quinta-feira, 31 de março de 2011

300 mil pessoas chegarão a Roma para beatificação


A capital italiana se prepara para acolher mais de 300 mil pessoas que chegarão de todo o mundo para assistir à beatificação do Servo de Deus João Paulo II no próximo 1º de maio, Festa da Divina Misericórdia, que ele mesmo instituiu.
Em 29 de março, na sede da Opera Romana Pellegrinaggi (ORP) em Roma, ocorreu a conferência de imprensa sobre as medidas técnicas e organizativas para a celebração da beatificação, na que participaram o Administrador Delegado da ORP, Padre Caesar Atuire , e o Vice-presidente da entidade, Dom Liberio Andreatta.
Conforme explicou o Padre Atuire, a maioria de peregrinos provém da Itália, Polônia, Espanha, Estados Unidos e América Latina.
O Pe. Atuire explicou que em Roma estarão preparados para acolher mais peregrinos, "nossa missão é que todo aquele que vá viver esta beatificação encontre uma cidade aberta em agradecimento a João Paulo II por tudo o que fez por Roma, pela Itália e por este mundo".

Fonte: ACI




Muticom irá reunir comunicadores de todo país no Rio de Janeiro



"Não se vive sem a comunicação. Só existimos porque nos comunicamos. O outro nos constitui, assim como cada um de nós se elabora no processo comunicativo", assim destaca o coordenador acadêmico do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), Miguel Pereira. O evento pretende reunir comunicadores, acadêmicos e representantes de pastorais de todo o país, entre os dias 17 a 22 de julho, no Rio de Janeiro.
A página do evento foi lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira, 30, e pôde ser acompanhado ao vivo através do site. Promovido pela CNBB, o Muticom acontece a cada dois anos, e desta vez, está sendo organizado pela Arquidiocese de São Sebastião e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com o apoio do Regional Leste 1, da CNBB.
Com o tema "Comunicação e vida: diversidade e mobilidades", o 7º Muticom pretende motivar as comunidades brasileiras "a refletirem sobre a comunicação relacionada com a vida cotidiana e suas expressões que acolhem a diversidade que somos e as mobilidades que experimentamos na cultura contemporânea", explica Miguel Pereira.


Dinâmica do curso
Seguindo o modelo dos mutirões anteriores, o encontro deste ano terá espaço para a teoria e a prática da comunicação.
Durante as manhãs, cinco grandes painéis temáticos irão apresentar desde a estrutura e as modalidades de comunicação na Igreja até o papel fundamental das organizações e instituições católicas de comunicação do Brasil, passando pelo documentário e a ficção, as novas comunidades e redes sociais, etc. Paralelamente, outros quatro painéis partirão do cinema para refletir aspectos da sociedade, sempre com a exibição de um filme, seguida de debate entre os participantes.
As tardes serão dedicadas aos encontros em grupos menores. Nas oficinas pastorais, técnicas e gerenciais, os participantes terão aulas práticas, voltadas para o dia a dia das atividades de comunicação na Igreja. Quem preferir, poderá participar dos Grupos de Trabalho, que trazem a proposta de uma discussão mais teórica sobre temas relevantes para a Igreja e a sociedade.
Uma das novidades do 7º Muticom é o Comgás. Montado originalmente como um espaço para a apresentação de projetos e pesquisas de alunos do curso de Comunicação Social da PUC-Rio, desta vez ele será um espaço aberto não só para os estudantes, mas para agentes pastorais e pesquisadores interessados em compartilhar os trabalhos que desenvolvem.
Por fim, nas oficinas-visitas, os participantes inscritos terão a oportunidade de conhecer empresas de comunicação no Rio de Janeiro, além de outras instituições e até o trabalho desenvolvido neste campo em duas comunidades do Rio: a Rocinha e o Complexo do Alemão.


Fonte: Canção Nova

Comemoração do 5º Aniversário do CRAS é nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira, dia 1º, os moradores do bairro São Pedro participarão das festividades do 5º aniversário do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS.
São cinco anos de trabalho dedicados à comunidade, desenvolvendo diversas oficinas, cursos e projetos de orientação social e de capacitação para jovens, adultos e idosos.
O evento será realizado pelo departamento de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade e tem início às 17h. Entre as atrações da programação destacam-se os brinquedos infláveis, como cama elástica, pula-pula e piscina de bolinha, que prometem divertir a criança que terá acesso ainda a esculturas de balão e pintura facial.
Às 18h acontecerá a apresentação dos alunos das oficinas de Capoeira, Dança de Rua, Balé e Dança do Ventre. Às 19h serão feitas homenagens a figuras do bairro que contribuem nas ações de promoção social do Centro. E, por fim, haverá show musical com a Banda São Jorge.
A diretora da Assistência Social, Elisabeta de Oliveira, convida todos a participar e comemorar mais um ano da unidade.
“Contamos com a participação dos moradores nessa festa, para fortalecermos os nossos propósitos e dar brilho ao evento. Juntos brindaremos essa importante ferramenta de Política de Assistência Social”- comemora Elisabeta.
Na oportunidade a população poderá conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelos profissionais do CRAS que, entre outras coisas oferece cursos de artesanato, manicure, culinária, teatro e dança.
O CRAS fica na Rua Miguel Lulia, nº125 e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.



Esporte favorece amizade, respeito e solidariedade


Após a audiência geral na manhã de ontem, na Praça São Pedro, o papa Bento XVI recebeu uma camisa da seleção italiana de futebol das mãos de representantes da Liga Italiana de Futebol Profissional.
A camisa, presenteada com uma plaqueta da Liga, trazia gravado na parte de trás o nome do pontífice em italiano: Benedetto XVI. A delegação também levou ao papa também uma bola oficial e uma contribuição econômica para um projeto de solidariedade.
Falando aos peregrinos em italiano, Joseph Ratzinger destacou a presença dos dirigentes do Campeonato Italiano durante a audiência e defendeu que a atividade esportiva favoreça sempre os valores da amizade, do respeito e da solidariedade.
De acordo com a imprensa italiana, na delegação da Liga estavam presentes o presidente, Mario Macalli, os vice-presidentes, Salvatore Lombardo e Archimede Pitrolo, o diretor-geral, Francesco Ghirelli, o secretário-geral, Sergio Capograssi, entre outros dirigentes e agregados.
Em outras ocasiões, Bento XVI já havia defendido o futebol como veículo de educação, honestidade e solidariedade, principalmente entre os jovens.
Na parte da manhã, antes do início da audiência, a praça se transformou em um campo esportivo. Centenas de crianças acompanharam a delegação da Liga e às 8h30 locais, ocuparam a Praça São Pedro fazendo exercícios de chutes ao gol em dezenas de campos de futebol desenhados no chão. Às 10h locais os jogos se encerraram e, meia hora depois, o Santo Padre iniciou a audiência.



fonte: Rádio Vaticano

FAIT 2011 é sucesso de público



A 26ª edição da tradicional Feira Agropecuária e Industrial de Tietê, realizada em comemoração ao 169º aniversário do município, registrou neste ano um dos maiores públicos de sua história. Segundo a organização, mais de 60 mil pessoas passaram pelo Recinto “Luiz Uliana” entre os dias 18 e 27 de março.
Além de shows com grandes nomes da música popular brasileira como Edson, Rio Negro e Solimões, Maria Cecília e Rodolfo e Eduardo Costa, a festa encerrada no último domingo, surpreendeu pela estrutura, diversidade de exposições e qualidade do rodeio.
O esforço da comissão organizadora e o intenso trabalho de divulgação feito em toda a região resultaram no sucesso do evento que a cada ano se consolida como referência de lazer e negócios.
José Carlos Pizzol, produtor rural no município, participou da prova de marcha de muares e se disse muito satisfeito: “Os produtores rurais se sentiram prestigiados, pois a realidade do campo também fez parte da festa. Esta edição da FAIT foi uma das melhores dos últimos 15 anos”.
Além da grande audiência, a comissão organizadora destacou que a festa transcorreu sem que nenhuma ocorrência interferisse na segurança dos visitantes e que cerca de 20 expositores apresentaram seus produtos e serviços no recinto. O número, aparentemente tímido, representa um avanço significativo no trabalho de resgate da vocação do evento, originalmente vinculado ao produtor rural, ao agronegócio e pecuária. A expectativa é que, a cada ano, mais empresários do ramo procurem a festa.
A administração agradece a todos os colaboradores, autoridades e público de Tietê e região que fizeram da FAIT 2011 um sucesso absoluto.
“Não posso deixar de agradecer todos aqueles que trabalharam e prestigiaram a festa. Graças a essas pessoas a FAIT desse ano foi um sucesso. Espero que em 2012 possamos repeti-lo!” – finalizou o prefeito.


Confira abaixo os vencedores do rodeio:

1º José Donizete da Silva (São José dos Campos)
2º Jeferson Tabareli (Ilha Solteira)
3º Edmundo Gomes (Atibaia)
4º Carlos Bonfim (Lins)
5º Claudy dos Santos (Brotas)



Fonte: AI Prefeitura de Tietê

DB bate o Guarani e avança na IX Copa Ouro Tupi


A equipe Sub-15 do Desportivo Brasil bateu o Guarani, por 2 x 0, na manhã desta quarta-feira, dia 29 de março, e avançou para as semifinais da IX Copa Ouro Tupi 2011. O duelo, válido pelas quartas-de-final da competição, foi realizado na Academia Traffic de Futebol.
Os gols da partida foram marcados por Francisco Nairon. Com a vitória, o DB avançou automaticamente para a próxima fase e, agora, enfrentará o Paulínia.
O rival das semifinais se credenciou para encarar o rubro celeste após eliminar o Paraná, com vitória por 2 x 0. O duelo entre o Desportivo e o Paulínia será no dia 2 de abril, às 10h, na Academia Traffic.



Fonte: Desportivo Brasil


Evangelho do dia

Admirar não basta! É preciso fé!
Lc 11,14-23





Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Alguns, porém, disseram: "É pelo poder de Beelzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios". Outros... pediam a Jesus um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, ele disse-lhes: "Todo reino dividido internamente será destruído; cairá uma casa sobre a outra. Ora, se até Satanás está dividido internamente, como poderá manter-se o seu reino? Pois dizeis que é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios. Se é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios, pelo poder de quem então vossos discípulos os expulsam?... Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o Reino de Deus já chegou até vós...