sábado, 12 de fevereiro de 2011

Missa de Nossa Senhora de Lourdes em Porto Feliz

    DSCF1757 DSCF1759 DSCF1767 DSCF1771 DSCF1772 DSCF1774

 

Oração da Comunidade:

 DSCF1784 DSCF1785

 

Ofertório:

DSCF1795 DSCF1796 DSCF1797 DSCF1798 DSCF1799

 

Oração Eucarística

DSCF1804DSCF1807DSCF1812

Aconteceu nesta sexta-feira dia 11 de fevereiro a Missa de Nossa Senhora de Lourdes, com celebração eucarística presidida pelo Padre Antonio Carlos Fernandes, com auxilio do diácono Paulo Moreu e ministros extraordinários da comunhão. A missa começou às 18h na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que fica no Parque das Monções, local de grande importância Sacra, história, biológica e arqueológica.

DSCF1831 DSCF1834

Apesar do forte calor da tarde de sexta-feira, aproximadamente 200 fiéis participaram, o prefeito Claudio Maffei também participou. Os cântico foram conduzidos pela Valéria e coral da paróquia Mâe dos Homens. Católicos das três paróquias de Porto Feliz estiveram presente. Em sua homilia Padre Toninho fez uma reflexão sobre a liturgia do dia, falou de Nossa Senhora de Lourdes, conduziu um momento de oração, ao final todos foram diante de Nossa Senhora e oraram pela cidade e pelas pessoas.

DSCF1821

Atualmente o parque foi revitalizado e reinaugurado no ano de 2010, e desde então recebe em média 2000 mil visitantes por final de semana. A segurança foi reforçada e câmera foram instaladas para garantir a preservação do patrimônio, mas frequentemente vândalos tentam danificar o Parque.

arquivo Pascomai

Réplica fiel
A gruta Nossa Senhora de Lourdes está localizada no paredão salitroso no Parque Histórico das Monções na região central de Porto Feliz. A gruta foi concretizada graças a dois padres franceses, o Padre Alexandre Hordeau e Victor Maria Cravon, que visitando a cidade, percebeu no local uma grande semelhança a Gruta de Lourdes na França. A partir de então, foi dado início a campanha de arrecadação de donativos, para que as escavações tivessem início. A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes foi inaugurada no ano de 1924. Ainda hoje, o local é frequentado por turistas e peregrinos que agradecem por graças alcançadas.

 

Oração

Dóceis ao convite de vossa voz maternal, Ó Virgem Imaculada de Lourdes, acorremos a vossos pés junto da humilde gruta onde vos dignastes aparecer para indicar aos que se extraviam, o caminho da oração e da penitência, e para dispensar aos que sofrem, as graças e os prodígios da vossa soberana bondade.

DSCF1823
Recebei, Rainha compassiva, os louvores e as súplicas que os povos e as nações oprimidos pela amargura e pela angústia elevam confiantes a vós. Ó resplandecente visão do paraíso, expulsai dos espíritos - pela luz da fé - as trevas do erro. Ó místico rosário com o celeste perfume da esperança, aliviai as almas abatidas. Ó fonte inesgotável de água salutar com as ondas da divina caridade, reanimai os corações áridos.

DSCF1829


Fazei que todos nós, que somos vossos filhos por vós confortados em nossas penas, protegidos nos perigos, sustentados nas lutas, nos amemos uns aos outros e sirvamos tão bem ao vosso doce Jesus que mereçamos as alegrias eternas junto a vosso trono no céu. Amém.
Oração composta pelo Papa Pio XII

 

Texto e fotos: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Salmo



Salmo 51

1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.

3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

4 Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.

5 Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe.

6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma.

7 Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.

8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste.

9 Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.

10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.

11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.

12 Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti.

14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua cantará alegremente a tua justiça.

15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca proclamará o teu louvor.

16 Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias.

17 O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

18 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.

19 Então te agradarás de sacrifícios de justiça dos holocaustos e das ofertas queimadas; então serão oferecidos novilhos sobre o teu altar.