"Não se vive sem a comunicação. Só existimos porque nos comunicamos. O outro nos constitui, assim como cada um de nós se elabora no processo comunicativo", assim destaca o coordenador acadêmico do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), Miguel Pereira. O evento pretende reunir comunicadores, acadêmicos e representantes de pastorais de todo o país, entre os dias 17 a 22 de julho, no Rio de Janeiro.
A página do evento foi lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira, 30, e pôde ser acompanhado ao vivo através do site. Promovido pela CNBB, o Muticom acontece a cada dois anos, e desta vez, está sendo organizado pela Arquidiocese de São Sebastião e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com o apoio do Regional Leste 1, da CNBB.
Com o tema "Comunicação e vida: diversidade e mobilidades", o 7º Muticom pretende motivar as comunidades brasileiras "a refletirem sobre a comunicação relacionada com a vida cotidiana e suas expressões que acolhem a diversidade que somos e as mobilidades que experimentamos na cultura contemporânea", explica Miguel Pereira.
Dinâmica do curso
Seguindo o modelo dos mutirões anteriores, o encontro deste ano terá espaço para a teoria e a prática da comunicação.
Durante as manhãs, cinco grandes painéis temáticos irão apresentar desde a estrutura e as modalidades de comunicação na Igreja até o papel fundamental das organizações e instituições católicas de comunicação do Brasil, passando pelo documentário e a ficção, as novas comunidades e redes sociais, etc. Paralelamente, outros quatro painéis partirão do cinema para refletir aspectos da sociedade, sempre com a exibição de um filme, seguida de debate entre os participantes.
As tardes serão dedicadas aos encontros em grupos menores. Nas oficinas pastorais, técnicas e gerenciais, os participantes terão aulas práticas, voltadas para o dia a dia das atividades de comunicação na Igreja. Quem preferir, poderá participar dos Grupos de Trabalho, que trazem a proposta de uma discussão mais teórica sobre temas relevantes para a Igreja e a sociedade.
Uma das novidades do 7º Muticom é o Comgás. Montado originalmente como um espaço para a apresentação de projetos e pesquisas de alunos do curso de Comunicação Social da PUC-Rio, desta vez ele será um espaço aberto não só para os estudantes, mas para agentes pastorais e pesquisadores interessados em compartilhar os trabalhos que desenvolvem.
Por fim, nas oficinas-visitas, os participantes inscritos terão a oportunidade de conhecer empresas de comunicação no Rio de Janeiro, além de outras instituições e até o trabalho desenvolvido neste campo em duas comunidades do Rio: a Rocinha e o Complexo do Alemão.
Fonte: Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz