quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

INOVAÇÃO: Prefeitura de Capivari equipa escolas com lousas digitais

 


Equipamentos com tecnologia de ponta são os primeiros adotados pelo sistema público municipal de ensino. Interação com alunos é um dos grandes diferenciais.
Com um projeto futurista, visando oferecer para os alunos da rede municipal de ensino o que existe de mais inovador em tecnologia, a Prefeitura de Capivari adquiriu no final do último ano, as três primeiras lousas digitais, que já estão instaladas em escolas municipais para o ano letivo de 2012.
Para receber as lousas, foi considerado o porte das unidades de ensino, a quantidade de alunos matriculados e a sua localização para receber estudantes e educadores de outras unidades, em caso para utilização da lousa digital.
O Prefeito Luis Campaci (PMDB) afirmou que a educação no município passa agora por mais uma fase, a de investimentos nas escolas municipais como centro de inovação e tecnologia, a favor da educação. “Após a instalação dos laboratórios de informática nas escolas municipais com acesso a internet, compra de dvdoteca para as creches, entrega de notebooks para professores, realizamos a compra das lousas digitais como mais um recurso pedagógico para os professores”, disse Campaci.
O equipamento com tela touch screen (sensível ao toque) pode projetar imagens e textos, reproduzir arquivos em power point, vídeos, jogos interativos, abrir links da internet e também ser ligado aos notebooks que estão sendo entregues pelo Governo Municipal aos professores efetivos que possuem sala de aula na rede municipal.
A Secretária da Educação Valéria Stefanini Colaneri afirma que é possível trabalhar com todas as disciplinas. “A lousa permitirá maior interatividade com o aluno, uma vez que ela permite visualizar uma imagem em 3D, ou seja, o professor pode trabalhar com o aluno a Geometria, mostrando a ele todas as esferas de um triângulo, por exemplo, ou mostrar mapas através de satélites. Os professores também trabalharão em sala de aula com os conteúdos digitais disponibilizados pela apostila Anglo trabalhada na rede municipal”, explicou a Secretária.
As lousas são móveis, podendo ser deslocadas para vários ambientes. As escolas municipais Augusto Castanho e José Benedito Pinto Antunes, no Centro, e Professora Laura Quagliato, no Bairro Santa Rosa, foram as primeiras a receber a lousa. A Secretária da Educação informa que este é um projeto piloto, com o objetivo de verificar a funcionalidade e adaptação dos educadores e alunos, para então programar a compra de novas lousas para outras unidades de ensino.
Para o Prefeito Campaci, as lousas darão grande contribuição para o ensino no município. “A lousa digital possui uma tela de computador, porém, mais ampliada e inteligente. Todos os recursos possíveis em um computador podem ser feitos nela. As lousas contribuirão para tornar as aulas mais atraentes aos alunos, uma vez que eles participarão ainda mais dos conteúdos, inclusive escrevendo na tela por meio de teclado virtual, caneta ou até mesmo com o dedo”, informou o Prefeito.
Campaci enfatiza que o município dá mais um grande passo no processo de inclusão digital no município. “Cada vez mais estamos caminhando para proporcionar aos munícipes uma cultura de tecnologia e inovação. Estamos informatizando o trânsito e a administração pública, entregando notebooks aos professores, oferecendo cursos gratuitos à população por meio das unidades do Capivari Digital nos bairros e em breve daremos início ao Projeto Internet para Todos, com a oferta de sinal gratuito de internet”, encerrou o prefeito.


http://www.capivari.sp.gov.br/ver_noticia.php?id=2793

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz