quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pastoral da Criança inicia formação de novos líderes

 DSC01886(1)

Iniciou-se no último sábado (18/02) a capacitação para novos líderes da Pastoral da Criança, na paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Porto Feliz.
A equipe arquidiocesana da Pastoral da Criança esteve presnete: a coordenadora Jamile, e suas auxiliares Tereza e Odila, membros da pastoral na cidade de Sorocaba. A Pastoral começou o trabalho de formação e de campo em 2011, ja recebeu moção de aplauso na Câmara dos Vereadores, e atende 45 crianças na paróquia. Em 2012 segue buscando ampliar número de líderes e crianças atendidas. Todo apoio é fundamental.

Fonte: Pastoral da Criança

Centro Comunitário sofre vandalismo no Carnaval

21022012136 21022012137 21022012138 21022012139  21022012124 21022012125 21022012126 21022012127 21022012128 21022012129 21022012130 21022012131
Na madrugada desta terça-feira (21), o Centro Comunitário Paroquial (CCP), propriedade da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens foi invadido por criminosos mais uma vez.
21022012132 21022012133 21022012134 21022012135
Na manhã desta terça-feira, organizadores do Retiro de Carnaval Jovem Católico, foram ao CCP para guardarem material utilizado no retiro que acontecia na Escola Coronel Esmédio, quando perceberam que o portão de entrada tinha sinais de arrombamento. Verificando as instalações, notaram que outras portas do salão foram arrombadas, ventiladores roubados, depósitos revirados, além da casa do caseiro também sofreu arrombamento na porta.
O pároco padre Antônio Carlos Fernandes, o pe Toninho, foi ao local, em seguida prestou depoimento da na Delegacia, que enviou equipe de investigação ao local. Não há suspeitos e nem testemunhas até o momento.
Semanas atrás, o local já teria sido alvo de um ataque parecido, mas com menor proporção. A paroquia pede que quem souber de alguma informação, é importante avisar a polícia, e coibir este tipo de crime que prejudica a comunidade.
21022012120 21022012121 21022012122 21022012123
Centro Comunitário Paroquial
Com ajuda da comunidade, a paróquia retomou os investimentos no local, implantando melhorias para melhor acolher o uso dos leigos da igreja, assim como eventos públicos, casamentos, festas, reuniões, retiros e encontros.
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Fotos: Diego Santos Ferraz para a Pascom

Ensino religioso nas escolas auxilia formação integral dos alunos

Dom Eurico dos Santos Veloso foi o bispo referencial para o Ensino Religioso na CNBB e professor durante 35 anos

O arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG), Dom Eurico dos Santos Veloso, que foi o bispo referencial para o Ensino Religioso na CNBB e professor durante 35 anos, explicou, em entrevista ao jornal "O testemunho da fé" da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a importância do ensino religioso nas escolas.
Segundo ele, o ensino religioso nas escolas é diferente da catequese ensinada nas igrejas, pelo contrário, a própria Igreja defende um ensino de acordo com o que é proposto pela Constituição Federal.
"Nós podemos ajudar cada aluno a despertar para ser uma pessoa temente a Deus, colocando isso na sua vida, como cidadão, na sua formação integral, e não apenas uma dimensão doutrinária", explicou.

Leia a entrevista na íntegra:

Por que a pressão contra o ensino religioso nas escolas?
Dom Eurico – É um absurdo. A escola deve formar o educando na sua totalidade. A religiosidade é algo que nasce conosco, nenhum ser humano nasce sem esse sentido religioso. Até mesmo o ateu tem alguma coisa de religioso na sua vida.
Por que algumas pessoas confundem o ensino religioso com a catequese?
Dom Eurico – Existem grupos que não entendem o que é ensino confessional, confundindo com a catequese nas igrejas. Nós defendemos o ensino religioso escolar como é proposto pela Constituição. Com isso, nós podemos ajudar cada aluno a despertar para ser uma pessoa temente a Deus, colocando isso na sua vida, como cidadão, na sua formação integral, e não apenas uma dimensão doutrinária.
Qual é o objetivo do ensino religioso que a Igreja defende nas escolas?
Dom Eurico – Nós queremos um cidadão que olhe para cima, mas que também tenha o pé no chão e que olhe para o seu próximo, sabendo tornar próximo aquele que está longe também. A dimensão da solidariedade, da fraternidade, do amor, do perdão, da justiça, da amizade e da paz deve estar impregnada em qualquer cidadão.
Por isso que hoje o mundo inteiro se preocupa em dar na escola uma dimensão da paz. Como que se pode dar a dimensão da paz sem falar do religioso que está em cada um de nós? A verdade, a justiça, a paz e a solidariedade são temas do ensino religioso, que é uma dimensão essencial do ser humano.

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=285319

MISSA NO ENCERRAMENTO DO RETIRO DE CARNAVAL EM VOTORANTIM

Pe Rodolfo Morbiolo presidiu a Missa de encerramento do Retiro de Carnaval para jovens realizado em Votorantim na Escola Armando Rizzo Jardim Araújo.
Concelebram a Missa os Padres Santo Cândido - Paróquia da Santíssima Trindade - Tietê, e o Pe Moisés Alves - Paróquia Santa Catarina - Tapiraí
UM RESUMO DO QUE FOI O RETIRO
Organizado e coordenado pela RCC Jovem está acontecendo em Votorantim, na Escola Professor Armando Rizzo mais um retiro de carnaval que este ano tem como tema "Apascenta as Minhas Ovelhas" .
Uma missa celebrada pelo Pe Carlos Ferreira Borges Meira as 14h00 do sábado de carnaval, abriu o retiro 2012 que atraindo um grande número principalmente de adolescentes, a presença no sábado e na terça Feriado, foi estimado em mil jovens. Com um roteiro bastante eclético que mescla as palestras com apresentações das Bandas que animam o encontro, o retiro vai sendo um sucesso como foi em anos anteriores, propiciando aos jovens momentos de profunda espiritualidade que os leva a reflexão fazendo-os sentirem o encanto do chamado a ser cristão .
No sábado as duas palestras foram por conta do jovem Oscar com os temas "O Senhor é meu Pastor e nada me faltará", e uma pregação sobre o Espírito Santo, terminando com um belissimo momento de efusão.
No domingo, onde houve maior afluência de jovens, o foco estava voltado para a Igreja após a palestra "Consequência do pecado" feita pelo Huanderson, e as 11h15 o mesmo palestrante falou sobre o nascimento da Igreja e a tarde a Rosinete palestrou sobre a "Alegria de ser cristão católico".
Na Segunda Feira logo de manhã foi a vez do Pe Daguinho comover a galera com a palestra "Amor misericordioso de Deus" e a seguir Pe Vaguinho celebrou a Missa com uma belíssima pregação. A tarde dois jovens professores que vivem o cristianismo em seu ambiente de trabalho deram um belíssimo testemunho abordando a importância de se adquirir sabedoria diante de Deus, para poder crescer na Fé. Diácono José da Cruz abordou os Sacramentos da Penitência e Eucaristia sendo precedido pela Vivian que falou sobre o valor da Missa.
Daniel, de Sorocaba veio trazer o testemunho do que reprersenta a Jornada Mundial da Juventude e a sua repercursão entre os jovens. Com a entrada da cruz e a animação do Ministério de Música JUAM.

Missa de Cinzas–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Hoje, quarta-feira de cinzas, leva-nos a visualizar a Quaresma. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a oração e o jejum como os princípios da Quaresma.
A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, e muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.

Após o feriado de Carnaval, às 7h00, aconteceu a primeira Missa de Cinzas, com imposição das Cinzas na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, com significativa participação dos fiéis.
Em sua homilia, Pe. Toninho, lembrou da importância de se viver a Quaresma intensamente, jejuando e fazendo penitências, para ter uma Páscoa em Cristo Jesus. Ele comparou a Quaresma com os preparativos de uma grande festa, onde os convidados e organizadores se preparam com antecedência para o grande dia ou grande acontecimento e assim o cristão católico deve se preparar para a Páscoa.

Missa de Cinzas - Manhã (1)Missa de Cinzas - Manhã (2)Missa de Cinzas - Manhã (3)Missa de Cinzas - Manhã (4)Missa de Cinzas - Manhã (5)Missa de Cinzas - Manhã (6)Missa de Cinzas - Manhã (7)Missa de Cinzas - Manhã (8)Missa de Cinzas - Manhã (9)Missa de Cinzas - Manhã (11)Missa de Cinzas - Manhã (12)Missa de Cinzas - Manhã (13)Missa de Cinzas - Manhã (14)Missa de Cinzas - Manhã (15)Missa de Cinzas - Manhã (16)Missa de Cinzas - Manhã (17)Missa de Cinzas - Manhã (18)Missa de Cinzas - Manhã (19)Missa de Cinzas - Manhã (21)Missa de Cinzas - Manhã (22)Missa de Cinzas - Manhã (23)Missa de Cinzas - Manhã (24)Missa de Cinzas - Manhã (25)Missa de Cinzas - Manhã (26)Missa de Cinzas - Manhã (27)

Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação