Na última sexta-feira, o prefeito José Carlos Melaré e os secretários municipais Odair João Mouro e Humberto Bortoleto de Arruda estiveram no recinto da FAIT, para verificar o desenvolvimento e cultivo na horta aérea de pneus.
O primeiro plantio aconteceu em meados de junho quando a administração elaborou o sistema da horta aérea como alternativa para dar destinação adequada a pneus antigos no município.
Conforme ressaltou Bortoleto, hortas desse tipo são de fácil confecção e como os pneus são dispostos verticalmente o risco contaminação do alimento diminui e ao mesmo tempo facilita a manipulação e cultivo através da regulagem de altura da horta com a estatura do usuário.
Além da unidade implantada na FAIT, há hortas nas escolas municipais Ossin José e João Marcos, as quais inclusive já estão produzindo. Dentro dessas escolas, a horta pneumática representa um meio para que as crianças interajam diretamente com os alimentos e aprendam noções de nutrição, cuidados na manipulação da comida e também de meio ambiente.
A implementação de tais hortas responde ainda a problemas de saúde e ambientais decorrentes do descarte inadequado do pneu, material sabidamente poluente que serve também de criadouro para o mosquito da dengue.