domingo, 29 de agosto de 2010

Tietê: Centenas participam da 3ª Caminhada “De Bem com a Vida”


Com disposição de dar inveja a muitos jovens, os integrantes do projeto Melhor Idade participaram  da 3ª Caminhada “De Bem com a Vida” promovida pela Prefeitura de Tietê, através do Fundo Social de Solidariedade e do departamento de Assistência Social.

As atividades começaram quando cada grupo saiu de seu respectivo bairro para caminhar em direção ao Parque do Divino, onde os idosos fizeram exercícios de ginástica chinesa, ouviram palestra sobre nutrição e puderam usufruir de serviços voltados à saúde.
Foram montadas tendas onde profissionais de enfermagem, nutrição e de educação física prestaram orientação alimentar e mediram o índice de massa corporal e a pressão arterial dos atletas da terceira idade.
O principal objetivo do evento foi chamar a atenção dos idosos sobre os benefícios da caminhada e orientá-los quanto às regras básicas a serem observadas para que o exercício não cause nenhum prejuízo à saúde.
Dicas sobre alongamento, horário, roupas e postura mais adequadas para uma caminhada sem preocupações e proveitosa foram dadas para incentivar a atividade.
Vale lembrar, por fim, que antes de iniciar qualquer atividade é recomendado consultar um médico.

Boituva participa de encontro de Assistência Social

Prefeitos, Secretários Municipais, Presidentes do Conselho Municipal de Assistência e Técnicos Sociais se reuniram na quinta-feira, 19, no anfiteatro da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), para expor as principais demandas na área da assistência social.

O encontro foi coordenado pelo Secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Carlos Delben Leite, e registrou a presença de 121 municípios das regiões de Piracicaba, Campinas, Sorocaba e Mogiana.
As informações coletadas na reunião serão utilizadas na montagem do Plano Estadual de Assistência Social para 2011. No plano, serão tratadas as proteções sociais básica e especial, além dos programas de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã.
Esteve presente nesta reunião representando à senhora prefeita municipal, Assunta Labronici a Secretária Municipal de Ação Social e Cidadania de Boituva, Maria Cristina de Almeida Pinheiro. Também esteve presente a Diretora do Departamento de Ação Social Maria Cristina Graciano.

Evangelho do Dia


Humildade e hospitalidade







Lc 14,1.7-14



Num sábado, Jesus entrou na casa de certo líder fariseu para tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Jesus com muita atenção.
Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação:
- Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: "Dê esse lugar para este aqui." Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: "Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor." E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.
Depois Jesus disse ao homem que o havia convidado:
- Quando você der um almoço ou um jantar, não convide os seus amigos, nem os seus irmãos, nem os seus parentes, nem os seus vizinhos ricos. Porque certamente eles também o convidarão e assim pagarão a gentileza que você fez. Mas, quando você der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos e você será abençoado. Pois eles não poderão pagar o que você fez, mas Deus lhe pagará no dia em que as pessoas que fazem o bem ressuscitarem