quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Amanhã!

casa da cultura

Na próxima quinta-feira, acontece o último Sarau na Casa, que tem acontecido mensalmente na Casa da Cultura de Porto Feliz, com boa participação popular. Seja uma poesia, cantando, interpretando, mas sempre uma noite cultural.

Encontro de palavras e pessoas.

Tema: Celebração

Local: Casa da Cultura de Porto Feliz

Horário: 20 horas

Data: 29/11/2012

Entrada Franca

Participe lendo, cantando, interpretando... Ou prestigiando

Último encontro do ano!

Comemore conosco esse ano cheio de poesia.

Escolhido local da Vigília com o Papa na JMJ Rio2013

Kelen Galvan

Bento XVI virá ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013 no Rio de Janeiro

Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi o local escolhido para a Vigília e a Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá acontecer de 23 a 28 de julho de 2013, na capital carioca.
O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, e pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na manhã desta quarta-feira, 28, durante o
II Encontro Preparatório para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
A informação foi divulgada no site oficial da JMJ e será anunciada durante coletiva de imprensa, que conta com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que também é presidente do Comitê Organizador Local (COL) e do coordenador geral da JMJ, monsenhor Joel Amado.
Até então, a Vigília e a Missa de encerramento da JMJ aconteceriam na Base Aérea Santa Cruz. A mudança foi cogitada após a
visita do responsável pelas viagens do Papa Bento XVI, Alberto Gasbarri, aos locais da JMJ, em outubro deste ano.
A Praia de Copacabana permanece como um dos locais dos principais eventos da JMJ, acolhendo a abertura da JMJ 2013, a recepção ao Papa e a Via-Sacra com o jovens.
O II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 termina nesta quinta-feira, 29. O evento reúne no Rio de Janeiro, desde domingo, 25, cerca de 200 delegados ligados às Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades, vindos de 75 países.

Papa explica como falar de Deus nos tempos atuais

 

André Luiz

"É importante ajudar todos os membros da família a compreender que a fé não é um peso, mas uma fonte de alegria profunda", diz Bento XVI.

A pergunta que ressoa em toda a Igreja nos tempos atuais, fortemente presente no Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização, ocorrido no último mês de outubro, também ressoa no coração do Santo Padre.

Na catequese desta quarta-feira, 28, o Papa trouxe respostas acerca das interrogações que surgem mediante a necessidade de anunciar o Reino de Deus “aos corações fechados dos nossos contemporâneos”, conforme expressou Bento XVI.

Acesse:
.: NA ÍNTEGRA: Catequese do Papa - 28/11/2012

Para o Papa, o falar de Deus passa pela condição primeira de escutá-lo e comunicar aquilo que o próprio Deus por primeiro comunicou. Além disso, ter claro que o Deus que se quer anunciar não é um Deus abstrato, “uma hipótese, mas um Deus concreto, um Deus que existe, que entrou na história e está presente na história; o Deus de Jesus Cristo como resposta à pergunta fundamental do porquê e do como viver.”

Segundo Bento XVI, a metodologia do anúncio precisa imitar os métodos que o próprio Deus escolheu para comunicar-se ao mundo: a humildade e a simplicidade. “É necessário recuperar a simplicidade”, disse o Papa, e retornar à essência do anúncio: “A Boa Notícia de um Deus que é real e concreto, um Deus que se interessa por nós, um Deus-Amor que se faz próximo de nós em Jesus Cristo..."

Para falar de Deus, explica Bento XVI, é preciso escutá-lo e conhecê-lo; dar-lhe espaço com simplicidade e alegria, colocando-o no centro da comunicação; utilizar com sabedoria a famíilia como lugar primeiro da evangelização; e por fim, mas não menos importante, traduzir na vida, com gestos, palavras e ações concretas o Evangelho que se quer anunciar.

“O nosso modo de viver na fé e na caridade torna-se um falar de Deus no hoje, porque mostra com uma existência vivida em Cristo a credibilidade, o realismo, daquilo que dizemos com as palavras, que não são somente palavras, mas mostram a realidade, a verdadeira realidade.”

Bento XVI encerrou a catequese propondo que o Ano da Fé seja para todos uma ocasião de descoberta de novos caminhos, a nível pessoal e comunitário, para que em cada lugar o Evangelho seja “sabedoria de vida e orientação da existência”.

Prefeitura abre inscrições para creches e pré-escolas em Sorocaba

Interessados têm até sexta-feira (30) para se inscrever.
Vagas são para crianças de 0 a 5 anos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Começam nesta quarta-feira (28) as inscrições para vagas em creches e pré-escolas municipais para o ano letivo de 2013 em Sorocaba (SP). As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (30) e podem ser feitas das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, em todas as unidades municipais que possuem educação infantil.

Os pais ou responsáveis interessados em matricular seus filhos devem ficar atentos, pois as inscrições compreenderão também as novas creches e unidades de pré-escola e de ensino fundamental que serão entregues pela Prefeitura de Sorocaba até o início de 2013.

Se a opção dos pais ou responsáveis for por uma das novas unidades, a inscrição deverá ser feita na escola mais próxima da futura instalação, que ainda não está em funcionamento. Para saber quais são as atuais e as novas unidades, acesse o site.

No momento da inscrição para classificação, os pais ou responsáveis devem apresentar os documentos abaixo relacionados.

Pré-escola e creche:
- Documento de identidade do responsável legal (certidão de nascimento original ou Registro Geral – RG)
- Documento de identidade da criança (certidão de nascimento original ou Registro Geral – RG); carteira de vacinação atualizada;
- Comprobatório de residência em Sorocaba (conta de luz, carnês, com nome do responsável legal pela criança).

Para creche, devem apresentar também:
- Carteira profissional (original) dos responsáveis legais; Comprovante de autônomo (recolhimento dos tributos INSS ou ISS ou comprovante de recolhimento MEI) dos responsáveis legais; Comprovante de renda dos responsáveis legais;
- Comprovante de frequência escolar no período diurno - da mãe adolescente emitido pelo diretor da escola de ensino público.
- Todos os interessados têm o direito de se inscrever, independentemente se comprovam trabalho ou não no ato da inscrição.

A lista de classificados será publicada no dia 7 de dezembro nas escolas onde foram feitas as inscrições. Os pais devem efetuar a matrícula nos dias 10 e 11 de dezembro.

Hospital Vera Cruz será administrado pela Prefeitura de Sorocaba, SP

 

Justiça determinou a intervenção do hospital psiquiátrico.
Prefeitura assumirá administração até que pacientes sejam transferidos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A Justiça determinou nesta terça-feira (27) a intervenção do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz em Sorocaba (SP). O pedido foi feito por promotores do Ministério Público Federal e Estadual que investigam denúncias de maus-tratos a pacientes.

Com esta decisão, o hospital passa a ser administrado pela prefeitura, ou seja, os donos não poderão mais receber o dinheiro que o governo repassa todos os meses.

saiba mais

O Hospital Vera Cruz já havia sido interditado parcialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e desde agosto foi proibido de receber novos pacientes.

Os 405 pacientes internados na unidade deverão ser transferidos para outros hospitais mas, até que isso aconteça, a Prefeitura de Sorocaba terá de oferecer a estrutura necessária para garantir o atendimento recomendado pelo Ministério da Saúde.

'Música nos Hospitais' chega nesta quarta-feira em Sorocaba, SP

 

Apresentação será realizada na Santa Casa de Misericórdia.
Ação visa levar cultura e alegria para pacientes e acompanhantes.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Pacientes, médicos, visitantes e profissionais da saúde da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, de Sorocaba (SP), serão contemplados nesta quarta-feira (23), a partir das 14h, com uma apresentação gratuita do programa "Música nos Hospitais". Pela segunda vez na cidade, projeto irá homenagear às mulheres.

No repertório apresentado pela Orquestra do Limiar, formada pelo maestro e médico Samir Rahme e 14 jovens músicos, destacam-se peças de Mozart, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, entre outros autores da música clássica e contemporânea.

O projeto é resultado da parceria entre a Associação Paulista de Medicina (APM) e uma empresa do setor, que só foi viabilizada através do apoio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. As apresentações já foram realizadas em mais de 100 instituições hospitalares, beneficiando cerca de 30 mil pessoas pelo país.

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba está localizada na Avenida São Paulo, 750, Vila São Domingos.

Deus espera sua decisão

Quarta-Feira, 28 de novembro 2012

Se você está com sede, não basta colocar água na boca e não engolir. Chega um momento em que é necessário engolir. Se não der um gole, você não mata sua sede e será totalmente inútil ter água na boca. Com a decisão é a mesma coisa. Decidir é uma coisa totalmente pessoal. É você quem decide. Decidir amar, decidir perdoar, depende de você. Na hora em que se decide o Senhor lhe dá a graça e a possibilidade. A graça vem de Deus, mas a decisão depende de você. A graça é acionada por sua decisão de amar e de perdoar. Você decide e Deus opera.
Decido-me a perdoar: "Vem, Espírito Santo, arranca do meu interior toda a raiz da amargura, da decepção, da tristeza, do abatimento e do desânimo. Quero perdoar minha mãe, meu pai, meus irmãos, minhas irmãs. Quero perdoar meus parentes e amigos. Eu me decido a perdoar. Eu me decido a amar. Derrama, Senhor, sobre mim o Espírito Santo e dá-me a graça da decisão de perdoar, de amar. Quero perdoar a pessoa com quem me casei, apesar de tudo aquilo que fez. Quero perdoar todas as pessoas que agora vêm à minha mente. Aqueles que me prejudicaram, me ofenderam e falavam mal de mim, de minha família... Derrama, Senhor, Teu Espírito Santo, para que meu coração seja profundamente curado e que eu possa dizer com a vida: 'Eu quero amar, eu quero ser aquilo que Deus quer, sozinho eu não posso mais...' Eu me decido a amar. Eu me decido a perdoar".
Onde há vontade, existe um caminho. Deus espera sua decisão.

Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib

Papa Bento XVI terá uma conta oficial no twitter

 

A Santa Sé anunciou nesta terça-feira, 27, que o Papa Bento XVI terá uma conta oficial no twitter.

O lançamento será na segunda-feira, 3 de dezembro, às 11h30, (8h30 - horário de Brasília) na Sala de Imprensa da Santa Sé. Na  Coletiva, também serão apresentadas informações sobre o uso de novas mídias pelo Vaticano.

Participarão da apresentação o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli; o Secretário do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Monsenhor Paul Tighe; o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Rádio Vaticano e Centro Televisivo Vaticano, Padre Federico Lombardi; o Diretor do jornal L’Osservatore Romano, Professor Gian Maria Vian; o consultor para a comunicação da Secretaria de Estado, Doutor Greg Burke.

 

Primeiro tweet de Bento XVI, durante lançamento do site de noticias do Vaticano: news.va, em 28 de julho de 2011