quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cheia do rio Capivari deixa desabrigados no interior de SP

 

MARÍLIA ROCHA DE SÃO PAULO

O nível do rio Capivari, no interior de São Paulo, subiu 1,6 metro e obrigou ao menos 24 famílias a deixarem suas casas no município de Capivari (137 km de São Paulo).

De acordo com a prefeitura, no trecho que corta a cidade, normalmente, o rio atinge 80 centímetros, mas após as chuvas desta semana, chegou a 2,4 metros nesta quinta-feira.

Seis famílias estão abrigadas no Centro de Ginástica da administração municipal e outras 18 foram para casas de parentes ou amigos. Não há informações sobre perdas materiais.

Quatro regiões da cidade estão alagadas. A previsão é de chuvas moderadas na região para os próximos dias, segundo a Defesa Civil de Capivari. Devido ao risco de transmissão de doenças, a orientação é que as famílias não entrem em locais alagados.

CEFEP realiza 4ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos

geralcefep2012

Com o objetivo de proporcionar a cristãos leigos competência e habilitação para agir no campo da Política, o Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP) está desenvolvendo a 4ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas. O evento acontece no Centro Cultural Missionário, em Brasília, e oferece às lideranças de movimentos eclesiais e sociais de todo país, conhecimento na atuação na construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

geraldoaguiarcefep2012

Na abertura do evento, dia 15, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom frei Severino Clasen, por meio de uma mensagem, manifestou sua esperança no avanço do laicato na responsabilidade de cuidar “cristãmente” do povo. “Com o curso do CEFEP, procuramos ser multiplicadores dos ensinamentos com simplicidade, humildade, e gesto nobre de doação para que no mundo político, cessem os escândalos, as corrupções e a ânsia do enriquecimento e sede do poder pelo poder, atrapalhando a administração da nação”, disse.

Os destinatários do curso são pessoas atuantes com identidade cristã de vivência e participação, ou seja, são lideranças nas comunidades, nas Pastorais Sociais, nos Movimentos e Organizações, e que já assumem ou pretendem assumir cargos em instâncias partidárias. O secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política, padre Ernanne Pinheiro, falou da importância do curso para a sociedade. “Aqui formamos cristãos para a missão política, para atuar e formar uma mentalidade social cristã no país”, afirmou.

trincadocefep

Sônia Gomes de Oliveira, de Montes Claros (MG), é um exemplo de militância. Ela é vice-presidente do Conselho de Leigos do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), e coordenadora da Escola Arquidiocesana de Fé e Política. Para ela, é essencial buscar capacitação nas áreas que atua. “Ao receber essa formação nós podemos levar e estendê-la a atuação dos leigos, em sintonia com as Diretrizes que a Igreja propõe”, explicou.

O curso também é voltado para quem ocupa cargos políticas, como o participante e vice-prefeito de Santa Bárbara (GO), Leonardo José de Paula. “A política essencial que deve ser praticada por todos visando o bem comum, está profundamente ligada aos valores cristãos, esse encontro vem fortalecer esses valores para que possamos atuar como agentes transformadores na política, como cristãos”, destaca.

O curso é composto por três eixos: Curso Nacional de Formação Política; Rede de Assessores; Articulação das Escolas Locais de Fé e Política. Com duração total de um ano meio, os participantes recebem um certificado de especialização após cumprir três etapas: a primeira e a segunda, presenciais, com 15 dias e carga horária de 90 horas, e a terceira, educação à distância, com 180 horas.

Antônio Cirilo Borges, da diocese do Macapá (AM), é um dos participantes do curso. Ele destaca que seu objetivo é levar o conhecimento para sua região. “Queremos levar esse conhecimento para nossa diocese, com o intuito de reformular, reimplantar e revitalizar a nossa Escola de Fé e Política, para que o leigo tenha mais conhecimento sobre seu papel de ser Igreja no coração do mundo”, disse.

peernannecefep2012O Brasil vive um momento de transformações aceleradas. Com as constantes transformações do complexo mundo globalizado, os cristãos são chamados a exercer sua missão de protagonistas. Com esse cenário, torna-se importante investir na formação dos evangelizadores para torná-los aptos a influenciar na construção de uma nova cultura política. “É uma maneira sublime do exercício da caridade”, definiu o padre Ernanne.

http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/laicato/setor-leigos/8509-cefep-realiza-4o-edicao-do-curso-de-formacao-politica-para-cristaos-leigos

Mostra em Roma expõe documentos inéditos sobre o Concílio Vaticano II

 

Extramuros2

O Concílio Ecumênico Vaticano II e a Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Este é o tema da mostra (Sanctus Paulus extramoenia et Concilium Oecumenicum Vaticanum II) que será aberta na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, na Pinacoteca desta Basílica, onde em 25 de janeiro de 1959 o Concílio foi anunciado pelo Papa João XXIII.

Nesse mesmo dia, Bento XVI presidirá nesta Basílica a celebração ecumênica das vésperas, na conclusão da Semana de Oração pela Unidas dos Cristãos, no dia da festa da conversão de São Paulo.

"Justamente para recordar os 53 anos daquele dia 25 de janeiro, decidiu-se dar uma contribuição substanciosa para reviver a essência e a atualidade do Concílio no local onde ele foi anunciado", explicou o Cardeal Francesco Monterisi, Arcipreste da Basílica.

A mostra permanecerá aberta até o encerramento do Ano da Fé (que tem início em outubro de 2012 e vai até novembro de 2013), como suporte à decisão do papa de celebrar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, no espírito da carta apostólica Porta fidei de 11 de outubro passado.

Na mostra, serão expostos textos autógrafos dos discursos preparados por João XXIII para o anúncio do Concílio e para a sua abertura, em 11 de outubro de 1962, na Basílica Vaticana. Será exposto também o "passaporte de serviço para o exterior" concedido em 1963 a Karol Wojtyła — com a assinatura do então Substituto da Secretaria de Estado, Angelo Dell’Acqua —, que permitiu ao futuro Papa de participar do Concílio. Naqueles anos, o governo polonês chegou a negar o passaporte ao Primaz da Polônia, Cardeal Stefan Wyszyński.

Também poderão ser apreciados moedas, medalhas e selos daquele período, assim como paramentos e objetos litúrgicos. Já a Rádio Vaticano forneceu o áudio para a realização de um vídeo de cerca de 15 minutos com imagens de João XXIII e dos participantes do Concílio.

http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/internacional/8503-mostra-em-roma-expoe-documentos-ineditos-sobre-o-concilio-vaticano-ii

INOVAÇÃO: Prefeitura de Capivari equipa escolas com lousas digitais

 


Equipamentos com tecnologia de ponta são os primeiros adotados pelo sistema público municipal de ensino. Interação com alunos é um dos grandes diferenciais.
Com um projeto futurista, visando oferecer para os alunos da rede municipal de ensino o que existe de mais inovador em tecnologia, a Prefeitura de Capivari adquiriu no final do último ano, as três primeiras lousas digitais, que já estão instaladas em escolas municipais para o ano letivo de 2012.
Para receber as lousas, foi considerado o porte das unidades de ensino, a quantidade de alunos matriculados e a sua localização para receber estudantes e educadores de outras unidades, em caso para utilização da lousa digital.
O Prefeito Luis Campaci (PMDB) afirmou que a educação no município passa agora por mais uma fase, a de investimentos nas escolas municipais como centro de inovação e tecnologia, a favor da educação. “Após a instalação dos laboratórios de informática nas escolas municipais com acesso a internet, compra de dvdoteca para as creches, entrega de notebooks para professores, realizamos a compra das lousas digitais como mais um recurso pedagógico para os professores”, disse Campaci.
O equipamento com tela touch screen (sensível ao toque) pode projetar imagens e textos, reproduzir arquivos em power point, vídeos, jogos interativos, abrir links da internet e também ser ligado aos notebooks que estão sendo entregues pelo Governo Municipal aos professores efetivos que possuem sala de aula na rede municipal.
A Secretária da Educação Valéria Stefanini Colaneri afirma que é possível trabalhar com todas as disciplinas. “A lousa permitirá maior interatividade com o aluno, uma vez que ela permite visualizar uma imagem em 3D, ou seja, o professor pode trabalhar com o aluno a Geometria, mostrando a ele todas as esferas de um triângulo, por exemplo, ou mostrar mapas através de satélites. Os professores também trabalharão em sala de aula com os conteúdos digitais disponibilizados pela apostila Anglo trabalhada na rede municipal”, explicou a Secretária.
As lousas são móveis, podendo ser deslocadas para vários ambientes. As escolas municipais Augusto Castanho e José Benedito Pinto Antunes, no Centro, e Professora Laura Quagliato, no Bairro Santa Rosa, foram as primeiras a receber a lousa. A Secretária da Educação informa que este é um projeto piloto, com o objetivo de verificar a funcionalidade e adaptação dos educadores e alunos, para então programar a compra de novas lousas para outras unidades de ensino.
Para o Prefeito Campaci, as lousas darão grande contribuição para o ensino no município. “A lousa digital possui uma tela de computador, porém, mais ampliada e inteligente. Todos os recursos possíveis em um computador podem ser feitos nela. As lousas contribuirão para tornar as aulas mais atraentes aos alunos, uma vez que eles participarão ainda mais dos conteúdos, inclusive escrevendo na tela por meio de teclado virtual, caneta ou até mesmo com o dedo”, informou o Prefeito.
Campaci enfatiza que o município dá mais um grande passo no processo de inclusão digital no município. “Cada vez mais estamos caminhando para proporcionar aos munícipes uma cultura de tecnologia e inovação. Estamos informatizando o trânsito e a administração pública, entregando notebooks aos professores, oferecendo cursos gratuitos à população por meio das unidades do Capivari Digital nos bairros e em breve daremos início ao Projeto Internet para Todos, com a oferta de sinal gratuito de internet”, encerrou o prefeito.


http://www.capivari.sp.gov.br/ver_noticia.php?id=2793

Pesquisa, baixinhos têm risco maior de sofrer doenças de coração do que pessoas altas

 

As pessoas com baixa estatura, principalmente as mulheres, têm um risco de 1,5 vezes maior de sofrer alguma doença cardiovascular do que os indivíduos mais altos.
Esta é a análise realizada por pesquisadores da Universidade de Tampere (Finlândia) e publicado no "European Heart Journal".
O estudo considerou como pessoas de baixa estatura as que medem menos de 1,60m (1,65m os homens e 1,53m no caso das mulheres), e como altos aqueles que medem mais de 1,73m (1,77 em homens e 1,66 em mulheres).
Os resultados também indicam um maior índice de mortalidade por doença cardiovascular entre mulheres de baixa estatura, com um risco 1,55 vezes superior ao das mulheres altas, enquanto o risco entre os homens baixos é 1,37 vezes maior do que os altos.
A análise, que se baseou no estudo de mais de três milhões de indivíduos, destaca como possível explicação nas diferenças do risco cardiovascular, que as pessoas mais baixas têm uma largura arterial menor, o que facilitaria a obstrução dos vasos sanguíneos.
Também de acordo com os estudiosos, outra causa poderia ser que as pessoas que pertencem a um nível socioeconômico baixo teriam maiores infecções e desnutrição durante a época da gestação, o que poderia derivar em um menor crescimento do indivíduo e também em uma proteção reduzida de diversas doenças.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,baixinhos-tem-risco-maior-de-sofrer-doencas-de-coracao-do-que-pessoas-altas,824553,0.htm

Kodak pede concordata em Nova York

 

NOVA YORK - A Eastman Kodak pediu concordata na manhã desta quinta-feira, depois que a pioneira dos processos fotográficos não conseguiu levantar capital para financiar uma recuperação financeira de longo prazo, segundo reportagem do The Wall Street Journal.

Em comunicado, a Kodak informou nesta quinta-feira, 19, que "a companhia e suas subsidiárias nos EUA entram com pedido voluntário de 'proteção' ao Capítulo 11 da Lei de Falências dos Estados Unidos".

A empresa de 131 anos luta há décadas para lidar com a concorrência emergente no segmento fotográfico, o que se acentuou com o surgimento da tecnologia digital. Porém, sua cartada final - uma tentativa de se transformar em uma empresa que vende impressoras - revelou-se algo demasiadamente caro em meio às vendas em declínio do filme fotográfico e às caras obrigações pagas aos funcionários aposentados.

O pedido de concordata é um revés para o presidente executivo, o espanhol Antonio Perez, que assumiu o cargo de executivo-chefe da Kodak em 2005. Ele havia trabalhado por 25 anos na Hewlett-Packard Co., ajudando a contabilizar mais de US$ 7 bilhões em valor de mercado para a HP. Na Kodak, contudo, não conseguiu repetir o feito.

Incertezas sobre a estratégia utilizada por Perez para tentar levantar o setor de impressoras da empresa levanta questões sobre o destino dos cerca de 19.000 funcionários da companhia. A operação também representa riscos para os aposentados da Kodak, dando margens à possibilidade de a empresa tentar fugir de suas obrigações sobre as pensões e a assistência médica dos trabalhadores perante o Tribunal.

A empresa, que entrou com o pedido de concordata no Tribunal de Falências dos EUA para o Distrito Sul de Nova York, disse que obteve US$ 950 milhões em financiamento do Citigroup e que continuará a operar seus negócios.

"A recuperação econômica da empresa visa impulsionar a liquidez nos EUA e no exterior, obter capital não estratégico proveniente de propriedade intelectual, equacionar os passivos herdados e permitir que a empresa se concentre em suas linhas de negócios mais valiosos", disse o comunicado emitido pela Kodak. As informações são da Dow Jones.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,kodak-pede-concordata-em-nova-york,99907,0.htm

Inscrições para o ProUni terminam nesta quinta-feira

 

Terminam nesta quinta-feira, às 23h59, as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni), que vai distribuir 195 mil bolsas de estudo em instituição particulares de ensino superior no primeiro semestre de 2012. Até o meio-dia de hoje, 1.029.818 candidatos haviam feito a inscrição no site prounialuno.mec.gov.br.

Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral. Também é necessário ter participado do Enem de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

Pelo último balanço, o sistema recebeu 1.974.127 inscrições - cada estudante pode escolher até duas opções de cursos, indicando sua prioridade. São Paulo é o Estado com o maior número de inscrições: 371 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais, com 235 mil, e Bahia (141 mil).

Do total de bolsas oferecidas, 98 mil são integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade. O benefício integral é destinado àqueles com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos.

A lista dos aprovados em primeira chamada está prevista para 22 de janeiro. Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa no período de 23 de janeiro a 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessária e providenciar a matrícula. Após esse processo de confirmação, será divulgada a segunda chamada no dia 7 de fevereiro. Ao fim das duas chamadas, o sistema vai gerar uma lista de espera para preencher as bolsas remanescentes. Os interessados em participar dessa lista deverão fazer o pedido no próprio site do ProUni entre 22 e 24 de fevereiro.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,inscricoes-para-o-prouni-terminam-nesta-quinta-feira,824621,0.htm

Mosteiro de São Bento celebra solenidade de São Sebastião

Os monges beneditinos do Mosteiro de São Bento de Salvador, celebrarão na próxima sexta-feira, 20, a Solenidade de São Sebastião, Padroeiro do Mosteiro.
Durante este ano o Mosteiro celebra 430 anos de fundação.
Fundado em 1582 foi elevado à categoria de “Abadia” em 1584, em 1596 com a elevação dos Mosteiros de Olinda e do Rio de Janeiro à categoria de abadias, foi elevado à categoria de Arquicenóbio do Brasil, sendo a sede do Abade Provincial. Em 1827 com a instituição da Congregação Beneditina do Brasil passou a ser a Sede do Abade Geral da nova Congregação monástica. Em 1982 o Papa João Paulo II concedeu o Título de Basílica Menor à Igreja do mosteiro e em 1998 o mesmo Papa concedeu o título honorífico de Arquiabadia ao mosteiro. Atualmente existem nove arquiabadias, seis na Europa e três nas Américas; na América Latina somente Bahia possui este título.
Dom Emanuel d’Able do Amaral, OSB, é o atual Arquiabade do Mosteiro de São Bento e Presidente da Congregação Beneditina do Brasil.

canção nova

Desperdício de alimento no Bom Prato pode ser evitado com apoio da população


Toda vez que a aposentada Jandira da Silva, 61 anos, vai almoçar no restaurante Bom Prato da cidade pede para diminuírem a quantidade de comida oferecida a ela. O pedido é uma boa ação para evitar o desperdício de alimentos, já que ela sabe que não consegue comer tudo o que o restaurante fornece. Infelizmente, muitas pessoas ainda não fazem como Jandira e acabam jogando comida no lixo.

Jandira contou que frequenta o Bom Prato há cerca de seis meses, em três dias na semana, e no início comia tudo, mesmo sem vontade, para evitar jogar o resto no lixo. Foi com o passar dos dias que ela decidiu pedir para diminuírem a quantidade de comida em seu prato. “Aí deu certinho”, comemora. “Mas é triste ver que ainda tem pessoas jogando comida fora, pois a gente paga tão barato e a comida é gostosa.”

Por dia, o restaurante recebe uma multidão de clientes que paga apenas R$ 1 por uma alimentação saudável e rica em nutrientes. De acordo com a diretora do departamento de monitoramento dos restaurantes Bom Prato do Estado, Miriam Paulucci, a quantidade de comida fornecida em cada prato é padrão e corresponde às necessárias nutricionais diárias de cada pessoa. Porém, isso não impede que os cozinheiros, que também servem a comida, diminuam a quantidade se essa for a vontade do cliente.

A diretora lembrou que o objetivo do governo do Estado, ao lançar o programa Bom Prato, era alimentar adequadamente pessoas de baixa renda, que não têm condições de fazer várias refeições no dia. “É uma regra oferecer essa quantidade de comida, pois ela tem 1.200 calorias e é o necessário para uma pessoa que só fará essa alimentação no dia. É isso que dará sustância a essa pessoa.” Segundo ela, a quantidade de arroz, feijão e outros alimentos é a mesma para as 1.200 pessoas que comem por dia no restaurante.

Quando são crianças, os cozinheiros sempre colocam uma quantidade menor de comida, mas, quando são adultos, o prato tem sempre a mesma proporção. Por isso Miriam salientou que as pessoas que estão frequentemente no Bom Prato e não conseguem comer tudo devem avisar o cozinheiro. “Desta forma ela evita que o alimento seja jogado no lixo. Essa simples mudança de hábito vai combater o desperdício.”

DESTINAÇÃO DAS SOBRAS - O que ainda fica na mente de muitos clientes é a dúvida quanto à destinação das sobras. Muitos consideram que, por falta de esclarecimento, quilos e mais quilos de comida devem ser inutilizados enquanto, destacam, ainda há na cidade muitos pobres que não conseguem se alimentar com o necessário para preservar a saúde e o vigor evitando doenças causadas pela má nutrição.

CAFÉ DA MANHÃ – Na última segunda-feira, teve início no Bom Prato, a venda do café da manhã por apenas R$ 0,50. Assim como o almoço, o alimento matinal é promovido pelo programa social do governo do Estado, junto à Paróquia Teatina de São Lucas, no bairro do Vergueiro, por meio de parceria com o Centro Social “São Camilo”. De acordo com Jamil Guebert, representante do Centro Social, diariamente estão sendo servidos 300 cafés com direito a leite, pão com presunto e queijo ou margarina e iogurte ou fruta.

Paralelo ao serviço do Bom Prato, a Paróquia São Lucas continua oferecendo gratuitamente café da manhã para acompanhantes e pacientes do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Esse trabalho já é realizado há 10 anos e com a ajuda de voluntários que fornecem o café da manhã no salão localizado sobre o restaurante. Guebert explicou que até a primeira semana de fevereiro, o serviço da Paróquia estará inoperante porque os voluntários estão de férias. “Quando voltarmos serão os dois cafés, mas o da Paróquia continuará de graça para os que vierem do hospital.”

http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=220827

Calendário de imunização infantil terá mais duas vacinas

A partir do segundo semestre, mais duas vacinas farão parte do calendário de imunização das crianças. As novidades são a inclusão da vacina injetável contra a paralisia infantil e a pentavalente, que imunizará contra cinco doenças e substituirá a tetravalente.

A entrada no calendário de imunização da vacina injetável contra paralisia infantil não vai implicar a retirada da dose em gotinhas da lista. A diferença entre as duas é que a vacina injetável usa o vírus morto e, a segunda, o vírus vivo atenuado (mais fraco).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a vacina injetável diminui os riscos da criança sofrer eventos adversos após a vacinação, como uma paralisia infantil pós-vacinal. O efeito é raro, mas passível de acontecer. Em 2011, foram detectados dois casos suspeitos de paralisia infantil pós-vacinal no país. A vacina injetável tem maior eficácia nas primeiras doses em comparação à oral.

Segundo o ministro, a vantagem da vacina oral é proteger um grande número de crianças, mesmo quem não foi imunizado. “A vacina oral causa um efeito rebanho. Mesmo as crianças não vacinadas, são protegidas quando vacinamos várias crianças. A oral é eliminada nas fezes da criança e, nos locais onde há pouco saneamento básico, causa um efeito de proteção no ambiente”, explica o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. A injetável será aplicada nos bebês com 2 e 4 meses de idade e, a oral, no reforço aos 6 e 15 meses.

Com a vacina antipólio injetável, o campanha contra a paralisia infantil em 2012 muda. Em vez de duas mobilizações nacionais contra a doença, na primeira etapa da campanha, prevista para 16 de junho, as crianças com menos de 5 anos de idade vão tomar a vacina oral, independentemente de terem sido vacinadas antes. Já na segunda fase, em agosto, os pais devem levar os filhos para tomar outras vacinas que estiverem atrasadas. Quem tiver perdido o cartão, pode procurar o posto, mesmo sem o documento, para atualizar as vacinas.

A injetável tem sido adotada em países sem registro de casos de pólio. O Brasil não tem caso da doença há mais de 20 anos. No entanto, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda que as nações mantenham a vacinação oral até que a pólio seja eliminada em todo o mundo. Em pelo menos 25 países, o vírus continua a circular e a doença é considerada endêmica.

Já com a inclusão da vacina pentavalente, o objetivo é imunizar a criança contra cinco doenças em uma única dose: difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo B e hepatite B. Os pequenos serão vacinados aos 2, 4 e 6 meses de idade. Atualmente, as crianças tomam a tetravalente, contra quatro doenças, e também a vacina contra a hepatite B.

Será mantido o reforço de difteria, tétano e coqueluche, sendo o primeiro a partir do primeiro ano de vida e o segundo, entre 4 e 6 anos de idade. O récem-nascidos devem continuar recebendo a primeiro dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 12 horas de vida para evitar a transmissão vertical da doença, de mãe para filho.

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284942

Concurso Público Tatuí oferece 87 vagas

 

A Prefeitura de Tatuí realiza, neste início de 2012, concurso público com 87 vagas destinadas a todos os níveis de escolaridade completos: fundamental, médio, técnico e superior. As inscrições deverão ser feitas até 5 de fevereiro, sendo a prova realizada no dia 26 seguinte. Os salários variam de R$ 696,50 a R$ 2.959,35.

Para nível fundamental, a vaga é de auxiliar de serviços gerais. Para nível médio, são agente comunitário de saúde, agente de organização escolar, escriturário, fiscal e guarda vidas e nível técnico, para técnico agropecuário, técnico em Enfermagem, técnico em Imobilização Ortopédica e topógrafo. A maioria das vagas é para nível superior: contador, dentista, engenheiro agrônomo, enfermeiro, educador monitor guia, fiscal ambiental, fiscal tributário, fisioterapeuta, das medicinas - clínico geral, dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista, ginecologista, infectologista, neurologista, ortopedista, pediatra, plantonista, pneumologista, psiquiatra, reumatologista, do trabalho e ultrassonografista -, nutricionista, professor de Educação Infantil substituto e professores de Educação Básica II: Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Português, Matemática e substituto. 5% das vagas são reservadas para portadores de necessidades especiais, lembrando-se que deve haver compatibilidade das atribuições do cargo pretendido com a deficiência de que é portador.

AS INSCRIÇÖES - As inscrições deverão ser feitas pelos site  www.tatui.sp.gov.br e www.makiyama.com.br ou ainda no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica na rua 13 de Fevereiro, 396, no Centro. O valor das inscrições é de R$ 18 para nível fundamental, R$ 25 para médio e técnico e de R$ 38 para nível superior.

O edital completo do concurso está disponível nestes dois sites também e a confirmação da data, o horário e local estarão disponíveis em um Edital de Convocação a partir do dia 19 de fevereiro.

http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=220832

Santa Sé divulga dia 24 mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

 

papa comunicado

Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, vai apresentar, no dia 24 de janeiro, a mensagem de Bento XVI para o 46.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano dedicada ao tema 'Silêncio e Palavra: caminho de evangelização'.

O documento, com versão portuguesa, será divulgado em coletiva de imprensa e o tema para a celebração de 2012, que se assinala a 20 de maio, tinha sido divulgado pelo Vaticano em setembro de 2011.

Na época, o arcebispo italiano disse que a escolha de Bento XVI é um "desafio" para todos e que a Igreja "deve ajudar a recuperar uma dimensão humana profunda da comunicação".

A mensagem do Papa vai ser conhecida, como é tradição, na festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. A celebração Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única do gênero a ser instituída pelo Concílio Vaticano II.

A12

Menino de 12 anos tinha maconha plantada em casa de Piedade

 

Um pé de maconha com 50 centímetros foi apreendido em Piedade, no interior de São Paulo nesta quinta-feira (19). Segundo a polícia, a droga estava no quintal da casa e pertencia a um adolescente de 12 anos.

A PM só conseguiu chegar até a droga após denúncia feita no Fórum da cidade pelo irmão mais velho do menor.

Na casa do suspeito, foram encontradas outras oito porções de maconha embaixo de um colchão.

O adolescente foi encaminhado à delegacia e foi liberado após a mãe se responsabilizar.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/01/menino-de-12-anos-tinha-maconha-plantada-em-casa-de-piedade-sp.html

Especialista dá dicas para entreter criançada em dias chuvosos

 

A pedagoga Graziela dá dicas de brincadeiras educativas (Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa)

No período chuvoso das férias, os pais encontram um desafio: entreter as crianças dentro de casa. Nesta situação está uma boa oportunidade para afinar os laços de carinho com os filhos e de desenvolver neles habilidades por meio das brincadeiras.

A professora de pedagogia de Sorocaba, no interior de São Paulo, Graziela Soares explica que brincar em casa dever ser prazeroso para as crianças e para os adultos. “É preciso lembrar que brincadeira é coisa séria. São essas oportunidades que favorecem as descobertas e conquistas das crianças”, conta a pedagoga.

Graziela dá dicas para envolver os pequenos nesse clima de férias em casa. “É simples. Precisamos lembrar que é um momento que não pode ser interrompido pela tirania do relógio, por celulares e e-mails”.

O período em casa também pode ser uma ferramenta para os pais desenvolverem habilidades nas crianças. “Toda atividade realizada em grupo, com consequência de etapas e tarefas já desenvolve competências do tipo tolerância, argumentação, cooperação e respeito. Por exemplo, um jogo de futebol em dupla, que não pode separar em momento algum, faz toda a diferença. Esse jogo cooperativo é conhecido como futepar”, diz. A professora ainda pede para que os pais não tenham medo de brincar na chuva. “Um banho quente após a brincadeira resolve, o que não podemos é perder essa oportunidade de diversão”.

Outra dica é arrastar os sofás e fazer a dança da cadeira cooperativa. Nesta brincadeira, o que sai são as cadeiras, e não as pessoas. A ideia é encontrar em grupo formas de todos usarem o menor número de cadeiras. “Não podemos esquecer das histórias, usando as sombras e dedoches, preparar em família bolo para a tarde ou biscoitos divertidos”, recomenda Graziela.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/01/especialista-da-dicas-para-entreter-criancada-em-dias-chuvosos.html

Papa expressa preocupação com tendências culturais contra Igreja

 

O Papa Bento XVI recebeu os bispos dos EUA em visita ad Limia

O Papa Bento XVI destacou nesta quinta-feira, 19, aos bispos dos Estados Unidos que atualmente erodiram novas e poderosas correntes culturais que não só são diretamente opostas aos ensinamentos morais da tradição judaico-cristã, mas são cada vez mais hostis ao cristianismo como tal.
“Na medida em que algumas tendências culturais atuais contêm elementos que poderiam diminuir a proclamação destas verdades, elas representam uma ameaça não apenas a fé cristã, mas também para a própria humanidade e à verdade mais profunda sobre o nosso ser e vocação suprema, nossa relação com Deus”, salientou o Santo Padre à Conferência dos Bispos Católicos dos EUA recebida na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI aos bispos dos EUA - 19/01/2012

Assim, a Igreja nos Estados Unidos é chamada a proclamar um Evangelho que não só propõe verdades morais imutáveis, mas as propõe com precisão, como chave para a felicidade humana e social prosperidade.
Para o Pontífice, quando uma cultura tenta suprimir a dimensão do último mistério, e fecha as portas para a verdade transcendente, ela inevitavelmente torna-se empobrecida e sucumbida.
“Com sua longa tradição de respeito pela justa relação entre fé e razão, a Igreja tem um papel fundamental a desempenhar na luta contra as correntes culturais que, com base em um individualismo extremo, procuram promover noções de liberdade separadas da verdade moral”, enfatizou Bento XVI.
Fé e razão
O Papa reforça ainda que a tradição católica não fala de uma fé cega, mas de uma perspectiva racional que liga o compromisso de construir uma sociedade autenticamente justa, humana e próspera a fim de mostrar de forma definitiva que o cosmos é dotado de uma lógica interna acessível ao raciocínio humano.
“Esta lei não é uma ameaça à nossa liberdade, mas sim uma ‘linguagem’ que nos permite compreender a nós mesmos e a verdade do nosso ser, e assim moldar um mundo mais justo e humano. Ela propõe, assim, o seu ensinamento moral como uma mensagem não de restrição, mas de libertação, e como base para a construção de um futuro seguro”, afirma.
Bento XVI explicou ainda que a separação legítima da Igreja e do Estado não significa que a Igreja deve estar em silêncio sobre certas questões, nem que o Estado pode optar por não se envolver ou não escutar as vozes dos fiéis comprometidos em determinar os valores que irão moldar o futuro da nação.
“É imperativo que toda a comunidade católica nos Estados Unidos venha a compreender as graves ameaças ao testemunho moral público da Igreja apresentado por uma laicidade radical que encontra expressão crescente nas esferas política e cultural”, destaca.
Particularmente preocupantes, salientou também o Papa, são certas tentativas feitas para limitar um das liberdades mais queridas dos americanos, a liberdade de religião. O Papa reforça que a liberdade religiosa não se limita à simples liberdade de culto, comporta também garantias de respeito pela liberdade de consciência.
Papel dos leigos na política e na sociedade
O Santo Padre chamou a atenção para a necessidade de leigos articulados e bem formados com um forte senso crítico e com coragem para contrariar um secularismo redutor que deslegitima a participação da Igreja no debate público sobre as questões que estão determinando o futuro da sociedade.
“Não se pode duvidar que quanto mais consistente for o testemunho por parte dos católicos e mais profundas forem suas convicções, maior poderá ser a contribuição para a renovação da sociedade como um todo”, enfatizou.
Por fim, Bento XVI salienta que a esperança que esses "sinais dos tempos" dá é que esta é uma razão para renovar nossos esforços em mobilizar os recursos intelectuais e morais de toda a comunidade católica a serviço da evangelização da cultura e da construção de uma civilização de amor.

canção nova

Teatro para a 3ª idade está com inscrições abertas em Sorocaba

 

A Secretaria da Cidadania de Sorocaba, abriu inscrições aos interessados em participar do Curso de Teatro para a Terceira Idade. São oferecidas 30 vagas para pessoas acima de 55 anos. A inscrição se encerra no próximo dia 31.

O curso, que é gratuito, será ministrado por Hamilton Sbrana, ator e diretor teatral. “Vamos dar sequência ao projeto desenvolvido no ano passado, em conjunto com a Secid, que resultou na montagem da peça 'Velório Sorocabano'. Ela foi apresentada, com sucesso, durante o mês de dezembro e pretendemos dar continuidade às apresentações, provavelmente a partir de março", conta.

As aulas serão realizadas sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h, na própria Secid, que fica na rua Santa Cruz, 116, no Centro, onde também devem ser feitas as inscrições.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/01/teatro-para-3-idade-esta-com-inscricoes-abertas-em-sorocaba-sp.html

Bento XVI destaca relação fraterna entre católicos e luteranos

Em meio a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, Bento XVI recebe delegação luterana da Finlândia

O Papa Bento XVI se encontrou nesta quinta-feira, 19, com uma delegação ecumênica da Igreja Luterana da Finlândia, liderada pelo Reverendo Seppo Hakkinen, bispo da Diocese luterana de Mikkeli.
Recordando que neste dia se comemora a festa de Santo Henrique, patrono da Finlândia, Bento XVI deu “graças a Deus pela ação do Espírito Santo, que informa e transforma a vida dos que nos deixaram um exemplo concreto de fidelidade a Cristo e ao Evangelho”.
O Papa também disse se alegrar pelas relações fraternas entre os cristãos finlandeses, como demonstra esta visita da deleção luterana.
“A visita anual de uma delegação ecumênica proveniente da Finlândia testemunha o incremento da comunhão entre as tradições cristãs representadas no vosso país. É minha profunda esperança que esta comunhão continue a crescer , produzindo ricos frutos entre Católicos, Luteranos e todos os outros cristãos na vossa bem amada pátria”, disse o Pontífice
Referindo que existem “questões éticas” que em tempos recentes se tornaram “um dos pontos de diferença entre Cristãos, especialmente no que diz respeito à correta compreensão da natureza humana e da sua dignidade”, Bento XVI salientou a “necessidade de que os cristãos cheguem a um entendimento profundo no campo da antropologia, ajudando por sua vez a sociedade e os políticos a tomarem decisões sapientes e justas, no que diz respeito a importantes questões na área da vida humana, da família e da sexualidade”.
“Neste aspeto, o recente documento de diálogo ecumênico bilateral, no contexto finlandês e sueco, reflete uma aproximação entre Católicos e Luteranos não só sobre a compreensão da justificação, mas estimula também os Cristãos a renovarem o seu compromisso a imitar Cristo, na vida e na ação”, observou o Papa.
No fim do encontro Bento XVI deixou palavras de esperança e encorajamento para o avanço da convergência ecumênica, na unidade desejada por Cristo.
“O nosso avançar em direção à completa unidade visível dos Cristãos requer uma expectativa paciente e confiante, não em espírito de desinteresse e passividade, mas com a profunda convicção que a unidade de todos os Cristãos numa só Igreja é verdadeiramente um dom de Deus e não uma nossa realização. Tal paciente expectativa, numa esperança orante, transforma-nos e prepara-nos para a unidade visível, não como nós a planeamos, mas como Deus nos concede”, concluiu.
A visita da delegação luterana vem ao encontro da
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, comemorada na Europa e em todo hemisfério norte, tradicionalmente, entre os dias 18 e 25 de janeiro.

canção nova

Votorantim, Muricy e jornalistas aconselham futuros jogadores

 

Mais fotos...

Os garotos que a partir de hoje disputarão a Copa Brasil de Futebol Infantil, em Votorantim, receberam ontem vários conselhos sobre a profissão de jogador de futebol. Eles participaram de um simpósio que contou com a presença do técnico do Santos, Muricy Ramalho, e ouviram, tanto do treinador quanto de jornalistas convidados, dicas importantes para quem quer se tornar um atleta profissional -- e também para aqueles que não conseguirão este objetivo.
No simpósio, que durou uma hora e meia e marcou a abertura da 17ª edição do campeonato, Muricy insistiu bastante na importância do estudo para os jovens. Ele contou que recentemente precisou pedir a intervenção da assistente social do Santos para que conversasse com alguns jogadores que se recusavam a ir às aulas. "Muitos deles querem ir para a Europa. Mas chegam lá, batem e voltam, porque não têm uma formação, não sabem falar adequadamente, se comportar", afirmou.
Quem também falou bastante sobre o tema foi o jornalista Mauro Naves, da Rede Globo. "Não é jogar água no sonho de ninguém, mas a gente que está há mais de 25 anos nessa história sabe que esse funil é muito estreito", disse, referindo-se à grande quantidade de meninos que sonham em tornar-se jogadores profissionais, mas acabam não conseguindo. "Não ache que será o fim da vida se não certo no futebol", aconselhou.
Os outros dois jornalistas que debateram no simpósio, Flávio Prado e Wanderley Nogueira (ambos da rádio Jovem Pan e TV Gazeta), também falaram sobre temas relativos à carreira de quem está começando. Flávio alertou para a questão do empresário, a quem classificou de "figura necessária, mas que no entanto tem um sonho diferente do de vocês (jogadores), que é fazer negócio". Wanderley deu dicas sobre como se comportar perante a imprensa. "Se preparem para uma entrevista, aproveitem o microfone e a câmera. São instrumentos para divulgar vocês", aconselhou.

http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=358720

Álbum da Madre Iracema será lançado na Páscoa

Mais fotos...


Cantar é rezar duas vezes para a Irmã Iracema Gomes da Silva, madre superiora do priorado de Santa Escolástica. A religiosa tem transformado esse discurso em realidade com a gravação do CD "Buscando a vida", atualmente em processo de mixagem e masterização. O álbum será lançado na Páscoa, no início de abril, e todo o lucro com a venda das 10 mil cópias será revertido para a construção de uma obra social voltada a adolescentes no Parque das Paineiras, em Sorocaba.
As 17 faixas do disco já estão gravadas e contam com diversos ritmos, como MPB, xote, baião e sertanejo. O processo foi feito entre fevereiro e dezembro de 2011, em estúdios de Sorocaba, São Paulo e do Rio de Janeiro. Todas as canções foram compostas pela madre Iracema e contam com as participações de cantores sorocabanos e de renome nacional. A lista de convidados é formada por Renato Teixeira, Dominguinhos, Teresa Cristina, Isabella Taviani, Hugo Rafael e Silvio Prandel.
O cantor, compositor e músico Hugo Rafael emprestou a sua voz em uma faixa do álbum. Vencedor de um concurso musical no Programa Raul Gil, no ano passado, o convidado elogiou o trabalho da madre Iracema. "A música é bonita e a experiência foi muito boa por ser voltada à uma causa nobre e render bons frutos", diz.  O plano da madre Iracema é fazer o lançamento do álbum em Sorocaba, em um show com as presenças de artistas convidados. O local e a data não estão confirmadas, mas a ideia é promover o CD e impulsionar a construção da casa destinada a aulas de informática, a iniciação esportiva e oficinas de teatro, capoeira, dança e de música.
Iracema resolveu até aderir às mídias sociais para divulgar o seu trabalho. Ela criou uma conta no Facebook (facebook.com/madreiracema) e outra no Twitter (@MadreIracema) com o objetivo de manter os seus seguidores atualizados com o andamento do novo CD. Segundo Iracema, outros nomes da música foram convidados para o projeto. Fafá de Belém, Chitãozinho e Xororó e Luan Santana demonstraram interesse em cantar no CD, mas a agenda e o contrato com as gravadoras impediram as participações desses artistas. Prova do interesse foi a resposta de Luan Santana ao projeto da madre Iracema. O cantor fez recentemente a doação de um violão autografado para ser leiloado e arrecadar recursos para a construção da obra social. "E quem sabe ele [Luan Santana] não venha no nosso show de lançamento", comenta a religiosa.
O trabalho "Buscando a vida" será o terceiro da madre Iracema. O primeiro álbum, intitulado "Eu te busquei, Senhor", vendeu 8 mil CDs e mais de 2,5 mil fitas. O dinheiro arrecadado serviu para construir a instituição "Recanto Esperança do Menor", no Jardim das Flores, voltada a um trabalho social realizado para crianças de 3 a 7 anos de idade. No local, há diversas atividades como capoeira, informática, aula de música e street dance.
A vocação musical da madre vem de berço. O avô e o seu pai eram músicos e, mesmo antes de se dedicar à vida religiosa, Iracema participou de diversos festivais de música no Rio de Janeiro nas décadas de 70 e 80. O processo de composição é feito com a ajuda do violão. "Às vezes acordo com uma ideia e começo a compor no meio da noite", diz.

http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=358713

Operação prende quadrilha suspeita de sequestro em Porto Feliz

 

Na madrugada desta quinta-feira (19) o Grupo antissequestro de Sorocaba, interior de São Paulo, deflagrou uma operação que prendeu seis pessoas suspeitas de integrar a quadrilha que sequestrou uma adolescente de 17 anos e tentou sequestrar uma menina de 5 anos em novembro do ano passado, na cidade de Porto Feliz.

A jovem ficou 13 dias no cativeiro e só foi libertada após pagamento de resgate. A polícia prendeu duas pessoas em Hortolândia, duas em Capivari, uma em Indaiatuba e outra em Suzano.

Diante do risco de revide por parte dos suspeitos foram mobilizados mais de 50 policiais civis de distritos e delegacias especializadas de Sorocaba e região.

Em uma casa simples da Vila Minda, em Hortolândia, foi preso o homem apontado como um dos líderes do sequestro e  sua mulher, que teria ajudado a cuidar da adolescente no cativeiro. O casal foi surpreendido quando ainda dormia. O suspeito assumiu ter saído recentemente da prisão. Apesar do imóvel estar em um bairro humilde de periferia, a casa possui mobília nova e eletroeletrônicos sofisticados, como um televisor 3D. Na garagem, um veículo de luxo blindado.

O sequestro
A adolescente foi sequestrada em 17 de novembro, à luz do dia, no Centro de Porto Feliz. Ela e a mãe estavam em um carro quando foram abordadas por três criminosos armados. Ambas foram levadas, mas a mãe da garota foi liberada pouco depois, já avisada de que se tratava de um sequestro e de que um resgate seria pedido. “Quando a menina chegou ao cativeiro, no entanto, os criminosos perceberam que haviam pego a vítima errada. O pai da adolescente é diretor de uma empresa, mas não poderia pagar o resgate que eles queriam”, explica o delegado Wilson Negrão, do Grupo Antissequestro.

Ainda com a adolescente em cativeiro, o grupo partiu para um segundo sequestro, no dia 22 de novembro. Desta vez a vítima pretendida era uma criança de 5 anos, neta de um comerciante da cidade. Durante a abordagem, no entanto, o desespero da mãe da criança – que se agarrou ao veículo no qual estava a menina – frustrou a ação dos criminosos. Foi quando o grupo decidiu voltar ao cativeiro e tentar conseguir um resgate de menor valor negociando a vida da adolescente. Após pagamento do resgate, a jovem foi libertada, sem ferimentos, no dia 30 de novembro.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/01/operacao-prende-quadrilha-suspeita-de-sequestro-em-porto-feliz-sp.html

Desportivo Brasil elimina Santos da Copinha em noite inspirada de Chico

 

Com dois gols de Chico, destaque da partida, o Desportivo Brasil venceu o Santos por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, em São Carlos, avançou para as quartas de final da Copa São Paulo e viu a torcida gritar “olé”. Até então, o Peixe tinha a melhor defesa do torneio, sem ter sofrido gols.

Na próxima sexta-feira, o Desportivo Brasil encara o Fluminense pelas quartas de final da Copinha. A equipe carioca eliminou o Grêmio com triunfo por 4 a 1.

O Desportivo Brasil não se intimidou e partiu para cima do Santos logo nos primeiros minutos de jogo. Chegou com perigo pelas laterais, mas os chutes cruzados não deram trabalho ao goleiro Guido. Assustado com a postura do adversário, o Peixe demorou a se encontrar em campo.

Passada a pressão do time do interior paulista, a equipe alvinegra começou a se arriscar mais no ataque. E em duas oportunidades, ambas pela lateral direita, por muito pouco não abriu o marcador. Pedro Castro e Neilton cabecearam por cima. De qualquer forma, o 0 a 0 no placar demonstrou o equilíbrio da partida.

Santos x Desportivo Brasil pela Copinha (Foto: Celio Messias/Agência Estado)

Mais esperto, o Santos voltou para o segundo tempo sem dar muito espaço ao Desportivo Brasil. E deixou claro, aos oito minutos, que iria pressionar. Victor Andrade cabeceou e acertou o travessão. Só que a equipe do interior aproveitou um contra-ataque aos dez para abrir o marcador.

saiba mais

Após ótimo passe de Gustavo, Chico bateu forte da entrada da área e acertou o ângulo direito de Guido. Na tentativa do empate, o Peixe se abriu mais e sofreu com os contragolpes do Desportivo. E foi num desses lances que o Desportivo ampliou, aos 24. Chico entrou driblando na área e mandou para as redes.

O Santos buscou a reação, mas só conseguiu iniciá-la aos 37, quando Gustavo Henrique fez de pênalti. A partir daí o Desportivo Brasil se segurou na defesa, adotou os chutões, a cera e manteve a vitória que levou o time para as quartas de final.

O tropeço do Santos foi o único da equipe no torneio. Antes, na fase de grupos, tinha vencido Inter de Limeira, Vitória-PE e Assu-RN. Na segunda fase, o Peixe ainda passou pelo Guarani. Mas parou nas oitavas de final para o Desportivo Brasil, que teve até agora três vitórias e dois empates.

http://globoesporte.globo.com

Homens assaltam praça de pedágio de Boituva

 

Dois homens assaltaram, no início da madrugada de hoje (19), a praça de pedágio localizada no quilômetro 110 da rodovia Presidente Castello Branco (SP-280), em Boituva. Os criminosos estavam encapuzados e armados. No entanto, não houve disparos e ninguém ficou ferido. Os dois desceram de um Honda Civc e retiraram o dinheiro de duas cabine. Eles fugiram levando R$ 1740,00 em direção à capital após a ação.
De acordo com relato das testemunhas aos policiais, por volta das 00h20 um funcionário do pedágio, conduzia o troco da sala do cofre do pedágio de retenção até a cabine da pista leste, quando foi surpreendido por dois indivíduos armados, possivelmente de calibre 38, e escondiam o rosto com "toca ninja". Rendido, ele foi obrigado, mediante grave ameaça, a abrir um dos cofres com a sua chave e o outro cofre, com temporizador, foi arrombado pelos assaltantes, sendo subtraindo uma parte do valor. Em seguida, roubaram o restante de uma outra cabine, onde encontrava-se um outro funcionário.
A Polícia Rodoviária foi acionada e fez a busca nas proximidades do locals, mas nenhum suspeito foi encontrado. A ocorrência foi apresentada na delegacia central daquela cidade, onde foi elaborado a queixa do crime. A polícia investiga o caso.

http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=358876

Anvisa proíbe venda de marca de canela em pó e açúcar

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, por 90 dias, da canela em pó da marca Junita, com data de fabricação de 4 de julho de 2011, produzido pela Comercial JT de Alimentos Ltda, em Poços de Caldas (MG). Segundo informações da Agência Brasil, a Anvisa considerou que o produto representa risco à saúde do consumidor por conter pelo de roedor.
Também foi proibida a distribuição e a comercialização, em todo o País, do Lote 12 do açúcar cristal especial da marca Estrela, com data de fabricação de 13 de maio de 2011 e validade até 13 de maio de 2013, produzido pela empresa LDC Bioenergia S.A., na filial Usina Passa Tempo (MS). Segundo laudo, o produto continha fragmentos metálicos de diversos tamanhos. (AE)

http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=358915