUE EU VI, ME LEVOU A APOIAR INTEIRAMENTE O PROJETO. O ENGRAÇADO É QUE QUEM FALA MAL DAS APOSTILAS TEM OS FILHOS ESTUDANDO OU JÁ ESTUDARAM EM COLÉGIOS PARTICULARES ONDE USAM APOSTILAS. SE AS APOSTILAS FOSSEM TÃO RUINS ASSIM, PORQUE OS COLÉGIOS PARTICULARES ADOTAM?

DIZ UM DITADO: "NÃO BASTA TOMAR BANHO, TEM QUE USAR PERFUME TAMBÉM". MUITAS PESSOAS CRITICARAM A SITUAÇÃO ATUAL DA ESCOLA MONSENHOR SECKLER, DEFENDENDO AS MUDANÇAS. ALGUMAS DISSERAM ASSIM: "_ A ESCOLA ESTÁ RUIM, CADÊ A FANFARRA?". PARA QUEM NÃO SABE A ESCOLA MONSENHOR SECKLER TEVE UMA FANFARRA VENCEDORA DE TODOS OS CAMPEONATOS REALIZADOS PELA DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE ITU, TEVE UM GRUPO DE TEATRO BI-CAMPEÃO REGIONAL, REALIZAVA FESTAS TEMÁTICA, REALIZOU O CONCURSO DE MISS E MISTER ESTUDANTIL PORTO FELIZ POR VÁRIOS ANOS, ENFIM, TINHA DESTAQUE MUNICIPAL. OCORRE QUE TUDO ISSO ACABOU E PARA OS OLHOS DA COMUNIDADE SÃO ESSAS COISAS QUE CONTAM NA HORA DE AVALIAR A SITUAÇÃO DA ESCOLA;

ALGUNS POLÍTICOS DISSERAM ASSIM: "ENTREI EM CONTATO COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ELES DISSERAM QUE O PROJETO É BOM". É CLARO QUE IRIAM DIZER ISSO, QUEM TRABALHA NA SECRETARIA GERALMENTE É CARGO DE CONFIANÇA E NÃO VAI FALAR MAL DO PROJETO DE FORMA ALGUMA.

ALGUNS EX-ALUNOS, QUE SAÍRAM NÃO MUITO SATISFEITOS COM A ESCOLA POR NÃO APRESENTAR UM COMPORTAMENTO EXEMPLAR, APROVEITARAM A SITUAÇÃO PARA FALAR MAL DA INSTITUIÇÃO. QUANDO LÁ ERAM ALUNOS ALÉM DE NÃO APRENDER, NÃO DEIXAVAM OS OUTROS APRENDEREM; AINDA NÃO TEMOS UMA CONCLUSÃO PARA O IMPASSE. ESPERAMOS QUE LOGO TUDO SEJA RESOLVIDO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.

fonte: http://simonemotaalmeida.blogspot.com/2011/10/semana-que-porto-feliz-se-atentou-para.html

As opiniões são da autora!

 

obs: espaço também garantido para aqueles tem opinião contrária e são favoráveis que o projeto seja implantado em Porto Feliz. Basta enviar texto assinado para: pascomportofeliz@hotmail.com

Foto: google mapas
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 31/10/2011

Quando deres um banquete, convida os pobres


Lc 14,12-14


E disse também a quem o tinha convidado: "Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos".