quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Menino que fez o Papa chorar no Brasil foi recebido como um “herói” de volta ao colégio

O Papa Francisco e Nathan. Foto: Rádio FM Canção Nova

RIO DE JANEIRO, 01 Ago. 13 / 10:50 am (ACI/EWTN Noticias).- Nathan de Brito, o menino que fez o Papa Francisco chorar com um forte abraço e seu desejo de ser sacerdote, nas ruas do Rio de Janeiro em sua recente viagem ao Brasil, foi recebido como um herói pelos seus colegas de colégio no reinicio das aulas em 30 de julho.

Conforme informa o jornal O Globo, Nathan foi recebido entre vivas, abraços e um ambiente de grande alegria entre seus companheiros de escola em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio. "Foi recebido como um herói pelos seus colegas de uma escola municipal onde estuda no bairro de Passagem".

Com o seu uniforme e uma cruz no peito, a mesma que receberam todos os jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Nathan também foi acolhido em meio de aplausos.

"Todos, que já sabiam de seu desejo de ser sacerdote, queriam saber como foi o encontro com o Papa e como o pequeno teve a coragem de furar o bloqueio dos agentes de segurança", assinala o meio de imprensa.

Os amigos do pequeno afirmam que é uma grande emoção saber que um dos seus pôde estar muito perto do Papa e a família do menino assinala que eles também "se sentem agora abençoados".

"Tenho que aprender um pouco de teologia" e outras coisas, disse o pequeno Nathan cujo nome foi escolhido pelos seus pais porque significa "presente de Deus", e assegura que está preparado para aprender "tudo" o que lhe exija a vocação sacerdotal.

Entrevistada pelo O Globo, uma de suas professoras, Keyla Fernandes, destacou que o menino "tem um ótimo rendimento escolar e um bom comportamento. Esse bom comportamento deixa ver os princípios cristãos bem enraizados como o da obediência".

Para o sacerdote Valdir Mesquita, pároco da Igreja Nossa Senhora daAssunção onde Nathan costuma frequentar, o encontro do Papa com o menino "vai servir de inspiração para muitos outros que desejam ser sacerdotes".

"Desde que era mais novinho, desde os 5, 6 anos, ele já comentava que queria ser sacerdote. Certamente este encontro vai estar em seu coração e marcará para sempre sua vida", adicionou.

Em 26 de julho Nathan furou a barreira de segurança, chegou ao papamóvel e pôde abraçar o Papa Francisco várias vezes, contou-lhe de seu desejo de sacerdote e o Santo Padre lhe ofereceu que rezaria por ele.

Nathan resistia a que o afastem do Santo Padre, sujeitando-se com todas suas forças ao papamóvel. Depois do Papa Francisco dar-lhe a bênção, um dos guardas de segurança conseguiu tirá-lo do veículo e o menino com os olhos cheios de lágrimas colocou as mãos no peito e cobriu seu rosto para continuar chorando, enquanto era acompanhado pelo guarda que tentava consolá-lo até chegar onde estava um familiar entre a multidão.

VI Conferência Municipal de Assistência Social em Porto Feliz/SP

 

DSC_0010

        Nos dias 25 e 26 de julho,foi realizada no auditório do Colégio São José, em Porto Feliz a VI Conferência Municipal de Assistência Social com o tema:“A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”. Na presença do prefeito do município de Porto Feliz, Levi Rodrigues Vieira, o presidente do C.M.A.S. Paulo José da Silva Nogueira abriu oficialmente a Conferência.

Na ocasião, o prefeito ressaltou que Conferência é de grande importância para o município, pois pautou a construção da política municipal de Assistência Social desenvolvida pela Diretoria de Desenvolvimento Social.

Participaram da conferência o Prefeito Municipal, Levi Rodrigues Vieira; o vice Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Sustentável, Miguel Arcanjo; o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Paulo José da Silva Nogueira; a diretora de Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Nunes;a Assistente Social e representante dos profissionais do SUAS, Helen Fabiana de Souza e o jovem representante dos usuários da Assistência Social do Município, Tiago da Silva André; além de pessoas inscritas na Conferência divididas em delegados e observadores.

Neste ano, a discussão foi dividida em seis eixos que perpassam todas as questões da Política do SUAS.

Nas Conferências, governo e sociedade civil discutem as prioridades nas políticas públicas de assistência social para os anos seguintes. Em 2013, gestores e usuários da área estão debatendo a gestão estratégica do trabalho; a qualificação dos serviços; programas, projetos e benefícios; a participação popular; o controle social e a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na erradicação da extrema pobreza.

Dados – Estão cadastrados no município 4.024 famílias, sendo que 1.749 estão recebendo o benefício do bolsa família, que corresponde ao limite máximo de benefícios disponibilizado para o município.

O valor é repassado pelo Governo Federal diretamente aos Beneficiários. O valor total é de R$ 263.436,00 mensal.

O vice-prefeito e também Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Sustentável, Miguel Arcanjo de Almeida, relatou: “estamos trabalhando muito na articulação das áreas da educação, saúde e social, para que as políticas tenham suas finalidades atingidas. O Senai, este semestre, formou 932 pessoas e a Prefeitura Municipal através do Senai pretende formar até o final deste ano, 2 mil pessoas”.

A diretora de Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Nunes, num discurso emocionado agradeceu a todos e disse que foi uma semana com muito trabalho, lamentando as vítimas do forte vento que ocorreu no dia (21/07) e agradeceu o empenho e esforço de toda equipe da Diretoria. A assistente social Helen Fabiana de Souza apresentou uma rápida contextualização sobre a política municipal de Assistência Social.

O presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Paulo José da Silva Nogueira relatou: “esse trabalho que nós desenvolvemos na área social, envolve funcionários e pessoas voluntárias em algumas atividades; eu, por exemplo, faço parte do conselho como voluntário. Nós conseguimos sentir e envolver-se de tal forma que percebemos o quanto essa Diretoria de Desenvolvimento Social, está envolvida na melhoria do trabalho prestado aos seus usuários”.

Na plenária final foram escolhidos os delegados.

Poder Público – A diretora de Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Nunes, foi escolhida como delegada e a Assistente Social, Helen Fabiana de Souza, sua suplente; ambas representarão o poder público.

Sociedade Civil– Representando a sociedade civil, foram escolhidas: Daiane da Silva, como delegada e Rita de Cássia, sua suplente e usuária.

Os escolhidos tanto na representação do poder público ou sociedade civil, representarão o município na Conferência Regional e Estadual.

A Conferência contou com a participação de mais de 100 pessoas.