sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Está chegando

QUAL É O ..

Jovens do grupo de oração Mensageiro da Paz vão realizar o “Noite de talentos” pela primeira vez em Porto Feliz. Asssim como o programa “Qual é o seu talento” do SBT, o evento portofelicense terá as categorias: música, teatro e dança, todas em âmbito gospel católico.

Os jovens que estão a frente do evento, afirmaram que o objetivo é “realizar uma noite muito alegre e de evangelização através das artes” afirma Tiago Henrique (Gão). “É importante fazer uso da música, dança e teatro para manifestarmos nossa Fé, o jovem se identifica com este dinamismo”.

As incrições tem vagas limitadas e podem ser feitas até o dia 01 de outubro e custam R$ 5,00 e podem ser feitas no grupo de oração Mensageiro da Paz, que se realiza todos os sábados após a Missa. Os convites para quem quiser prestigiar o evento é R$ 2,00. Maiores informações com Elias pelo celular: (15) 8137 9393 ou Tiago 8135 2380.

São Jerônimo

 


São Jerônimo
(347-420)


É incontestável o grande débito que a cultura e os cristãos, de todos os tempos, têm com este santo de inteligência brilhante e temperamento intratável. Jerônimo nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres de retórica e desfrutou a juventude com uma certa liberdade. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor.
Ele foi batizado pelo papa Libério, já com 25 anos de idade. Passando pela França, conheceu um monastério e decidiu retirar-se para vivenciar a experiência espiritual. Uma de suas características era o gosto pelas entregas radicais. Ficou muitos anos no deserto da Síria, praticando rigorosos jejuns e penitências, que quase o levaram à morte. Em 375, depois de uma doença, Jerônimo passou ao estudo da Bíblia com renovada paixão. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino, na Antioquia, em 379. Mas Jerônimo não tinha vocação pastoral e decidiu que seria um monge dedicado à reflexão, ao estudo e divulgação do cristianismo.
Voltou para Roma em 382, chamado pelo papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata" e tornou-se oficial no Concílo de Trento.
Romano de formação, Jerônimo era um enciclopédico. Sua obra literária revelou o filósofo, o retórico, o gramático, o dialético, capaz de escrever e pensar em latim, em grego, em hebraico, escritor de estilo rico, puro e eloqüente ao mesmo tempo. Dono de personalidade e temperamento fortíssimo, sua passagem despertava polêmicas ou entusiasmos.
Devido a certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bíblicos. Para não ser esquecido, reaparecia, de vez em quando, com um novo livro. Suas violências verbais não perdoavam ninguém. Teve palavras duras para Ambrósio, Basílio e para com o próprio Agostinho. Mas sempre amenizava as intemperanças do seu caráter para que prevalecesse o direito espiritual.
Jerônimo era fantástico, consciente de suas próprias culpas e de seus limites, tinha total clareza de seus merecimentos. Ao escrever o livro "Homens ilustres", concluiu-o com um capítulo dedicado a ele mesmo. Morreu de velhice no ano 420, em 30 de setembro, em Belém. Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos e é celebrado no dia de sua morte.

AMANHÃ: II Dozena de Nossa Senhora Aparecida–Porto Feliz

 

Programação completa, clique aqui

São Francisco de Assis

 

image

Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado...
Resignação para aceitar o que não pode ser mudado...
E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

São Francisco de Assis

Barragem ou PCH: podem atingir Parque das Monções

Reproduzimos matéria publicada no site: www.portomaisfeliz.com.br

 

Foto: Felipe Miranda/Pascom[DSCF5714[2].jpg]

O Parque das Monções foi tombado em 1972 pelo Condephaat e fica nas margens do Rio Tietê, no antigo Porto de Araritaguaba, que deu origem à cidade

Por Renan Pereira

O Parque das Monções - bem histórico de Porto Feliz tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 1972 - poderá ser inundado caso o projeto de construção de duas barragens no rio Tietê – entre Tietê e Salto – seja aprovado pelos órgãos envolvidos. O objetivo da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) é levar a hidrovia do Médio Tietê Inferior até a cidade de Salto.

De acordo com informações da Agência Estado, a PCH seria responsável pela inundação de 980 hectares de área, o equivalente a 980 campos de futebol, fazendo as águas subirem até o paredão de Araritaguaba, encobrindo parte do monumento histórico portofelicense. A outra barragem, para a instalação da PCH, inundaria 1,2 mil hectares, atingindo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão Avecuia, um parque municipal de Porto Feliz. Juntas, as duas barragens formariam um lago de 9km² de superfície.

O projeto - que vem sendo discutido há muito pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Sorocaba Médio-Tietê (CBH-SMT) e somente agora corre o risco de sair do papel - repercutiu com intensidade nos últimos dias e movimentou os ambientalistas da região, que se colocam totalmente contra a construção das barragens, alegando que os impactos causados pelas obras seriam devastadores.
"Embora no nome sejam pequenas hidrelétricas, na prática, o impacto ambiental delas é enorme. Além disso, pode ser necessária a remoção de pessoas", declarou Maria Luiza Ribeiro Taborda, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, à Agência Estado.
“Trazer essa hidrovia até a cidade de Salto não incute somente no impacto ambiental que o rio terá, mas sim como ele vai atender a essa demanda de fluxo econômico. Teremos, por exemplo, que rebaixar a calha do rio, já que hoje ele não tem volume para essas barcaças transportarem materiais”, declara a ambientalista Valéria Rusticci. “Temos que avaliar ainda se realmente queremos esse tipo de desenvolvimento para a nossa região. Queremos mesmo ser um porto?”, indaga.


Avaliação ambiental

Durante um encontro realizado no dia 1º de setembro, no Centro Municipal de Formação Continuada (COC), em Porto Feliz, as câmaras técnicas do CBH-SMT decidiram propor à Secretaria Estadual do Meio Ambiente que as obras do Tietê passem por avaliação ambiental integrada (atualmente os impactos são analisados por empreendimento). No encontro, foi decidida ainda, por consenso, a não aprovação de barragens no Médio Tietê Superior, entre os municípios de Salto e Pirapora de Bom Jesus – já que os ambientalistas vão pedir ao governo o tombamento desse trecho do rio, levando em consideração sua importância histórica e cultural.

Sobre a PCH de Porto Feliz, que se aprovada pelos órgãos reguladores seria instalada entre os bairros Avecuia e Soamim, foram discutidas basicamente as etapas do processo para a liberação do projeto. De acordo com o analista de educação ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Thiago Righi, existem várias etapas a serem cumpridas para a liberação das obras.

“Após o interesse da empresa pela área, a mesma precisa apresentar uma consulta à Cetesb sobre o tipo de estudo ambiental que deverá ser realizado no local. Nesse caso, a Cetesb manifestou-se pela necessidade da elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)”, explica. “Esse estudo deverá conter todas as informações sobre os impactos causados pelo empreendimento e suas compensações ambientais, abordando diversos aspectos, como fauna, flora, vazão da água, áreas que serão alagadas, aproveitamento energético, entre outros”, completa.

A CETESB explica que após a apresentação dos estudos será emitido a Licença Prévia do empreendimento, a qual deverá indicar a viabilidade ou não de sua implantação no local. Além do EIA/RIMA, o processo de licenciamento ambiental apresenta uma série de procedimentos específicos, inclusive realização de audiência pública envolvendo os diversos segmentos da sociedade: empresa, órgãos públicos, população interessada ou afetada pelo empreendimento.

No caso da PCH em Porto Feliz, todas as etapas serão consideradas, garante Righi. “Não só as leis estaduais e federais são observadas, mas também as leis municipais e o interesse da Prefeitura são levados em conta”, diz. “Esse processo está no início, em fase de estudo, e levará ao menos seis meses para apresentação do EIA/RIMA à Cetesb, o qual servirá para orientar as manifestações da Companhia. Se todos os critérios forem aprovados, as audiências públicas realizadas e as manifestações dos demais órgãos envolvidos forem favoráveis, a Cetesb poderá emitir as licenças”, conclui.

Imparcialidade
Até o momento, o poder público de Porto Feliz não se posiciona contra e nem a favor do projeto e o prefeito, Cládio Maffei, avisa que analisará as propostas de forma imparcial. “Neste momento não sou a favor e nem contra, sem saber sobre os impactos ambientais e também os impactos negativos aos moradores. Eu como prefeito não posso tomar nenhuma decisão neste momento”, afirma. “Só será emitido a autorização de uso e ocupação de solo pela prefeitura após todos os estudos realizados, inclusive uma audiência pública com os moradores do local e da cidade. Eu jamais autorizaria algo que prejudicasse nossa população”, conclui.
Clique aqui para ler um artigo de Maffei sobre o tema. 

No entanto, em entrevista à equipe do Itu.com.br o idealista João Carlos Esquerdo Junior, secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável de Porto Feliz, afirma que defende o ponto de vista dos ambientalistas e será contra a instalação da PCH até que se prove que as obras não causarão grandes danos ao município e à população.
“Esse é um governo que promove desenvolvimento sustentável. Poderemos ainda indicar assistentes técnicos para compor a equipe especializada e garantir que em nenhum momento os interesses de Porto Feliz serão sobrepostos”, disse. "Quando se trata de qualquer intevenção no meio ambiente, devemos acima de tudo considerar que qualquer impacto pode ser irreversível. Essa máxima é pautada por dois princípios que regem o direito ambiental: o
princípio de precaução e o princípio da prevenção", conclui.

Projeto-ditadura

Pouca gente sabe, mas o plano de construção de barragens no Médio Tietê Inferior para levar a hidrovia até Salto provém dos governos militares. Para entender melhor, vamos voltar no tempo. O ano é 1967. Para os mais leigos em história, cabe explicar aqui que neste período o Brasil se encontrava sob comando da Ditadura Militar, instalada no país após o golpe de estado em 1964.

Foi exatamente no mês de novembro daquele ano em que o então ministro dos Transportes, coronel Mário Andreazza, assinou convênio com o governador paulista da época, Roberto Costa de Abreu Sodré, para a construção de barragens com eclusas nos municípios de Tietê e Porto Feliz. Esse convênio previa a realização de estudos para as obras. No entanto, o governo militar acabou e o plano não saiu do papel. Agora, quase 30 anos pós-ditadura, convivemos com a chance de ver se concretizar um projeto que já deu o que falar na época em que nossos pais eram jovens.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila Angélica) Ano Jubilar 2011-2012

 

50 Anos de Fundação da Igreja Paroquial

“Sob o Manto da Mãe de Jesus, Avançamos Confiantes”!

03/10 1º Dia – Missa 19h30.

Pe. Edson Daros (São João Batista - Salto de Pirapora).

 

04/10 2º Dia – Missa 19h30.

Pe. José Amaro (São José – Cerquilho).

 

05/10 3º Dia– Missa 19h30.

Pe. Wilson Roberto (Nossa Senhora de Fátima – Campolim).

 

06/10 4º Dia – Missa 19h30.

Pe. André Sueiro (Nossa Senhora da Piedade – Éden).

 

07/10 5º Dia – Missa 19h30.

Pe. William de Almeida (São José – Cerquilho).

 

08/10 6º Dia – Missa 18h.

Pe. Edmilson Silva (São Bento).

 

09/10 7º Dia – Missa 19h.

Pe. João Carlos Alampe (São José – Votorantim).

 

10/10 8º Dia – Missa 19h30.

Pe. Ricardo Chizzolini (São Luiz Gonzaga).

 

11/10 9º Dia – Missa às 19h30.

49º Aniversário de Fundação da Paróquia N. Sra. Aparecida - Abertura do Ano Jubilar

“Maria nos ajuda a edificar a Igreja de seu Filho Jesus Cristo”!

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

 

12/10 Programação do Dia

Terço de Hora em Hora, a partir das 8h.

Consagração a Nossa Senhora Aparecida – 12h.

Missa às 17h - Seguida de Procissão “Sob o Manto de Maria, avançamos confiantes

Pe. Rodolfo, Diác. Osvaldo e Convidados.