sexta-feira, 25 de março de 2011

Governo federal libera creche para Porto Feliz


Começando a cumprir sua promessa eleitoral de campanha, Governo Dilma liberou R$ 800 milhões de reais para construção de 718 creches em 24 estados brasileiros.
No Estado de São Paulo, são 68 cidades atendidas. Na região de Sorocaba (PSDB) são 8, em Cerquilho, será construída uma creche; em Itapetininga, serão duas; em Itu, quatro creches; em Porto Feliz(PT), uma creche; em Tatuí, três creches; e, em Votorantim, duas creches.
Em Porto Feliz, o Governo Municipal via Assessoria de Imprensa informou que a creche será construída na Vila Manduquinha, próxima ao campo do Bonsucesso, e atenderá moradores daquela região. Os valores não foram divulgados e nem o número de crianças atendidas.

Falando em crechesGoverno Maffei transferiu a Ceim Chapeuzinho Vermelhinho do antigo prédio, e alugou uma casa, para começar a demolir o antigo prédio e construir um novo. As obras ainda não começaram. Quem conheceu o prédio, viu o quanto era urgente obras de reparos, em dia de chuva a situação era preocupante.

Na Ceim Casa das Crianças, está ocupando nova ala do prédio que por muitos anos abrigou a Casa dos Meninos. Quem conheceu o antigo espaço, pode perceber o quanto melhorou no atendimento das crianças. Já está fora de cogitação instalar a prometida Escola Técnica Estadual.

Felipe Miranda


Semana das Águas realizou oficinas ambientais em Porto Feliz


Na última segunda-feira, 21, mais de 100 pessoas participaram da Oficina de Educação Ambiental da Semana das Águas.
No período da manhã, a atividade foi realizada no Centro de Educação Ambiental (CEA) e contou com a presença de profissionais da rede de ensino de Porto Feliz. À tarde, o grupo Raízes da Melhor Idade participou da oficina no Centro de Formação Continuada (COC).
A Oficina de Educação Ambiental foi ministrada pelo grupo Educando e Semeando da cidade de Sorocaba, que apresentou o projeto de construção do “filtro dos sonhos”, uma peça artesanal decorativa confeccionada com materiais da mata do Ribeirão Avecuia, como cipó e sementes.

 
Ação Socioambiental
Também como parte da Semana das Águas 2011, alunos da APAE e da rede municipal de ensino de Porto Feliz participaram da Ação Socioambiental no Parque das Monções, realizada na sexta-feira, 18.
O grupo teatral Borboleta Violeta, também de Sorocaba, apresentou a peça “Inteiro Ambiente” e realizou uma oficina de artes com materiais recicláveis.





Solenidade da Anunciação do Senhor

Gruta da Anuncição de Nazaré

Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume a natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.
Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."
Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).
Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.
Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:
"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".



Fonte: Canção Nova

Boituva: Agita Galera acontece no próximo sábado, 26


O “Agita Galera”, tradicional evento em prol do lazer e diversão, acontecerá no próximo sábado, dia 26, na Praça Guilherme Betini no Bairro De Lorenzi, a partir das 14 horas. O evento traz diversas atividades de lazer, esporte, cultura e artes à população.
Pista de skate, brinquedos infláveis, artesanato, pipoca, algodão doce, atividades esportivas e culturais como opções de entretenimento aos moradores de Boituva. Todos os participantes terão direito a pipoca e algodão doce à vontade.
Nesta edição haverá também presentações musicais a partir das 20 horas. O evento é promovido pela Prefeitura de Boituva por meio da SETEC – Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura. A entrada é franca.



Isama abre processo seletivo para trabalhar em unidades de Saúde

O Instituto de Saúde e Meio Ambiente (Isama) de Porto Feliz está com inscrições abertas para agente comunitário de saúde e auxiliar de enfermagem.

As vagas para agente comunitário são para trabalhar nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Centro, Vila Angélica e Popular (inscrições de 28 a 31 de março das 13h às 16h) e no Programa de Agentes Comunitários do Bom Retiro (inscrições de 30 a 31 de março das 8h às 11h – reserva técnica).
O candidato deve ter no mínimo 18 anos, residir na área de abrangência da ESF em que for trabalhar e ter ensino fundamental completo. A carga horária será de 40 horas semanais.
Para se inscrever deve apresentar RG, diploma ou histórico escolar, comprovante de endereço e currículo. O processo de seleção será feito por meio de prova escrita, dinâmica em grupo e entrevista.
Já para auxiliar de enfermagem, as inscrições serão de 28 a 31 de março. O candidato deve ter no mínimo 18 anos, ter concluído o curso de auxiliar de enfermagem e ter o registro no Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN). A carga horária também será de 40 horas semanais. Além dos documentos, deve ser apresentado comprovante de conclusão do Ensino Médio e registro do Coren.
A sede do Isama fica na rua Altino Arantes, nº12 – sala 18 – Centro (em cima da loja Brooklin). Informações pelo telefone 3261-6649.


Fonte: AI Prefeitura de Porto Feliz

Deputado visita Porto Feliz e prefeito reforça interesse em ser Cidade Base na Copa de 2014



Prefeito municipal recebeu na sexta-feira, 18, a visita do deputado estadual Pedro Bigardi (PC do B).
Deputado reeleito, Bigardi veio à cidade para conhecer ações da administração municipal nas áreas de saneamento e obras. Na reunião, Maffei aproveitou para reivindicar verbas do orçamento estadual para a área de infraestrutura da cidade.
Após encontro no Paço, prefeito e deputado visitaram as obras do Estádio Ernesto Rocco, no Jd. Vante. “Reforçamos junto ao deputado o interesse de Porto Feliz receber uma seleção para a disputa da Copa de 2014 que será no Brasil e mostramos que a cidade está trabalhando rumo a esse objetivo”, disse Maffei. O pedido foi feito já que Pedro Bigardi é do mesmo partido do ministro dos Esportes Orlando Silva, o PC do B.


Fonte: AI Prefeitura de Porto Feliz












Evangelho do dia

Alegra-te, cheia de graça
Lc 1,26-38





Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José... A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo"... Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus... Maria, então, perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?". O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível". Maria disse: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo retirou-se.