quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Arcebispo pede intervenção do governo para proteger cristãos

Na Nigéria, o movimento extremista islâmico Boko Haram voltou à mídia depois dos atentados no Natal, que mataram dezenas de pessoas em vários pontos do país.
O grupo deu um ultimato de três dias para que os cristãos abandonem o norte do país, de maioria muçulmana. A propósito, a Rádio Vaticano entrevistou o Arcebispo de Jos, Dom Ignatius Ayau Kaigama:
D. Kaigama:- ''As igrejas foram destruídas e vidas foram perdidas e não há sinal de que tudo isso possa acabar até que o Governo intervenha de maneira decisiva. Jamais deixamos de pedir aos cristãos que tenham consciência do problema da segurança. Quando vão à igreja, devem estar atentos e não devem baixar a guarda nem mesmo em suas casas. Nós nos opomos às represálias e continuamos a pregar a paz, esperando que todos nós, na Nigéria, muçulmanos e cristãos, saremos capazes de trabalhar e viver felizmente juntos."
"Esta é a nossa posição: não à violência, não à represália. Queremos viver na paz", declarou Dom Kaigama.
Todavia, o Arcebispo refere que muitos cristãos começaram a abandonar o Norte, por sentirem-se
"pouco aceitos e pouco seguros".


Fonte: Cancaonova.com
 

Desportivo Brasil é pressionado e leva empate no fim do Criciúma



O Desportivo Brasil passou sufoco, tentou resistir, mas levou o empate no fim da partida contra o Criciúma, nesta quarta-feira, em Porto Feliz, na estreia da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time paulista, que ficou em terceiro lugar na Copinha do ano passado ficou na frente no placar até poucos minutos do fim, mas acabou somando apenas um ponto.
As duas equipes deram sinais de nervosismo no começo e priorizaram bastante a marcação. Faltou espaço para os atacantes, que perdiam as jogadas no meio de campo.
Tanto que o primeiro gol saiu em um chute de fora da área. Júnior arriscou de longe e acertou o canto do gol do Criciúma, abrindo o placar a favor do Desportivo Brasil aos 23 minutos.
O gol fez o Criciúma entrar no jogo e passar a dominar o meio de campo. Os paulistas, no entanto, eram mais perigosos em jogadas de contra-ataque.
Foi nesse ritmo que também aos 23, mas do segundo tempo, o Criciúma conseguiu o empate, também de fora da área. Foi em cobrança de falta milimétrica de Baiano, que acertou o ângulo, sem chances para o goleiro.
Mas o gol não chegou a assustar o Desportivo Brasil, que voltou a ficar à frente no placar três minutos depois. José Junior arrancou com a bola e lançou Chico, que recebeu em velocidade e chutou no canto direito do goleiro.
O Criciúma, então foi com tudo ao ataque e no fim conseguiu o empate. Aos 37, em cruzamento da direita, Maique aproveitou falha da defesa, que não conseguiu desviar, e completou para deixar tudo igual e selar o resultado da partida.


Já pelo outro jogo do grupo o Atlético-MG venceu e assumiu a liderança do grupo



O Atlético-MG jogou mal, mas com um gol no fim estreou com vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior ao vencer o CRB-AL por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Porto Feliz. O jogo foi fraco tecnicamente e com poucas chances, mas o gol de Paulo Henrique salvou o Galo no interior paulista.
O jogo foi de pouquíssimas oportunidades na primeira etapa e as defesas levaram a melhor sobre os ataques em quase toda a partida. No primeiro tempo, cada equipe teve apenas uma chance de gol, decepcionando quem compareceu ao estádio.
A partida seguiu monótona na segunda etapa e o resultado caminhava para um 0 a 0, o que animava a torcida da casa, que viu, momentos antes, o Desportivo Brasil empatar por 2 a 2 com o Criciúma. Mas a igualdade acabou perto do fim do jogo.
Aos 40 do segundo tempo, Paulo Henrique recebeu cruzamento vindo da esquerda e escorou de cabeça para o gol. Com vantagem no placar, o Galo administrou o resultado e largou na frente na competição.
Na próxima rodada, o Atlético-MG vai enfrentar o Criciúma, enquanto o CRB terá pela frente o Desportivo Brasil. As duas partidas acontecem no sábado.



Fonte: Globoesporte.com

Encontro das Canoas encerra Festa do Divino em Tietê

 

O Encontro das Canoas encerrou no último sábado do ano de 2011, dia 31, a Festa do Divino Espírito Santo em Tietê, tradição que se repete há mais de 170 anos, depois de uma promessa do povo ribeirinho ao Divino para que intercedesse para o fim da “grande peste” que assolou a cidade em meados de 1830, matando muitas pessoas. A cerimônia foi acompanhada por milhares de pessoas que às margens do rio Tietê aplaudiram e acenaram para os irmãos do Divino, o andor, festeiros e religiosos que ocuparam os batelões denominados com os dons do Espírito Santo.
A peregrinação do Divino começa sempre no início de outubro, quando a Irmandade visita todas as famílias tieteenses. Dois eventos marcam essa peregrinação: a Subida e a Descida das Canoas. Durante esse tempo até o último sábado do ano, as famílias oferecem pousos e almoços aos Irmãos do Divino. Todas as cerimônias são carregadas de muita emoção e levam os devotos às lágrimas.

Depois que terminou o Encontro foi celebrada Missa Campal em novo palco construído pela prefeitura municipal em parceria com a Igreja e algumas empresas, na Praça do Divino. A Missa foi presidida pelo padre José Pereira, que já foi vigário em Tietê, concelebrada por outros sacerdotes, entre eles, os párocos da Santíssima Trindade, Padre José Villas Boas e da Aparecida, Cônego Emilio Grando.

No encerramento da missa foram anunciados os sete casais de novos festeiros para 2012, que são: Adriano José Saccon e Maria de Lourdes Tessin Sacon, Diego Tadeu de Campos Bom e Estela Maria Foresto Cancian Bom, José Antonio Carniel e Maria Regina Mella Carniel, Luis Antonio Rodrigues Camargo e Rosinete Nitrini Bertola Camargo, Odivaldo Bento e Ana Lucia Zambianco Milane Bento, Oreste Zonta e Ilce Zonta e Valmir Lucinei Giacomazzi e Débora Maria Polastri de Souza Giacomazzi.
Após o encerramento da Missa, foi realizada a quermesse com leilão no Barracão de Festas da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Site do CN Notícias tem mais de 3,5 milhões de acessos em 2011


Da Redação

Montagem sobre fotos de Arquivo

Equipe web do CN Notícias em 2011 (sentido horário): Luciane Marins, Gracielle Reis, Leonardo Meira, Nicole Melhado, Mirticeli Medeiros e Kelen Galvan

O noticias.cancaonova.com contabilizou 3.548.164 acessos em todo o ano de 2011. Os dados são do setor de estatísticas do Sistema Canção Nova de Comunicação.
O mês de maio foi o que registrou o maior número de acessos: 408.071, cerca de 13.164 por dia.  Foi justamente nesse período que aconteceu a
Beatificação do Papa João Paulo II. A equipe do CN Notícias fez uma ampla cobertura do evento para a TV, Rádio e, claro, internet.
Além disso, o noticias.cancaonova.com dedicou-se à cobertura das viagens apostólicas do Papa
Bento XVI à Croácia, Alemanha e Benin.
O ano de 2011 foi marcado pela inesquecível
Jornada Mundial da Juventude em Madri, Espanha, onde quase 2 milhões de jovens de 193 países encontraram-se com o Santo Padre. A celebração do Encontro de Assis, em outubro, ocupou lugar de destaque em nosso noticiário.
No Brasil, o noticias.cancaonova.com esteve presente na cobertura completa da
Assembleia da CNBB, no Muticom, no Congresso  pela Vida, na Festa da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida, no acolhimento da Cruz e do Ícone Mariano da JMJ e na Beatificação de Irmã Dulce.
Palavras do Santo Padre
Em 2011, você pôde acompanhar cotidianamente no noticias.cancaonova.com as notícias do
Brasil, do mundo e as palavras do Santo Padre em suas mensagens, homilias, discursos, nas Catequeses das quartas-feiras e nas orações do Angelus – com traduções em português, na íntegra, em primeira mão.

Jornalismo a Serviço da vida e da esperança

Durante todo o ano, a equipe web do jornalismo Canção Nova também dedicou-se à produção de reportagem que valorizam a vida, a família e os valores cristãos. O noticias.cancaonova.com  trouxe ainda reportagens especiais sobre teologia, doutrina e fé católicas.

CN Notícias nas redes sociais

Em 2011, o CN Notícias ingressou nas redes sociais, interagindo mais com os internautas por meio de sua página no Facebook e no Twitter, que tem hoje mais de 20 mil seguidores.
O noticias.cancaonova.com agradece a todos os internautas que nos acompanharam durante 2011 e renova a todos o seu compromisso com a defesa da vida e a promoção da esperança.

Policial quer adotar cão que levou tiro na cabeça em Itajobi, SP

 

Animal foi ferido pelo dono em Nova Cardoso, distrito de Itajobi, SP. Outros dois cachorros foram mortos com disparos de espingarda.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

1 comentário

Cão levou um tiro na cabeça (Foto: Rodrigo Mansil / TV TEM)
Veterinária mostra o furo da bala na cabeça do cachorro (Foto: Rodrigo Mansil / TV TEM)

O policial militar Humberto Pereira, que atendeu a ocorrência de execução de dois cachorros em uma propriedade rural em Nova Cardoso, distrito de Itajobi, disse que adotará o único animal sobrevivente a um disparo de espingarda. “Vamos aguardar pela recuperação dele. Se tudo correr bem, vou ficar com o cachorro”, informou.

A veterinária Andréia Cristina Ambrizzi conta que o pastor belga ainda corre risco de morrer. “Estou com ele a menos de 24h. Risco de morte existe porque um projétil atingiu o crânio”. A profissional ainda comenta que há possibilidade de perda nos movimentos. “Como a bala afetou o lado direito da cabeça, o cão está com dificuldade para andar. Fica deitado, mas consegue se alimentar”, explica. Ele também recebe medicação e deverá permanecer na clínica pelo menos durante uma semana.

O cão tem cerca de 2 anos de vida e foi encontrado pelo policial depois de ter recebido o tiro. O soldado informou que o dono da chácara estava irritado com as perdas de outros animais que cria no local. “Ele disse que estava trazendo prejuízo para a propriedade”, lembra. Outros dois cães foram sacrificados a tiros pelo mesmo motivo.

O autor dos disparos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma. Depois de prestar depoimento, ele pagou fiança dois salários mínimos e responderá em liberdade pelo crime de maus tratos a animais.

Vereadores ituanos terão o maior salário da região em 2013

 

Projeto de lei que aumenta em cerca de 60% o salário dos legisladores para o mandato de 2013 foi aprovado em dezembro, durante sessão extraordinária. Aumento foi proposto pela então Mesa Diretora

No último dia 15, os vereadores ituanos aprovaram, em sessão extraordinária, um projeto de lei que aumenta em cerca de 60% o salário dos legisladores para o mandato de 2013. O projeto foi apresentado pela então Mesa Diretora, composta pelo presidente Givanildo Soares, e pelo vice-presidente Rick Schimidt e pelos secretários Nair Langue e Neto Belucci.

A aprovação gerou resposta imediada da população nas redes sociais, indignada com o aumento de R$ 6.250,00 para R$ 10.021,00. A internauta Fabiana Borges de Camargo foi uma das que se manifestou. "Ser eleito vereador em Itu é como ganhar na Mega-sena", afirmou.

Para Sergio Sakayemura, como o salário dos vereadores sai do bolso dos eleitores, deveria ter outro destino. "Já que o dinheiro é nosso, eu prefiro que ele seja revertido para quem realmente necessita".

Mas enquanto uns reclamaram, outros acharam melhor propor uma boa destinação para este aumento. "Proponho que os políticos que forem candidatos a vereador nas próximas eleições e que, de fato não concordem com esse aumento, registrem em cartório que doarão a alguma entidade assistencial de Itu a diferença salarial proveniente desse reajuste, caso sejam eleitos", foi a ideia de Joaquim Galvão.

Comparativo

Com o aumento já definido, os vereadores de Itu passarão a receber os maiores salários da região, conforme levantamento feito pelo Itunotícias.

Nossa vizinha mais próxima, a cidade de Salto, com 105 mil habitantes, conforme dados do Censo/IBGE de 2010, possui 11 vereadores que recebem mensalmente R$ 5.519,99. Segundo comunicado enviado pela assessoria de imprensa da Casa, "até o presente momento não foi apresentado nenhum projeto fixando o subsídio para a próxima Legislatura".

Indaiatuba, com 205 mil habitantes, possui o mesmo número de vereadores que Itu e oferece um salário de R$ 4.770,00 a cada um deles. Por lá também não há previsão de aumento para 2013.

Cabreúva, com seus pouco mais de 41 mil habitantes, possui 9 vereadores, com salário de R$ 4.042,00. O presidente da Casa, Henrique Martin, declarou ser "contrário a qualquer tipo de aumento, tanto no valor do salário, quanto no número de cadeiras", se referindo também ao aumento no número de vereadores que poderão ser eleitos na próxima eleição.

A única cidade que já aprovou o aumento salarial para a 2013 foi Porto Feliz. Na Terra das Monções os vereadores ganham atualmente R$ 2.660,00 e os novos eleitos receberão R$ 3.800,00. A cidade possui quase 49 mil habitantes e 9 representantes do povo.

Em Sorocaba, uma tentativa de aumento de salário foi realizada em 2010, mas a pressão popular fez com que os vereadores revogassem o projeto. Na ocasião, os edis haviam aprovado, por unanimidade, um aumento de cerca de 93% - de R$ 8 mil para R$ 15 mil.

Atualmente, os vereadores sorocabanos recebem R$ 8.398,75. Vale lembrar que a cidade de Sorocaba possui mais de 593 mil habitantes e 20 vereadores. 

Cadeiras

No último dia 27 estava prevista a votação do novo número de cadeiras para a próxima legislatura. De acordo com a Emenda Constitucional nº 58, de 2009, a cidade de Itu poderá ter um número máximo de 19 vereadores, mas, na extraordinária do dia 15 de dezembro, os vereadores aprovaram um projeto que fixava em 13 o número de cadeiras para 2013.

No entanto, em cima da hora a votação do projeto, em segunda discussão, foi adiada e deve voltar a pauta apenas na primeira sessão ordinária de 2012, que acontecerá no dia 7 de fevereiro.

Em sua primeira votação, o projeto teve voto contrário apenas do vereador Luiz Costa.

fonte: http://www.itunoticias.com.br/noticia.aspx?id=3011&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

 

obs: Em Porto Feliz não houve expressão popular favorável ou contra o aumento, assim como também o assunto passou tranquilamente pela imprensa.

Arquidiocese de Belo Horizonte promove ação em prol dos atingidos

 

A Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) por meio do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política convida todos a participar da campanha pelas vítimas das chuvas. Um gesto concreto de solidariedade.

A partir da intensificação das chuvas, em dezembro de 2011, o Vicariato em parceria com a Cáritas Brasileira, ampliou suas ações sociais nas regiões atingidas, como o bairro 1º de Maio, onde centenas de famílias sofreram com as chuvas na capital.

No salão paroquial da Comunidade Cristo Luz dos Povos, a equipe vem distribuindo para as famílias uma série de materiais de primeira necessidade como cestas básicas, colchões e cobertores.

Nesta semana, os esforços estão voltados para as famílias desabrigadas de Betim e Brumadinho.

A ação é resultado de doações feitas pela Campanha "Tive fome e me destes de comer" (Mt 25,35) organizada pela Central de Acolhida Social do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da arquidiocese de Belo Horizonte junto com a Cáritas.

O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e os bispos auxiliares expressam solidariedade e comunhão com as vítimas das fortes chuvas pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.

Os interessados em contribuir para que famílias necessitadas sejam atendidas devem procurar a Central de Acolhida: Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha (MG). Mais informações pelos telefones: (31) 3422-7141 ou (31) 3428-7943.

Itu, Fundação SOS Mata Atlântica promove "Férias na Mata Atlântica"

 

No dia 21 de janeiro a Fundação SOS Mata Atlântica promove um curso sobre preservação ambiental na primeira edição de 2012 do Férias na Mata Atlântica. Com o tema "Atitudes Pela Mata Atlântica", crianças de 5 a 12 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, poderão passar o dia no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica ¿ Schincariol, em Itu.

Durante o evento, será realizado o plantio de mudas da Mata Atlântica, além de piquenique, brincadeiras, atividades lúdicas e exibições de vídeos envolvendo temas como consumo consciente, cidadania e mobilização. Uma dinâmica debatendo a situação da água no mundo e ações para evitar o desperdício e a oficina de brinquedos produzidos com materiais reutilizáveis também fazem parte da programação.

A participação é gratuita, porém as vagas são limitadas. Os interessados devem fazer a inscrição antecipadamente pelo e-mail info@sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3262-4088. Para quem sai de São Paulo, basta seguir pela Rodovia Presidente Castelo Branco, virar à direita na Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia e virar à esquerda na Rodovia Marechal Rondon.

O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica ¿ Schincariol, é localizado na cidade de Itu (SP) e foi inaugurado em novembro de 2007. Possui um viveiro com produção de 400 mil mudas por ano, que promove a restauração florestal e criação de banco de sementes. No Centro, ainda são realizadas ações de capacitação e educação ambiental.
SERVIÇO

Férias na Mata Atlântica no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica - Schincariol

Data: 21 de janeiro de 2012.

Horário: das 10h às 17h.

Faixa etária: 5 a 12 anos.

Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 118,3 - Fazenda São Luis - Itu/SP.

Informações e inscrição: info@sosma.org.br ou (11) 3262-4088.

Estado nomeia quase 14,5 mil novos professores para 2012

 

José Luis da ConceiçãoGovernador anuncia a nomeação de professores que concluíram o curso de ingressantes e deverão começar a lecionar nas escolas estaduais neste ano

Também serão nomeados cerca de mil agentes de organização escolar e sancionadas três leis para a Educação

O governador Geraldo Alckmin nomeou, nesta quarta-feira, 4, 14.473 professores que concluíram o curso de ingressantes na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores "Paulo Renato Costa Souza" (EFAP) e deverão começar a lecionar nas escolas estaduais neste ano. Na ocasião, Alckmin também nomeou 993 agentes de organização escolar, 1.149 oficiais administrativos e 245 executivos públicos, além de ter sancionado três importantes leis aprovadas pela Assembleia Legislativa, referentes ao novo modelo de Ensino Médio de tempo integral, à "quarentena" para contratação temporária de docentes e à reestruturação administrativa da Secretaria da Educação.
"No ano passado já foram 9,9 mil professores concursados efetivados e, até o final deste semestre, vamos chamar mais 9 mil professores do concurso público para fazer a Escola de Formação de Professores e assumirem no início do ano que vem. Então, serão, em pouco mais de um ano, quase 34 mil professores assumindo a sua cadeira. Um ganho extremamente importante", afirmou o governador.


Novos professores
A relação dos docentes ingressantes será publicada na edição do Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira, 9. Os nomeados terão 30 dias para tomar posse dos cargos (prorrogáveis por igual período) e depois poderão participar da atribuição de aulas prevista para a segunda quinzena deste mês. Dos 14.473 mil novos professores, cerca de 27% atuarão em unidades da rede estadual na capital, 30% na Grande São Paulo e 43% no interior.
No total, cerca de 16 mil candidatos foram convocados para iniciar em agosto o curso de formação específica. A aprovação exige nota igual ou superior a cinco de um total de 10 pontos na prova final. Participaram do exame apenas os docentes que cumpriram um mínimo de 75% do total das atividades propostas a cada mês para o curso, além de terem participado integralmente de pelo menos dois encontros presenciais.
Os ingressantes receberão um salário inicial de R$ 1.988,83. Contando com os adicionais por tempo de serviço, o professor ingressante na rede estadual poderá, em pouco mais de 20 anos, alcançar um vencimento equivalente, hoje, a R$ 9.385,70, conforme a Estrutura de Cargos e Salários já definida por lei para o Plano de Carreira que a Secretaria da Educação está elaborando com a colaboração de representantes de associações e sindicatos e de outras entidades. Esse plano estimulará os docentes com oito níveis de promoção salarial por meio da formação continuada e também com outros oito de valorização por mérito, que será baseada não só em provas, mas em critérios de desempenho que estejam associados à melhoria do aprendizado dos alunos.


Leis sancionadas
A lei do novo modelo de Ensino Médio de tempo integral entrará em prática já em fevereiro em 16 escolas de diversas localidades do Estado. Para 2013, está prevista a implantação em mais 100 unidades e, em 2014, em outras 184. A intenção é que até o fim da atual gestão sejam implantadas 300 unidades. Para colocar esse modelo em prática, a iniciativa de lei do Governo do Estado prevê a criação do Regime de Dedicação Plena e Integral (RDPI) e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral (GDPI).
Para assegurar mais docentes em salas de aulas durante a formação específica de mais ingressantes do concurso ainda vigente, o governador sancionou lei que permitirá reduzir de 200 para 40 dias a chamada "quarentena" para a contratação temporária de professores para a rede estadual de ensino. Pela legislação vigente, cerca de 25 mil docentes temporários, que foram classificados na Prova de Avaliação, realizada em 30 de outubro, poderão ser contratados para assumir aulas neste ano letivo.
A outra lei sancionada permitirá a extinção de 1.834 cargos e a criação de outros 1.743 postos dos órgãos centrais da Secretaria da Educação e das 91 diretorias regionais de ensino distribuídas por todo o Estado. Além de proporcionar um quadro de pessoal mais enxuto e adequado à Reestruturação Administrativa da Pasta e ao desafio de tornar o ensino público paulista um dos melhores do mundo, a iniciativa prevê uma economia anual da ordem de R$ 2,2 milhões com despesas de folha de pagamento.


Agentes de organização escolar
Os 993 agentes de organização escolar (AOE) nomeados hoje são remanescentes do concurso público regional realizado em 2009, que foram convocados no ano passado. Com as nomeações anteriores desse mesmo processo seletivo, somam-se 7.352 novos funcionários. A função do AOE é dar suporte às ações da secretaria na escola e atender à comunidade escolar, de acordo com as necessidades da respectiva unidade de ensino.
Entre suas atribuições, estão: zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade; orientar os estudantes quanto às normas de conduta previstas no regimento escolar; controlar a movimentação dos estudantes nas dependências da escola e imediações; auxiliar na manutenção da disciplina geral. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 800.

Executivos públicos e oficiais administrativos
Os 1.394 executivos públicos e oficiais administrativos nomeados nesta quarta-feira foram aprovados em concursos realizados em agosto de 2011. As vagas serão distribuídas entre órgãos centrais e regionais da Secretaria.
Ao todo, 24.612 candidatos fizeram o exame para executivo público, destinado ao provimento de 245 vagas. O vencimento inicial para a função corresponde a R$ 3.389,00 e a carga horária é de 40 horas semanais. Entre as atribuições básicas do cargo estão atividades de assistência e assessoria em unidades técnicas.
A prova para oficial administrativo contou com 62.990 inscritos, que concorreram a 1.203 vagas. O vencimento inicial para a função corresponde a R$ 909,70 e a carga horária é de 40 horas semanais. Entre as atribuições básicas do cargo estão atividades de apoio técnico e administrativo em diversas áreas de atuação.


Da Secretaria Estadual da Educação

Ciúme demais é doença e pode levar à depressão

 


A frase “Tudo são flores” é ideal para caracterizar o início de qualquer relacionamento. O prazer de conhecer o parceiro, o tempo em que permanecem juntos, as particularidades e pensamentos em comum, contudo, podem se tornar um pesadelo quando surge um vilão capaz de destruir uma relação: o ciúme. Há aqueles que consideram saudável uma pitada deste sentimento, enquanto outros não toleram. A preocupação exagerada e o sentimento de posse demonstram o ciúme excessivo, considerado uma doença pela psicóloga e psicoterapeuta, Dra. Salete Monteiro Amador.

O descontrole do ciúme pode ter duas origens, sendo a primeira relacionada ao parceiro que demonstra alguns comportamentos que não transmitem confiança, como a mentira ou a infidelidade. A segunda parte do próprio ciumento, por meio do sentimento de posse, insegurança ou ao identificar qualquer ameaça à relação. É a partir daí que o indivíduo permanece em estado de alerta máximo e transforma-se em uma espécie de detetive, invadindo a privacidade do outro, checando e-mails, ligações no celular, faz vigilância constante e tenta até mesmo controlar suas relações pessoais.

O sofrimento e ciúmes descontrolados trazem não apenas dores psicológicas, mas também físicas, já que nesses casos é comum a prática da violência corporal. “Um fato comum entre os ciumentos excessivos é ter presenciado, sobretudo na infância, a relação conflitante dos pais ou casais próximos. Estes são exemplos marcantes e favorecem a visão distorcida de como se relacionar com o companheiro”, comenta a psicóloga.

Além do próprio ciúme, os principais indícios da doença são a tristeza, a raiva, o sentimento de impotência e a baixa autoestima. Uma das conseqüências do ciúme doentio é o isolamento social, já que para evitar possíveis escândalos o casal decide não sair de casa e tampouco consegue resolver suas diferenças. À medida que a relação caminha para o fracasso, os envolvidos necessitam buscar atendimento profissional para objetivar a decisão de permanecer juntos ou não.

CIÚME E DEPRESSÃO - Além da busca profissional para o tratamento, deve-se levar em conta que, em muitos casos, esse quadro evolui para depressão crônica, tornando ainda mais complexa a cura do ciúme e necessitando de outros tipos de cuidados médicos relacionados à depressão. “É comum que o ciumento desenvolva a depressão em razão do sofrimento que o ciúme provoca”, revela a Dra. Salete Amador. 

A psicoterapia é a principal alternativa para driblar e até mesmo vencer a doença. O primeiro estágio consiste em uma avaliação clínica para medir a gravidade do ciúme e analisar cada situação particularmente. O próximo passo é a psicoterapia, que pode ser realizada individualmente ou em casal. No método singular, o profissional resgata e localiza a origem do ciúme, quais os modelos de relacionamento influenciadores em sua relação e a maneira de se observar o companheiro, além de recuperar a autoestima. “Para o casal que resolve fazer uma tentativa para salvar a relação, a psicoterapia reforça os laços que os uniram, refaz a história dos envolvidos, busca novas maneiras de diálogo e reforça a confiança de um pelo outros”, esclarece a psicóloga.

A doença tem cura e alguns hábitos auxiliam nesse processo, bem como cultivar as amizades, mesmo namorando ou casado, ser sincero e expor qualquer incômodo para não acumular problemas e desconfianças sem fundamento e manter, acima de tudo, a liberdade de escolha para que o relacionamento seja saudável e livre do excesso de ciúme.

JMJ 2013: Réplicas do Cristo Redentor serão expostas em várias partes do mundo

 

cristoredentorsitecnbb

A cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber um dos maiores eventos da Igreja Católica de todos os tempos, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará de 23 a 28 de julho de 2013. Com a previsão de participação de milhões de jovens católicos, a JMJ já ganhou um embaixador: o Cristo Redentor.

Réplicas do monumento, com 3,8 metros de altura, serão expostas a partir de março em capitais de todo o mundo. A primeira cópia de um dos mais famosos cartões-postais da cidade será levada ao Vaticano.

Criadas por carnavalescos de escolas de samba, as réplicas da mostra itinerante “Cristo Redentor para Todos” também passarão por alguns estados brasileiros junto com os Símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. A Comissão Especial da Jornada Mundial da Juventude – formada por representantes dos governos federal, estadual e municipal e da arquidiocese do Rio de Janeiro – conta com grupos de trabalho para melhorar a logística da cidade e disponibilizar acomodações, além de preparar a cidade para a visita do papa Bento XVI, que participará da JMJ.

A programação do evento inclui catequeses, palestras, shows e um encontro com o Santo Padre. Também está prevista a instalação de 27 palcos, espalhados por toda a Cidade Maravilhosa, que representarão os estados brasileiros. Entre os espaços estudados para receber a jornada estão o Aterro do Flamengo, Centro, Barra e Santa Cruz.

"A Jornada Mundial da Juventude é uma grande oportunidade para revigorar a fé, a participação e, principalmente, para mostrar o rosto jovem da Igreja para o mundo inteiro", disse o presidente do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude do Rio e arcebispo metropolitano, dom Orani João Tempesta.

O trabalho dos organizadores da JMJ foi elogiado pelo presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko. "Devemos destacar a grande disponibilidade das autoridades civis brasileiras que trabalham para suprir as necessidades organizacionais ditadas pela JMJ", afirmou o cardeal.

Papa em Cuba: visita é aguardada com expectativa, diz Cardeal

 

Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega: ''Papa carregava no coração desejo de vir a Cuba''

Já estão a todo o vapor os preparativos para a visita que Bento XVI fará a Cuba e ao México entre os dias 23 e 28 de março.
Os episcopados locais já
anunciaram o programa da visita. Mas como a notícia foi acolhida em Cuba?
"Foi uma grande alegria. É um evento muito esperado. O México é um grande país, emblemático para toda a América latina, e Suba encontra-se no trajeto desta viagem. O Papa já estava convidado há muito tempo, desde a
visita do Cardeal Bertone a Cuba, em um momento que coincidia com a tomada de posse do novo presidente, Raúl Castro, que, naquela ocasião, convidou calorosamente o Papa, de modo insistente, para que viesse a Cuba. Estávamos cheios de esperança e o próprio Papa, quando eu lhe falei desse convite, disse-me que carregava no coração este desejo de vir a Cuba", explica o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega, em entrevista ao canal italiano da Rádio Vaticano.
A visita de Bento XVI acontece por ocasião da celebração dos 400 anos do encontro da imagem da Virgem da Caridade do Cobre. Essa devoção é nacional e une de maneira especial a todos os cubanos.
"Já tivemos a experiência da visita de
João Paulo II, que marcou a história da nossa nação cubana, que criou um antes e depois. Há uma recordação enorme dessa visita e há uma grande expectativa para a visita de Bento XVI", destaca o Cardeal.
Após a visita de João Paulo II, a Igreja teve mais acesso aos meios de comunicação. Já faz anos que a Mensagem de Natal gravada pelo Cardeal Ortega é transmitida pelo canal mais assistido da televisão cubana. Além disso, não há mais dificuldades para a entrada de missionários estrangeiros em Cuba, bem como há maior abertura para a entrada de livros religiosos de todos os tipos, bem como filosóficos, teológicos e de divulgação religiosa.
"Creio que o aspecto mais difícil seja a crise das vocações. Graças a Deus construímos o Seminário de Havana, com 60 seminaristas de todo o país, o que quer dizer que há um bom grupo de cubanos que se prepara para o sacerdócio. No entanto, há menos vocações no que diz respeito à vida religiosa feminina. Não podemos confiar apenas em nossas possibilidades e necessitados de ajuda do exterior. Devemos, portanto, animar mais aos leigos. Aquilo que ainda falta, de fato, é a participação dos leigos. Aqui está o caminho da Igreja para o futuro", indica Ortega.

Ação caritativa de Bento XVI atinge R$ 7 milhões em 2011

 

Bento XVI passando pela cidade italiana de Aquila que estava em ruínas após o terremoto que a atingiu em 2009

Em entrevista ao jornal vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, Dom Giampietro Dal Toso, secretário do Pontifício Conselho, explica que deste total, foram doados o equivalente a cerca de R$ 3,7 milhões para a Fundação Populorum Progressio a serviço das comunidades rurais da América Latina e do Caribe.
Também foram destinados cerca de R$ 3,4 milhões para os projetos da Fundação João Paulo II para o Sahel - região da África entre o deserto do Saara e as savanas ao sul – e no apoio aos países africanos ameaçados pela desertificação.
“Não são números exorbitantes, mas o seu valor reside no fato que manifestam o desejo do Papa de estar próximo dos muitos pobres da terra” - acrescentou o secretário do Conselho.
As situações de emergência atendidas compreendem o terremoto, o tsunami e o consequente desastre nuclear em Fukushima, no Japão; as inundações no sudeste asiático, América Central e Filipinas; a reconstrução do Haiti após o terremoto de 2010; e a crise alimentar no Chifre da África.
Segundo Dom Giampietro Dal Toso, “a crise econômica pesa sobre as famílias e é significativo como a Caritas, em diversos níveis, ou como o Banco Alimentar, na Itália, estejam cada vez mais comprometidos em assegurar itens de primeira necessidade a famílias pobres, idosos e pais com filhos”.

Belém recordará os dois anos do falecimento de Zilda Arns

 

A cidade de Belém, no Pará, vai recordar no próximo dia 12 de janeiro, os 2 anos do falecimento da Drª Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, através de uma missa a ser celebrada na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
Dra. Zilda faleceu fazendo o que sempre dizia: congregar mais pessoas para se unirem na busca de "vida em abundância" para crianças e gestantes pobres.Viveu para defender e promover as crianças, gestantes e idosos, construir uma sociedade mais justa, fraterna, com menos doenças e sofrimento humano.

Vida e missão
Em seu trabalho, sempre aliou o conhecimento científico ao conhecimento e à cultura popular; valorizou o papel da mulher pobre na transformação social; mobilizou a todos, pobres e ricos, analfabetos e doutores, na busca da Vida Plena para todos. Em suas manifestações costumava dizer: "Há muito por fazer, porque a desigualdade social é grande. Os esforços que estão sendo feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores".

Morte no Haiti
Morreu no trágico terremoto que devastou o Haiti em 12 de janeiro de 2010, logo após fazer um pronunciamento sobre como salvar vidas com medidas simples, educativas e preventivas. Deixou sua marca na história do Brasil ao fundar e coordenar a Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa. Ela foi indicada três vezes ao Nobel da Paz.

"Deus não nos abandona em nossos sofrimentos", diz Papa

 

''O momento do sofrimento pode transformar-se em um momento propício para entrarmos em nós mesmos''

A mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial do Enfermo foi publicada na terça-feira, 3, pelo Vaticano. A data será celebrada no próximo dia 11 de fevereiro, com o tema "Levanta-te e vai, tua fé te salvou", trecho extraído do episódio em que Jesus cura dez leprosos (Lc 17,19).
O Santo Padre faz uma vasta reflexão sobre os chamados Sacramentos da Cura - Reconciliação e Unção dos Enfermos. Além do conteúdo catequético da mensagem, o Pontífice dirige palavras de esperança a todos aqueles que "atravessam a escuridão do sofrimento".

"No encontro com Ele, pode-se experimentar realmente que quem crê não está nunca sozinho. Deus, de fato, no seu Filho, não nos abandona em nossas angústias e sofrimentos, mas se faz próximo, nos ajuda a carregá-los e deseja curar profundamente o nosso coração", escreve.

O Bispo de Roma aborda o valor da Eucaristia, que deve ser concedida a todos os enfermos que não têm a possibilidade de acesso à comunhão sacramental, reforçando, assim, o papel do acompanhamento pastoral.

"Toda a comunidade eclesial e as comunidades paroquiais, em particular, prestem atenção em assegurar a proximidade com frequência da comunhão sacramental àqueles que, por motivos de saúde e de idade, não podem chegar aos locais de culto", exorta.

Acesse
.: Na ÍNTEGRA: Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial do Enfermo
Detendo-se sobre a Paixão de Cristo, o Papa também salienta que Jesus, através da sua Paixão, uniu-se e assumiu a todos aqueles que encontram-se nas mais diversas situações de sofrimento.

"Naquela hora de prova, Ele é o mediador, transportando em si, assumindo em si, o sofrimento e a paixão do mundo, tranformando-a em grito em direção a Deus, levando-a diante dos olhos e nas mãos de Deus e, assim, levando-a realmente ao momento da redenção", destacou.

Ano da fé

Acerca do tema escolhido para o Dia Mundial do Enfermo, o Papa também fez referências ao Ano da Fé, que será celebrado a partir de 11 de outubro deste ano. De acordo com o Pontífice, esse tempo forte possui objetivos bem específicos.

"O tema desta mensagem para o 20ª Dia Mundial do Enfermo, 'Levanta-te e vai, a tua fé te salvou', olha também para o próximo 'Ano da Fé' que iniciará em 11 de outubro de 2012, ocasião propícia e preciosa para redescobrir a força e a beleza da fé, para aprofundar os seus conteúdos e para testemunhá-la na vida de cada dia", explica.

Investimentos oficializados em SP triplicam em 2011 e somam R$ 6,59 bi

 

Segundo balanço da Investe SP, foram oficializados no ano 12 projetos. Valor total dos investimentos cresce 346% na comparação com 2010.

Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo

tabela

O total de investimentos de grandes empresas oficializado no estado de São Paulo mais do que triplicou em 2011, segundo balanço da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo), serviço criado pelo governo para atrair investimentos ao estado. Foram oficializados 12 projetos no ano passado, totalizando R$ 6,59 bilhões em investimentos previstos, valor 346% superior ao do total de R$ 1,9 bilhão dos 6 projetos de novas fábricas anunciados em 2010.

Os maiores investimentos anunciados referem-se a projetos das brasileiras Vale, Gerdau e Duratex, da japonesa AGC e da coreana Samsung (veja tabela acima). Em 2010, as chinesas Chery e Sany, e a francesa Cebrace lideraram os  investimentos de novas fábricas anunciadas.

Os doze projetos anunciados no ano passado preveem a geração de de 4.985 empregos diretos e 8.166 indiretos.

“O resultado de 2011 é bastante satisfatório, tendo em vista que São Paulo disputa investimentos com outros estados e até países, e é uma confirmação que São Paulo lidera a preferência dos investidores, não só por ter mão de obra qualificada como também por dispor da melhor infraestrutura e ter um grande mercado consumidor”, afirma Sérgio Costa, diretor de investimentos e negócios da Investe São Paulo, que oferece consultoria gratuita às empresas interessadas em investir no estado.

Segundo ele, a crise internacional contribuiu por antecipar os investimentos de empresas estrangeiras em alguns casos. "Quem já tinha em sua estratégia a intenção de ampliar a presença na América do Sul, acelerou essa tromada de decisões para 2011", diz Costa.

83 projetos em negociação
Para a Investe São Paulo, o cenário é de um total de investimentos ainda maior em 2012. Em janeiro de 2011, a Investe São Paulo tinha 75 projetos em carteira, somando R$ 16,7 bilhões. Atualmente, são 83 projetos em negociação, com investimentos que podem chegar a R$ 32,3 bilhões.

“O simples fato do valor de investimentos ser maior mostra que melhoramos a qualidade dos investimentos que vêm pra cá, investimentos concretos, de longo prazo, que envolvem instalação de empresas como também de centros de pesquisa e desenvolvimento, e que não irão embora na primeira crise”, afirma Costa.

Segundo o diretor, dos 75 projetos em carteira no início de 2011, 12 foram oficializados, 12 não avançaram e cerca de 50 continuam com grandes chances de se confirmarem em 2012.

Do total de novos investimentos em negociação com o governo do estado, 24% referem-se a projetos no setor automotivo. Em segundo lugar, estão os negócios na área de tecnologia da informação, com 9%, e, em terceiro, projetos de pesquisa e desenvolvimento, com 7%. Na sequencia, aparecem os setores de máquinas e equipamentos (6%), petróleo e gás (5%), siderurgia (5%) e metalurgia (5%).

"Notamos um crescimento importante de projetos na área de economia verde, petróleo e gás, indústria naval, e nas área de saúde,  biotecnologia e infraestrutura", revela Costa, sem dar mais detalhes sobre as empresas que negociam com o governo incentivos para instalação de fábricas no estado.

No que diz respeito à origem dos investimentos, as empresas brasileiras continuam liderando os projetos em carteira na Investe São Paulo, mas as empresas estrangeiras representam 73% dos investimentos em negociação. Os Estados Unidos lideram a lista de países interessados em investir no estado, com 17% dos projetos, seguido pelo Japão (9%), Coreia do Sul (5%) e China (5%).

"Para 2012, nossa estratégia é usar uma mira laser, mapeando setores e empresas estratégicas para vender São Paulo como destino", diz Costa. Para ele, nem mesmo a crise na Europa irá afetar o ritmo de investimentos estrangeiros no estado.

"Com a crise acentuada na Europa, as empresas têm de buscar receita onde o consumo está aquecido. Tivemos em 2010 e 2011 uma primeira leva de grandes empesas buscando se instalar por aqui, agora começa a surgir uma leva de empresas de médio porte e das empresas concorrentes das que se estabelecerem no Brasil para disputar o mercado doméstico", completa o diretor da Investe São Paulo.

São Paulo liderou investimentos no país em 2010
Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo (Piesp), realizada pela Fundação Seade, identificou 678 anúncios de investimento no território paulista em 2010, totalizando US$ 49,9 bilhões.

Os dados disponíveis em nível nacional, fornecidos pela Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai), mostram que o estado do Rio de Janeiro atraiu US$ 18,5 bilhões em 2010 e Minas Gerais US$ 10,6 bilhões.

 

maiores informações:  http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/noticias/?ID=1829

Passado é retratado em tapumes por artistas plásticos de Porto Feliz, SP

 

 

Eles estão reproduzindo seis imagens históricas ao redor do museu. Tapumes foram instalados pela Prefeitura, para revitalização do prédio.

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Artistas trabalham reproduzindo imagem antida do Hotel Monções (Foto: Colaboração: Leandro Alamino)
Artistas trabalham reproduzindo imagem antida do
Hotel Monções (Foto: Colaboração: Leandro Alamino)

Uma dupla de artistas plásticos de Porto Feliz, interior de São Paulo, começa o ano com o olhar no passado. O desejo de disseminar a história da cidade motiva o trabalho de Marcelo Santos e Fernando Aragão dos Santos, ambos de 24 anos. Eles aproveitaram a instalação de tapumes ao redor do Museu Histórico e Pedagógico das Monções para pintar painéis com fotos antigas do município.

“Decidimos fazer uma intervenção cultural naquele lugar para lembrar as pessoas de como é importante resgatar o passado”, explica Fernando. O trabalho é feito manualmente, com pincéis e tinta. “Queremos enfatizar os detalhes de cada uma das obras”, comenta.

Ao todo, seis imagens antigas serão reproduzidas pelos artistas. Os tapumes foram implantados pela Prefeitura Municipal de Porto Feliz que, segundo a dupla, deverá iniciar um processo de revitalização no prédio em breve.

Os jovens estimam que o trabalho nos painéis deva durar todo o mês de janeiro. “Este trabalho é voluntário e motivador. As pessoas param para conversar conosco”, declara Fernando, que completa dizendo que, no primeiro dia, um senhor passou pelo local e se emocionou ao reconhecer a imagem retratada. “Essa foi a melhor época da cidade e eu vivi isso”, teria dito.

As histórias contadas pelos moradores servem de inspiração e motivação para a dupla, que pretende elaborar outros trabalhos como este pela cidade durante o ano. “A intenção é atingir o máximo de espaços urbanos possíveis e alegrar os moradores”, antecipa.

A dupla finaliza convidando a todos para visitarem os tapumes e conhecerem um pouco mais da história da cidade. “Ver as pessoas parando, olhando e gostando é muito emocionante”, conclui. O trabalho dos artistas plásticos pode ser conferido na Praça Coronel Esmério, no Centro.

População está convidada para visitar pinturas e conversar com os artistas (Foto: Colaboração: Leandro Alarmino)População está convidada para visitar pinturas e conhecer artistas (Foto: Colaboração: Leandro Alamino)

Novo diretor-geral da FAO quer acabar com a fome em África

José Graziano da Silva, novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura  (foto AP)

 

Por Redação
O brasileiro José Graziano da Silva, novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), admitiu esta terça-feira que a grande prioridade do seu mandato vai passar por erradicar a fome no continente africano.
«Não temos tempo a perder se quisermos reduzir pela metade o número de pessoas que sofrem com a fome. O continente africano vai continuar como prioridade do meu mandato. Vou participar na reunião da União Africana no fim de janeiro e também vou deslocar-me ao Chifre da África», anunciou José Graziano da Silva na primeira conferência de imprensa desde que tomou posse no último domingo.
O novo diretor-geral da FAO admitiu ainda que os preços dos alimentos deverão continuar voláteis num futuro próximo.
«Haverá reduções, mas não tão drásticas. Mas a volatilidade vai continuar, isso é claro», afirmou Graziano da Silva, em Roma.
Graziano foi eleito no dia 26 de junho diretor-geral da FAO, sucedendo ao senegalês Jacques Diouf, que liderou a organização durante 17 anos.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=307812