quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dores da enxaqueca têm tratamentos alternativos na rede pública

 

Em Campinas, acupuntura e Tai Chi Chuan estão entre as opções. Técnicas aliviam a dor, mas causas precisam ser diagnosticadas.

Do G1 Campinas e Região

 

As dores provocadas pela enxaqueca podem ser amenizadas com tratamentos alternativos na rede pública. Em Campinas (SP), uma das cidades pioneiras no Brasil na chamada 'saúde integrativa', o paciente pode se tratar com técnicas milenares da cultura oriental, como a acupuntura e exercícios corporais, incluindo o Tai Chi Chuan. A homeopatia, já mais conhecida do público, e a fitoterapia, que extrai o remédio de plantas medicinais, também são opções para o tratamento. Como nos demais tratamentos tradicionais e para outras doenças no setor público, há fila de espera no atendimento.

O coordenador da área de saúde integrativa da Prefeitura de Campinas, William Hyppolito Ferreira, alerta que essas opções que fogem da medicina tradicional tratam dos efeitos da enxaqueca. "As causas da enxaqueca precisam ser investigadas, passar por uma avaliação médica, porque pode ser um aneurisma ou um tumor cerebral", diz ele.

Ferreira garante que os pacientes que buscam alívio para as fortes e constantes dores de cabeça ficam satisfeitos com os resultados dos tratamentos alternativos. Uma das técnicas mais usadas é a acupuntura, sistêmica ou de Yamamoto, que consiste na colocação de agulhas em pontos específicos no corpo do paciente.

Os tratamentos e os locais onde estão disponibilizados na rede pública de Campinas podem ser conferidos no site do programa de saúde integrativa da prefeitura.

Oferta e demanda
Mesmo poucos conhecidos da população, a procura por esses tratamentos alternativos é maior que a oferta em Campinas. No caso da acupuntura, por exemplo, Ferreira explica que está disponível em 30 dos 70 locais de atendimentos da saúde na cidade. Uma das dificuldades é manter os médicos que recebem formação específica para aplicar a técnica. Como nas demais especialidades, a prefeitura tem dificuldade de manter o profissional na rede pública.

Cura pelas plantas
Amenizar os efeitos da enxaqueca pela fitoterapia ainda é uma opção tímida na rede pública de Campinas. Na Botica da Família, a farmacêutica e coordenadora Marli Ribeiro explica que o gengibre é um dos mais eficazes neste tipo de tratamento. "Mas ainda não temos", explica. Uma opção disponível é a camomila romana, disponível na botica. Para ter acesso a este tratamento, o paciente deve procurar o posto de saúde, que encaminha o pedido para a produção do remédio.

Solenidade de São Bento!!!!

 

triduo_de_sao_bento_2012

11/07/2012 - Quarta-feira - DIA DE SÃO BENTO
19h30 - Missa e Procissão.
Tema: São Bento mestre do serviço e da oração;
Preside: Pe. Washington Pascoal Ribeiro;
Liturgia: Paroquial.
Neste dia haverá bênção das medalhas de São Bento.

Tríduo de N. Sra. Rosa Mìstica!

 

cartaz final rosa mística 2012

São Bento, santo do dia!

 


São Bento de Nórcia
480-547

Fundou a Ordem dos
Monges Beneditinos

 

São Bento de Nórcia

As informações sobre a vida de Bento nos foram transmitidas pelo seu biógrafo e contemporâneo, papa são Gregório Magno. No livro que enaltece o seu exemplo de santidade de vida, ele não registrou as datas de nascimento e morte. Assim, apenas recebemos da tradição cristã o relato de que Bento viveu entre os anos de 480 e 547.
Bento nasceu na cidade de Nórcia, província de Perugia, na Itália. Pertencia à influente e nobre família Anícia e tinha uma irmã gêmea chamada Escolástica, também fundadora e santa da Igreja. Era ainda muito jovem quando foi enviado a Roma para aprender retórica e filosofia. No entanto, decepcionado com a vida mundana e superficial da cidade eterna, retirou-se para Enfide, hoje chamada de Affile. Levando uma vida ascética e reclusa, passou a se dedicar ao estudo da Bíblia e do cristianismo.
Ainda não satisfeito, aos vinte anos isolou-se numa gruta do monte Subiaco, sob orientação espiritual de um velho monge da região chamado Romano. Assim viveu por três anos, na oração e na penitência, estudando muito. Depois, agregou-se aos monges de Vicovaro, que logo o elegeram seu prior. Mas a disciplina exigida por Bento era tão rígida, que esses monges indolentes tentaram envenená-lo. Segundo seu biógrafo, ele teria escapado porque, ao benzer o cálice que lhe fora oferecido, o mesmo se partiu em pedaços.
Bento abandonou, então, o convento e, na companhia de mais alguns jovens, entre eles Plácido e Mauro, emigrou para Nápoles. Lá, no sopé do monte Cassino, onde antes fora um templo pagão, construiu o seu primeiro mosteiro.
Era fechado dos quatro lados como uma fortaleza e aberto no alto como uma grande vasilha que recebia a luz do céu. O símbolo e emblema que escolheu foram a cruz e o arado, que passaram a ser o exemplo da vida católica dali em diante.
As regras rígidas não poderiam ser mais simples: "Ora e trabalha". Acrescentando-se a esse lema "leia", pois, para Bento, a leitura devia ter um espaço especial na vida do monge, principalmente a das Sagradas Escrituras. Desse modo, estabelecia-se o ritmo da vida monástica: o justo equilíbrio, do corpo, da alma e do espírito, para manter o ser humano em comunhão com Deus. Ainda, registrou que o monge deve ser "não soberbo, não violento, não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não detrator, não murmurador".
A oração e o trabalho seriam o caminho para edificar espiritual e materialmente a nova sociedade sobre as ruínas do Império Romano que acabara definitivamente. Nesse período, tão crítico para o continente europeu, este monge tão simples, e por isto tão inspirado, propôs um novo modelo de homem: aquele que vive em completa união com Deus, através do seu próprio trabalho, fabricando os próprios instrumentos para lavrar a terra. A partir de Bento, criou-se uma rede monástica, que possibilitou o renascimento da Europa.
Celebrado pela Igreja no dia 11 de julho, ele teria profetizado a morte de sua irmã e a própria. São Bento não foi o fundador do monaquismo cristão, que já existia havia três séculos no Oriente. Mas merece o título de "Pai do Monaquismo Ocidental", que ali só se estabeleceu graças às regras que ele elaborou para os seus monges, hoje chamados "beneditinos". Além disto, são Bento foi declarado patrono principal de toda a Europa pelo papa Paulo VI, em 1964, também com justa razão.

A história da medalha de São Bento

 

São Bento usava com freqüência o sinal da cruz. Utilizava como forma de proteção, salvação e afirmação da vida e obra de Jesus. Fato é o episódio em que o cálice envenenado quebra-se ao ser feito o sinal da cruz sobre ele. O sinal da cruz era recomendado por ele a todos que estivessem passando por alguma aflição ou tentação maligna. Uma cruz era o selo dos monges na carta de sua profissão quando não sabiam escrever.

No século XVII, em Nattenberg, na Baviera, algumas mulheres acusadas de bruxaria afirmaram não ter conseguido sucesso em atingir o mosteiro beneditino de Metten. Ao ser investigado o fato, constatou-se que em seu interior estavam marcadas as paredes com diversas cruzes com algumas siglas misteriosas. Após alguns anos e mais pesquisas em bibliotecas e somente no século XX o mistério foi desvendado.

Chinelo pode causar problemas de saúde, alertam ortopedistas dos EUA

 

DE SÃO PAULO

Andar muito tempo de chinelos sobre o asfalto, ou praticar esportes com eles, pode levar a dores e a problemas de saúde, alertaram neste mês médicos ortopedistas da Escola de Medicina Mount Sinai, de Nova York.

Os chinelos oferecem suporte limitado aos pés por mudar a forma como andamos.

A força para manter o calçado no pé é toda concentrada nos dedos, dizem os especialistas, o que faz com que se aumente a pressão nos músculos, dedões, tornozelo, pernas, quadris e espinha. Com isso, os riscos de se ter enfermidades relacionadas a essas regiões são elevados.

Dores também podem ser provocadas pelos chinelos por eles não absorverem bem o impacto das passadas.

Os ortopedistas lembram ainda que os chinelos não protegem os pés do sol, o que pode levar ao câncer de pele. Por isso, as pessoas deveriam usar protetor solar com mais regularidade.

Começa hoje e vai até o fim de julho, Festival de Artes de Itu, SP

 

Programação tem início nesta terça-feira (10) e vai até 29 de julho.  Todas as trações do festival são gratuitas.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Começa nesta terça-feira (10) e vai até o fim de julho, o XIX Festival de Artes de Itu (SP). A abertura do evento será no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho, a partir das 20h.

O Festival contará com apresentações de orquestra, camerata, teatro, recital, seresta, dança, oficinas culturais e musicais, além de uma programação paralela com o Festival do Minuto prometendo agradar a toda população com diversos gêneros artísticos.

Durante os dias do Festival a população também pode conferir a exposição “Maestro Eleazar de Carvalho e os Festivais, por Lya Murgillo”, jornalista e fotógrafa falecida em 2003. A mostra recupera imagens de antigos Festivais sob o olhar de Lya que, por muitas vezes, capturou cenas inusitadas do Maestro Eleazar de Carvalho e de demais participantes dos Festivais.

Um dos destaques da programação, já está no primeiro dia do Festival, é o Coro Sinfônico do Estado de São Paulo, que tem a regência de Naomi Munakata. Também destacam-se o teatro infantil “Bichos do Brasil”, do Grupo Pia Fraus, e a Orquestra do Theatro São Pedro, com regência do Maestro Emiliano Patarra.

Todas as atrações do XIX Festival de Artes de Itu são gratuitas.

Confira a programação
Dia 10 de julho – terça-feira
20h – Solenidade de abertura do XIX Festival de Artes de Itu
Coro Osesp
Regência: Naomi Munakata
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


Dia 11 de julho – quarta-feira
20h – Grupo de Performance Histórica de Tatuí
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


Dia 12 de julho – quinta-feira
20h – Grupo de Choro de Tatuí
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


Dia 13 de julho – sexta-feira
20h – Espetáculo Quase Artístico – Grupo Nós Mesmos
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


Dia 14 de julho – sábado
20h – Orquestra Filarmônica de Itu
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


Dia 15 de julho – domingo
14h às 17h – Piquenique Literário – leituras, música e contação de histórias para toda família
Local: Praça Duque de Caxias
20h – Camerata de Violões
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


Dia 16 de julho – segunda-feira
20h – Grupo de Percussão de Tatuí
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


Dia 17 de julho – terça-feira
20h – Recital de Violino
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


Dia 18 de julho – quarta-feira
20h – Recital de Bolsistas do XIX Festival de Artes de Itu
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


Dia 19 de julho – quinta-feira
20h – Camerata Filarmônica de São Carlos
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


20 de julho – sexta-feira
20h – O Panaca – de George Feydeau – Cia Amadores de Teatro
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


21 de julho – sábado
20h – Orquestra do XIX Festival de Artes de Itu
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil


22 de julho – domingo
16h – Seresteiros ao luar – grupo de seresta
Local – Regimento Deodoro – Praça Duque de Caxias, 284 centro
19h30 – Camerata da Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri – “Quatro Estações” – A. Vivaldi
Local: Igreja de São Luís Gonzaga – Praça Duque de Caxias, 284 centro


25 de julho – quarta-feira
20h – “O Encontro das águas" – Teatro – indicado para maiores de 14 anos
Local: Temec – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil

Dia 26 de julho – quinta-feira
21h – Carmem de Bizet – Cia Ópera Curta
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil

Dia 27 de julho – sexta-feira
20h - Espetáculo de dança – Sapatos Brancos – Cia Luís Ferron
Local: Regimento Deodoro – Praça Duque de Caxias, 284 centro

Dia 28 de julho – sábado
10h – Encerramento da Oficina de Teatro Infantil
16h – Teatro infantil – Bichos do Brasil - Grupo Pia Fraus
20h – Cine Piano - Vida de Cachorro – Charles Chaplin e O grande negócio – O Gordo e o Magro
Piano – Tony Berchmans
Local: Regimento Deodoro – Praça Duque de Caxias, 284 centro

Dia 29 de julho - domingo
19h - Orquestra do Theatro São Pedro – regência Maestro Emiliano Patarra
Local: Parque Geológico do Varvito – Estrada do Varvito, s/n Bairro Alto

Bairro Pirapitingui
Dia 27 de Julho – sexta-feira
21h – Show musical – Soweto
Local: Avenida da Paz Universal, s/nº

Dia 28 de julho – sábado
21h – Show musical - Deuber e Leandro e Syang
Local: Avenida da Paz Universal, s/nº

Oficinas musicais
De 11 a 21 de julho
Das 08 às 12h – prática de orquestra
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho – Rua Cuiabá, 61 Bairro Brasil
Das 14 às 18h – aulas individuais
Local: Colégio Anglo Itu – Praça da Independência, 151 centro

Oficinas Culturais
De 17 a 28 de julho –
14h às 17h - Oficina de bonecos - para crianças de 7 a 10 anos
25 vagas
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior – Rua Paula Souza, 664 centro

Dia 22 de julho – domingo
16h – Workshop “Orquestras” – Maestro Daniel Cesar Martins
40 vagas
Local: Auditório do Regimento Deodoro – Praça Duque de Caxias, 284 centro

Dias 25 e 26 de julho –
19 às 22h –Workshop de dança – Professor Luís Ferron – a partir de 16 anos
25 vagas
Local: Auditório do Regimento Deodoro – Praça Duque de Caxias, 284 centro

De 23 a 27 de julho –
19 às 22h – Oficina “Jogos teatrais” – Rodrigo Marcon – para jovens e adultos
25 vagas
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior – Rua Paula Souza, 664 centro

De 24 a 27 de julho –
19 às 22h – Oficina de produção de documentários - Lilian Solá Santiago – para jovens e adultos
30 vagas
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior – Rua Paula Souza, 664 centro

Programação Paralela
O Festival do Minuto
Datas: 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de julho
Horário: às 18h
Local: Museu da Energia de Itu
Entrada gratuita

Internet se tornou fonte comum para tratar problemas de saúde

 

Segundo pesquisa, pacientes se habituaram a acessar a web antes de ir ao médico

Além de ir ao médico, pacientes também consultam a internet para obter informações sobre complicações de saúde, mostra um estudo conduzido por duas universidades americans. O trabalho, porém, aponta que a web serve apenas como apoio e que a prática não é um indicativo de que as pessoas não confiam nos profissionais de saúde.

Consulta à internet não quer indica que pacientes não confiam nos médicos - Leonardo Soares/AE

Leonardo Soares/AE

Consulta à internet não quer indica que pacientes não confiam nos médicos

Mais de 500 pessoas que fazem parte de grupos e fóruns na internet e tinham consultas marcadas foram entrevistadas. Cerca de 70% delas disseram que consultariam os médicos sobre informações que encontraram na rede, e cerca de 40% imprimiu textos encontrados e os levaram ao consultório. Ainda de acordo com os pesquisadores, mais da metade demonstrou vontade em questionar os médicos se as informações que encontraram eram confiáveis.

O estudo, porém, aponta que a busca por informações online não aponta para um queda na confiança dos pacientes. "Descobrimos que a desconfiança não é um fator significante. Isso significa que os médicos não precisam ser defensivos quando os pacientes aparecerem na consulta com algo que tiraram da internet", diz Xinyi Hu, um dos autores da pesquisa.

O trabalho de Hu e seus colegas da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade Davis examinou como os pacientes fazem uso de grupos de apoio e outros recursos da internet, além de fontes de informação fora do computador, antes de consultarem médicos.

"A internet se tornou uma fonte comum para informações sobre saúde e outros assuntos. Muitas pessoas entram na rede quando precisam enfrentar algum desafio. pE natural que ocorra o mesmo processo quando se trata de um problema de saúde", analisa Hu.

A confiança nos médicos não é um fator relevante, mas outros aspectos influenciam os pacientes a buscar informações na web. As pessoas que se sentiam com certo nível de controle sobre a doença, por exemplo, foram as que mais acessaram a internet. A prática também foi comum entre aqueles que acreditavam que as complicações persistiriam, apesar do tratamento.

Mas a informação encontrada na internet não substituiu as fontes tradicionais, de acordo com a pesquisa. Em vez disso, o acesso à web foi uma ferramenta para complementar fontes como amigos, livros e notícias.

"Com o crescimento de grupos de apoio online, os médicos precisam estar atentos para pacientes que fazem uso dessas fontes. Eles tendem a ser bastante ativos quanto à busca por informações, usando tanto os meios tradicionais quanto as novas mídias para buscá-las", diz o estudo.

3º dia do Tríduo de São Bento, comunidade São José e São Bento

DSCF9994 DSCF9997 DSCF9999 DSCF0007 DSCF0014 DSCF0018 DSCF0020 DSCF0023 DSCF0025 DSCF0030

Neste terceiro dia, nesta terça-feira (10), aconteceu a celebração da Palavra com o diácono permanente Valmir Ap. de Oliveira. Com participação da comunidade Santa Rita de Cássia na liturgia e animando os cânticos.

Na meditação, foi refletido o tema da noite "São Bento operário da messe do Senhor". Após a celebração, teve venda de pasteis e refrigerantes!

 

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação