segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vaticano reconhece 4 mil casos de pedofilia e admite resposta inadequada

 

Simpósio destacou necessidade da Igreja colaborar com autoridades civis para enfrentar problema

Efe

Papa Bento XVI disse que cura das vítimas deve ser 'preocupação prioritária' - L'Osservatore Romano/Efe

L'Osservatore Romano/Efe

Papa Bento XVI disse que cura das vítimas deve ser 'preocupação prioritária'

CIDADE DO VATICANO - Um total de quatro mil casos de abusos sexuais a menores realizados por padres foram denunciados para a Congregação para a Doutrina da Fé nos últimos dez anos, informou nesta segunda-feira, 6, o prefeito da instituição, William Levada, que admitiu que a resposta da Igreja foi "inadequada".

Levada deu estas declarações na Universidade Gregoriana de Roma durante a abertura de um simpósio sobre pedofilia, que irá até o dia 9 de fevereiro e que reúne líderes religiosos.

Durante o ato o prefeito leu uma mensagem do papa Bento XVI, no qual afirma que a cura das vítimas deve ser "a preocupação prioritária" da comunidade cristã e que isso tem que ocorrer ao lado de uma "profunda renovação da igreja em todos os níveis".

Levada, por sua parte, destacou a luta do pontífice contra o abuso de menores, o que começou quando ele era o cardeal Joseph Ratzinger.

O prefeito afirmou que Bento XVI sofreu nos últimos anos "duros ataques" por parte da imprensa, "quando deveria ter recebido a gratidão de toda a igreja e de fora dela" pelo trabalho realizado e sua postura de "tolerância zero" com a pedofilia.

Levada, no entanto, admitiu que as quatro mil denúncias "evidenciaram a inadequada e insuficiente resposta da igreja".

O religioso ressaltou a necessidade da Igreja colaborar com as autoridades civis para enfrentar os casos de padres pedófilos, destacando que o abuso sexual de menores de idade não só é um delito religioso, mas também um crime.

Levada disse ainda que embora as leis civis variem de nação para nação, o princípio sempre é o mesmo: "a igreja tem a obrigação de cooperar com a lei civil e denunciar esses crimes às autoridades competentes".

Bispos se reúnem para curso de formação no Rio de Janeiro



Cerca de 120 bispos se reúnem a partir de hoje, 6, no Centro de Estudos e Formação de Sumaré (RJ) para participarem do Curso para Bispos. O evento, que é realizado há 22 anos, termina nesta sexta-feira, 10, e tem como tema os “50 anos após o Concílio Vaticano II. Novo dinamismo e novas interrogações para a igreja”.
A proposta do curso é oferecer uma série de palestras com oradores de renome para contribuir com a formação e atualização dos bispos. Para o arcebispo do Rio de janeiro, Dom Orani Tempesta, o curso é uma forma de reflexão e partilha entre os religiosos.
“A arquidiocese do Rio tem uma tradição, que vem desde a época do Cardeal Dom Eugênio Sales, de proporcionar, no período de férias, no início do ano, um encontro para bispos. É um trabalho que a arquidiocese faz com muita alegria e vemos que tem sido cada vez mais procurado pelos bispos”, disse.
Além do caráter educativo, o coordenador do Curso dos Bispos, Dom Karl Josef Romer, explicou que outra finalidade do encontro é permitir que os bispos experimentem a beleza da Igreja.
“É um grande proveito para os bispos se enriquecerem durante uma semana e levarem consigo o texto para as suas dioceses onde podem refletir a mensagem junto de seus sacerdotes. Com isso, os bispos sentem a beleza da Igreja, que está aberta para os mais profundos temas e para a problemática e educação do mundo moderno,” ressaltou.

Programação
No curso realizado em 1990, um dos principais conferencistas foi o Cardeal Josef Ratzinger, atual Papa Bento XVI.
Para a edição deste ano, os convidados serão o arcebispo de Kinshasa, no Congo, Cardeal Dom Laurent Monsengwo Pasinya; o secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Jean-Louis Brugués, e o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.
Está prevista uma palestra sobre Constituição Dogmática Dei Verbum, que será ministrada pelo Cardeal Laurent Monsengwo. Outro tema a ser discutido é a Declaração Gravissimum Educationis e o papel das Instituições Católicas de Ensino, que será abordado por Dom Jean-Louis. Por fim, o Cardeal Kurt Koch falará sobre o ecumenismo e o Decreto Unitatis Redentegratio.
A programação também inclui passeios a pontos turísticos da capital fluminense, na quarta-feira, dia 8 de fevereiro.

Fonte: cancaonova.com

1ª Quermesse de N. Sra. Mãe dos Homens

Mãe dos Homens cópia

Programação:

Dia 11/02: A partir das 17h30.

Dia 12/02: A partir das 10h00.

Show com grupos musicais.

Barracas de: Pastel, mini pizza, doce e churrasco.

Local: Em frente à igreja matriz.

Summer Beats 2012: maratona de fé, alegria e muita música



Sol, verão, alegria, diversão, amizades, fé, oração, música, muita música é o que milhares de jovens encontraram no Summer Beats 2012, no parque de diversões PlayCenter, na capital paulista.
O festival de bandas católicas reuniu 9 mil jovens debaixo de um sol de 32Cº. Uma verdadeira maratona! O cansaço chegou, mas os jovens não se deixaram abater. Pelo twitter, ao longo do dia, muitos testemunhos de que a festa jovem valeu a pena, como destacou o produtor musical Rafael Cannizza, em seu perfil na rede social @rafaelcannizza: “Cansado, mas revigorado no Espírito Santo! @summer_beats Parabéns pela organização, estrutura e acolhida. A Igreja é Jovem!!! #jmjrio2013 será D+”.
Na sétima edição do evento, dois palcos fizeram a alegria dos jovens, com shows de bandas conhecidas como Rosa de Saron, Dunga, Adoração e Vida, Adriana, Ceremonya, Lahweh, Oficina G3, Aline Brasil e Tony Allysson. Os jovens cantaram, dançaram sozinhos ou em grupos com belas coreografias. As 10h00 ininterruptas de shows foram aproveitadas da melhor maneira!
Nos dois palcos apresentações o dia todo, para todas as tribos, todos os gostos musicais, como destacou a Banda Rosa de Saron, uma das atrações mais esperadas pelos jovens: “não importa como você seja ou qual a sua tribo. Deus te ama do mesmo jeito”.

Summer Talents

A novidade para o Summer Beats 2012 foi o “Summer Talents” especial: a banda vencedora teria como prêmio a gravação de um CD pela Paulinas Comep.
E quem vai realizar este sonho é a banda Cristo Herói, de Brasília. Confira a colocação e os prêmios das Bandas, dos talentos reconhecidos no Summer Beats 2012:

1º- Cristo Herói
A banda é de Brasília. Como prêmio terá a oportunidade de abrir um show de uma grande banda no próximo Summer Beats; gravará um CD nos estúdios da gravadora Paulinas Comep; ganhará toda parte gráfica do mesmo e um hotsite oferecido pela Kfé Dsigner (O Site será hospedado no Santo Servidor).

2º- Voz Eterna
A banda é de Brasília. O prêmio foi uma bolsa de 6 meses de cursos na escola de Música EM&T para 1 baixista , 1 tecladista, 1 bateista,1 guitarrista e 1 cantor.

3º- Novos Céus
A banda é de Itapecerica da Serra. Receberá 1 ano de assinatura das revistas Bass Player, Guitar Player e Modern Drummer.


Entrevista com o Idealizador do Summer Beats

Confira uma entrevista com o idealizador e organizador do Summer Beats, Antonio Junior, com os principais destaques desta grande festa jovem realizada no dia 05 de fevereiro, no PlayCenter, em São Paulo.
Repórter: E o Summer Beats 2012? Valeu a pena?
Antonio Jr.: Nossa e como!!! Alcançamos nosso objetivo que foi evangelizar a juventude e atingir principalmente aqueles que não conhecem a Jesus.
Repórter: Como foi a presença dos jovens?
Antonio Jr.: Nós tínhamos jovens de todos os cantos do país. Foi sensacional, ver pessoas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Santa Catarina… enfim, o Summer é um evento de jovens do Brasil inteiro.
Repórter: E as bandas? Como foi a participação? Realmente animaram os jovens?
Antonio Jr.: Apresentações Fantásticas cheias de unção. Levaram os jovens a louvar, adorar e a se emocionar com a ação de Deus. E é claro a galera curtiu muito naquele sol de queimar os miolos (risos).
Repórter: Qual o resultado deste Summer Beats 2012?
Antonio Jr.: Tivemos 9 mil jovens, pulando feito loucos. Tivemos também a presença da grande mídia como a Rede Globo de Televisã. Para nós foi um dos nossos melhores eventos em termos de divulgação e estrutura do evento.
Repórter: Um pouco de história… como surgiu o Summer Beats?
Antonio Jr.: O Summer surgiu em 2006 quando eu comecei a visitar eventos e vi que as pessoas em determinados momentos desses eventos deitavam no chão e dormiam. Então Deus colocou no meu coração por que não fazer um evento diferente e onde as pessoas possam ter muitas atividades? O local mais apropriado que achamos foi o Playcenter. Então resolvemos tentar na cara e na coragem e deu muito certo. Já no primeiro evento tínhamos 10 mil pessoas.
Repórter: Qual o objetivo do evento?
Antonio Jr.: Atrair jovens de uma maneira diferente para a igreja, e mostrar que eles podem se divertir sem drogas ou álcool.
Repórter: Quando e onde será o próximo?
Antonio Jr.: Estamos programando o Summer Night e um evento no Hopi Hari.
Repórter: O que podemos esperar para o próximo evento?
Repórter: A mesma qualidade e responsabilidade e empenho na evangelização de jovens.
Repórter: Uma dica, um agradecimento aos jovens que participaram do Summer 2012 e um convite para as próximas edições.
Repórter: Agradeço imensamente a todos os jovens que vão ao evento principalmente os chefes de caravana que lutam para levar pessoas ao evento. Aguardem novidades! Estamos programando muitos eventos para 2012.


Testemunho Jovem

Confira alguns testemunhos dos jovens que participaram do Summer Beats 2012:
O jovem Jefferson Silva, da Arquidiocese de Campinas, destaca os momentos maravilhosos que viveu no Summer Beats:
“O evento Summer Beats 2012 foi maravilhoso, como todos os anos anteriores arrastou uma multidão de jovens e suas várias denominações para o Playcenter: Ministérios Jovens, Pastoral da Juventude, comunidades e movimentos, jovens esses que não tinham ali só a intenção de se divertir nas atrações do parque, mas sim louvar e bendizer a DEUS. Os shows dessa edição foram maravilhosos, podemos destacar o do nosso querido amigo Nilton Júnior que agitou e fez todo mundo sair do chão, além de apresentar juntamente com o cantor e apresentador Netinho as atrações do evento. Dentre as apresentações os mais aguardados eram a banda Rosa de Saron, Adriana, Adoração e Vida e Dunga que fez muita gente chorar fechando com chave de ouro o evento. No evento foi muito destacada a preparação para a JMJ e a expectativa de todos os jovens para esse grande e aguardado evento, embalados pelo refrão que era entoado nos intervalos de uma apresentação e outra: “Quem ama a cruz levanta a mão como é que é?! A Juventude da igreja Bote Fé!” Sem dúvidas a Jornada já começou!”
Para a jovem Juliana Cuani, da Arquidiocese de Sorocaba, além de shows, o evento mostrou a fé e união dos jovens:
“Para mim o Summer Beats não é apenas um dia de diversão em um parque, são shows que evangelizam e unem os jovens, cada um com seu estilo, com seu gosto musical, mas unidos por uma só fé. Tem rock, tem adoração, mas o mais bonito é ver a união de uma juventude que busca a Deus”.
Para conhecer mais sobre o Summer Beats e ver as fotos do evento, acesse o site oficial e veja o link para as redes sociais no www.summerbeats.com.br.



1º Jantar Dançante – Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Porto Feliz

DSCF4500 

Aconteceu neste sábado (4), o 1º Jantar Dançante da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, realizado no barracão de festas da comunidade rural de São Roque no bairro Piquirá. A paróquia pretende realizar uma série de melhorias em sua Igreja Matriz, para isto ao longo do ano realizará eventos para arrecadar fundos.

DSCF4384 DSCF4386 DSCF4387

 

O jantar ofereceu estrogonofe de frango e carne, acompanhado de arroz, batata palha, diversas saladas. Churrasco, bebidas e doces à parte. Foram mais de 400 ingressos vendidos, mais de 750 pessoas passaram pelo evento, que contou estacionamento e segurança. A animação musical ficou sob a responsabilidade do DJ Pierre.

Famílias inteiras participaram, o traje a fantasia não foi obrigatório, mas quem veio, participou do concurso que escolheu os melhores na categoria feminino e masculino adulto. Ambos os ganhadores, doaram o prêmio de R$ 50,00 para a paróquia. Comunidades, Pastorais e Movimentos ajudaram na divulgação e realização do jantar.  O pároco Washington P. Ribeiro agradeceu o empenho de todos.

DSCF4494DSCF4612 DSCF4626 DSCF4628 DSCF4383  DSCF4388 DSCF4390 DSCF4391 DSCF4448 DSCF4449 DSCF4450 DSCF4492

Mais fotos no facebook da Pascom PF.

Reclamação
Moradores e visitantes: foram unânimes em reclamar o abandono das duas vias de acesso até o barracão de festas. Muito buraco, em alguns trechos muita areia. O envio de maquinário para manutenção da estrada se faz urgente.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Prefeito Campaci busca recursos para Capivari junto ao Governo do Estado


 

Reabertura da UTI, recursos para Tratamento de Esgotos e Projetos que influenciam na melhoria da qualidade de vida dos moradores de Capivari foram assuntos tratados por Campaci junto ao Governo do Estado

O Prefeito de Capivari, Luis Campaci, (PMDB) esteve em São Paulo na última quinta-feira,02, em diversas Secretarias do Governo do Estado em busca de recursos e projetos que influenciarão diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A primeira reunião aconteceu na Secretaria Estadual da Saúde onde o Prefeito acompanhou o Presidente da Santa Casa Pascoal Marracini em visita ao coordenador de Regionais de Saúde do Estado de São Paulo Affonso Vivianni reivindicando a reabertura da UTI.
“Levamos o projeto ao Governo do Estado e imediatamente o senhor Vivianni fez contato com a Diretoria de Engenharia da Saúde para que essa faça uma visita a UTI de Capivari. A reforma está avaliada em cerca de R$100.000,00 e após o contato, saímos otimistas que os encaminhamentos serão realizados”, disse o Prefeito.
Campaci registrou ainda que nesta reunião, ele e Paschoal também trataram sobre o déficit anual da UTI de mais de 1 milhão de reais, uma vez que os custos do funcionamento da Unidade de Tratamento Intensiva giram em torno de 200 mil reais mensais e o repasse do SUS continua defasado, em torno de 100 mil.
Affonso disse que este assunto também será levado ao Governador do Estado.


Tratamento de Esgoto
Na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos conversando com o Secretário de Recursos Hídricos Edson Giriboni tratando sobre a Estação de Tratamento de Esgoto Central. Essa estação será modular, contará com tecnologia holandesa e apesar de ser construída em espaço menor orginalmente foi planejada para 30.000 habitantes.
Com a estação de tratamento de esgoto central, Jardim Elisa e ETE Castelani em funcionamento Capivari terá mais de 95% do seu esgoto tratado.


Academias ao ar livre
O Prefeito também aproveitou a sua ida a São Paulo para estar no Fundo Social de Solidariedade em busca de informações sobre um projeto encaminhado pelo Prefeito ao Governo do Estado para trazer para a Capivari uma academia ao Ar Livre semelhante a construída no parque Água Branca.
“Trata-se de uma academia ao ar livre, com equipamentos para a Terceira idade, mas que pode ser utilizada por todas as pessoas. Esta obra com certeza contribuirá para a melhoria da qualidade de vida de muita gente”, finalizou.
Sobre esse projeto o Prefeito Campaci disse que estará em São Paulo novamente no dia 15 de fevereiro, junto a sua esposa Monica Campaci, Presidente do Fundo Social de Solidariedade para assinatura do contrato de mais essa inovação em Capivari.

Curso de turismo em Porto Feliz, SP, direciona alunos a estágios na área Capacitação em recreação e lazer

 

Acontece em janeiro e fevereiro.
Secretaria responsável pretende formar nova turma no mês que vem.

Alunos do curso de capacitação na área de recreação e lazer promovido pela prefeitura dePorto Feliz, interior de São Paulo, vão ganhar oportunidades reais no mercado de trabalho.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, responsável pelo curso, pretende encaminhar os participantes para estágios em hotéis e resorts da cidade e da região.

As aulas acontecem durante os meses de janeiro e fevereiro. Os alunos têm de 16 a 30 anos e, atualmente, não estão trabalhando. Durante a capacitação, eles assistem a aulas teóricas sobre o tema e participam de treinamentos práticos em hotéis.

A previsão da secretaria é que uma nova turma seja formada para receber a capacitação já no início de março.

VOTORANTIM: Prefeitura entrega quase R$ 500 mil para compra de material e uniforme escolar

Com a volta às aulas que acontece hoje (6), a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação, fará a entrega dos cheques às mães ou responsáveis pelos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino para a compra do material e uniforme escolar de verão. Com isso, o Município estará injetando no comércio local R$ 475 mil, em cheques de R$ 45 para cada aluno.

A ação faz parte do Programa de Incentivo à Educação e, neste ano, vai destinar o valor de R$ 25 para a compra do material e R$ 20 para adquirir uniforme escolar de verão. Para tanto, na segunda-feira (6), cada mãe ou responsável legal pelo aluno deverá comparecer na unidade em que o filho está matriculado, munida de documento de identidade, a partir das 10 horas para aqueles que estudam na parte da manhã e às 15 horas para os que estão matriculados na parte da tarde. A entrega do valor será feita pelo professor do aluno na própria sala de aula.

O prefeito Carlos Augusto Pivetta destaca a importância do Programa em três aspectos: a questão da cidadania, respeito às individualidades da criança e incentivo ao comércio local. Desde o ano passado, estão incluídas no Programa também as crianças matriculadas no Maternal II das creches e unidades de ensino infantil.

ESCOLAS SÄO PREPARADAS PARA A VOLTA ÀS AULAS - A Prefeitura de Votorantim está, por outro lado, concluindo os serviços de manutenção nas 46 escolas municipais. Aproveitando o período de férias, durante o mês de janeiro os prédios escolares contaram com reparos na parte hidráulica e elétrica, troca de luminária, pintura e concretagem, além de capinação e roçagem, entre outros, para recepcionar os alunos.

Na segunda-feira (30), a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental "Maria Helena de Moraes Scripillitti", no bairro do Votocel, por exemplo, recebeu concretagem na entrada principal. Na "Profª. Edith Maganini", no bairro da Vossoroca, foi realizada a manutenção no paisagismo, além de serviços de roçagem. Já a Escola "Prof. Lauro Alves de Lima", no Jardim Serrano, contou com pinturas em salas de aula, enquanto a Escola "Izabel Ferreira Coelho" foi dedetizada. Outros serviços também estão sendo realizados nas escolas em meio à limpeza em geral, além de reparos em telhados, limpeza em caixas d'água e manutenção em paisagismo. Os serviços, além de embelezar as escolas, promovem comodidade e segurança às crianças.

A volta às aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil de Votorantim aconteceu já a partir desta quarta-feira (1º). Já nas escolas municipais de Educação Infantil e Fundamental, o retorno é na próxima segunda-feira (6).

http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=220939

IPERÓ: Projeto prevê aumento salarial para professores do ensino municipal

 

A Prefeitura de Iperó está encaminhando à Câmara de Vereadores, nesta semana, projeto de lei complementar que prevê aumento salarial de 12% para os profissionais do Magistério público municipal e que beneficiará tanto aos cargos efetivos, quantos aos comissionados. A medida tem por objetivo dar continuidade ao processo de valorização dos profissionais do Magistério em atendimento à lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização aos Profissionais da Educação (Fundeb) e em reconhecimento aos relevantes serviços desenvolvidos pelos professores com os estudantes da rede municipal de ensino.

Como destaca a Prefeitura local, o salário desses profissionais estava totalmente defasado e a atual Administração vem trabalhando fortemente para reverter esse quadro. Recentemente, o Governo Municipal também realizou o pagamento dos saldos remanescentes do Fundef referentes ao ano de 2005, após acordo judicial, injetando na economia local aproxidamente R$ 1 milhão.

A diretora da Escola Elisa, Josana de Fátima de Moraes, comemora a notícia e espera que o projeto seja aprovado pela Câmara. "Agradeço aos esforços da atual gestão, principalmente da secretária de Educação, Cultura e Esporte, que vem trabalhando fortemente na questão da valorização dos profissionais. Só tenho a agradecer", declara.

É também graças aos esforços da atual Administração que a qualidade do Ensino Municipal vem crescendo em Iperó. Diversos alunos da rede estão ingressando em escolas do ensino técnico em Sorocaba e também nas universidades. "Tanto o Governo Municipal, quanto o corpo docente de nossas escolas estão cada vez mais engajados para garantir um futuro melhor aos nossos jovens", completa a secretária de Educação, Cultura e Esporte.

http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=220939

40 toneladas de milho em dez dias de festa em Itapetininga, SP

 

Há 15 anos, produtor rural doa o milho para o evento. São esperadas 30 mil pessoas durante os 10 dias de festa.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Segue até o próximo dia 12, a 26ª Festa do Milho de Itapetininga, no interior de São Paulo. A festa que teve início nestas sexta-feira (03) deverá receber 30 mil pessoas nos dez dias de evento. O evento começou por iniciativa de um padre da igreja de São Roque, na Vila Rio Branco.

Para prepar os diversos pratos da festa, o responsável pelo abastecimento de milho é o agricultor Miguel Barros. A TV Tem foi até a propriedade dele para mostrar um pouco dessa história.

Miguel explica que há 15 anos doa o milho verde à Igreja. Para a edição de 2012, serão 40 toneladas do produto. O agricultor afirma que doar o milho para a festa é uma forma de agradecer a Deus pela produção. Na propriedade dele foram cultivados 435 hectares de milho. Por ano, são colhidas aproximadamente cinco mil toneladas do produto.

Com a doação, são prepados pamonha, sopa, curau, croquete, bolo, suco, sorvete, milho cozido e bolinho de frango. A festa conta com voluntários que ajudam na cozinha. O funcionário público, Amauri do Amaral, cuida das panelas. Cada uma cozinha 50 litros de caldo de milho, o prato mais procurado na festa. São aproximadamente duas horas e meia para preparar o caldo de milho.

Mais de 30 mil pessoas são esperadas nesta edição. O evento acontece ao lado da matriz de São Roque, na Vila Rio Branco, todos os dias. A igreja fica na Rua Padre Carlos Regatieri, 71.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 06/02/2012

Jesus cura em Genesaré

Mc 6,53-56
Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré, onde amarraram o barco na praia. Quando desceram do barco, o povo logo reconheceu Jesus. Então, eles saíram correndo por toda aquela região, começaram a trazer os doentes em camas e os levavam para o lugar onde sabiam que Jesus estava. Em todos os lugares aonde ele ia, isto é, nos povoados, nas cidades e nas fazendas, punham os doentes nas praças e pediam a Jesus que os deixasse pelo menos tocar na barra da sua roupa. E todos os que tocavam nela ficavam curados.