domingo, 28 de fevereiro de 2010

Novo endereço


Desde 01 de fevereiro de 2010, nosso novo endereço eletrônico:


www.emportofeliz.blogspot.com


Agradecemos a todos pela confiança em nosso trabalho 
e pela audiência em contínua elevação!

Por Leonardo Boff



PT: Qual a Grande Transformação?

Não sou membro do PT; mas, um cidadão que se interessa pelos destinos do nosso país, nos últimos sete anos moldados pelo governo Lula.


A campanha eleitoral se iniciará oficialmente dentro de pouco. Há o grande risco de que predomine um espírito menor, diria quase infantil, de uma campanha plebiscitária entre os feitos do governo de FHC e daquele de Lula. Seria a disputa tola entre o ontem e o anteontem ou entre o atrasado e o velho, como preferem alguns ecologistas. Pois ambos os contendores, na relação desenvolvimento e natureza, manejam o mesmo paradigma, sob severa crítica mundial, por conter o veneno que nos pode matar. Isso só serviria para distrair os eleitores dos verdadeiros problemas que o Brasil e o mundo irão enfrentar.


Uma disputa eleitoral séria, à altura da fase planetária da humanidade e da importância fundamental do Brasil dentro dela, não deveria estar voltada para o passado a ser continuado mas, sim, para o futuro a ser construído coletivamente. Quem apresenta o melhor projeto de Brasil para o nosso povo e em sua relação para com a nascente sociedade mundial? Que contribuição essencial podemos dar face aos cenários dramáticos que se desenham no horizonte? 
Permito-me apresentar três sugestões para animar a discussão interna do PT. O lema do encontro nacional - A Grande Transformação - nos remete Karl Polanyi com o clássico livro do mesmo título (1944) no qual mostra como a sociedade virou uma sociedade de mercado, transformando tudo em mercadoria. Não será essa a Grande Transformação pensada pelo PT. Para que seja outra coisa, o partido deve assumir seriamente este fato irrecusável: A Terra mudou porque já estamos dentro do aquecimento global. A roda não pode mais ser parada, apenas diminuir-lhe a velocidade. Se o termômetro da Terra subir para mais de dois graus Celsius, nos próximos decênios, como previstos pelos melhores centros de pesquisa, enfrentaremos no Brasil e no mundo a tribulação da desolação. Muitos projetos já concluídos do PAC poderão ser anulados. Não incluir em todos os planejamentos este dado é mostrar falta de inteligência prática e irresponsabilidade histórica. Do contrário teremos que aceitar a maldição de nossos filhos e filhas e de nossos netos e netas.


Outro dado não menos perturbador é: a insustentabilidade do sistema-Terra. A partir de 23 de setembro de 2008 ficamos sabendo que o planeta Terra ultrapassou em 30% sua capacidade de repor os bens e serviços necessários para a vida. Estamos consumindo hoje o que precisaremos amanhã. Se quisermos universalizar o nível de consumo das classes médias mundiais, incluídos os oitenta milhões de brasileiros, precisaríamos já agora de três Terras iguais a esta. Este modelo de crescimento, como parece subjacente ao PAC, mostra a sua inviabilidade a médio e a largo prazo. Não é que deixemos de produzir. 
Devemos produzir; mas, dentro de outro paradigma menos depredador do sistema-Terra, com um acordo de respeito à suportabilidade de cada ecossistema e com uma ampla inclusão social, imbuídos todos de uma ética do cuidado, da responsabilidade universal e da busca do bem viver para todos.



Por fim, o PT precisa conscientizar o fato de que o Brasil é, seguramente, o país-chave para o equilíbrio do Planeta. Ele é a potência das águas, o detentor das maiores florestas, as grandes sequestradoras de dióxido de carbono e reguladoras dos climas, com imensa biodiversidade e vastas terras agricultáveis, podendo ser a mesa posta para as fomes do mundo inteiro, com capacidade incomparável de gerar energias alternativas e com um povo altamente criativo, que fez um ensaio civilizatório dos mais significativos, não imperialista, e com uma visão encantada do mundo que lhe permite, no meio das contradições, celebrar suas festas, torcer por seus times e dançar seus carnavais, características essas decisivas para conferir um rosto humano à mundialização em curso.


O futuro passa por nós. Não percebê-lo por ignorância ou distração é não escutar os apelos da Mãe Terra e é defraudar seus filhos e filhas, nossos irmãos e irmãs que apenas pedem singelamente viver com decência. 

Autor: Leonardo Boff é teólogo, filósofo e escritor
Fonte: Adital

"II Jornada pelo Tietê" acontecerá na Semana da Água

O objetivo é debater as questões socioambientais do rio Tietê

“Colaboração e motivação”. São essas as duas palavras inspiradoras da “II Jornada pelo Tietê”, que acontecerá entre os dias 20 e 26 de março, durante a Semana da Água. O objetivo do evento é o de desenvolver um diálogo acerca das complexas questões socioambientais em torno do rio Tietê.

Esta será a segunda vez que os municípios de Cabreúva, Itu, Salto e Porto Feliz realizarão a atividade em conjunto, utilizando uma identidade única a fim de expressar a gestão integrada e a conservação dos recursos hídricos por bacia hidrográfica.
Desta vez, a mobilização contará com integrantes do subcomitê “Pinheiros Pirapora” (Bacia do Alto Tietê), junto com ciclistas de São Paulo; todos mobilizados pela urgência de planejar o uso de água, evitar a escassez e promover a educação ambiental entre os cidadãos. “A gestão por bacias hidrográficas é urgente neste contexto de escassez crescente e pede uma nova ética e boas práticas”, afirmam os organizadores.


Caminhada Ecológica
No primeiro dia do evento (20 de março), às 8 horas, acontecerá uma grande mobilização com a “Caminhada Ecológica contra a poluição do rio Tietê”. Além disso, haverá um protesto contra a ameaça de construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH), bem como as mudanças no Código Florestal - ainda em andamento no Congresso Nacional.
Os organizadores pedem que neste dia todos compareçam vestidos nas cores azul e branco. A ocasião ainda contará com apresentação de movimentos culturais, grupos de música e dança, que animarão a chegada dos participantes até a Gruta da Glória Estrada Parque.


Ponto de encontro:
Itu, Salto, Porto Feliz: Rotatória do Condomínio Campos de Santo Antônio
Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus: Portal da Estrada Parque – Cabreúva


Organização
O evento é organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), junto com movimentos ambientalistas e o poder público. A mobilização será aberta para toda a população.

Mais informações através do e-mail jornadatiete@gmail.com.

Conta e Tempo



Deus pede estrita conta do meu tempo
E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta.
Mas, como dar, sem tempo, tanta conta.
Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?

 

Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo me foi dado, e não fiz conta;
Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
Hoje, quero acertar conta, e não há tempo.
Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, em vossa conta!

 

Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando o tempo chegar, de prestar conta
Chorarão, como eu, o não ter tempo..."

 

(Autor: Frei Antônio das Chagas, Séc. XVII)



Hora de preparar o fôlego... "VI Pedalada das Meninas" será em março



O evento é uma comemoração ao Dia Internacional da Mulher.


Os ciclistas percorrerão a região rural de Itu em um roteiro de 26 quilômetros, passando por fazendas históricas e admiráveis paisagens
A “VI Pedalada das Meninas”, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, acontecerá no dia 14 de março, às 8 horas, na cidade de Itu. O projeto existe há cinco anos e o ponto de partida será o Camping Cabreúva.
Os ciclistas percorrerão a região rural de Itu em um roteiro de 26 quilômetros, passando por fazendas históricas e admiráveis paisagens. Apesar do passeio não ser uma competição, o percurso exige bom preparo físico dos participantes, devido à característica montanhosa da região.
Para incentivar as mulheres a praticarem o mountain bike, a “Pedalada das Meninas” conta com a parceria de empresas do segmento, que além do apoio ao evento disponibilizam presentes para as participantes. “O objetivo é promover a saúde e incentivar a prática de mountain bike entre as mulheres. O evento dedica um dia especialmente para que elas descubram os prazeres e as sensações que envolvem o esporte”, afirmam os organizadores.
Entre as empresas patrocinadoras do evento estão a Shimano (que dará um kit Acera), ProShock (oferecendo uma suspensão E80R da linha específica para mulheres) e a Trek/WSD (que dará um rack Saris Bone na cor rosa, capacete e sapatilhas).
A participação de homens também é permitida, desde que estejam acompanhados de uma mulher. As inscrições já estão abertas. Mais informações pelo e-mail contato@pedaladadasmeninas.com.br.

Paróquia N. Senhora Aparecida realiza barraca do Pastel.




Hoje, após a Santa Missa ás 18hs na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, terá venda de pastéis e refrigerantes organizado por pessoas da comundidade. 
O evento também contará com a presença da corporação musical União.
Vamos todos prestigiar!!!

Programação do mês de Março Par. São João Batista-Com. Urbanas

Aqui as escalas de Missas e Celebrações do Mês de Março da Paróquia S. João Batista - Comunidades Urbanas

1ª Quarta-feira – 03/03

São João Batista - Dimas

S. Francisco de Assis - Missa

Santa Cruz  - Claudinei A

N. Sra. das Graças  - Gilberto

Nossa Sra. da Ponte - Nei Casteli

        ♦♦♦♦♦♦♦♦♦

2ª Quarta-feira – 10/03

São João Batista - Celso

S. Francisco de Assis - Claudinei A

Santa Cruz - Dimas

N. Sra. das Graças - Diác. Rôney

Nossa Sra. da Ponte - Missa

♦♦♦♦♦♦♦

3ª Quarta-feira – 17/03


São João Batista - Claudinei A

S. Francisco de Assis - Dimas

Santa Cruz - Gilberto

N. Sra. das Graças  - Missa

Nossa Sra. da Ponte - Celso

♦♦♦♦♦♦♦♦

4ª Quarta-feira – 24/03


São João Batista - Nei Casteli

São Francisco de Assis - Celso

Santa Cruz - Missa

Nossa Sra. das Graças - Diác. Rôney

Nossa Sra. da Ponte - Gilberto



 De 01 a 05 de março – Semana Querigmática no Colégio São José, das 19h30 às 21h00.


 Dia 14/03 – Assembléia Paroquial na Comunidade Santa Cruz às 08h00.

 Dia 30/03 – Atendimento de Confissões na Matriz São João Batista, das 19h00 às 21h00.

Planejamento Mês Março Par.São João Batista

Posto aqui para conhecimento de todos, o planejamento do mês de Março das comunidades rurais da Paróquia São João Batista!

   Ministro - Bairro – Comunidade               Cel. Missas


 Gilberto-   Bairro Tanquinho – São Roque     13     23

 Celso -Bairro dos Bellos – S. Rita                   27    11

 Domingos -Bairro Registro – N Sra Ap             -     16

 Dimas -Fazenda Capoava – São José              06   19

 Diác. Rôney -Bairro Soamim – São Pedro        17   02

 Claudinei A -Fazenda Chapadão – SJT             11   25

 Nei Casteli -Fazenda Chapadão - SFA             18   04



 Atenção:

• Se algum Ministro encontrar dificuldades em cumprir a escala pedir auxílio à coordenação.


• Comunicar as comunidades com antecedência sobre as datas das Celebrações e Missas.

• De 01 a 05 de março – Semana Querigmática no Colégio São José, das 19h30 às 21h00.

• Dia 14/03 – Assembléia Paroquial na Comunidade Santa Cruz às 08h00.

• Dia 19/03 – Missa na Fazenda Capoava / 1ª Eucaristia.

• Dia 28/03 – Domingo de Ramos – Missa Paroquial com bênçãos de Ramos e procissão de Ramos na Comunidade Santa Cruz às 09h30.

Prefeita Assunta Labronici assina convênio com Governo do Estado para aquisição de pontes metálicas


A Prefeita de Boituva, Assunta Labronici (Dem) firmou no último dia 25, um convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para a aquisição de pontes metálicas que atenderá aos bairros rurais do município.
No ato da assintura com o Secretário Estadual, João de Almeida Sampaio Filho, esteve presente também a deputada Analice Fernandes (PSDB) que auxiliou a Prefeitura de Boituva na concretização deste convênio. Segundo a Prefeita Assunta Labronici, a deputada em recente visita ao município se sensibilizou com a situação dos bairros rurais, que teve mais de 10 pontes caidas com as fortes chuvas, e agilizou a assinatura deste convênio junto ao Governo Estadual.
“Esta conquista vem para suprir as necessidades dos bairros rurais, que tanto têm sofrido com as chuvas e necessitam de constantes melhorias”. “Toda a contribuição e apoio que recebermos é de grande valia a fim de melhorar as condições do município e assim atender a população, por isso que sempre buscamos estes caminhos de parcerias”, declarou a prefeita, Assunta Labronici.






Espiritualidade Carmelita - parte 9

A FACE MODERNA DO CARMELO







É vasta a família do Carmelo. Ela compreende além dos religiosos, padres e irmãos - também as monjas de estrita clausura, as irmãs de vida activa, terceiras e outras leigas, mas em associações ou movimentos que se inspiram na sua espiritualidade.






A Ordem hoje está composta por 20 Províncias e 3 Comissariados, divididos por sua vez em diversos grupos operativos chamados Regiões. Os Carmelitas estão presentes em 26 nações dos 5 Continentes com cerca de 2.200 religiosos. Há 365 conventos e 223 paróquias. O ramo feminino está formado por 920 monjas de clausura, em 60 mosteiros e por cerca 2.600 religiosas, pertencentes a 12 institutos de vida activa, com 334 casas. Na família carmelita existe também um instituto secular de língua inglesa. Quanto ao resto é impossível fornecer dados certos sobre os terceiros e leigos que vivem à sombra do Carmelo. Podem-se contar aproximadamente 3 milhões. Fora dos países europeus, dos Estados Unidos da América, do Canadá e da Austrália, os Carmelitas desenvolvem a sua actividade apostólica em diversas nações da América Latina e nas Filipinas. Eles trabalham também em zonas de missão propriamente ditas: Indonésia, Rodésia (Zimbabwé) e Zaire. Há também tentativas de acção de uma presença carmelita em alguns países Africanos (Nigéria e Ruanda) e nas Índias.



Em primeiro plano - oportunamente aggiornadas segundo as directivas pós-conciliares as actividades paroquiais e as actividades tradicionais como o ensino, a pregação, os exercícios espirituais, o culto mariano, a assistência espiritual das associações ligadas ao Carmelo. Não faltam capelães nos hospitais, nas prisões e junto dos emigrantes. Existe também um contributo válido para o ecumenismo estimulando encontros e outras iniciativas especialmente nas províncias de língua inglesa e nas do norte da Europa. A par destas actividades, dão-se cursos de espiritualidade e de teologia nos institutos e centros em diversos lugares. Há também outras formas de apostolado às quais os carmelitas adaptam a sua vocação segundo as exigências das diferentes igrejas locais.



Nas zonas de missão, as paróquias dirigidas pelos carmelitas estendem-se por imensos territórios, onde os nossos religiosos se entregam ao apostolado da primeira evangelização.



São também numerosas nestes lugares as comunidades femininas, quer de clausura estrita, quer de vida activa, como que a testemunhar por onde é possível a indissolubilidade da oração e da acção, a conciliação evangélica entre as dimensões do espírito e as exigências terrenas. A face moderna dos Carmelitas - configurada pela dupla fidelidade à tradição da Ordem e ao impulso inovador do Concilio Ecuménico Vaticano II - encontra uma confirmação na sua atitude que os leva a completar, um ao outro, o anúncio do Reino de Deus e o serviço dos homens. Isso é importante nas missões, nos países do Terceiro Mundo e entre os religiosos e religiosas que, em pequenas comunidades, vivem no meio do povo e com os pobres em muitos países ocidentais. Assim, ao lado da pregação do Reino, da tarefa pastoral, da administração dos sacramentos, encontra-se uma florescência de engajamentos nas escolas, nos hospitais e de muitas outras maneiras.



Basta pensar na ilha de Java, onde das 197 escolas que a diocese de Malang possui, 90 são mantidas directamente pelos carmelitas que colaboram também com religiosos de outros institutos no serviço de 13 hospitais, 12 clínicas-maternidades e 21 policlínicas. Um outro exemplo: a fundação de uniões de crédito (espécie de cooperativas bancárias para os mais pobres) e a elaboração de diversos projectos para o desenvolvimento da agricultura na diocese de Untali, na Rodésia (Zimbabwé) em que o bispo, um Carmelita, D. Donald Raymond Lamont, foi condenado e expulso do país porque tinha assumido a defesa do direito dos negros. Muitos outros missionários carmelitas, seus colaboradores, tiveram a mesma sorte.



Um último exemplo: desde alguns anos os carmelitas trabalham num bairro pobre de Caracas (Venezuela) onde o P. Jesus Misas Hidalgo, recentemente desaparecido num acidente de viação, criou uma substrutura social, que faltava completamente, permitindo assim uma maior comunicação e uma vida social e religiosa mais intensa. Nós não podemos recordar aqui todos os outros exemplos duma tal solicitude cristã para as necessidades dos irmãos mais pobres.



O engajamento social-cristão dos carmelitas manifesta-se também pela presença nos meios de comunicação social (mass-media); onde estão ligados ao jornalismo ou ocupam-se ou ocupam-se de programas radiofónicos ou televisivos, especialmente nos países de língua inglesa, em Espanha, nas Filipinas e na Venezuela. Diante dos seus olhos eles têm o modelo vivo de um confrade: o Padre holandês, Tito Brandsma, jornalismo martirizado e morto pelos nazis em 1942 no campo de concentração de Dachau, por causa da sua oposição, em nome dos princípios cristãos, à acção lançada por eles contra os judeus, e por causa da sua obediência aos bispos holandeses.



Ainda no campo das comunicações e da mass-media, lembra-se que nos Estados Unidos, eles ocupam-se de edições discográficas sobre temas de espiritualidade. Recorde-se também a iniciativa do telefone amigo e a do centro de informação religiosa, ambas funcionando em Mainz na República Federal da Alemanha.



Juntamente com este engajamento pelo desenvolvimento e promoção do homem, o Carmelo conhece também um florescimento dos centros de espiritualidade e de oração. Estes, aparecidos nestes últimos anos, são, a partir de agora, numerosos. Encontram-se um pouco por toda a parte: Itália, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Estados Unidos, Austrália. A par destas realizações, que se ligam ao grande desejo do Carmo de sublimar a dimensão religiosa da vida humana e de testemunhar a presença de Deus, estão em acção algumas experiências muito interessantes, de vida eremítica, quer masculina, quer feminina, na Espanha, Estados Unidos e na Indonésia. Esta última é caracterizada por uma total inserção na cultural oriental local, quase um caminho indonésio para o Carmelo.

Os carnês do IPTU 2010 começam a ser distribuídos em Tietê



São 14.200 carnês, que deverão chegar às mãos dos contribuintes em 2010. O pagamento poderá ser feito à vista com desconto de 10% ou parcelado em 10 parcelas sem desconto.

O contribuinte que desejar realizar o pagamento em parcela única deve ficar atento ao prazo porque esse pagamento ou o pagamento da primeira parcela inicia-se no dia 12 seguindo entre os dias 14, 16 ou 18 de março variando de acordo com a setorização dos bairros. Porém o contribuinte deve ficar atento para não perder o prazo e com isso acabar por gerar com o atraso juros e multas.
Este ano o reajuste será menor que o do ano passado fixado em 4,17% sendo que do ano anterior girou em 7,20%. O índice foi corrigido pelo INPC correspondente ao período de dezembro de 2008 a novembro de 2009, em cumprimento ao Código Tributário do Município Lei nº 12/2006.
Segundo informações do Secretário de Finanças do município Luiz Antonio Montanhese Del Bom a inadimplência é de 14% até o momento, e os contribuintes que estiverem com pendências devem procurar a Prefeitura para a regularização.
“O contribuinte deve dirigir-se a coordenadoria de Tributação Municipal situada a Rua Lara Campos nº 46. Este órgão realizará calculo do carnê e posterior encaminhamento do contribuinte ao setor de protocolo para que ele solicite parcelamento, é importante salientar que serão cobrados juros e multas” - afirmou o secretário.
Com uma estimativa de arrecadação de aproximadamente R$ 4.100.000,00 (Quatro milhões e Cem mil reais) este ano, a secretaria de finanças estará implantando um novo sistema, que é o de premiação, beneficiando através deste dele os contribuintes que realizam o pagamento em dia.
“Estamos pensando com a premiação em diminuir a inadimplência no município, entretanto o medida visa principalmente beneficiar quem paga corretamente. Assim estaremos implantando em 2010, um sistema de premiação semelhante a uma cidade vizinha a Tietê” – acrescentou Luiz.
Estamos definindo os prêmios e já no mês de março estaremos divulgando a relação da premiação para que haja uma grande divulgação pelos meios de comunicação essa novidade aos contribuintes.
“Verificamos que a anistia acaba por beneficiar quem deixa de pagar impostos corretamente acreditamos que agora é através das premiações chegou a hora de beneficiar os contribuintes que pagam em dia”- concluiu o secretário.
A capa e contra capa do carnê de IPTU 2010 foi confeccionada pela Secretaria de Planejamento e Comunicação.

Aniversário de Rafard será comemorado com várias atrações










Secretaria de Saúde divulga relatório atualizado sobre a dengue em Tietê

A Secretaria Municipal de Saúde, através de seus Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores emitiu esta semana nota atualizada sobre a situação da DENGUE em Tietê para que a população tieteense ficasse informada e atenta sobre a situação atual da Dengue em nosso município. 

De acordo com a Diretora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Raquel Coan, foram notificados até o presente momento 18 casos suspeitos de Dengue em Tietê, sendo que o 1º caso suspeito foi notificado em 07/01/2010 e o último em 05/02/2010. Desses 18 casos suspeitos, 07 foram confirmados através de exames laboratoriais e 11 deram resultados negativos. Os 07 casos confirmados são importados, envolvendo as cidades de Jardim e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e Povoado Leobino em Alagoas.

Após um excelente trabalho conjunto da Vigilância Epidemiológica e do Controle de Vetores com o apoio da Equipe de Combate da SUCEN (Sorocaba), estamos, no momento, passando por um período de estabilização. Na primeira quinzena de fevereiro, foram promovidas algumas ações de nebulização (aplicação de inseticidas) em alguns bairros de nosso município. Ressaltamos que a nebulização é uma ação necessária, porém, apenas em situações extremas, como forma complementar de interromper a transmissão de Dengue, pois visa diminuir a população adulta de mosquitos. Os ovos e as larvas não morrem com a nebulização, por isso a importância do trabalho de rotina que consiste na eliminação dos criadouros.

A equipe de Controle Vetorial continua com o trabalho de busca ativa, com o objetivo de detecção o mais precocemente possível de novos casos suspeitos, a fim de efetuar, caso necessário, novos bloqueios visando proteger a saúde da população.

Solicitação à população:
Mantemos o apelo à população para que cada um de nós colabore e faça sua parte, não espere, pois juntos podemos fazer mais e melhor para impedir que a Dengue se instale em nossa cidade e faça vítimas.