quarta-feira, 2 de março de 2011

Chuvas destroem ponte em Boituva


As chuvas do último final de semana causaram danos à area rural da cidade de Boituva. A ponte do bairro Jerivá foi levada pelas águas no último final de semana. As obras para a restauração do local começaram nesta terça-feira (1°).
A ponte que passa por um córrego, antes possuia capacitade de vazão de aproximadamente 3 m³, com as obras, o Secretário Orley Cardoso afirmou que pretente aumentar a capacidade para 24 m³ de vazão da água.
A previsão para a conclusão das obras é aproximadamente 10 dias, sujeito a alterações em função do período de chuvas.

Carnaval de Porto Feliz começa neste sábado


Começa neste sábado, 5, o carnaval de Porto Feliz com desfile de escolas e blocos nas ruas centrais e shows no Centro Municipal de Exposições (Cemex). A organização é da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável.

Neste sábado, 5, às 19h30, haverá desfile dos blocos Banda do Mé, As Adelaides, Banda Angélica, Gaiola das Virgens e Arena TNT nas ruas do centro da cidade.

No domingo, 6, a folia continua com matinê na Praça do Maçon, no Jardim Vante, a partir das 14h. À noite, acontece o desfile das escolas de samba Acadêmicos da Barra e Monções nas ruas centrais.

O carnaval prossegue na segunda-feira, 7, com matinê na Rua Francisco Gomes de Toledo, na Vila Angélica, às 14h. O desfile dos blocos Banda do Mé, As Adelaides e Nostravamos e da escola de samba Espada de Ouro acontece a partir das 19h30 nas ruas do centro.

Encerrando a programação, na terça-feira, 8, a matinê será na Praça 13 de Maio, nas Casas Populares, a partir das 14h. Às 19h30, as escolas Acadêmicos da Barra e Monções fecham o carnaval de rua de Porto Feliz.

De 5 a 8 de março, após o desfile, haverá shows no Centro Municipal de Exposições (Cemex) com as bandas Cantaê, Iowa, Pagode da Thita e DJs. O evento começa à meia-noite, com entrada gratuita.

Segurança
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável um sistema de segurança garantirá a tranqüilidade dos foliões durante o carnaval. Nas ruas centrais, no trajeto do desfile das escolas e blocos carnavalescos, serão colocadas 13 câmeras de monitoramento — as imagens serão gravadas através de uma central localizada no Posto de Informações Turísticas (PIT). Além disso, em todas as noites do carnaval haverá 70 orientadores de público, 30 GCMs, 25 PMs e sete agentes de trânsito (um na fiscalização de radar).
Nas matinês nos bairros Jardim Vante, Casas Populares e Vila Angélica a estrutura de segurança contará com seis orientadores de público, GCM e PM.
No Centro Municipal de Exposições (Cemex) durante os shows dos grupos Cantaê, Pagode da Tita, Iowa e apresentação de DJ’s haverá 15 orientadores de público, GCM e PM.

Pontos de acesso
Oito pontos serão disponibilizados para o acesso do público ao perímetro do evento no centro da cidade. Em cada um deles haverá revista por detector de metais. São eles: rua José Bonifácio com Cardoso Pimentel (esquina da Bandimóveis), rua José Bonifácio com Joaquim Agostinho Torres (esquina Padaria São João), rua Barão do Rio Branco (próximo da agência de correios), rua Joaquim Olavo de Carvalho (próximo à Comercial Dec), rua Otoni Joaquim de Souza (Estação das Artes), rua Rui Barbosa com praça Lauro Maurino (Câmara Municipal), rua Dr. Alvim com André Rocha (atrás da igreja Matriz), e rua Custódia Sacramento Perpétuo (lateral igreja Matriz).
Não será permitida a entrada de bebidas em garrafas de vidro, latas e spray de espuma no perímetro do evento.
Os motoristas devem ficar atentos com a interdição das ruas centrais durante o carnaval a partir das 17h.

Outras ações
Nos dias do carnaval de rua, de 5 a 8, o Conselho Tutelar atuará na orientação para que os proprietários de bares não vendam bebidas alcoólicas a menores. O conselho contará ainda com uma tenda na Praça da Matriz para atendimento à população.
A Secretaria de Saúde também montará uma tenda na Praça da Matriz para a distribuição de aproximadamente 10 mil preservativos. Além disso, disponibilizará uma ambulância no centro e outra no Cemex. Como trabalho preventivo, a Saúde distribuiu através dos agentes comunitários leques com explicações sobre a AIDS.






Tietê: Campanha celebra Dia Internacional da Mulher com atividades de combate ao câncer

Começou nesta segunda-feira, dia 28, e irá até o dia 03 de março, a campanha que a  Prefeitura de Tietê, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde promove a Campanha da Saúde da Mulher.
A iniciativa do departamento de Vigilância Epidemiológica aproveita a semana do Dia Internacional da Mulher para chamar a atenção das tieteenses para a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, os mais comuns do gênero.
Segundo informações da V.E, só nos últimos quatro anos, 23 mulheres foram vitimadas pelo câncer ginecológico no município.
Para impedir o avanço dessas patologias, serão oferecidos nas unidades básicas de saúde dos bairros Povo Feliz, São Pedro, COHAB e Centro os exames clínicos de Papanicolaou e de mamas.
Além disso, estarão disponíveis profissionais para orientações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e o Planejamento Familiar.
Não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer nos referidos postos das 17h às 19h, entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março.
Vale lembrar que para a coleta do Papanicolaou é necessário não ter tido relações sexuais nas últimas 24 horas, evitar duchas e cremes vaginais e não estar menstruada.
“É mais fácil lutar pela saúde, do que lutar contra a doença”
Aproveite a oportunidade – Previna-se!

Tríduo de São José – comunidade Caic – programação!

sao-jose

Tríduo em Louvor a São José

Bairro Caic – Paróquia N. Sra. Aparecida – Porto feliz – SP


PARTE RELIGIOSA

17/03 - Quinta-Feira

19h30m – Missa da Família

Tema – São José, chefe da Sagrada Família

Preside – Pe. Ricardo Cirino Vaz

Liturgia – Com. São João Batista – Faxinal

 

 

18/03 – Sexta Feira

19h30m – Celebração Vocacional

Tema – São José, patrono das Vocações

Preside – Seminaristas Rodrigo e Juliano

Liturgia – Com. São José e São Bento

 

 

19/03 – Sábado (Solenidade de São José)

19h00m – Missa Solene e Procissão

Tema – São José, pai da Igreja

Preside – Pe. Washington P. Ribeiro

Liturgia – Paroquial

 

 

20/03 – Domingo

(Benção das carteiras de trabalho)

10h00m – Celebração da Palavra

Tema – São José, modelo dos operários

Preside – Diácono Valmir A. de Oliveira

Liturgia –São José – Caic

 

DSCF0002

PARTE RECREATIVA

19/03 – Sábado

Após a Solenidade – quermesse com barracas de bebida, doce, pastel, frango a passarinho, mandioca e Leilão de prendas.

20/03 – Domingo

Após a Celebração – quermesse com barracas de bebida, doce, pastel, frango a passarinho e mandioca

14h30m – Show de prêmios

Visto – Padre Washington P. Ribeiro

Administrador Paroquial

Diácono Valmir Aparecido de Oliveira

Comunidade São José - Caic

PT em Porto Feliz comemora 31 Anos

 PT PORTO FELIZ

No dia 26 de fevereiro foi realizado na APAE de Porto Feliz o Jantar Dançante do Partido dos Trabalhadores, em comemoração ao aniversário de 31 anos de fundação do partido. Em Porto Feliz o partido existe há 23 anos.

IMG_2819

Mais de cem filiados e simpatizantes assistiram à apresentação do Grupo Magnum.

Durante o evento ocorreu a cerimônia de entrega das carteirinhas aos novos filiados.

Presentes prefeito Cláudio Maffei, vice-prefeito Júlio César Bronze, presidente do partido Patrícia Rosa Maffei, presidente da Câmara Municipal vereador Roberto Brandão Rodrigues, vereadores Ednílson de Jesus Macedo, Marco Antonio Campos Vieira e Urias de Oliveira.

 

IMG_2900 IMG_2786 IMG_2793  IMG_2839 IMG_2886 IMG_2896

Fotos: divulgação
Texto enviado por Julio Yamamoto, assessor parlamentar!

Acesse: http://www.pt-pfz.org.br/pt-pfz2009/

Aquecimento global é tema da Campanha da Fraternidade 2011



“Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.
Este é o objetivo da Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que será aberta, em nível nacional, na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março, na sede da CNBB.
Com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”, a CF chama a atenção especialmente para as questões do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Motivada pela fé
Segundo o secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, é a fé que motiva a Igreja a discutir temas como o proposto pela CF-2011. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica.
Dom Dimas destacou ainda que a ecologia humana é de “suma importância” para as discussões porque trata a vida como um todo e não distingue a vida do planeta da vida dos seres humanos. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo Papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o Papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”.
A partir de março, o debate do tema proposto pela Campanha ganha as paróquias, comunidades e os mais diversos espaços.“A temática é uma preocupação social da Igreja que quer despertar as pessoas para a educação ambiental porque, a partir do nosso dia-a-dia, precisamos diminuir o consumo e tomar algumas medidas que impliquem em menos gastos e mais educação para a vida do nosso planeta”, sublinhou o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias.
De acordo com o secretário, os temas sociais apresentados pelas Campanhas da Fraternidade refletem o papel da Igreja junto à sociedade. “A Igreja toma esses temas como reflexão para servir à sociedade, porque implicam em sofrimento, dores, morte. A Igreja, imbuída da missão de evangelizar, procura levar a luz de Deus àquela situação, para que brote a vida no seio da sociedade”, disse o padre.

Objetivos e estratégias
Além do objetivo geral, CF apresenta alguns objetivos específicos como viabilizar meios para formação da consciência ambiental; promover discussões sobre a problemática; mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais. Algumas estratégias também são adotadas como mobilizar pessoas, Igrejas e a sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais; denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

Coleta da Solidariedade
Um dos gestos concretos propostos pela CF é a Coleta da Solidariedade, que é feita em todas as dioceses do país no Domingo de Ramos e, neste ano, acontecerá no dia dia 17 de abril. Do total arrecadado, as dioceses destinam 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Os outros 60% ficam nas dioceses, formando o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), para o atendimento a projetos locais. Os recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade são destinados prioritariamente a projetos que atendam os objetivos propostos pela CF-2011. No ano passado, os 40% enviados pelas dioceses para o FNS somaram R$ 3.807.769,55.


Fonte: Canção Nova




Movimento do Emaús realiza encontro jovem masculino

emaus Convite do Emaús de Sorocaba

Oi Jovens de 18 á 26 anos de Porto Feliz

O 67º Curso de Emaús Masculino, será realizado nos dias: 07/04/11 e 10/04/2011. As fichas de inscrição já estão a disposição nas reuniões de sexta-feira a partir das 19h45m, no CAP- Centro Arquidiocesano de Pastoral, da Arquidiocese de Sorocaba - SP em frente a Praça Nove de Julho.


Maiores informações com Rafael ou Sergio no local, ou visite nosso orkut e deixe seu e-mail, telefone -  clique aqui.

As inscrições poderão ser feitas até dia 25/03/2011.


santaclara_dito 
"Maria, Mãe de Deus e da Igreja."
Abraços.
Emaús - Sorocaba

Salmo



Salmo 99

1 O Senhor reina, tremam os povos; ele está entronizado sobre os querubins, estremeça a terra.

2 O Senhor é grande em Sião, e exaltado acima de todos os povos.

3 Louvem o teu nome, grande e tremendo; pois é santo.

4 És Rei poderoso que amas a justiça; estabeleces a eqüidade, executas juízo e justiça em Jacó.

5 Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés; porque ele é santo.

6 Moisés e Arão entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocavam o seu nome, clamavam ao Senhor, e ele os ouvia.

7 Na coluna de nuvem lhes falava; eles guardavam os seus testemunhos, e os estatutos que lhes dera.

8 Tu os ouviste, Senhor nosso Deus; tu foste para eles um Deus perdoador, embora vingador dos seus atos.

9 Exaltai o Senhor nosso Deus e adorai-o no seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus é santo.

Papa pede que América Latina seja fiel ao Evangelho



“Para que as nações da América Latina possam caminhar na fidelidade ao Evangelho e progredir na justiça social e na paz”: essa é a intenção geral de oração do Papa Bento XVI para o mês de março.
Justamente a fidelidade ao Evangelho e a justiça social foram questões centrais da última viagem apostólica de Bento XVI no Brasil, realizada em m maio de 2007, em ocasião da 5ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe.
A América Latina precisa de cristãos fiéis ao Evangelho para enfrentar os diversos problemas sociais que afligem o continente, ressaltou o Papa aos bispos latinoamericanos e caribenhos.
“Para o futuro da Igreja na América Latina e no Caribe é importante que os cristãos aprofundem e assumam o estilo de vida próprio dos discípulos de Jesus: simples e alegre, com uma fé solida enraizada na parte mais íntima do coração e alimentada pela oração e pelos sacramentos”, evidenciou Bento XVI, na Audiência com a Pontifícia Comissão para a América Latina, em 20 de janeiro de 2007.
Também em resposta à proliferação de seitas e movimentos pseudo-religiosos, o Papa pede aos católicos latinoamericanos que façam de si mesmos uma mensagem evangélica “mergulhada nas raízes da cultura”. O Pontífice ressaltou que a fidelidade em Cristo é a melhor garantia para proteger a dignidade humana, a justiça social e a convivência pacífica.
“Deve-se reconhecer e diferenciar sempre a dignidade de cada ser humano como critério fundamental dos projetos sociais, culturais e econômicos, que ajudam a construir a história segundo o desígnio de Deus”, afirmou o Papa.
O Pontífice adverte também que é preciso enfrentar o avanço do pensamento secularista, hedonista e consumista, que na América Latina tem ferido os valores familiares.
“Temos que reiterar que o matrimônio e a família possuem seu fundamento no núcleo mais íntimo da verdade sobre o homem e seu destino; somente sobre rocha do amor conjugal, fiel e estável, entre um homem e uma mulher, pode-se edificar uma comunidade digna do ser humano”, enfatizou Bento XVI.
A Igreja latinoamericano, constatou o Papa, é fruto de “uma epopeia missionária” extraordinária, assim, em sua viagem a São Paulo e Aparecida, em maio de 2007, ele exaltou para que os católicos façam da América Latina realmente “o continente da esperança”.
Em sua visita à Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP), Bento XVI fez um forte apelo aos traficantes de droga para que convertessem seus corações. “Aos traficantes peço que reflitam sobre o mal que estão fazendo a uma multidão de jovens e adultos de todos os níveis sociais: Deus pedirá conta daquilo que fizeram”. E o Papa disse ainda que “a dignidade humana não pode ser pisoteada deste modo”.
“Onde a sociedade não vê mais futuro ou esperança os cristãos são chamados a anunciar a força da Ressurreição”, encorajou o Santo Padre. E justamente na Fazenda da Esperança, onde tantos jovens buscam se recuperar do vício das drogas e do álcool, o Bispo de Roma ressaltou a importância do testemunho do “Evangelho de Cristo em meio a uma sociedade consumista afastada de Deus”.

Intensão missionária
O Papa Bento XVI pede também, especialmente neste mês de março, por todos os cristãos e comunidades perseguidas ou discriminados por causa do Evangelho, "para que o Espírito Santo dê luz e força".


Fonte: Canção Nova


Mau tempo atrapalha inauguração de luzes do Cristo Redentor



Uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor recebeu na noite desta terça-feira um novo sistema de iluminação como parte da abertura das comemorações dos 80 anos do monumento, considerado santuário pela Organização das Nações Unidas em 2006. Por causa das nuvens que cobriam o morro do Corcovado, não foi possível visualizar por completo a nova decoração. As luzes foram acesas às 19h30, aproveitando o 446º aniversário da cidade do Rio de Janeiro.


"Já determinei, através do Centro de Comando da Prefeitura, que as nuvens se afastassem para que a gente veja a nova iluminação", brincou o prefeito Eduardo Paes (PMDB). Apesar dos "esforços" do prefeito, as nuvens continuaram a cercar o morro e, às 19h36, quando foi acionado o sistema, tudo o que se pôde ver, do Palácio das Laranjeiras - onde se realizou a cerimônia de inauguração - foram vultos em tons azulados.
Para realizar o projeto do designer de luz Peter Gasper, foram instalados 300 projetores com tecnologia LED, que prometem ser mais eficazes tanto no consumo de energia quanto nas possibilidades de criar cenas para iluminar o Cristo em datas especiais. De acordo com a empresa Osram, patrocinadora do projeto e responsável pela iluminação, a energia necessária para iluminar o Cristo se equiparava ao uso de 40 chuveiros elétricos. As lâmpadas têm durabilidade de 10 anos. Com o novo sistema, a energia dispensada será equivalente ao uso de apenas dois chuveiros elétricos.
A arquidiocese do Rio prepara uma série de atividades envolvendo esporte, moda, música, gastronomia, cinema, fotografia, além de eventos religiosos, para celebrar os 80 anos do Cristo, a serem completos no próximo dia 12 de outubro. A arquidiocese também preparou réplicas do Cristo, medindo 4 m de altura cada, que vão ser expor em todas as capitais brasileiras e em diversas cidades do mundo.

"O Santo Padre compartilha a alegria da diocese do Rio de Janeiro, bem como todo povo brasileiro pelo seu mais querido símbolo", abençoou o papa Bento XVI, através de uma nota enviada para o arcebispo Orani Tempesta.

fonte: terra noticias

Evangelho do dia

Tiago e João desejam honrarias
Mc 10,32-45






Jesus e os discípulos iam pela estrada, subindo para Jerusalém. Ele caminhava na frente, e os discípulos, espantados, iam atrás dele; as outras pessoas que iam com eles estavam com medo. Então Jesus chamou outra vez os discípulos para um lado e começou a falar sobre o que ia acontecer com ele. Jesus disse:
- Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, cuspir nele, bater nele e matá-lo; mas três dias depois ele ressuscitará.
Depois Tiago e João, filhos de Zebedeu, chegaram perto de Jesus e disseram:
- Mestre, queremos lhe pedir um favor.
- O que vocês querem que eu faça para vocês? - perguntou Jesus.
Eles responderam:
- Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda.
Jesus respondeu:
- Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado?
Eles disseram:
- Podemos.
Então Jesus disse:
- De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber e receberão o batismo com que vou ser batizado. Mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi Deus quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse:
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles.