quarta-feira, 18 de abril de 2012

Diante dos perigos é preciso buscar Deus na oração, diz Papa

Na Catequese desta quarta-feira, 18, o Papa Bento XVI retomou o tema da oração, abordando um texto dos Atos dos Apóstolos em que Pedro e João deixam o cárcere após terem sido presos por pregar o Evangelho (cf. Atos 4). Os dois encontram a comunidade, que unida, ouve o que aconteceu e começa a rezar. Esta comunidade não quis reagir ou se defender, nem adotar alguma medida especial, mas simplesmente rezar. E o fez numa oração unânime e concorde, pois “o vivido por um irmão é vivido por todos”.

“Sustentados pela oração, agregados e unidos assim como o Senhor no Getsêmani, eles confiavam na presença, na ajuda e na força de Deus", acrescentou o Papa.

Bento XVI destacou que os apóstolos leram a Escritura e receberam a luz do Ressuscitado, compreendendo sua própria história dentro do projeto divino. "A comunidade não quis ser imune do perigo, nem que os culpados fossem castigados, mas pediu coragem para anunciar a Palavra de Deus e que ele acompanhasse este anúncio com sua mão poderosa”, disse.

Atitude que, segundo o Santo Padre, deve encorajar os cristãos diante dos desafios. "O comportamento de fundo dos cristãos diante de perigos, dificuldades e ameaças, deve ser como o da primeira comunidade cristã, que não tenta elaborar estratégias para se defender, mas se coloca em contato com Deus na oração”.

Por fim, Bento XVI explicou que depois de Pentecostes, o Espírito Santo guiou os passos da Igreja, mas Pentecostes não foi um evento isolado. Nos Atos dos Apóstolos, São Lucas narra outras intervenções do Espírito Santo em momentos difíceis da Igreja nascente.

Antes de conceder a benção apostólica, o Papa fez pequenos resumos de sua Catequese em vários idiomas. Em português, falou:

“Queridos irmãos e irmãs,

O capítulo quarto dos Atos dos Apóstolos mostra a Igreja nascente em oração unânime e concorde, depois de ouvir da boca de Pedro e de João as ameaças feitas pelo Sinédrio. Nas perseguições sofridas por causa de Jesus, a comunidade não se assusta nem se divide, mas permanece profundamente unida na oração. Não é só a oração de Pedro e de João, cujas vidas estiveram em perigo, mas de toda a comunidade, porque aquilo que os dois passaram não diz respeito só a eles, mas a toda a Igreja. E que pede a Deus a comunidade? Não pede o fim das provações nem o castigo dos perseguidores, mas a graça de poder anunciar a Palavra de Deus com toda a confiança.

No fim da oração, o Espírito Santo, que, entretanto lhes falara através da Sagrada Escritura, irrompe na casa e enche o coração de todos aqueles que invocaram o Senhor. Este é o fruto da oração unânime que a comunidade eleva a Deus: a efusão do Espírito Santo, dom do Ressuscitado que sustenta e guia o anúncio livre e corajoso da Boa Nova até aos confins do mundo.

Aos peregrinos de língua portuguesa, especialmente aos grupos vindos de Minas Gerais, as minhas boas-vindas a todos vós, com votos de que esta peregrinação a Roma seja ocasião para uma maior consciência e escuta do Espírito Santo, que vos fará fortes na fé e corajosos no testemunho cristão. Sobre vós e sobre a vossa casa e comunidade cristã, desça a minha Benção”.

Fonte: Canção Nova

Hospital na Terra Santa levará o nome de Bento XVI

Em breve começam as obras de um novo hospital pediátrico na cidade de Belém, na Terra Santa, que receberá o nome de Bento XVI. Essa é uma iniciativa que faz parte das comemorações dos 85 anos de Joseph Ratzinger, e foi anunciada nesta quarta-feira, 18, após a Catequese, no Vaticano.

O porta-voz foi o Patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal, juntamente com o Presidente da Fundação João Paulo II, Dom Luciano Giovannetti.

Segundo o prelado, será um hospital de excelência, com 40 postos e apoio da equipe especializada do hospital Meyer, de Florença. A estrutura será composta de salas operatórias para intervenções cirúrgicas e acompanhamento pós-operatório, além de atendimento ambulatorial com alta tecnologia.

Dom Giovannetti afirmou tratar-se de uma iniciativa inserida nas ações da Fundação João Paulo II “em favor das comunidades cristãs da Terra Santa e do Oriente Médio”.

A previsão é de que as obras fiquem prontas em 2014.

Fonte: Canção Nova

Ceim Violeta inicia projeto Interação 2012

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Desde 2010, o Centro de Educação Infantil Municipal, Professora Violeta de Arruda Mello Brusco, localizada na Vila Angélica, implantou o Projeto Interação que envolve todas as salas, sendo 6 em período integral (creche) e 2 em meio período (pré-escola), ao todo são 228 alunos atendidos.

O Projeto Interação foi proposto pela diretora Sandra Cristina Leme Segato, que ao assumir a direção propôs à equipe escolar esta novidade, "a resposta de todos foi muito positiva, houve muita criatividade, promove muito aprendizado para as nossas crianças" disse.

Projeto Interação
No Ceim Violeta, dentro de um cronograma com revezamento, semanalmente uma sala se apresenta no período da manha ou da tarde, focando uma temática, desenvolvendo no pátio ou na quadra da escola, uma atividade que promove a interação entre todas as crianças de todas as idades, seja dos bebés até os maiores de 5 anos. As apresentações podem ter fantoches, teatro, música, dança, brincadeiras, gincana, atividade coletiva, ou seja, há uma possibilidade de aprendizado sem limites usando como recurso as mais variadas possibilidades de atividades.

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Apresentação
Iniciando o projeto em 2012, a primeira temática a ser abordada foi a Inclusão. As crianças do Infantil 2A dos educadores Carolina Baptistella Ferreira e Felipe Miranda, que têm 5 anos de idade apresentaram em LIBRAS a música "Diferenças" da musicista infantil, professora Margareth Darezzo. A música ensina "que todo mundo é diferente, sendo igual, e que todo mundo é igual, sendo diferente, e esta é a realidade escolar, cada criança tem o seu carisma, a sua característica" afirmou a professora Carolina. "Foram 3 semanas trabalhando a música com as crianças e elas surpreenderam no resultado, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) não é tão fácil como parece, tem que haver muito treino e repetição para assimilar bem, lembra Felipe Miranda. A coordenadora escolar Rosana Maria Faustino Monfrinanti entende "que precisamos de uma cultura de Paz, de convivência e respeito, e a base para se trabalhar começa já na educação infantil".

Fonte: divulgação

Trotes contra o Samu em Campinas chegam a 29% das ligações

 

Segundo José Roberto Hansen, em média 200 chamados são falsos. Lei sancionada nesta terça-feira (17) prevê multa para trote nesses serviços.

Do G1 Campinas e Região

 

Dos 680 telefonemas diários ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em média 200, ou 29,41%, são trotes, segundo o diretor do serviço em Campinas, José Roberto Hansen.

Uma lei estadual sancionada nesta terça-feira (17) prevê multa para quem aplicar trotes aos serviços de socorro, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A medida foi tomada diante do aumento das chamadas falsas, que prejudicam quem precisa do serviço e aumentam o tempo de espera pelo atendimento real.

O diretor do Samu afirma que os telefones identificam o número que originou a chamada irregular. O relação com os registrados será encaminhada aos órgãos competentes para multar o dono da linha.

Os responsáveis pelos trotes serão multados em R$ 1.239,35. A lei deverá ser regulamentada no período de 90 dias e entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial.

Alunos melhoram rendimento com 'música na escola' em Boituva, SP

 

As aulas do grupo de percussão são realizadas em uma praça. Programa reflete no comportamento dos jovens, segundo educadores.

Eduardo Ribeiro Jr. Do G1 Itapetininga e Região

musica escola (Foto: Terra Mater / Divulgação)As aulas de música acontecem em praça no Centro
de Boituva (SP). (Foto: Terra Mater / Divulgação)

Uma escola particular de ensino fundamental e médio de Boituva (SP) oferece aulas de musicalização para os alunos. O diferencial é que as aulas acontecem em uma praça pública na cidade. A ideia foi da professora de música, Shirlei Godoi, 30 anos. Ela explica que o objetivo do curso não é formar músicos, mas explorar os vários conhecimentos que o aluno pode adquirir em contato com a música, como a percepção motora, disciplina e a autoestima.

Para melhorar o desenvolvimento dos estudantes, as aulas de percussão acontecem na Praça da Bíblia, no Centro. Com isso, os alunos também aprendem a dominar o medo de se apresentar em público. "Com as aulas ao ar livre, eles têm mais contato com a natureza, além de ter muitas pessoas passando por lá, que acabam parando. Alguns até têm vergonha, mas acabam participando. É uma forma de desenvolver a autoconfiança deles".

A diretora pedagógica da escola, Leda Maria Menezes de Souza, 56 anos, conta que o projeto teve grande aceitação pelos alunos. Ela explica que, como começou este ano o programa, ainda não consegue avaliar se houve melhora dos alunos em relação às notas, mas diz que é possível perceber a mudança na disciplina e no comportamento. "Os intrumentos são da escola, mas nós entregamos aos alunos e pedimos para que cada um cuide do seu. Eles se tornaram mais comprometidos e responsáveis".

Leda ressalta ainda que, com esse tipo de aula, acaba trazendo o estudante para dentro da escola. "Quando tem atividades desse tipo, eles vêm sem obrigação. É por satisfação em participar. É algo maravilhoso vê-los envolvidos", conta. De acordo com pesquisas, a música contribui para desenvolvimento mental, além de promover o equilíbrio e facilitar a concentração.

sala musica (Foto: Terra Mater / Divulgação)De acordo com a professora, o objetivo é desenvol-
ver as habilidades dos alunos por meio da música.
(Foto: Terra Mater / Divulgação)

O começo
A professora responsável pelo projeto, Shirlei Godoi, conta que apresentou o projeto para o diretor da escola no ano passado e que ele gostou, mas ficou desconfiado se iria funcionar. "Ele até me disse que não poderia comprar os instrumentos para as aulas, pois não poderia gastar com algo que não sabia se iria dar certo". Shirlei recorreu a outra escola, em Tatuí (SP), cidade onde mora, que tinha os instrumentos musicais e os conseguiu eles emprestados. "No começo, seguia todos os dias em que havia aulas com o meu carro cheio de instrumentos de percussão, de Tatuí até Boituva, sobrando apenas o espaço do banco do motorista", lembra. Com a grande aceitação dos alunos, o diretor da escola de Boituva acabou comprando os instrumentos.

Atualmente são 30 alunos, do nono ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, mas já existe fila de espera.

Shirlei comenta que, na parte da manhã, dá aulas de flauta doce, canto e coral para cerca de 60 alunos do ensino fundamental, crianças entre 7 e 9 anos, mas estas aulas acontecem dentro da escola. "A ideia é desenvolver as habilidades dos alunos, sem a intenção de formar músicos, mas podemos ver que eles aprendem muito fácil. As crianças já tocam músicas clássicas como a 'Nona Sinfonia' de Beethoven, e Valsas de Strauss", completa.

Mudanças
A educadora Shirlei comenta que encontra com os pais dos alunos na escola e eles sempre dizem sobre as mudanças que perceberam. "Os pais contam que os filhos estão mais desinibidos, mais empolgados e, até, com rendimentos melhores. Quando ouço isso, fico muito feliz. Essa é a maior alegria da minha vida. Quando a gente vê o resultado, não tem dinheiro que pague isso", desabafa.

Leda também diz que têm pais que a procuram com sugestões. Uma delas é a criação de um grupo musical. Para ela, é importante a participação dos pais, o que acaba incentivando mais os alunos. A diretora ressalta que está estudando para montar algum projeto com os pais.

A estudante do primeiro ano do ensino médio, Natália Zamboni Marques, de 15 anos, está adorando as aulas de percussão. Ela conta que, sempre que tocam na praça, muitas pessoas param para ver e ela acha isso muito gratificante. A aluna que já fez curso de piano, adorou aprender um pouco sobre percussão. "Os dois têm tudo a ver. A gente acaba aprendendo o tempo, o ritmo da música", argumenta.

Para ela, o aprendizado com a música melhora na escola. "Para aprender música, temos que estar bem atentos. Isso vai se tornando costume e acabamos prestando mais atenção nas aulas também". Natália diz que percebeu melhora nas notas. "Eu sempre tirava nota sete em filosofia. Agora estou tirando oito, nove. Como filosofia são vários conceitos diferentes, tem que prestar mais atenção", explica.

Para o pai de Natália, Almeida Fernando Pereira Marques, 56 anos, aposentado, o projeto é benéfico. Ele diz que ações assim incentivam mais os alunos a participarem mais da escola, além de socializar. "Com a música, o estudo se torna mais gostoso. Com frequência, percebo a minha filha batucando pela casa, sem ela perceber", conta o pai. Ele também percebeu que a filha está mais comunicativa.

A Lei
Uma lei federal aprovada em agosto de 2008 (Lei nº 11.769) exige que a música faça parte do componente curricular das escolas e passou a vigorar em 2012. Para a educadora, muitas escolas ainda não oferecem as aulas de música. "As escolas não estão se adequando. Muitas escolas estão capacitando os pedagogos para dar esse tipo de ensino ao invés de contratar um profissional de música formado. Não adianta fazer um cursinho no fim de semana e dizer que estão aptos", e compara dizendo que levou anos para se preparar e conseguir se formar.

Shirlei Godoi é professora de música pelo Conservatório de Música de Tatuí. Formada, em 2008, nos cursos de piano clássico e musicalização infantil, ela diz que toca piano desde os oito anos de idade.

Figurino pode ter enforcado ator na Paixão de Cristo, diz delegado

 

A informação foi passada ao delegado que investiga o acidente. Os laudos oficiais deverão ser finalizados até o fim de abril.

Do G1 Itapetininga e Região

 

O hematoma no pescoço do ator Tiago Klimeck, 27 anos, que sofreu enforcamento acidental em Itararé (SP), é compatível com o cordão do figurino usado por ele durante a encenação na Paixão de Cristo. A informação foi passada informalmente ao delegado José Victor Bacetti, que investiga o caso. Segundo o delegado, a médica legista que esteve na Santa Casa de Itapeva (SP), onde o rapaz está internado em coma profundo, adiantou o que estará no laudo oficial.

De acordo com o delegado, o objetivo da perícia é identificar o que provocou o enforcamento. Além desse exame, as roupas e o equipamento de segurança usado por Tiago também estão sendo periciados. O material foi encaminhado para o Instituto de Criminalística da capital paulista. Os resultados deverão sair até o fim de abril.

Em entrevista ao G1, o delegado ressaltou que as investigações continuam. Ele destaca que até o momento, os apontamentos sobre o acidente indicam que o enforcamento não está relacionado com a cadeira de segurança que foi emprestada ao grupo teatral pelo Corpo de Bombeiros. “Aparentemente foi um fio da capa que o Tiago usou em cima do equipamento que o enforcou”, destaca o delegado.

 

Depoimentos
Além das perícias, as investigações contam com depoimentos de pessoas envolvidas na organização da encenação e no socorro da vítima. O comandante dos Bombeiros já falou sobre o empréstimo do material de segurança. De acordo com o delegado, até o momento cinco pessoas foram ouvidas.

José Bacetti ressalta ainda que os depoimentos serão anexados ao inquérito. No entanto, eles não são conclusivos. “Os apontamentos conclusivos sobre o caso só serão possíveis quando chegarem os laudos científicos sobre o figurino usado pelo ator e o equipamento de segurança que foi emprestado”, ressalta.

Estado de saúde permanece gravíssimo
Tiago permanece internado em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de
Itapeva (SP). O último boletim médico, divulgado nesta terça-feira (17), afirma que o paciente permanece em coma profundo e não responde a estímulos. Ainda de acordo com o hospital, o paciente sofreu lesões cerebrais. As lesões foram provocadas por Isquemia Severa Encefálica Bilateral, ou seja, houve falta de fluxo sanguíneo no cérebro devido o enforcamento.

O acidente ocorreu na Sexta-Feira Santa, no dia 6 de abril. Tiago representava o papel de Judas Iscariotes. Durante a peça, o ator devia subir em uma pedra do cenário com uma corda colocada em volta do pescoço para, em seguida, simular o enforcamento do personagem, conforme relata a história bíblica. Nesta cena, Tiago sofreu o sufocamento. O jovem ficou aproximadamente quatro minutos desacordado até que alguém percebesse que ele estava realmente enforcado.

Por que as árvores aguentam as ventanias?

Quarta-Feira, 18 de abril 2012

Jesus nos arrancou do poder das trevas. Se você já passou por uma primeira conversão, não volte atrás. Não faça como o cão que "volta para seu vômito" (cf. II Pd 2,22). Cristo nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino do Seu Filho amado!
O inimigo de Deus está sempre à espreita, aguardando a oportunidade em que poderá ocupar espaço em seu coração. Você não pode ceder, não pode permitir sequer uma brechinha.
Se o Senhor veio e limpou nossa casa, o maligno está ali, astuto, com sete piores, maquinando como encontrar uma brecha para entrar. Se não é possível entrar pela sensualidade, tenta pelo orgulho. Se não consegue pelo orgulho, tenta pela ambição. Se não pela ambição, pelo ressentimento. Ele está sempre em busca de uma brecha!
Estamos sendo radicais? Sim, estamos, mas é preciso sê-lo. Por que as árvores aguentam as ventanias? Porque têm raízes: são radicais. Não confunda radical com radicalismo. Não somos radicalistas! Somos radicais! Temos de ter raízes e nossas raízes estão no Senhor.


Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Ministério Público julga abusiva greve de servidores em Salto, SP

 

Paralisação de funcionários municipais completou 35 dias. Audiência de mediação está marcada para esta quarta-feira (18).

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O Ministério Público considerou a paralisação dos funcionários públicos do município de Salto (SP) abusiva. A greve já dura 35 dias e foi avaliada como irregular pelos serviços essenciais não terem sido mantidos. Ainda não há previsão de acordo salarial entre a prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal, que rege a categoria.

A Prefeitura do município contratou funcionários temporários para colocar alguns setores em funcionamento e afirmou, através da secretária dos negócios jurídicos, Janaína Bassetti, que as negociações com o sindicato estão encerradas.

Alguns serviços como creches estão funcionando parcialmente. Na Vila Ideal, por exemplo, apenas metade das crianças pode passar o dia na creche, pois parte dos funcionários continua parada. Na área de saúde, os funcionários temporários não estão aptos para executarem todos os serviços.

Cerca de 700 pessoas chegaram a aderir ao movimento grevista, porém uma parte já retornou ao trabalho para atender a população. Muitos grevistas permanecem acampados em frente à prefeitura. O Tribunal Regional do Trabalho, com sede em Campinas (SP), marcou para esta quarta-feira (18) uma audiência de mediação que poderá colocar fim a paralisação.

Inscrições para concurso público em Sorocaba, SP, terminam nesta quarta

 

Urbes, empresa que administra o trânsito na cidade, tem 55 vagas abertas.
Inscrições podem ser feitas pela internet ou nas Casas do Cidadão.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Terminam nesta quarta-feira (18) as inscrições para o processo seletivo da Urbes - Trânsito e Transportes. Ao todo, a empresa que administra o trânsito em Sorocaba (SP) oferece 55 vagas em diversas áreas.

A administração recruta três auxiliares da área e mais dois técnicos em contabilidade. Também há uma vaga para operador de central semafórica, uma para técnico de sinalização viária e uma para técnico em informática. Porém, o setor que mais contrata é o de agentes de trânsito, que precisa de 47 novos profissionais, sendo que duas dessas vagas são destinadas a pessoas com deficiência.

O concurso também seleciona trabalhadores para as funções de auxiliar administrativo III, desenhista de Auto Cad, engenheiro de tráfego, operador de caixa e supervisor de caixa, mas apenas para cadastro reserva.

As inscrições podem ser feitas até as 20h pela internet ou nas cinco unidades da Casa do Cidadão, que ficam abertas ao público das 9h às 16h. Os valores das taxas variam de R$ 28 a R$ 40. O endereço eletrônico para se inscrever ou acessar o edital é

Sorocaba: Vereadores aprovam projeto que prevê fechamento de bares às 23h

 

Câmara de Sorocaba, SP, realizou sessão extraordinária e avaliou projeto.
Sem alvará especial, comerciantes terão que fechar as portas mais cedo.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A Câmara Municipal de Sorocaba (SP) aprovou na noite desta terça-feira o projeto de lei que prevê o fechamento de bares da região central e periferia do município às 23h. “A medida irá evitar que menores frequentem estes locais, além de facilitar o trabalho da fiscalização”, justifica o juiz da vara da Infância e Juventude, Antônio Farto Neto.

Os comerciantes que desejarem manter seus bares em funcionamento após este horário deverão solicitar um alvará especial junto à prefeitura. Para isso, os bares terão que cumprir uma série de regras, como exibir um laudo de isolamento acústico para música ao vivo, seguranças com autorização da polícia, entre outros.

Desentendimento
Após a segunda votação, os vereadores Luiz França e Izídio Brito (PT) se desentenderam com o vereador Irineu Toledo (PRB). Na primeira rodada da votação, Irineu votou a favor da lei e, na segunda, ele votou contra. Isso gerou questionamento entre os dois vereadores petistas. Irineu ficou irritado e chegou a avançar nos companheiros parlamentares.

O projeto, que segue para sanção do prefeito Vitor Lippi, deverá estar valendo em até 90 dias.