segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tietê: Horta de Pneus: uma ótima opção sustentável


Na última sexta-feira,  o prefeito José Carlos Melaré e os secretários municipais Odair João Mouro e Humberto Bortoleto de Arruda estiveram no recinto da FAIT, para verificar o desenvolvimento e cultivo na horta aérea de pneus.

O primeiro plantio aconteceu em meados de junho quando a administração elaborou o sistema da horta aérea como alternativa para dar destinação adequada a pneus antigos no município.
Conforme ressaltou Bortoleto, hortas desse tipo são de fácil confecção e como os pneus são dispostos verticalmente o risco contaminação do alimento diminui e ao mesmo tempo facilita a manipulação e cultivo através da regulagem de altura da horta com a estatura do usuário.
Além da unidade implantada na FAIT, há hortas nas escolas municipais Ossin José e João Marcos, as quais inclusive já estão produzindo. Dentro dessas escolas, a horta pneumática representa um meio para que as crianças interajam diretamente com os alimentos e aprendam noções de nutrição, cuidados na manipulação da comida e também de meio ambiente.
A implementação de tais hortas responde ainda a problemas de saúde e ambientais decorrentes do descarte inadequado do pneu, material sabidamente poluente que serve também de criadouro para o mosquito da dengue.

Secretaria de Saúde de Boituva promove Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino e Próstata

A Secretaria de Saúde de Boituva promoverá no dia 16 de outubro, na Unidade Básica de Saúde do bairro De Lorenzi, a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino, Próstata e Saúde Bucal.

O objetivo da campanha é chamar a atenção das mulheres e homens sobre a importância da realização de exames preventivos.
Para os exames de prevenção do câncer de colo uterino, as mulheres acima de 40 anos e mulheres sexualmente ativas que nunca fizeram o exame, deverão participar da campanha.
O exame de prevenção de câncer de próstata deverá ser realizado por homens com mais de 40 anos. No dia da campanha não haverá o exame de toque. Os homens farão um exame de sangue para analise de alguma irregularidade na próstata. Se o exame der alterado, ainda há a realização de um ultrassom. O exame de toque é o último a ser realizado, e somente se os outros exames apontarem irregularidades.
Todas as pessoas que participarem da campanha de prevenção do câncer de próstata e de colo uterino passarão pelo exame de revisão bucal.
Para participar da campanha, basta ir até a UBS do De Lorenzi no dia 16 de outubro, das 8h às 15h, portando o RG. A UBS fica na Av. Francisco Oliveira Filho, 140. Mais informações pelo telefone 15-32634444.







Porto Feliz recebe visita das relíquias de São Vicente e Santa Luisa Marilac.

Na última quinta-feira, 16,  a cidade de Porto Feliz recebeu, através do Conselho Central de Tietê, e conselho particular Nossa Senhora Mãe dos Homens, as relíquias religiosas de São Vicente e Santa Luisa Marilac.
A iniciativa, consiste em percorrer todas as cidades do Brasil que possuem unidades da Sociedade São Vicente de Paula, em comemoração aos 350 anos da morte de ambos os santos. As reliquias são formadas por uma urna com pedaços de ossos dos dois santos franceses e um medalhão com uma gota do sangue de São Vicente.
As relíquias vieram de Itapetininga, passando por Boituva, Porto Feliz, e seguindo para Tietê, ao fim da tarde.

A Sociedade São Vicente de Paula, popularmente conhecida como Conferência, tem mais de 100 adeptos na cidade. O patrono desse movimento Católico foi escolhido como homenageado devido à sua dedicação ao atendimento a pobres e enfermos. Conhecido com o Pai de Caridade, uma das frases pronunciadas por São Francisco serve como lema à sociedade: “A caridade é inventiva até o infinito”.

As 17hs do mesmo dia, foi celebrada uma Missa na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, com as reliquias presentes, e expostas para o público em geral.

"Para nós vicentinos, é uma honra receber as relíquias desses dois santos em nosso meio.", disse Alison Souto Carbonário, presidente do conselho particular Nossa Senhora Mãe dos Homens, responsável pelo recebimento das relíquias na cidade de Porto Feliz.