"Desculpa gente, é impossível não se emocionar" dizia a coordenadora da Escola Emef Vilma Fernandes, professora Sonia Jaqueline da Silva Oliveira. Nesta quarta-feira dia 29 de junho a escola realizou a 5º visita ao Asilo Cidade dos Velhinhos de Porto Feliz. Foi uma linda vista, uma tarde agradável.
Há 5 anos, o projeto "Educação para a Paz", leva alunos das séries iniciais para visitar o asilo, como forma de também educar os alunos para a promoção da Paz através de gestos de solidariedade, cidadania e união. Este projeto tem como objetivo, trabalhar a educação de valores, ele originou em 2007.
A visita
A escola levou este ano alunos do primeiro ano para a visitação, segundo Jaqueline, a justificativa para se levar os alunos menores é a grande sensibilização e também por que nos anos seguintes, quando os alunos sabem que vai ter visita e se está arrecadando doações, todos se esforçam em ajudar, mesmo não indo.
No salão do asilo, foi o ponto de encontro em alunos e os idosos, educadores, visitantes e funcionários. A escola também buscou parceria com outras escolas, comércios e meios de comunicação. Foi uma tarde de encontro, onde todos estavam mobilizados em ajudar a instituição.
Para os idosos foram oferecidos um café da tarde especial, com comes e bebes especialmente preparados para eles e as crianças visitantes.
Apresentações
Além da visita e entrega de doações, foram preparadas diversas apresentações:
Aluno Thiago, do 9º ano, contou a música "Faz um milagre em mim" do cantor Regis Danese, à capela.
Apresentação musical gesticulada, cantada em inglês. Alunos do 1º ano C e D das professoras Josiane e Valdívia. Desde esta idade elas já recebem aula de inglês, pela Planeta Educação.
Projeto Flauta Doce – uma iniciativa muito bonita, e é coordenada pelo aluno Bruno, eles apresentaram 2 peças, entre elas 9ª sinfonia de Beethoven.
Projeto de Dança – também por iniciativa do aluno Luís, que somente pede para a escola o uso do "som", que o resto eles correm atrás.
Palestra – a dentista Mônica Padilha, que falou sobre a importância da higiene bucal do idoso.
Durante as apresentações, além dos funcionários, educadores e visitantes também colocaram a mão na massa, conversando, cuidando e ajudando os idosos que precisavam de apoio para alimentar. Atualmente o asilo passa por sérias dificuldades financeiras, e ultimamente as doações caíram muito. Uma verdadeira corrente do bem despertou na cidade, e voluntariamente pessoas estão se dedicando a ajudar como podem. Já neste final de semana, nas missas estão sendo faladas a importância de se ajudar o asilo, de fazer visita, de ser um colaborador, a meta é de elevar de 300 para 1000.
Telefone do asilo é 3262 12 82.
Pascom
Graças a mobilização realizada pela rede social Facebook promovida pela coordenadora da escola Vilma, professora Jaqueline, a Pascom foi envolvida para divulgar este evento, e também pela Voz da Igreja em Porto Feliz que chama à atenção de todos para às necessidades e importância do asilo para a nossa sociedade.
Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação