terça-feira, 29 de março de 2011

Planejamento: Pq. São João Batista


5ª Quarta-feira – 30/03
São João Batista
MISSA
São Francisco de Assis Denilson
Santa Cruz
Domingos
Nossa Sra. das Graças Diac. Rôney
Nossa Sra. da Ponte Gilberto

DB e Guarani duelam por uma vaga na semifinal da Copa Ouro


Após encerrar a primeira fase da IX Copa Ouro Tupi 2011, a equipe Sub-15 do Desportivo Brasil enfrentará o Guarani, nesta quarta-feira, em duelo válido pela quartas-de-final da IX Copa Ouro Tupi 2011.
O duelo será realizado na Academia Traffic de Futebol, às 10h. Na primeira fase, DB e Bugre se enfrentaram, em Porto Feliz, e não saíram do empate sem gols. Caso o rubro celeste consiga repetir o resultado, o Desportivo estará automaticamente na semifinal do torneio.
Por ter feito melhor campanha na fase de grupos, o DB ganhou o direito de jogar pelo empate. Jogando no Grupo C, os garotos do técnico Lucas Góes somaram 10 pontos em 4 jogos e ficaram com a liderança da chave (foram três vitórias e um empate).



Fonte: Desportivo Brasil











Triduo de Nossa Senhora da Penha – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

nossa senhora da penhaComunidade Rural Nossa Senhora da Penha
fazenda Jupira
 

06/04 - Quarta-Feira
19h30m – Celebração da Palavra
Tema – Nossa Senhora da Penha, do alto seus filhos conduz;
Preside – Diácono Valmir Aparecido de Oliveira
Liturgia – N. Sra. Aparecida (Campo Largo) e Sto. Antonio (Faz. Santa Rosa)
 
07/04 - Quinta-Feira
19h30m – Missa
Tema – Nossa senhora da Penha, primeira padroeira de Porto feliz
Preside – Pe. Samuel Soares
Liturgia – Matriz N. Sra. Aparecida
 
08/04 – Sexta Feira
19h30m – Missa Solene e Procissão luminosa – Benção dos Terços
Tema – Com Nossa Senhora da Penha, subamos ao monte da perfeição que é Jesus
Preside – Pe. Washington Pascoal Ribeiro
Liturgia – Paroquial e Irmãzinhas da Imaculada Conceição

Evangelho é fonte para enfrentar desafios na família, diz Papa


“Não podemos permanecer indiferentes” diante dos ataques que atingem hoje a família, célula fundamental da sociedade, disse o Papa Bento XVI em mensagem enviada nesta segunda-feira, 28, ao encontro realizado em Bogotá, Colômbia, que reuniu os bispos responsáveis pelas Comissões episcopais da Família e da Vida na América Latina e no Caribe.
O bem da família é um dos principais valores dos povos da América Latina, mas muitas famílias, salienta o Santo Padre, sofrem por causa de muitas “situações muitas vezes provocadas por mudanças culturais, instabilidades sociais, fusões migratórias, pobreza, programas educacionais que banalizam a sexualidade e falsas teologias”.
É no Evangelho, destaca Bento XVI, que se encontra a luz para responder a estes fenômenos. “É dele que recebemos diligência e entusiasmo para acompanhar as famílias na descoberta do projeto de amor que Deus tem para nós”, disse.
O Papa enfatizou que nenhum esforço será inútil para que as famílias – fundadas na união indissolúvel entre um homem e uma mulher – levem sempre sua missão de ser célula viva da sociedade, berço de virtudes, escola de convivência construtiva e pacífica, instrumento de concórdia e âmbito privilegiado no qual acolher a vida e protegê-la desde seu inicio até seu fim natural.
O Pontífice ressaltou também a importância de continuar animando os padres em seu direito e obrigação fundamental de educar as novas gerações na fé e nos valores que dignificam a existência humana.
Aparecida foi o tema da segunda parte da mensagem lida pelo presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli. Para o Papa, o evento de 2007 é fonte de estímulo para as Pastorais Matrimonial e Familiar. “A Igreja conta com os lares cristãos e os chama a ser verdadeiros atores da evangelização e do apostolado, convidando-os a conscientizar-se de sua valorosa missão no mundo”, enfatizou o Santo Padre.
Neste sentido, Bento XVI exortou os participantes da reunião a refletirem sobre as grandes linhas pastorais definidas pelos episcopados em Aparecida, a fim de que a família possa vivenciar um profundo encontro com Cristo através da escuta de sua Palavra, da oração, da vida sacramental e da prática da caridade. Para isso, frisou o Papa, é preciso incrementar a formação de todos os que, de uma forma ou de outra, se dedicam à evangelização das famílias.
Expressando seu afeto e solidariedade a todas as famílias da América Latina e do Caribe, especialmente as que estão em condição difícil, Bento XVI concedeu sua bênção apostólica a todos os presentes e aos engajados com a evangelização e a promoção do bem das famílias. O encontro termina na sexta-feira, 1º de abril.





Diretoria de Meio Ambiente promove dia para limpeza do Rio Capivari nesta terça


O Governo Municipal de Capivari, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente – Diretoria de Meio Ambiente, realiza na próxima terça-feira, dia 29 de março uma limpeza somente nos pontos mais críticos em trechos do rio Capivari, em comemoração à Semana da Água, realizada de 21 a 25 de março de 2011.
“A limpeza será realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros em alguns dos pontos mais críticos, como embaixo de pontes e em locais com maior acúmulo de lixo. Os resíduos recolhidos serão expostos na Praça Central, para que a população possa perceber que o lixo que se joga nas ruas, bueiros, etc tem como destino o Rio, afetando toda a população. Será uma limpeza simbólica com objetivo de conscientização”, registrou a Coordenadora de Educação Ambiental, Lorena Quadros.
Este percurso também servirá para identificação dos pontos críticos de acúmulo para que posteriormente seja elaborado um projeto para a limpeza efetiva de todo o trecho.




Fonte: AI Prefeitura de Capivari

Vaticano divulgará últimos preparativos para beatificação de JPII



Na quarta-feira, 5, às 11h30 (horário de Roma) será realizada no Vaticano, uma coletiva de imprensa para apresentar os programas e os últimos preparativos para a cerimônia de beatificação do Servo de Deus João Paulo II.
Durante a coletiva, entre aqueles que intervirão estão o Vigário geral do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, que é responsável pela vigília que antecederá a cerimônia, e o diretor da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano, Padre Frederico Lombardi.
A cerimônia de beatificação de João Paulo II acontecerá no dia 1º de maio na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e será presidida pelo Papa Bento XVI.


Fonte: Canção Nova



Limpeza do Rio Sorocaba realizada em Boituva retira 100kg de lixo


Na última quarta-feira (24), a Prefeitura de Boituva por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou mais uma vez o “Projeto Rio Limpo”, que consiste na limpeza do Rio Sorocaba, no trecho em que passa pelo município.
Na quarta limpeza realizada, os resíduos retirados superaram as expectativas. Segundo o Secretário Clodoaldo Tirabassi, foi percorrido uma extensão maior nesta limpeza, e consequentemente a quantidade de lixo recolhido aumentou.
Nas últimas três limpezas realizadas foram recolhidos, respectivamente, 250 kg, 140 kg e 70 kg de resíduos sólidos, já na limpeza da última quarta-feira, foram retirados 100 kg de lixo do Rio Sorocaba.
Os resíduos mais comuns são: garrafas pet, saquinhos plásticos, isopor, latas de alumínio, que são encaminhados a associação de reciclagem. A limpeza acontece por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Grupo Petrópolis.



Fonte: AI Prefeitura de Boituva








Porto Feliz estréia com derrota na Copa TV Tem de Futsal



Porto Feliz fez sua estréia na Copa TV Tem 2011 nesta ulitma segunda feira, dia 28.
A equipe Portofelicense entrou em quadra para enfrentar a cidade de Sorocaba na abertura do Grupo 3 da competição e acabou sendo derrotada pelos Sorocabanos pelo placar de 4x1.
Com esse resultado Porto agora precisa vencer São Roque para se classificar sem precisar depender de outros resultados.
Lembrando que se classificam as duas primeiras colocadas de cada grupo e mais quatro equipes por índice técnico.
Agora Porto Feliz volta a jogar no dia 4 de Abril na cidade de Iperó onde São Roque fará sua estréia na competição.

Agita Galera atrai mais de mil pessoas no De Lorenzi


Foi realizado no último sábado, 26, o “Agita Galera”, na Praça Guilherme Betini, no Bairro De Lorenzi. O evento, que trouxe diversas atividades de lazer, esportes, cultura e artes, e contou com a presença de mais de mil pessoas durante toda a tarde.
Houve diversas modalidades esportivas para os participantes, como futebol, vôlei, basquete, tênis de mesa, damas, futebol de botão, pebolim, dominó e pista de skate. Para as crianças teve também pula-pula, brinquedos infláveis, pinturas faciais e em telas.
O palco montado na Praça contou com diversas atrações realizadas pelos alunos das Oficinas Municipais de Artes e da FCC – Fundação Crescer Criança. Os participantes puderam ver apresentações de ballet clássico, street dance, ballet neo clássico, sapateado, oficina do rock, e mais.
Todos os presentes tiveram direito a pipoca e algodão doce gratuitos. “Já vim outras vezes no Agita Galera e achei muito legal” afirma Ângela de Oliveira, que reside no De Lorenzi, e também acompanhou sua filha, que realizou uma apresentação no evento.
Durante a tarde, os jogadores de futebol realizaram um torneio entre si, e com direito a medalhas, que contou com a colaboração de Donato Elias, Levi Jr. e Vanderson. Dentre os times participantes, a equipe Boituva conquistou a primeira colocação, Oackey ficou em segundo, e Ecko, em terceiro. “Eles estão de Parabéns. A festa é deles e fizemos o evento para eles mesmos”, diz Donato.
O “Agita Galera” é uma realização da Prefeitura de Boituva por meio da SETEC – Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura.


Fonte: AI Prefeitura de Boituva


Sub-15 e Sub-17 batem o São Caetano por 3 x 1


O São Caetano viajou até a cidade de Porto Feliz, no último sábado, e acabou derrotado pelas duas equipes do Desportivo Brasil (Sub-15 e Sub-17). Curiosamente, ambas as vitórias rubro celestes foram por 3 x 1, em duelo válidos pela encerramento da primeira fase da IX Copa Ouro Tupi.
Brigando pela manutenção da liderança do Grupo C, o Infantil entrou em campo dependendo apenas de si para fechar a fase de grupos com o primeiro lugar. De virada, com gols de Bruno Gomes (2) e Elvis (de pênalti), o DB bateu o Azulão por 3 x 1 e garantiu o lugar mais alto da chave.
O adversário das quartas-de-final será um velho conhecido do Desportivo: o Guarani. Na primeira fase da competição, as equipes se enfrentaram e não saíram do empate sem gols. Diante do Bugre, o DB poderá repetir o resultado do primeiro confronto entre os clubes que, ainda sim, avançará para as semifinais.
Por ter feito melhor campanha na fase de grupos, os garotos do técnico Lucas Góes jogarão pelo empate. Vale lembrar que na Copa Ouro Tupi os jogos do mata-mata são partidas únicas. O vencedor o duelo avança automaticamente no torneio.
A AFP ainda não divulgou de forma oficial, mas o jogo do DB contra o Bugre deverá ser no próximo dia 29 ou 30 de março.


Sub-17
Apenas para cumprir tabela, já que não havia mais chances matemáticas do Desporivo alcançar o 2º colocado da chave, o Sub-17 recebeu o São Caetano, na Academia Traffic de Futebol, e também venceu por 3 x 1. Com o resultado, o DB ficou no 3º lugar do Grupo C, na IX Copa Ouro Tupi, e agora concentrará suas forças para a disputa do Campeonato Paulista


Fonte: Desportivo Brasil

Evangelho do dia

Perdoar sempre
Mt 18,21-35





Pedro dirigiu-se a Jesus perguntando: "Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Digo-te, não até sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. O Reino dos Céus é... como um rei que resolveu ajustar contas com seus servos... trouxeram-lhe um que lhe devia uma fortuna inimaginável.... o senhor mandou que fosse vendido como escravo... O servo... prostrou-se diante dele pedindo: 'Tem paciência comigo...'. Diante disso, o senhor teve compaixão, soltou o servo e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia uma quantia irrisória. Ele o agarrou... dizendo: 'Paga o que me deves'. O companheiro... suplicava: 'Tem paciência comigo...'. Mas o servo não quis saber... Então o senhor ... lhe disse: 'Servo malvado, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?...

Novena de Santo Expedito - Paróquia Nossa Senhora Aparecida



FESTIVIDADES DE SANTO EXPEDITO
Bairro Bambu – Paróquia N. Sra. Aparecida - Porto Feliz –SP


Novena das Causas Urgentes
09/04 – Sábado
19h00m – Missa de Abertura (Matriz N. Sra. Aparecida)
Tema – Santo Expedito, e a urgência da Fé
Preside – Padre Francisco de Assis Moraes
Liturgia e Canto – Com. Santo Expedito e Coral N. Sra. Aparecida

10/04 – Domingo
09h30m – Procissão Saindo da Capela Santo Expedito com cortejo das crianças
10h00m – Missa Festiva (Matriz N. S. Aparecida)
Tema – Santo Expedito e a urgência da Esperança
Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro
Liturgia e Canto – Paroquial e Ministério Adoradores do Senhor

11/04 – Segunda Feira
19h30m - Missa
Tema – Santo Expedito e a urgência da Caridade
Preside – Padre Rubens da Silva Dalmazo
Liturgia e Canto – Com. Santa Rita de Cássia – Vila Angélica

12/04 – Terça Feira
19h30m – Missa
Tema - Santo Expedito e a urgência do perdão
Preside – Padre Reinaldo Bragantin
Liturgia e Canto – Com. Santo Expedito

13/04 – Quarta Feira
19h30m – Missa
Tema – Santo Expedito e a urgência da Unidade
Preside – Padre Antonio Carlos Fernandes
Liturgia e Canto – Matriz N. Sra. Aparecida e Coral Pequenos Gigantes

14/04 – Quinta feira
19h30m – Celebração da Palavra
Tema – Santo Expedito e a urgência do serviço
Preside – Diácono Valmir Aparecido de Oliveira
Liturgia e Canto – Comunidades Rurais e Coral N. Sra. Aparecida (Campo Largo)

15/04 – Sexta Feira
19h30m – Missa
Tema – Santo Expedito e a urgência da Paz e Justiça
Preside – Padre Ricardo Chizzolini
Liturgia e Canto – Com. São José e São Bento

16/04 – Sábado
17h30m – Missa de Ramos
Tema – Santo Expedito e a urgência em acolher Jesus
Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro
Liturgia e Canto – Com. Santo Expedito


19/04 – Terça Feira (dia de Santo Expedito)
Confissões - das 08h00m as 11h00m e das 16h00m as 18h00m
A igreja ficará aberta o dia todo para Orações dos devotos;
06h00m – Missa Penitencial
15h00m – Missa pelos Doentes (Frei Eugênio Milani) - distribuição do óleo de Santo Expedito
18h30m – Missa com benção dos objetos em geral
Tema – Santo Expedito e a urgência da Conversão
Liturgia e Canto – Com. Santo Expedito



Parte Recreativa

Dia 09/04 (Sábado)
                           20h00m – Quermesse e Leilão de prendas;

Dia 10/04 (Domingo)
11h30m – Almoço e Leilão de prendas e prendas vivas;

CPP da Paróquia N. Senhora Aparecida mobiliza lideranças

DSCF3162 Aconteceu nesta segunda-feira, a reunião do Conselho Pastoral Paroquial, onde reuniu coordenadores de comunidades (ubanas e rurais), movimentos, pastorais, liturgia e catequese. Essas lideranças se reuniram com o Padre Washington Pascoal Ribeiro, diácono Valmir e o secretário paroquial Henrique Martorano.

DSCF3164

Nesta noite, foram abordados diversos assuntos como:

Avaliações – paroquianos puderam avaliar os principais eventos da paróquia, apresentar críticas e elogios.

DSCF3165

Concentração paroquial – foram apresentadas novas datas. Cada dia solene do padroeiro de uma comunidade, será data de concentração, reunindo todas as 20 comunidades.

DSCF3170

festas – foi distribuído a programação do Tríduo de Nossa Senhora da Penha da Fazenda Jupira, que está passando por reformas, ficando com a parte interna pronta até esta sexta-feira dia 1 de abril. A parte externa ficará pronta depois. Em breve divulgaremos o tríduo aqui no site da Pascom.
Outras festas também foram divulgadas, eventos que ocorrerão do mês abril até maio. Comunidades como Santo Expedito, São José e São Bento e Santa Rita de Cássia, terão a festa do seu padroeiro celebrada em novena!

DSCF3167

Aplicação de normas – visando manter a ordem e a organização, a Paróquia criou alguns dispositivos de controle, planejamento e controle de algumas atividades.

Congresso de leigos – serão realizados 5 encontros, com grupo de leigos para formação e em preparação para o grande Congresso dos Leigos a ser realizado no segundo semestre em Sorocaba.

Semana santa- em breve será impresso e distribuído a programação. Em breve divulgaremos.

Texto e foto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação