terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CPFL corta fornecimento de energia da Vigilância Sanitária de Porto Feliz

banner

Nesta terça-feira, 11, uma notícia correu a cidade toda em especial nas repartições da prefeitura. Foi cortado o fornecimento de energia elétrica da Vigilância Sanitária, ainda não se pode afirmar se foi por falta de pagamento ou erro da CPFL.

Até o momento não temos um posicionamento oficial via Assessoria de Imprensa, que ficou de mandar uma notinha até amanhã, e nem da secretária da Saúde Claudia Meirelles, que alegou estar em uma reunião e posteriormente daria os esclarecimentos.

Não há informações sobre eventuais prejuízos, como na refrigeração de vacinas, a informação dá conta de que nos postos estão abastecidos.

Religa mento
Neste período da tarde, o fornecimento de energia já foi religado após o diálogo entre a prefeitura e a CPFL e amanhã o expediente no setor será normal, de acordo com o novo decreto.

Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Maffei fala ao jornal JP Porto sobre a diminuição do período de atendimentos nas unidades de Saúde

claudio-maffei

Texto publicado no jornal JP Porto

Prefeito Cláudio Maffei (PT) foi procurado pelo jornal JP Porto, para se manifestar sobre o fechamento das unidades de saúde às 13h, o que gerou reclamação em parte da população. Em virtude da agenda de compromissos de Maffei, a entrevista foi feita próxima ao fechamento do jornal e por e-mail, mas ele, não se negou a prestar contas e responder aos questionamentos do JPPORTO. Segundo ele, a medida foi tomada para economizar e o horário das 7h às 13h foi escolhido por ser o período no qual 85% a 90% da população procuram os postos de Saúde.

“Na parte da tarde há certa ociosidade nestes setores, assim passamos todos os trabalhos para o horário das 7 às 13 horas e toda e qualquer emergência médica será cuidada na Santa Casa que tem atendimento 24 horas”, disse. Na curta entrevista, ele também fala sobre outros aspectos.

Leia abaixo.

JPPORTO: Maffei, porque essa medida de fazer com que os postos de Saúde funcionem apenas meio período?

Maffei: Não são só os postos de saúde, e sim a prefeitura que a partir desta semana passou a ter como expediente o horário das 7 às 13 horas. Essa medida visa desacelerar os processos administrativos para que possamos fechar o ano de acordo com o que preconiza a Lei de responsabilidade fiscal. Diferentemente dos outros anos deste governo que iniciou em 2005 teremos um novo governo, logo não podemos deixar restos a pagar sem empenho prévio, por isso essa desaceleração no processo administrativo. A máquina tem uma dificuldade muito grande em desacelerar, os pedidos, os empenhos continuam a chegar e, diferentemente dos outros anos temos, que realmente parar, não dá para conversar com fornecedor para deixar notas para depois, temos que pagar tudo este ano, até dia 31 de dezembro. Outro caráter fundamental desta medida também é o de economizar para pagarmos os pequenos fornecedores, que têm de ser pagos, principalmente com verbas próprias e não por convênios.

JPPORTO: Não havia outra forma de economizar que não fosse essa (unidades funcionando em meio período)?

Maffei: É bom que se coloque aqui que a questão das unidades de saúde serem também reduzidas em seu horário, não foi tomada de forma irresponsável, notamos que de 85 a 90% dos usuários dos postos vão até ele antes das 12 horas, ou seja, antes do almoço. Na parte da tarde há certa ociosidade nestes setores, assim passamos todos os trabalhos para o horário das 7 às 13 horas e toda e qualquer emergência médica será cuidada na Santa Casa que tem atendimento 24 horas. Essa medida embora cause certa chateação na população, principalmente quando é amplamente divulgada na mídia, mas na verdade não muda muito a rotina dos usuários dos postos e atrasamos ao máximo para fazê-la, apenas um mês. E como falei, mais que economizar, a medida visa desacelerar o processo administrativo, que inclusive já é normal todo fim do ano orçamentário, quando as dotações do orçamento começam a ficar escassas

JPPORTO: Porque a situação financeira se agravou? Queda nos repasses dos governos Federal e Estadual?

Maffei: Desde 2009 há uma desaceleração no FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e ICMS [Imposto Sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços], mas neste ano de 2012 foi mais intenso devido às medidas anti-crises dos governos federal e estadual. Mas são medidas normais em fim de governo, inclusive, adotei algumas delas em 2008, mas é claro que foi um período mais ameno do que o pós-2009.

JPPORTO: Você fala em fechar as contas e cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Afinal, como está o caixa da Prefeitura?

Maffei: Acho engraçado. A oposição e alguns órgãos da mídia viviam dizendo que não íamos fechar contas, que ficaríamos devendo, quando tomamos medidas para que isso não aconteça são os primeiros que demagogicamente vem reclamar. Estamos fazendo o que a lei nos faculta, manter o equilíbrio fiscal. No dia 1 de janeiro vamos entregar tudo de acordo com o que preconiza a LRF, inclusive, faço questão de publicar o que vamos deixar de projetos (mais de 1,5 milhão em emendas), programas, etc. Vamos deixar as licitações em dia e, diferentemente do que aconteceu comigo, o próximo prefeito receberá todas as viaturas com o tanque cheio.

JPPORTO: Na entrevista concedida na semana passada, o senhor demostrou tranquilidade sobre esse assunto. Mas e está semana, mudou alguma coisa?

Maffei: Não, a situação é a mesma. Porém existe uma campanha para tentar desconstruir a imagem do atual governo. Logo eu espero muitos ataques nos primeiros meses de 2013, afinal tem gente já pensando na campanha de 2016, e sinceramente não é o meu caso. Inclusive continuo bastante sereno e em paz, até para dar conselhos: esses dias li num livro de Paulo Coelho o seguinte [Na entrevista feita por e-mail e às pressas, o prefeito enviou o texto abaixo em meio a sua resposta].

“Começamos a plantar o jardim da nossa vida e – quando olhamos para o lado – reparamos que o vizinho está ali, espiando. Ele é incapaz de fazer qualquer coisa, mas gosta de dar palpites sobre como semeamos nossas ações, plantamos nossos pensamentos, regamos nossas conquistas.

Se dermos atenção ao que ele esta dizendo, terminamos trabalhando para ele, e o jardim de nossa vida será ideia do vizinho. Terminaremos esquecendo a terra cultivada com tanto suor, fertilizada por tantas bênçãos. Esqueceremos que cada centímetro de terra tem seus mistérios, e só a mão paciente do jardineiro é capaz de decifrar. Não vamos mais prestar atenção ao sol, à chuva, e às estações – para ficarmos concentrados apenas naquela cabeça que nos espia por cima da cerca”.

(Paulo Coelho – Ser como o Rio que flui)

JPPORTO: E sobre a coleta de lixo nos bairros. Me parece que não está sendo feita, está?

Maffei: Que eu saiba não é para haver nenhum problema, já que os fornecedores estão sendo pagos. Pretendo repassar para meu sucessor uma cidade minimamente bem cuidada, por isso vamos procurar se esforçar para fazer uma boa manutenção da cidade até 31 de dezembro.

Paróquia Mãe dos Homens realizou sua assembleia paroquial

DSCF7912DSCF7914DSCF7920DSCF7928DSCF7929DSCF7939DSCF7962DSCF7965DSCF7967DSCF7969DSCF7970DSCF7975DSCF7978DSCF7979

Atendendo ao chamado do pároco padre Antonio Carlos Fernandes, o padre Toninho, diáconos permanentes, seminarista, lideres e agentes de pastorais e movimentos marcaram presença e participação na Assembleia Paroquial.

O chamado foi feito para dar a oportunidade de contabilizar do os pontos positivos, acolher novas ideias, contatar realidades e pontuar sobre o que precisa ser melhorado.

As atividades começaram com uma palestra da irmã Natalina Fernandes, IFSJ, com o tema “O que é ter Fé em Jesus Cristo?”. Diácono Paulo proclamou o evangelho de São João capítulo 15. A irmã falou da necessidade da unidade e do diálogo, bem como a disposição em comum os frutos do Cristão em comunidades. Foi proposto uma para reflexão a seguinte pergunta: “Que frutos se espera que o cristão produza?” Seguindo em sua palestra, irmã Natalina, IFSJ, afirmou que o fruto do discípulo é o amor. Também apresentou um vídeo motivacional com um trecho “desafiando gigantes”. Também foi destacado da importância de se servir bem à comunidade e na comunidade. É necessário despertar outros irmãos, revezar nos trabalhos de evangelização. Encerrou contando uma história, e com um vídeoclipe musical.

À Pascom, pe. Toninho confirmou que na assembleia os leigos engajados têm a oportunidade de “dar a sua avaliação do ano de 2012, apontando os pontos positivos e no que precisamos melhor”. Deixou sua mesagem : “Que Deus abençoe todos os agentes de pastorais e movimentos que trabalham em nossa comunidade. Deus abençoe com sáude, amor e Paz. Que Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe a todos nós, ele é o nosso Pastor, que cuida de todos nós!”.

Retornando da divisão de 7 grupos, um representante frespondeus as perguntas propostas, falando sobre o objetivo traçado para 2012, os pontos postivos e a melhorar.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação